App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Arrendar Casa

31% dos senhorios admite ter rendas em atraso

13 MAIO 2023
Tópicos
Inquilinos Rendas Senhorios Casas para arrendar Rendas Acessíveis Mais Habitação
A Associação Lisbonense de Proprietários divulgou dados que demonstram que mais de um terço dos senhorios está a suportar perdas há vários meses.
31% dos senhorios admite ter rendas em atraso
Fonte: Freepik
Autor: Redação

De acordo com o Barómetro "Confiança dos Proprietários", promovido pela Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) e que reuniu as respostas de 770 proprietários, o número mais sonante diz respeito a 186 senhorios, que admitem estar a passar por uma situação em que, tendo casas arrendadas, reportam rendas em atraso. No mesmo âmbito, 23,7% regista atrasos inferiores ao período de dois meses e 31% admite atrasos há mais de seis meses. 

A ALP comenta: "destes senhorios que suportam perdas, sensivelmente um terço (31%) suportam perdas de entre mais de seis meses até a mais de 18 meses (...) um quarto dos senhorios vítimas de incumprimento contratual acumulam perdas entre os três e os seis meses de rendimento". Esta é uma preocupação para a Associação de Proprietários, sobretudo porque, para 21% dos inquiridos, estas rendas correspondem à totalidade da sua fonte de rendimentos. 

Este barómetro foi realizado no seguimento das medidas anunciadas pelo Governo, do Pacote "Mais Habitação", no entanto, apesar do esforço para proteger os senhorios, apenas três em cada dez afirmam já terem acionado o direito legítimo ao despejo, em tribunal, ou terem recorrido ao Balcão Nacional de Arrendamento que permite a liquidação da renda dos inquilinos pelo Governo, que a assume. Existe, segundo a ALP, um "empate" que impede os senhorios de avançarem pela via judicial, que se justifica pelo "humanismo e compreensão para com a situação dos seus arrendatários", de acordo com 29,7% dos proprietários.

O Presidente da ALP, Menezes Leitão, afirma que se trata de situações de incumprimento muito recorrentes e assume preocupação para com os senhorios, que se sentem lesados por esse mesmo motivo, e comenta: "a ideia que o Governo apresentou, que é dizer que dá um subsídio à cabeça quando existe falta de cumprimento das rendas, a nosso ver vai agravar esse incumprimento (...) os arrendatários não se incomodam em pagar a renda. Vão achar que nem vale a pena estarem preocupados em pagar, [porque] se houver problemas, vai ser o Estado a substituir-se ao arrendatário e isso, a nosso ver, será um fator que provavelmente agravará o incumprimento de rendas"

Tópicos
Inquilinos Rendas Senhorios Casas para arrendar Rendas Acessíveis Mais Habitação
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel