App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Comprar Casa

5 dicas para um jardim de inverno em casa

25 OUTUBRO 2021
Tópicos
Dicas Decoração
Se deseja animar a sua casa sem ter de fazer um investimento elevado, veja aqui cinco dicas muito simples para obter um bonito jardim de inverno.
5 dicas para um jardim de inverno em casa
Ter um jardim de inverno é uma tendência que se populariza no nosso país, sobretudo nos imóveis que não possuem quintais ou qualquer outro tipo de espaço exterior, como os apartamentos ou moradias da cidade.

Esta opção, que consiste basicamente num jardim interior, torna os espaços bastante mais acolhedores, tranquilos e visualmente interessantes, assegurando um colorido natural, inesperado e sedutor. Além disso, possibilita ainda valorizar áreas que, de outro modo, poderiam ficar desaproveitadas.

Se considera enriquecer o seu lar com um jardim de inverno, mas pretende evitar um grande investimento, fazendo o trabalho por si próprio, saiba que tal ideia não é de todo uma missão impossível.

Apresentamos-lhe cinco dicas muito simples e práticas, para poder dar início imediato ao seu projeto de trazer a natureza para dentro de casa.

#1 Escolha do local ideal
Este é o primeiro passo que tem de seguir e, provavelmente, o mais importante, uma vez que vai influenciar tudo o resto.
Assim, assumindo que a planta da sua casa não prevê antecipadamente este espaço interior ou fechado, quando estiver a analisá-la em busca do melhor lugar para montar um jardim de inverno, tenha presentes as seguintes indicações:
  • presença obrigatória de luz natural;
  • o facto de que as plantas irão sempre gerar alguma humidade.
Sugestões
  • Apartamento: a alternativa mais eficaz será fechar uma varanda, deixando o teto em vidro; no caso de não querer/poder alterar a estrutura exterior do prédio, terá de encontrar um espaço com bastante luz, como, por exemplo, sob uma claraboia, por baixo de uma escada ou junto a uma janela bem ampla;
  • Moradia: adapte um terraço, fechando-o com vidros, à semelhança de uma estufa; outra hipótese é criar um corredor para o jardim de inverno, construindo um muro alto, paralelo a uma das paredes da casa. Havendo área e um budget um pouco maior, uma alternativa pode ser construir um quarto todo em vidro, no interior da casa.

#2 Preparação do espaço
Apesar de haver a hipótese de cultivar as plantas diretamente na terra, este método apresenta algumas desvantagens: terá de preparar um espaço especificamente para o jardim, o piso e paredes estarão mais expostos a problemas de humidade e as raízes das plantas vão crescer de forma desorganizada. Assim, a nossa recomendação é a de que opte por cultivar as plantas em vasos. Contudo, lembre-se sempre de tomar algumas precauções com o piso onde vai ficar o jardim de inverno: revista-o com algum tipo de material que garanta o isolamento.

#3 Seleção das plantas
Quando estiver a escolher as plantas e vegetação que pretende integrar no seu jardim de inverno, tenha apenas presente que devem ser plantas de interior, escolhidas em função da luminosidade e restantes condições do espaço.
Sugestões
Palmeiras raphi, monsteras, strelitzias, calatheas, catos e suculentas, antúrios, samambaias, violetas, begónias, lírios da paz, antúrios, etc.
Uma opção interessante é criar uma pequena horta com temperos, como salsa, manjericão e coentros, ou chás, como hortelã e melissa.
Dicas
Tenha em atenção o crescimento das plantas, evitando raízes muito profundas ou grandes volumes.
Disponha as plantas afastadas umas das outras e regue-as moderadamente, conforme as necessidades de cada uma.

#4 Definição da decoração
Apesar de as plantas e vegetação serem reis e senhores no que toca à beleza de um jardim de inverno, a restante decoração do espaço também o vai valorizar e assegurar a sua integração no ambiente do lar. 
Assim, comece por definir o conceito do seu jardim: é rústico, moderno, natural, minimalista, contemporâneo ou outro?
Uma vez selecionada a temática, comece a escolher elementos e formas de decoração, de modo a compor o ambiente.
Sugestões
  • Escolha vasos em cerâmica, vidro ou outro material que se adapte ao conceito que definiu.
  • Se tiver profundidade, enterre os vasos, deixando de fora apenas as plantas. Depois, espalhe no solo pedras, pedrisco, casca de pinho, entre outros, e complete com placas de deck de madeira.
  • A decoração pode ainda incluir pequenas fontes de pedra, peças de mobiliário, como bancos ou pequenas mesinhas, e até lareiras ecológicas.
#5 Manutenção do espaço
De acordo com cada uma das espécies de plantas e vegetação selecionadas, deve-se prever a rega regular e a aplicação de fungicidas e adubos.
Não se esqueça também de retirar todas as folhas mortas, mantendo o jardim de inverno limpo e bem tratado.
Ter plantas em casa, quando escolhidas devidamente, tem benefícios, tanto para a estética da sua casa como para o próprio ambiente. As plantas podem constituir fatores de bem-estar e boas energias, pelo que a opção de ter um jardim de inverno pode ser a ideal, se for amante de plantas e natureza e tiver um gosto especial por decoração.

Fonte: Ekonomista
Tópicos
Dicas Decoração
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel