App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Arquiteta portuguesa vence Prémios Europeus de Energia Sustentável

11 JUNHO 2024
Tópicos
Mercado Imobiliário Arquitetura Casas Sustentáveis Projetos Imobiliários Sustentabilidade Eficiencia Energetica
A arquiteta Rita Gomes, que desenvolve soluções solares para espaços interiores, foi a vencedora dos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024.
Arquiteta portuguesa vence Prémios Europeus de Energia Sustentável
Fonte: EUSEW 2024 - Prémios Europeus da Energia Sustentável 2024
Autor: Redação

A arquiteta portuguesa Rita Gomes é a vencedora do Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024, na categoria de “Mulheres na Energia” (Woman in Energy), pelo trabalho desenvolvido pela sua start-up Seenergy, pioneira na utilização de soluções de energias renováveis integradas em peças de mobiliário, conforme indicou em comunicado à redação do SUPERCASA Notícias.

O projeto de Rita Gomes ficou em primeiro lugar numa votação pública online. A arquiteta portuguesa recebeu o galardão durante a cerimónia de entrega dos prémios da Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW), que teve lugar no dia 11 de junho, em Bruxelas.

Com sede no Porto, o desafio da start-up de Rita Gomes é desenvolver uma gama de mobiliário, económico e ecológico, com capacidade para fazer o aproveitamento e o armazenamento da energia solar: "a nossa missão passa por criar soluções inovadoras em que possamos aplicar, à escala mundial, as vantagens desta tecnologia solar integrada no mobiliário, contribuindo assim para um futuro mais sustentável e ambientalmente mais responsável", reforça a vencedora.

A Seenergy utiliza células solares sensibilizadas por corantes que imitam o processo de fotossíntese nas plantas, convertendo a luz em eletricidade. Ao contrário dos painéis solares comuns, as células solares podem ser utilizadas em ambientes fechados, dado que não precisam de luz solar direta. Uma vez recolhida, a energia é armazenada numa bateria que é integrada nas peças de mobiliário, podendo depois ser utilizada para carregar dispositivos ou acender luzes através de uma entrada USB.

Rita Gomes é uma das três finalistas dos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024, na categoria de Mulheres na Energia. O prémio distingue mulheres que lideram projetos e atividades inovadoras que, quando replicadas, podem ajudar a promover a transição para a utilização de fontes de energias mais sustentáveis na Europa. É dada especial atenção ao contributo feminino nesta iniciativa, por forma a impulsionar a integração, em termos de género, e apoiar a igualdade de oportunidades no setor da energia.

As outras finalistas são Françoise Réfabert da França, e ainda Karolina Attspodina da Alemanha. Françoise desenvolveu uma visão inovadora na área do financiamento acessível para renovações ao nível da energia doméstica. Karolina tem a missão de trazer a energia solar para as varandas dos espaços habitacionais, através de kits de bricolage.

Os Prémios Europeus de Energia Sustentável (Prémios EUSEW) distinguem pessoas e projetos que sejam notáveis pela sua inovação e empenho em termos de eficiência energética e energias renováveis. Os nove finalistas foram selecionados por um júri conceituado e de elevado renome, em três categorias: Inovação, Ação de Energia local e Mulheres na Energia – antes de terem sido submetidos a uma votação pública online.

Tópicos
Mercado Imobiliário Arquitetura Casas Sustentáveis Projetos Imobiliários Sustentabilidade Eficiencia Energetica
Notícias mais lidas
Mediação Imobiliária: 7 bons argumentos de negociação
A importância do preço certo no imóvel que está a vender
Isenção do IMT na compra de casa vai entrar em vigor em agosto
Descubra o que pode estar a faltar no seu site imobiliário
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel