App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

34,1% dos portugueses vivem num município distinto do de residência

17 MARÇO 2023
Tópicos
Portugal Teletrabalho Curiosidades Mobilidade
Aumentou a percentagem de população que reside num município diferente daquele onde trabalha, segundo os dados dos Censos 2021.
34,1% dos portugueses vivem num município distinto do de residência
Fonte: Pexels
Autor: Redação

Os dados dos Censos 2021 revelados pelo Instituto Nacional de Estatística dão conta de um aumento das disparidades de residência dos portugueses, visto que, nos últimos dez anos, se verificou um aumento de 32,8% para 34,1% da população empregada portuguesa que trabalha num município distinto daquele onde reside. 

No estudo apresentado pelo gabinete estatístico, designado "o que nos dizem os Censos 2021 sobre dinâmicas territoriais", lê-se a seguinte informação: "em Portugal, 34,1% da população empregada trabalhava num município distinto do de residência, 26,2% trabalhava na freguesia de residência, 27,4% em outra freguesia do mesmo município, enquanto 5% trabalhava a partir de casa. Ainda 1,7% trabalhava no estrangeiro e 5,4% não tinha local de trabalho fixo".

Estes dados obrigam a uma análise dos meios de transporte utilizados pelos portugueses nesta situação, com um retrato dificultado pelas situações de residência apresentadas e, visto que mais de 30% destas pessoas necessita de efetuar longas deslocações casa-trabalho, é importante perceber de que forma estão a ser efetuadas. Os Censos 2021 permitem um olhar sobre essa informação, assinalando o carro como meio de transporte eleito para estas viagens, com 72,6% da população empregada a utilizá-lo para estas viagens. Ir a pé para o trabalho, por outro lado, parece uma tendência menos frequente, sendo praticado por apenas 12,7%. Já a utilização de transportes públicos, de forma semelhante, passou dos 15,6% de utilizadores para os 12,2%. 

Tópicos
Portugal Teletrabalho Curiosidades Mobilidade
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel