App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Noticias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Balanço positivo na nova construção em Portugal

2 DEZEMBRO 2022
Tópicos
Destaque Notícia Homepage Construção Nova Custos de Construção Empreendimentos Empréstimo à Habitação INE Mão-de-obra na Construção AICCOPN
A nova construção tem apresentado níveis de crescimento, segundo novos dados do Instituto Nacional de Estatística, mas os custos de construção aumentaram 13,4% em termos homólogos.
Fonte: Pexels
Autor: Redação

Na última década, Portugal registou uma diminuição da população, acentuando-se os desequilíbrios na distribuição territorial, mas em contrapartida existiu um crescimento de 37%  da população estrangeira em Portugal. Tudo isto contribuiu para mudanças no setor imobiliário, que até setembro terá verificado evolução positiva.

No seguimento dos novos dados dos Censos 2021 o SUPERCASA Notícias elaborou uma pesquisa relativa à nova construção em Portugal, tentando compreender a evolução deste setor e os desafios que se atravessam no seguimento do contexto económico vivido atualmente. Foi possível apurar, nos dados fornecidos pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), que em setembro de 2022 os custos de construção nova sofreram um aumento de 13,4% em termos homólogos, perfazendo uma subida de 0,9 pontos percentuais observados no mês anterior. Isto significa que o preço dos materiais, além do custo da mão-de-obra, indicaram oscilações homólogas de 18,6% e de 6,1%.

O maior constrangimento reside no aumento dos custos dos materiais de construção, da energia e das matérias-primas, sobretudo o cimento, que de acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) terá tido um aumento de 1,9% comparativamente a 2021. Em contrapartida, registaram-se balanços positivos no que diz respeito ao licenciamento municipal, entre os oito primeiro meses do ano, com 6,4% da área a ser licenciada, em período homólogo. Os edifícios habitacionais não fogem desta evolução e registou-se um aumento de 1,6% de licenciamentos em novas construções.

As novas construções em Portugal apresentam uma expansão positiva, mesmo no concessionamento de novos créditos à habitação, que até ao final de agosto atingiu um total de 10.900 milhões de euros, e que significa um crescimento, em período homólogo, de 11,4%.

Tópicos
Destaque Notícia Homepage Construção Nova Custos de Construção Empreendimentos Empréstimo à Habitação INE Mão-de-obra na Construção AICCOPN
Notícias mais lidas
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel