App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Comprar e vender casa através de uma imobiliária: As vantagens

28 AGOSTO 2023
Tópicos
Imóveis Mercado Imobiliário Portais Imobiliários Compra de Imóveis Comprar Casa em Portugal Mediação Imobiliária
Está a pensar comprar ou vender casa? O SUPERCASA mostra-lhe as vantagens de contratar uma imobiliária para facilitar o processo.
Comprar e vender casa através de uma imobiliária: As vantagens
Fonte: Freepik
Autor: Redação

Nos últimos anos o setor imobiliário em Portugal tem passado por mudanças significativas, levando a que cada vez mais compradores e vendedores reconheçam as vantagens de recorrer às agências imobiliárias para facilitar todo o processo de compra e venda dos imóveis. Esta tendência é impulsionada por uma série de desenvolvimentos que destacam as inúmeras vantagens oferecidas por estes profissionais do ramo imobiliário.

Uma das principais vantagens é o profundo conhecimento do mercado local, que as agências imobiliárias possuem dentro da sua área geográfica de atuação. Com o acesso permanente a dados atualizados sobre preços de propriedades e tendências do mercado, os agentes conseguem oferecer orientação precisa, tanto para compradores como para vendedores, ajudando a estabelecer preços justos e realistas de parte a parte.

Além disso, a vasta rede de contactos das agências imobiliárias é também um fator crucial. Para os vendedores, isso significa que as suas propriedades têm uma exposição mais ampla, alcançando potenciais compradores que não seriam alcançados de outra forma. Por outro lado, os compradores beneficiam da capacidade das agências de encontrar propriedades que se encaixem nas suas preferências e orçamento, economizando, assim, tempo e esforço na realização de uma procura ativa pelos mesmos.

Outro desenvolvimento notável é a acrescente complexidade da papelada e dos aspetos legais envolvidos nas transações imobiliárias. As agências imobiliárias desempenham um papel crucial ao assegurar a gestão de toda a documentação necessária ao longo de todo o processo – seja ele um processo de venda ou um processo de aquisição de um imóvel –, garantindo que todos os detalhes sejam tratados corretamente e evitando quaisquer problemas legais no futuro.

No que diz respeito às ferramentas disponíveis, a Tecnologia tem assumido um papel fundamental na crescente digitalização do setor imobiliário. Atualmente, cada vez mais agências imobiliárias aderem a soluções de gestão imobiliária online e outros tipos de ferramentas digitais, no sentido de otimizarem a sua atividade e prestarem um melhor acompanhamento aos seus clientes.

Os portais imobiliários, por exemplo, permitem aos agentes imobiliários a divulgação das propriedades dos seus clientes vendedores, de forma a que, também os seus clientes compradores, possam visualizar os imóveis virtualmente, permitindo ao potencial comprador ter um primeiro contacto com o imóvel através de um anúncio com informação completa e detalhada e imagens apelativas, visitas virtuais e vídeos profissionais, que fazem com que este se sinta dentro do imóvel. Esta é uma estratégia que potencia tanto a venda como a compra de imóveis, dando resposta a todas as partes interessadas no processo.

              

Vantagens para os Compradores

1. Acesso a Opções Variadas: As agências têm um inventário diversificado de propriedades, permitindo que o comprador escolha de entre uma ampla gama de opções.
2. Conhecimento Especializado: Os agentes imobiliários têm informações detalhadas sobre o mercado local, preços e tendências, auxiliando os compradores na tomada de decisões informadas.
3. Economia de Tempo: Estes profissionais têm ferramentas ao seu dispor que lhes permitem filtrar propriedades de acordo com as preferências dos compradores, economizando tempo ao apresentar opções que atendam efetivamente às suas necessidades.
4. Negociação Ágil: Conte com a experiência em negociação de um agente imobiliário, para obter o melhor preço e as condições mais favoráveis para o seu negócio.
5. Assistência Legal: As agências imobiliárias auxiliam os seus clientes na parte burocrática e legal da compra, garantindo que todos os documentos e contratos estejam em ordem.
6. Acompanhamento Pós-Compra: Muitas agências continuam a garantir o seu apoio mesmo após a compra, ajudando os seus clientes com questões que possam surgir após a transação.

Vantagens para os Vendedores

1. Exposição mais Ampla: As agências imobiliárias têm uma base de compradores em potencial, ampliando a visibilidade da propriedade e aumentando as hipóteses de venda.
2. Preço Justo: Estes profissionais analisam todos os dados disponíveis no mercado para avaliar corretamente a propriedade, garantindo que é atribuído um preço justo e atraente para compradores.
3. Marketing Profissional: As agências imobiliárias têm recursos para promover a sua propriedade de maneira profissional, incluindo fotos de qualidade, descrições atraentes e estratégias de divulgação.
4. Poupança de Tempo: Os agentes imobiliários fazem uma triagem de todos os interessados, mostrando o imóvel apenas a compradores qualificados, economizando assim, o tempo do vendedor.
5. Mediação de Negociações: Assumem o papel de intermediários imparciais nas negociações, ajudando a alcançar acordos aceitáveis para ambas as partes.
6. Manuseio de Documentação: A burocracia envolvida na venda é tratada pela agência, evitando erros e complicações legais e garantindo que o vendedor esteja protegido em termos legais.

As vantagens que lhe indicamos, destacam a importância das agências imobiliárias ao prestarem um serviço que pretende facilitar e agilizar o processo de compra e venda de imóveis, beneficiando tanto compradores quanto vendedores.

Qual é a melhor agência imobiliária para mim?

Escolher uma agência imobiliária em Portugal requer alguma pesquisa. Procure referências, avaliações online e verifique a reputação da agência. Certifique-se de que possui licença AMI e conhecimento local das suas zonas de interesse.

No supercasa.pt ajudamo-lo(a) a encontrar a agência imobiliária mais indicada para comprar ou vender o seu imóvel. Pesquise e descubra cada uma das agências disponíveis na nossa página, explore a sua carteira de imóveis e a qualidade da publicação dos anúncios, de forma a ter uma melhor perceção da qualidade dos serviços prestados. Comece agora!

Tópicos
Imóveis Mercado Imobiliário Portais Imobiliários Compra de Imóveis Comprar Casa em Portugal Mediação Imobiliária
Notícias mais lidas
Mediação Imobiliária: 7 bons argumentos de negociação
A importância do preço certo no imóvel que está a vender
Isenção do IMT na compra de casa vai entrar em vigor em agosto
Descubra as 4 regiões portuguesas onde comprar casa é mais difícil
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel