O processo de venda de imóveis pode gerar uma abundância de pedidos de visita e contactos todos os dias, sendo que o grande objetivo do mediador imobiliário é que estes se convertam em vendas. No entanto, esta não deve ser a etapa final da sua relação com o cliente, pois existem aspetos que devem levar à sua fidelização, para que no futuro possa voltar a olhar para o seu serviço como uma referência que pode, até, recomendar a outras pessoas com interesses e necessidades semelhantes.
A fase do pós-venda é tão importante quanto a venda em si, pois além de permitir acompanhar os resultados do seu trabalho junto do cliente comprador, acarreta uma grande influência na probabilidade de gerar mais negócios a longo prazo.
Se pretende
destacar-se da concorrência e manter-se como um ponto de referência para quem procura casa, conheça as cinco dicas que o
SUPERCASA Notícias tem para si e
comece a fidelizar o seu cliente após a venda do imóvel.
1. Atendimento personalizado
Este processo inicia-se no primeiro contacto com o cliente, uma vez que a compra de um imóvel requer confiança e conhecimento, não só do setor imobiliário, como do potencial cliente. Como tal, invista na sua relação com o cliente, esteja atento às suas necessidades e realize estudos de mercado adequados às mesmas.
Apesar de ser um processo demorado, um cliente satisfeito, não só vai voltar a contactá-lo se necessitar dos seus serviços, como vai indicá-lo a familiares e conhecidos, reduzindo o custo de angariação de novos clientes.
2. Atendimento pós-venda
O atendimento após a venda do imóvel é crucial para fidelizar os seus clientes. Por isso, mostre-se disponível para auxiliar em qualquer situação que possa aparecer, faculte os seus contactos e procure responder prontamente a qualquer dúvida ou pedido que seja solicitado. Este acompanhamento vai estreitar a sua relação com o cliente e aumentar a sua confiança nos seus serviços.
3. Planeamento de comunicações
Crie um cronograma com as ações pós-venda que pretende realizar. Registe as datas importantes dos seus clientes, como a data de mudança para o imóvel comprado, ou o dia do aniversário do cliente, e aproveite estas oportunidades para entrar em contacto com ele, ou até enviar-lhe pequenos brindes que o vão certamente surpreender positivamente e fazê-lo sentir-se valorizado.
Tenha atenção, no entanto, para não exagerar. Este tipo de comunicações proativas deve ser feito de forma ponderada e intencional. Caso seja demasiado recorrente, arrisca perder o interesse do cliente.
4. Marketing digital
O seu e-mail pode ser a chave para manter o canal de comunicação com o seu cliente aberto. As
newsletters, por exemplo, são uma das maneiras mais comuns utilizadas por profissionais do setor para manter contacto, partilhar novidades e novos imóveis, pois permite
chegar a vários contactos de uma só vez. Atualmente existem no mercado ferramentas que agilizam estas estratégias, como no caso do
CRM Imobiliário eGO Real Estate, que permite a criação de campanhas, landing pages e newsletters, que pode e deve usar a favor do seu crescimento no mercado.
Se quiser um contacto mais personalizado, pode sempre apostar em e-mails comemorativos ou e-mails com a partilha de testemunhos de clientes que tenham manifestado o seu feedback positivo.
5. Investir num bom CRM
Como diz o nome, um Costumer Relationship Management (CRM) é um software essencial na gestão imobiliária e de clientes. Com esta ferramenta, pode planear e registar todos os contactos com o seu cliente, assim como gerir e automatizar campanhas de marketing digital. Será uma ferramenta essencial no acompanhamento prestado junto do seu cliente, com inúmeras vantagens não só nesse aspeto, mas até para o dia a dia do seu negócio, já que atualmente, como no CRM líder de mercado eGO Real Estate, terá à disposição uma panóplia de ferramentas que ajudam no tratamento de questões administrativas e de angariação e prospeção do mercado.