App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Conheça as cidades mais caras do mundo para se viver em 2021

3 DEZEMBRO 2021
Tópicos
Inflação
Paris, Zurique e Hong Kong partilhavam a primeira posição em 2020. Atualmente, nenhuma delas é a cidade mais cara.
Conheça as cidades mais caras do mundo para se viver em 2021
Conforme o Worldwide Cost of Living index, revelado pela Economist Intelligence Unit (EIU), Tel Aviv é a cidade mais cara do mundo para se viver em 2021. Esta cidade israelense subiu quatro posições no ranking que mede o custo de vida. A subida deve-se à força do shekel (moeda israelita) face ao dólar e ao aumento dos preços dos produtos alimentares, das bebidas alcoólicas e dos transportes.

Em 2020, Tel Aviv estava em quinto lugar. Ao liderar a lista, superou Paris, Zurique e Hong Kong, que partilhavam o primeiro lugar em 2020. Neste sentido, em segundo lugar encontra-se a cidade de Paris e Singapura.

Já Zurique e Hong Kong ficaram em quarto e quinto lugar neste ano, seguidos por Nova York, Genebra, Copenhague, Los Angeles e Osaka.

Segundo o estudo, as perturbações nas cadeias de abastecimento provocados pela pandemia levaram a uma subida dos preços em quase todo o mundo. As alterações dos padrões de consumo também afetaram a lista.

Em média, os preços nas cidades analisadas aumentaram 3,5% este ano, enquanto no ano passado o aumento foi apenas 1.9%, sendo considerada a inflação mais acentuada dos últimos cinco anos. As maiores subidas foram registados no setor dos transportes, devido a um aumento de 21% nos custos do petróleo.

As sanções dos EUA ao Irão empurravam a capital Teerão 50 posições mais para acima na lista, deslocando-se de 79.º para 29.º. Foi a cidade que mais escalou no ranking, com os preços de um cabaz alimentar nesta cidade a aumentarem 42% face ao ano anterior.

Num momento de desvalorização do real relativamente ao dólar, as três cidades brasileiras avaliadas no ranking - São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus - ficaram em posições de menor destaque. As duas primeiras empataram no 150° lugar, e Manaus ficou em 160°.

Segundo a EIU, as cidades mais baratas do mundo estão no Oriente Médio, na África e nas partes mais pobres da Ásia, sendo que Damasco, na Síria, continua a ser ponderada a cidade mais barata para se viver. A economia destruída pela guerra favoreceu para uma forte inflação. 

Caracas, cidade onde os preços aumentaram 1776%, e Buenos Aires também se realçam pelo aumento acentuado dos preços.

Mas há algumas exceções a este aumento. Roma foi a cidade que caiu mais posições, descendo de 16.º para 48.º lugar. A descida deve-se à quebra brusca do consumo na categoria do vestuário. A maioria das cidades americanas também caiu para posições mais baixas no ranking, em virtude aos incentivos governamentais.

Neste sentido, o Top 10 cidades mais caras do mundo em 2021 são:
1.º Tel Aviv, Israel
2.º Paris, França (juntas na 2ª posição)
2.º Cingapura (juntas na 2ª posição)
4.º Zurique
5.º Hong Kong
6.º Nova Iorque, Estados Unidos
7.º Genebra, Suíça
8.º Copenhage, Dinamarca
9.º Los Angeles, Estados Unidos
10.º Osaka, Japão

Já o Top 5 de cidades mais baratas em 2021 são:
1.º Damasco
2.º Trípoli
3.º Tashkent
4.º Túnis
5.º Almaty
Tópicos
Inflação
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel