App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Casa Sustentável: Saiba o que fazer para tornar as janelas mais eficientes

8 ABRIL 2022
Tópicos
Dicas Casas Sustentáveis Certificação Energética Sustentabilidade Eficiencia Energetica
A instalação de janelas eficientes não só contribui para a pegada ecológica como reduz a conta da eletricidade, fazendo ainda diferença no nosso bem-estar.
Casa Sustentável: Saiba o que fazer para tornar as janelas mais eficientes
Cada vez mais se fala de casas sustentáveis que apresentem certificações energéticas acima de "A". Uma solução eficaz para alcançar tal objetivo é através das janelas de PVC, uma vez que não só auxilia em questões ecológicas como reduz a conta da eletricidade, fazendo ainda diferença no nosso bem-estar.

Neste sentidos, duas das principais vantagens da instalação de sistemas de PVC nas janelas da sua casa é a maximizar a eficiência energética dos recursos e a minimização de gastos de energia.

Dispor de janelas eficientes pode poupar-nos cerca de 20% nas nossas contas de eletricidade e gás.

Janelas eficientes: Benefícios
  • A substituição de janelas por outras de melhor desempenho é uma das ações mais fáceis e rápidas de realizar nos edifícios;
  • Reduz as perdas de energia nos edifícios;
  • Poupa na sua conta de energia. Especificamente no consumo de aquecimento e ar condicionado;
  • Com a sua instalação contribui para a conservação do ambiente e para a redução das emissões de CO₂;
  • Melhora não só o conforto térmico da sua casa, mas também o seu conforto acústico;
  • Redução do efeito de parede fria, o que equivale a um maior conforto de superfície em casa. Significa menos sobreaquecimento da janela e maior conforto no verão na sua vizinhança.
 
Janelas eficientes em PVC: Vedação
As falhas no perímetro de uma janela provocam fraquezas na estrutura da habitação e perdas de temperatura, retratando um maior consumo de eletricidade. 

É possível evitar esta situação se no processo de construção houver uma determinada atenção na instalação correta das janelas, de forma a diminuir um número máximo de fendas. 

Uma maior eficiência energética é igual a menos poros e aberturas em torno do quadro.

Neste sentido, é importante realçar que até se pode ter as melhores janelas do mercado, no entanto, se não forem adequadamente instaladas nas paredes da casa e devidamente vedadas, não será possível obter um melhor desempenho de isolamento.

Para garantir, portante, janelas mais eficientes, deve-se usar métodos modernos de vedação que corrigem pequenas deficiências estruturais nas paredes. Os selos garantem a estanquidade do ar, da água, térmica e acústica com resultados altamente satisfatórios.

Além disso, ao isolar uma janela de PVC e evitar que o calor penetre a casa, é mais eficaz efetuá-lo de fora para dentro. Desta maneira, a radiação solar é impedida de cair diretamente sobre o vidro. 

Janelas mais eficientes: Como escolher
Escolher o tipo de janela mais eficiente é um assunto que não é fácil de solucionar, dado que existem diversas alternativas e dependerá das necessidades e requisitos que se pretende. 

Contudo, uma das melhores características oferecidas é a janela em PVC, com dobragem hermética, com vidro reforçado e vidro duplo.

Existe um sistema de abertura mais eficiente do que outro?
Nos sistemas de abertura há dois que têm de ser examinados: o invólucro e o deslizamento. No entanto, de destacar que as primeiras são mais eficientes do que as segundas, visto que o sistema de fecho é de pressão e as janelas em PVC são mais bem isoladas das intempéries. 

Por outro lado, estas janelas de PVC podem mover-se da posição horizontal para a vertical e vice-versa. Os melhores sistemas são as janelas basculantes e giratórias.

Um ponto a favor deste sistema é que quando o vidro triplo é incorporado, a troca de calor com o exterior é quase inexistente.


Outras notícias relacionadas:





Tópicos
Dicas Casas Sustentáveis Certificação Energética Sustentabilidade Eficiencia Energetica
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel