App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Vender Casa

Como vender a minha casa mais rápido? 10 dicas para si

15 FEVEREIRO 2022
Tópicos
Dicas Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage SUPERCASA casasapo
Vender a casa mais depressa é o verdadeiro objetivo de qualquer pessoa que tenha o seu imóvel para venda. Neste sentido, seguem algumas dicas que preparámos para si.
Como vender a minha casa mais rápido? 10 dicas para si
Vender um imóvel é um processo que depende de uma determinada dedicação do proprietário, sobretudo, em momentos em que o mercado não está favorável. Contudo, vender uma casa de forma mais rápida é possível. Para tal é necessário conhecer algumas técnicas, estratégias e as particularidades do momento. 

No momento da negociação do imóvel, detalhes que parecem simples são os que fazem a diferença. Deste modo, apresentamos, de seguida, um conjunto de passo e dicas essenciais de como vender a casa mais rápido.

Como vender o imóvel rápido?
Fazer uma venda é uma ação que envolve diversos passos. Por isso, é necessário estar preparado desde o momento das visitas, até a transferência em cartório.

A venda de um imóvel é influenciada por fatores como o visual do local, a decoração, localização e também a organização do proprietário atual, a confiança transmitida na negociação, entre outros

Não existe uma fórmula mágica de como vender imóvel rápido. Porém, as ações a seguir tornar esse caminho muito mais fácil. Fique atento!

Dicas e passos para vender o imóvel rápido:
  1. Manter o local sempre limpo e organizado
  2. Reparar o que for necessário
  3. Estar atento ao valor de mercado
  4. Ter a documentação em dia
  5. Divulgar o seu imóvel nos Principais Portais Imobiliários
  6. Preparar uma descrição do imóvel completa
  7. Tirar boas fotografias para divulgar
  8. Deixar as informações sempre atualizadas
  9. Analisar as ofertas
  10. Contar com uma agência imobiliária para vender o seu imóvel mais rápido
1. Manter o local sempre limpo e organizado
"A primeira impressão é a que fica” aplica-se completamente quando o assunto é a visita a um imóvel.

Neste sentido, quando um potencial comprador visitar o imóvel, seja presencialmente ou online, deve-se garantir que o local esteja preparado para recebê-lo. Assim, a organização e limpeza são fundamentais para passar uma boa impressão.

Deixar as janelas abertas para ventilar o local e até para mostrar que o ambiente possui boa circulação de ar e luz do sol, fatores que evitam mofo, bolor, humidade e outros pontos que podem atrapalhar na venda.

2. Reparar o que for necessário
Quem quer saber como vender imóvel rápido deve se atentar também aos reparos.

No caso de um cliente interessado percebe, ao visitar o imóvel, que há muitas coisas a reformar ou reparar, provavelmente, podem fazer o comprador desistir da casa.

Esses detalhes parecem insignificantes, mas fazem a diferença. Afinal, uma quantidade mínima de pequenos reparos pode se tornar um grande gasto para quem pretende comprar.

Neste sentido, quando decidir vender o imóvel invista numa pintura, vidros trincados ou quebrados, problemas no piso, fissuras nas paredes, consertos hidráulicos, entre outros.

De destacar, que um imóvel em bom estado é sinónimo de imóvel mais valorizado.

3. Estar atento ao valor de mercado
O apego emocional ou a necessidade de vender faz com que alguns proprietários cobrem um valor diferente do praticado pelo mercado por imóveis similares.

Por isso, antes de vender, é importante estudar os valores de imóveis na mesma região e com características idênticas, além de calcular o valor do metro quadrado.

Estipular o preço de um imóvel é sempre uma das tarefas mais difíceis para o proprietário, no entanto, é necessário tentar ajustar com os valores de mercado.

Se optar por divulgar um valor acima da média de mercado, é essencial que o vendedor esteja ciente que os possíveis compradores podem querer negociar, ou simplesmente partir para outras opções.

Para saber quanto vale o seu imóvel de forma rápida e fácil, consulte a nossa ferramenta Avaliação de Imóvel by Infocasa, que irá comparar a informação da sua casa com dados reais de mercado, definindo um preço final com base no mercado atual.

4. Ter a documentação em dia
A documentação é um dos fatores que atrapalham quem deseja vender imóvel rápido. Por isso, o ideal é se adiantar e estar com tudo em dia.

Para tal, deve-se resolver com antecedência todas as pendências que envolvem o imóvel, antes mesmo da divulgação. Sendo assim, deve-se verificar as contas atrasadas e outros detalhes que possam causar impedimentos ou demora na venda.

Tenho ainda em atenção:
  • Registo do imóvel;
  • Comprovantes de quitação do IPTU e outras contas;
  • Outras certidões negativas;
  • Demais arquivos que envolvem a venda;
  • Documentos pessoais.
  • Veja os documentos necessários para compra de imóvel, muito similares aos da venda.

5. Divulgar o seu imóvel nos Principais Portais Imobiliários
Dar visibilidade ao seu imóvel é essencial para vender mais rápido. 

Neste sentido, divulgar o imóvel num dos principais portais imobiliários como o SUPERCASA ou o CASASAPO é uma saída simples e eficaz para vender o imóvel rápido. Isso porque, além de um alto número de interessados, ainda é possível contar com a ajuda de especialistas.

6. Preparar uma descrição do imóvel completa
Essa etapa pode parecer bem simples, mas é o que vai fazer com que mais pessoas tenham interesse no imóvel.

Neste sentido, deve-se detalhar todas as características importantes, como metragem, número de divisões, se existem ou não áreas externas, se há áreas de lazer, como são as áreas comuns do prédio, etc. Se possível, acrescentar também algo sobre a vizinhança, os meios de transporte, a segurança, entre outros.

Pensar numa descrição atrativa para o comprador, pode tornar-se a venda mais rápida.

7. Tirar boas fotografias para divulgar
Além de uma boa descrição, o anúncio do imóvel também necessita de uma demonstração mais específica. Sendo assim, é indispensável também tirar boas fotos da casa ou apartamento.

De primazia a efetuar as fotos e dia, com luz natural e em ângulos que favorecem cada divisão. No entanto, deve-se evitar que aparecem outras pessoas ou objetos pessoais nas imagens.

Outra dica importante é que as fotos sejam feitas com a câmara na horizontal para que a fotografia fique mais ampla e agradável para quem vê. Evite fotos desfocadas, tremidas, escuras ou com o local desorganizado.

Lembre-se que as fotos são o convite e o que levam o cliente a se interessar ainda mais pelo imóvel.

8. Deixar as informações sempre atualizadas
Ao anunciar o imóvel num portal, deve-se estar sempre atento aos contactos. Por isso, inserir o número de telefone ou e-mail para que potenciais compradores poderem contactar e marcar uma visita.

Além disso, se algo mudou no seu imóvel desde que ele foi publicado, procure atualizar as informações e deixar claro para os compradores. A boa experiência no momento da compra começa desde a pesquisa!

9. Analisar as ofertas
Ainda que se saiba exatamente quanto quer pela residência, é importante estar aberto a negociações. Entenda que comprar um imóvel é um momento importante e de muita responsabilidade.

Sendo assim, às vezes é preciso negociar detalhes para que ambas as partes saiam realizadas.

Procure entender a situação do possível comprador e avalie se o valor ou as condições de pagamento que se propõem estão muito abaixo do que se pediu inicialmente. Se isso acontecer, deve-se tentar chegar num acordo positivo para os dois lados.

Para valorizar a negociação, deve-se mostrar sempre os pontos positivos do imóvel, o estado de conservação, a documentação em dia e o que mais for verdadeiro. 

10. Contar com uma agência imobiliária para vender o seu imóvel mais rápido
Nenhuma negociação é simples e requer sempre um pouco de conhecimento do mercado imobiliário. Por isso, muitas pessoas procuram os mediadores para as ajudarem nesta fase. 

Para encontrar mediadoras na sua zona que estejam a divulgar nos principais portais imobiliários, clique aqui:
Tópicos
Dicas Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage SUPERCASA casasapo
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel