App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Casa Sustentável: Saiba o que fazer para tornar as janelas mais eficientes

8 ABRIL 2022
Tópicos
Dicas Casas Sustentáveis Certificação Energética Sustentabilidade Eficiencia Energetica
A instalação de janelas eficientes não só contribui para a pegada ecológica como reduz a conta da eletricidade, fazendo ainda diferença no nosso bem-estar.
Casa Sustentável: Saiba o que fazer para tornar as janelas mais eficientes
Cada vez mais se fala de casas sustentáveis que apresentem certificações energéticas acima de "A". Uma solução eficaz para alcançar tal objetivo é através das janelas de PVC, uma vez que não só auxilia em questões ecológicas como reduz a conta da eletricidade, fazendo ainda diferença no nosso bem-estar.

Neste sentidos, duas das principais vantagens da instalação de sistemas de PVC nas janelas da sua casa é a maximizar a eficiência energética dos recursos e a minimização de gastos de energia.

Dispor de janelas eficientes pode poupar-nos cerca de 20% nas nossas contas de eletricidade e gás.

Janelas eficientes: Benefícios
  • A substituição de janelas por outras de melhor desempenho é uma das ações mais fáceis e rápidas de realizar nos edifícios;
  • Reduz as perdas de energia nos edifícios;
  • Poupa na sua conta de energia. Especificamente no consumo de aquecimento e ar condicionado;
  • Com a sua instalação contribui para a conservação do ambiente e para a redução das emissões de CO₂;
  • Melhora não só o conforto térmico da sua casa, mas também o seu conforto acústico;
  • Redução do efeito de parede fria, o que equivale a um maior conforto de superfície em casa. Significa menos sobreaquecimento da janela e maior conforto no verão na sua vizinhança.
 
Janelas eficientes em PVC: Vedação
As falhas no perímetro de uma janela provocam fraquezas na estrutura da habitação e perdas de temperatura, retratando um maior consumo de eletricidade. 

É possível evitar esta situação se no processo de construção houver uma determinada atenção na instalação correta das janelas, de forma a diminuir um número máximo de fendas. 

Uma maior eficiência energética é igual a menos poros e aberturas em torno do quadro.

Neste sentido, é importante realçar que até se pode ter as melhores janelas do mercado, no entanto, se não forem adequadamente instaladas nas paredes da casa e devidamente vedadas, não será possível obter um melhor desempenho de isolamento.

Para garantir, portante, janelas mais eficientes, deve-se usar métodos modernos de vedação que corrigem pequenas deficiências estruturais nas paredes. Os selos garantem a estanquidade do ar, da água, térmica e acústica com resultados altamente satisfatórios.

Além disso, ao isolar uma janela de PVC e evitar que o calor penetre a casa, é mais eficaz efetuá-lo de fora para dentro. Desta maneira, a radiação solar é impedida de cair diretamente sobre o vidro. 

Janelas mais eficientes: Como escolher
Escolher o tipo de janela mais eficiente é um assunto que não é fácil de solucionar, dado que existem diversas alternativas e dependerá das necessidades e requisitos que se pretende. 

Contudo, uma das melhores características oferecidas é a janela em PVC, com dobragem hermética, com vidro reforçado e vidro duplo.

Existe um sistema de abertura mais eficiente do que outro?
Nos sistemas de abertura há dois que têm de ser examinados: o invólucro e o deslizamento. No entanto, de destacar que as primeiras são mais eficientes do que as segundas, visto que o sistema de fecho é de pressão e as janelas em PVC são mais bem isoladas das intempéries. 

Por outro lado, estas janelas de PVC podem mover-se da posição horizontal para a vertical e vice-versa. Os melhores sistemas são as janelas basculantes e giratórias.

Um ponto a favor deste sistema é que quando o vidro triplo é incorporado, a troca de calor com o exterior é quase inexistente.


Outras notícias relacionadas:





Tópicos
Dicas Casas Sustentáveis Certificação Energética Sustentabilidade Eficiencia Energetica
Notícias mais lidas
Direito de preferência: a quem se aplica e como funciona?
Como fazer um contrato de arrendamento passo a passo
Quais são as multas para quem não limpa terrenos?
Os 10 passos que tem de dar antes de avançar com compra de casa
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel