App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias
Categorias
Imobiliário

Casa acessível: CML visita Bruxelas para conhecer projetos no âmbito da habitação

29 JUNHO 2022
Tópicos
Mercado Imobiliário Acessibilidade Casas em Lisboa Governo Lisboa Habitação Acessível Curiosidades
Filipa Roseta, vereadora da habitação, conheceu soluções colaborativas com base na promoção de habitação a baixo custo por meio da transferência de propriedade para as comunidades.
A vereadora da habitação, Filipa Roseta, visitou, em Bruxelas, o premiado modelo de habitação Community Land Trust Brussels (CLTB), ao abrigo da pesquisa de modelos colaborativos de produção de habitação acessível, de forma a ajudar a reinventar o movimento cooperativo em Lisboa.

Nos dias em que esteve em Bruxelas, a vereadora conheceu soluções colaborativas com base na promoção de habitação a baixo custo por meio da transferência de propriedade para as comunidades.

Nos últimos cinco anos, o projeto CLTB concluiu cinco objetivos, incluindo cerca de 450 pessoas em 103 casas. As casas são 20-50% mais acessíveis do que as do mercado livre. 

Com o apoio do Governo Regional da capital, e em colaboração com associações locais, o CLTB desenvolve, assim, projetos habitacionais localizados em terrenos pertencentes à Fundação Community Land Trust Brussels.

Filipa Roseta ainda visitou o projeto de desenvolvimento local Molen Geek, uma iniciativa com impacto social abrangida no bairro social Molenbeek-Saint-Jean, região que possuía até há alguns anos uma grande taxa de desemprego jovem. 

Através da capacitação digital, mais de 3000 jovens desenvolveram soft skills que possibilitam entrar mais facilmente no mercado de trabalho.

Tópicos
Mercado Imobiliário Acessibilidade Casas em Lisboa Governo Lisboa Habitação Acessível Curiosidades
Notícias mais lidas
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel