A decisão de construir uma casa tem vantagens e desvantagens, no entanto, é no geral mais benéfico do que comprar efetivamente um imóvel, pois terá mais autonomia para decidir exatamente como quer que sejam feitos os projetos de desenvolvimento. Tudo deverá depender das suas necessidades individuais, mas será importante ter em consideração os custos associados a esta escolha.
Com novos conceitos como a
construção sustentável, construir um imóvel hoje em dia é uma
escolha mais virada para a rentabilização dos materiais e, a longo prazo, numa poupança efetiva quanto aos custos associados à manutenção e gastos energéticos.
Para que possa tomar a decisão mais adequada para si, para as suas necessidades e para a sua carteira, o
SUPERCASA Notícias deixa-lhe abaixo as despesas com que deverá contar, ao longo do processo.
O que é o caderno de encargos?
Trata-se de um documento essencial durante o processo de construção e que descreve, de forma detalhada, todos os requisitos e especificações do projeto. Assim, serve como guia para o construtor e para todas as partes envolvidas no processo.
Alguns dos pontos mais importantes, e que devem estar englobados neste caderno, são:
• Identificação do projeto;
• Descrição geral;
• Documentos de referência (como desenhos, projetos arquitetónico ou regulamentos);
• Especificações técnicas (que incluem fundações, estruturas, paredes, materiais, acabamentos, equipamentos, instalações elétricas e sanitárias, paisagismo ou tipos de estruturas);
• Prazos;
• Orçamento;
• Higiene e Segurança;
• Alterações;
• Assinatura do proprietário e do construtor.
Com este documento evitará possíveis conflitos que possam surgir no decorrer da obra, além de garantir a qualidade e o bom funcionamento do projeto, dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.
Comprar o terreno e elaborar o projeto
Antes de pensar sequer em desenvolver o projeto é fundamental saber o espaço onde será levada a cabo a construção, pois é um fator com grande influência. Assim, deve assegurar-se de que o local é elegível para construção, avaliando as áreas e possíveis imprevistos associados ao terreno que possam fazer o seu orçamento derrapar.
Tenha em conta os seguintes fatores:
• Localização e área, pois os preços vão diferir conforme a área geográfica em que esteja inserido, dependendo se é litoral ou interior ou se está ou não próximo de grandes centros urbanos e outras acessibilidades.
• Loteamento, visto que terrenos loteados já têm infraestruturas que podem ser fundamentais para a construção do imóvel, como canalização e eletricidade, poupando-lhe a despesa deste encargo.
Quanto ao projeto, para conseguir avançar com o licenciamento, deve fazer um requerimento junto da Câmara Municipal do município onde vai fazer a construção. Nesta fase deverá contratar um profissional especializado, como um arquiteto, que ficará responsável por estudos prévios, projetos de licenciamento, arquitetura e engenharias, certificações energéticas e outras, e projetos de execução.
Licenças de construção, alvará e preparação do terreno
Depois de todas as licenças e preparações prévias devidamente asseguradas, o próximo passo é pedir à Câmara Municipal a licença de construção para autorizar a obra, para posteriormente solicitar o respetivo alvará.
Os valores destas licenças e certificados varia entre os 2.500 e os 4.000 euros.
Assim que tiver todas estas autorizações será importante começar a preparar o terreno, garantindo que todas as intervenções são asseguradas, como movimentações de terras, nivelação, drenagem ou outro tipo de manobras. Para o efeito, mais uma vez, deve contratar um profissional.
Processo de construção, vistorias e alvarás e utilização
Os custos de construção devem contemplar empreitadas de construção civil e materiais a ser utilizados, bem como ligações ramais de água ou eletricidade, fiscalizações da obra ou policiamentos e segurança, nos casos em que seja necessário.
Quanto ao processo de construção, este deve ser assegurado por um profissional especializado, tendo em conta o passo a passo do projeto, que envolve estruturas e alicerces, alvenaria e serralharia, cobertura, instalações elétricas e canalizações e sistemas hidráulicos. Feitas estas intervenções, passará à fase dos acabamentos interiores, acabamentos exteriores, carpintaria e isolamento e ventilação. Concluídas todas estas etapas, deverá ter o seu imóvel pronto a habitar.
No entanto, antes da sua mudança, é fundamental que seja efetuada uma vistoria ao imóvel, e a qual deve requisitar, novamente, à sua Câmara Municipal, que lhe passará a licença de utilização do imóvel. Nesta fase, o valor médio é de 250€.
Construir uma casa pode ser a opção mais viável para quem procura uma casa totalmente idealizada, conforme os seus ideais, e as vantagens deste processo passam pela personalização, alta eficiência energética, uma baixa manutenção inicial e custos iniciais controlados.
No entanto, também apresenta algumas desvantagens, como tempo e esforço e riscos financeiros. Por isso, se quiser optar pela opção mais simples, e comprar um imóvel, consulte o SUPERCASA e faça a sua consulta!