App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Consumidores Portugueses mostram mais empoderamento

15 MARÇO 2023
Tópicos
Lojas Portugal Shoppings Supermercados Curiosidades Despesas
Damos-lhe a conhecer o tipo de consumidor em Portugal.
Consumidores Portugueses mostram mais empoderamento
Fonte: Pexels
Autor: Redação

Os consumos são hoje em dia muito diferentes do que eram, por exemplo, há vinte anos. Com mais possibilidades, acessos, facilidades e atalhos, regista-se a necessidade de uma maior pesquisa antes da efetuação da compra, o que revela um perfil de consumidor mais ponderado, exigente e empoderado. 

Segundo um estudo do Portal da Queixa, designado de "O Perfil do Consumidor Atual", estas novas características do consumidor atual materializam-se, também, em mais queixas, reclamações e questões e, no inquérito realizado, analisaram-se os comportamentos e hábitos de consumo dos portugueses.

Aquilo que se conclui é que o padrão de consumidor se está a alterar, sendo este cada vez mais atento àquilo que está a comprar, elaborando maiores pesquisas e com mais presença no digital. Para este tipo de consumidor, as opiniões de outros consumidores são também fundamentais, influenciando as decisões de compra. Quanto às marcas, o típico consumidor português está cada vez mais atento à reputação da marca e respetivos produtos, havendo sentimento de confiança envolvido na sua relação com estas.

Os dados deste estudo revelam que 91,4% dos consumidores já efetuou, em algum momento, compras online, e 84,9% admite escolher a reputação da marca como principal fator de confiança, ao invés da sua notoriedade, algo a que só 15,1% dos consumidores toma importância. Por outro lado, 69,8% dos consumidores já terá apresentado uma reclamação online. O tipo de produtos ou serviços que mais costumam ser adquiridos são Tecnologia, com 61,1%, Vestuário, com 55%, e Beleza e bem-estar, com 34,3%. Quanto a viagens, só 37,9% dos consumidores investe neste tipo de segmento. 

Mantenha-se a par da atualidade com o SUPERCASA Notícias e leia também Consumo estrangeiro em Portugal dispara 101%

Tópicos
Lojas Portugal Shoppings Supermercados Curiosidades Despesas
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel