Num mercado extremamente competitivo, esta é uma aposta fulcral para crescer, sobretudo numa altura em que existem tantas agências imobiliárias, com serviços e características tão diversas, a conseguir atingir públicos tão distintos.
A melhor maneira de expandir o alcance e reconhecimento online da sua marca e também no presencial é apostar em ferramentas digitais que o ajudem a otimizar o tempo.
1 - Faça com que a sua agência seja facilmente reconhecida
Se tem um site imobiliário onde divulga os imóveis em carteira, consegue permitir aos seus clientes explorar todos os conteúdos disponíveis.
Um bom site imobiliário que chame à atenção, fácil de navegar, que seja totalmente adaptado a qualquer dispositivo e bem posicionado nos principais motores de busca, é meio caminho para prosperar num mercado tão competitivo.
Desta forma consegue um maior foco na venda de um imóvel ou empreendimento específico, obtendo benefícios como o aumento da taxa de conversão e contactos mais qualificados, assim vai conseguir impactar ainda mais o seu futuro cliente.
Um site bem construído e bem trabalhado vai ajudar a sua agência a reduzir custos, pois, ao atrair mais pessoas para o site, serão automaticamente os clientes que vêm ter consigo e não o contrário.
2 – Aposte em conhecer a fundo o seu público-alvo
Parece cliché, mas não é. Faz mesmo toda a diferença quando a sua agência tem um nicho bem definido e sabe exatamente para quem quer falar. Ao saber quem é o seu cliente, vai ser mais fácil traçar um plano e definir conteúdos para que o mesmo se identifique com a marca.
Como é óbvio, o objetivo aqui passa por recolher estas informações de forma automatizada, e que poupe horas de pesquisa à sua agência.
Uma excelente forma de conseguir estudar de forma mais rápida o seu cliente é fazendo uso de um bom programa de CRM imobiliário. O mais conhecido e mais utilizado em Portugal é o
eGO Real Estate, pois integra tudo aquilo de que precisa para gerir o seu negócio.
Tomando como exemplo o eGO para o ajudar a conhecer e estudar o público, há várias vantagens e funcionalidades disponíveis: vai receber diretamente no CRM todos os contactos de quem gerou lead nalgum formulário do seu site imobiliário.
Daqui vai poder retirar uma série de informações interessantes: conseguirá detetar que imóveis interessam a esse potencial cliente; pode receber pedidos de informação e dúvidas, e assim perceber logo quais são as necessidades daquele potencial cliente, e muito mais.
Além disso, o eGO tem uma funcionalidade em que consegue perceber visualmente quando o cliente visita o seu site, que interações fez e que imóveis viu. Isto é ótimo porque pode, sem sair do CRM, enviar uma landing page com os imóveis do interesse desse cliente, ou até mesmo uma simples sms a disponibilizar-se para ajudar.
Por outro lado, disponibilizar ao cliente estudos de mercado e perceber a concorrência vão marcar a diferença junto do seu cliente, pois este estará muito mais apto a comprar com a sua agência, uma vez que lhe está a dar uma visão realista e ajustada do mercado e a diferenciar-se.
Como vê, há várias formas de poder perceber para quem está a vender os seus imóveis. Isto ajuda a sua agência a ganhar reputação no mercado e a tornar-se mais reconhecida, até porque cabe-lhe a si também ir selecionando o público-alvo dos seus imóveis e perceber para que segmento querem direcionar a sua comunicação e estratégia.
3 – Crie estratégias diferenciadoras
Um bom site imobiliário tem o seu peso para as coisas darem certo. Contudo, e estando numa era cada vez mais digital, e influenciada pela Inteligência Artificial, é importante investir noutros meios para chegar a mais pessoas e ter mais visibilidade.
Se quer melhorar o reconhecimento da sua marca vai ter de adotar abordagens diferentes dos seus concorrentes. Lembre-se que explorar diversos canais de divulgação permite-lhe expandir o alcance e aumentar significativamente a visibilidade da sua marca.
Para tal, considere a divulgação da carteira de imóveis por meio de anúncios em motores de busca, nas redes sociais, no site da imobiliária e em portais imobiliários nacionais, como o SUPERCASA e o CASASAPO.
O SUPERCASA é uma ótima ajuda, uma vez que ao longo do ano faz publicidade na rádio portuguesa convidando o público a procurar a sua casa no portal. O objetivo é ajudar as agências que divulgam no portal a conseguirem ter mais visibilidade e mais contactos.
Além disso, deve também apostar na criação de conteúdos a nível digital: fazer uma live nas redes sociais, esclarecer dúvidas com conteúdo relevante em publicações, por exemplo. Participar em podcasts relevantes do setor e eventos de networking são boas estratégias.
Ter folhetos personalizados dos seus imóveis pode ser uma excelente estratégia, bem como o envio de uma página de acesso reservado para o proprietário com todas as ações que fez ao imóvel dele; tudo isto são boas opções que fortalecem a sua marca no mercado.
4 – Trabalhe a marca
Para manter a visibilidade e conseguir aumentar o reconhecimento da sua agência, é muito importante que toda a equipa trabalhe a marca pessoal.
Algo que, aparentemente, é tão simples, mas que muitos não fazem, porque acham que dá trabalho e ninguém vai ler.
Desengane-se: trabalhar a marca é o que faz com que algumas agências sejam reconhecidas por aquele público que não está tão atento ao que se passa no setor imobiliário.
Uma ótima forma de trabalhar o reconhecimento é criando artigos com conteúdo relevante no seu site imobiliário: não é escrever um artigo leviano, sem grande informação; trata-se antes de direcionar o conteúdo para o seu público-alvo.
É por isso que é importante conhecer a fundo o seu potencial cliente. Isso facilita depois todo o trabalho. Aqui pode contar com a ajuda do portal SUPERCASA, que diariamente pública as notícias mais relevantes do setor.
Contudo, deve traçar um plano de conteúdos, onde inclua também outros conteúdos educacionais e de posicionamento, onde dá a conhecer a sua agência, a sua equipa, o que vos distingue, qual a forma de trabalharem, de que forma apostam na fidelização do cliente, qual a visão de mercado que defendem, e muito mais.
Com o eGO, por exemplo, todos os consultores podem ter um cartão virtual de visita, com código QR, que podem apresentar muito mais facilmente e de forma diferenciada em diversos locais a vários interessados. Pequenos pormenores que também fazem a diferença.
Depois o que pode fazer é divulgar todos estes conteúdos no blog do seu site imobiliário, mas também noutros canais, como uma newsletter (que pode ser enviada através do eGO), ou até partilhando nas redes sociais.
Se aplicar estas 4 dicas verá as coisas mudarem e os resultados a vir.
Se tiver interesse em experimentar as funcionalidades do CRM eGO Real Estate clique aqui.