App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Casa sustentável: Tecnologia inteligente para poupar energia

20 MAIO 2022
Tópicos
Dicas Destaque Notícia Homepage Casas Sustentáveis Certificação Energética Sustentabilidade Tecnologia Eficiencia Energetica
Se pretende poupar energia e diminuir as despesas mensais, existem tecnologias que podem ajudá-lo, sem diminuir o conforto do lar. Saiba mais.
Casa sustentável: Tecnologia inteligente para poupar energia
Acha demasiado alto as despesas que tem com a eletricidade e gás? Se pretende poupar energia em casa e, assim, diminuir as despesas mensais, há tecnologias que podem ajudá-lo, sem diminuir o conforto do lar.

#1. Iluminação
A iluminação representa cerca de 14% de uma fatura de eletricidade habitual e é uma área fácil de poupar. Pondere a opção de substituir as suas lâmpadas atuais por LEDs. 

Apesar de serem as lâmpadas economizadoras mais caras do mercado, possibilitam poupar dinheiro a longo prazo, visto que consomem cerca de 90% menos energia do que as lâmpadas tradicionais e são de longa duração.

#2. Água quente
A água quente retrata 23,5% do consumo de energia residencial. 

Para diminuir a sua fatura energética, escolha um termoacumulador inteligente ou, se possível, pela instalação de painéis solares que, além de funcionarem para o aquecimento da água, também acumulam energia para outros tipos de consumo energético.

#3. Aquecimento
Apesar de Portugal não ter invernos extremamente rigorosos, é essencial manter o lar a uma temperatura confortável e não passar frio. 

Contudo, como aquecer a casa de forma inteligente, sem fazer disparar o valor da fatura de eletricidade e gás?

Primeiramente, calafetar e/ou substituir portas e janelas é uma condição obrigatória para que qualquer sistema de climatização funcione da forma mais eficaz. Posteriormente, deve-se escolher a melhor solução para a sua casa e a sua família.

O ar condicionado é dos sistemas mais eficientes e pode ser usado durante todo o ano, para controlar a temperatura desejada e mantê-la constante. Em dias frios, aquece a casa rapidamente, criando um ambiente aconchegante. No verão, possibilita arrefecer com eficácia a sua casa e combater o desconforto causado pelo calor excessivo.

Os modelos modernos não consomem muita energia quando comparados com outras alternativas e não têm riscos para a saúde, desde que faça manutenção e limpeza anual dos filtros. 

Os custos iniciais podem ser um pouco mais elevados em relação a outras soluções, contudo, vale a pena fazer as contas, uma vez que o investimento depressa se dissipa, permitindo ganhar muito em conforto e qualidade de vida.

#4. Tomadas inteligentes
Muitos dispositivos elétricos, como leitores de DVD, computadores, televisores e impressoras, gastam eletricidade mesmo quando não são utilizados. 

As tomadas inteligentes desligam completamente a energia dos aparelhos quando detetam que não são utilizados, possibilitando poupar na fatura de eletricidade. Há vários modelos disponíveis no mercado, no entanto, antes de comprar algum, aconselhe-se com a empresa que fornece energia à sua casa.

#5. Apps de gestão de energia
Há várias aplicações fantásticas que, utilizando o seu smartphone e um dispositivo instalado na sua casa, possibilitam determinar a ligação e a automatização integrais de todos os aparelhos elétricos e, assim, reduzir os custos energéticos. 

Com um sistema de controlo doméstico, as aplicações podem acender as luzes quando acorda, ligar o aquecimento em dias frios e até ligar a máquina de café. Para compreender qual é a app adequada para si, consulte o seu fornecedor de eletricidade.

Ao poupar energia e reduzir os custos associados, estará também a diminuir o consumo de recursos naturais necessários à produção energética, tal como as emissões de gases com efeito de estufa. 

Implemente as sugestões que lhe damos, para seguir um estilo de vida mais sustentável, favorecendo assim para proteger e melhorar o ambiente.
Tópicos
Dicas Destaque Notícia Homepage Casas Sustentáveis Certificação Energética Sustentabilidade Tecnologia Eficiencia Energetica
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel