Notícias
Imobiliário

Isolamento térmico: Saiba a sua importância e que vantagens traz para a casa

14 JANEIRO 2022
Tópicos
Destaque Notícia Homepage Casas Casas Sustentáveis Tecnologia Eficiencia Energetica
O termo isolamento térmico apareceu da capacidade que certos materiais têm para evitar ou possibilitar uma menor troca de calor. Deste modo, o principal objetivo é garantir um ambiente mais confortável e saudável.
O termo isolamento térmico apareceu da capacidade que certos materiais têm de serem isolantes, por outras palavras, de evitar ou possibilitar uma menor troca de calor. Assim o é, devido a certas substâncias apresentarem um baixo coeficiente de condutibilidade de temperatura e uma boa conservação das propriedades com o passar do tempo.

Neste sentido, o isolamento térmico consiste justamente em empregar materiais que contenham essa capacidade de resistência térmica, diminuindo a troca de calor entre o ambiente interno e o ambiente externo.

Importância do isolamento térmico nas habitações
O isolamento térmico impede que o ambiente interno perca calor e fique frio quando as temperaturas externas estão baixas, ou, contrariamente, que fique quente quando as temperaturas externas estão mais altas. 

Deste modo, o principal intuito é garantir um ambiente mais confortável e saudável.

Por meio dessa ação, também é possível ter uma economia significativa nos gastos de climatização, favorecendo para que o edifício seja mais coeficiente e, até mesmo, sustentável.

Instalação
Do telhado à fundação da casa, transformar a casa num recinto vedado com boa circulação de ar requer uma instalação cuidadosa, contínua e profissional, limitando as pontes térmicas e protegendo os isolantes da humidade.

Além disso, para tornar o sistema de isolamento verdadeiramente eficaz, todas as partes da casa que estão em contacto com o exterior devem ter uma camada de isolamento aplicada de acordo com os requisitos técnicos.

Vantagens do isolamento térmico
  • Mantém a temperatura ideal - Um pequeno pedaço do material isolante é tão resistente às perdas de temperatura como um muro de cimento.
  • Diminui os gastos na fatura - Minimizar as perdas traduz-se numa poupança ao ajustar as despesas com o aquecimento e o ar condicionado.
  • Reduz o consumo de energia - Ao reduzirmos o consumo de energia, estamos também a reduzir a emissão dos gases estufa.
  • Evita a humidade e a condensação - Os isolamentos mantêm as paredes e tetos secos evitando assim a sua deterioração.
  • Reduz o ruído - Alguns materiais de isolamento térmico como a lã de rocha, ou os painéis de algodão melhoram também o isolamento acústico da nossa habitação. Mas, você também pode colocar janelas antirruído.
Tópicos
Destaque Notícia Homepage Casas Casas Sustentáveis Tecnologia Eficiencia Energetica
Queres receber as últimas Super Notícias?