O município vai investir 22 milhões de euros na reabilitação de 74 imóveis para habitação social até 2026.
Fonte: Freepik
Autor: Redação
A primeira revisão da Estratégia Local de Habitação na Guarda foi aprovada na passada segunda-feira, dia 11 de setembro, prevendo a reabilitação de 74 imóveis para habitação social, para a qual está alocado um investimento de 22 milhões de euros até 2062. Neste âmbito, Sérgio Costa, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, explicou que esta nova versão é fruto da "adaptação à nova realidade" do documento, outrora aprovado em 2021.
O autarca explica: "revisitámos todos os dados estatísticos após os censos de 2021 e introduzimos muito mais daquilo que estava previsto. E depois de termos feito uma auscultação a todas as juntas de freguesia, IPSS [Instituições particulares de solidariedade social] e até Diocese da Guarda (...) foram identificados 74 imóveis, dos quais 36 são do município e 38 das juntas de freguesia e terceiro setor".
A maior parte dos imóveis está localizado no Centro Histórico de Guarda, permitindo o alojamento de cerca de 100 agregados familiares, num total de 400 pessoas, e o Presidente sublinha: "é um desafio muito grande. Mas é muito importante podermos reabilitar estes imóveis dando um sinal claro da aposta também na habitação social. Agora terá de ir à Assembleia Municipal [ELH] para que possamos fazer o caminho e que todas as entidades possam fazer as suas candidaturas necessárias".
Este é um projeto contemplado no Programa 1.º Direito, apoiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).