App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Arrendar Casa

Contrato de arrendamento estudante

1 SETEMBRO 2022
Tópicos
Destaque Notícia Homepage Casas em Lisboa Inquilinos Lisboa Porto Portugal Rendas Senhorios Setúbal Casas para arrendar Rendas Acessíveis IRS SUPERCASA Leiria Beja
Aproximação de ano letivo aumenta procura por parte de estudantes universitários.
Contrato de arrendamento estudante
Fonte: Unsplash
Autor: Redação

O ano letivo 2022/2023 está aí à porta, estudantes deslocados que ingressaram no Ensino Superior procuram quartos e apartamentos perto da zona onde vão realizar os estudos, aumentando a procura em zonas universitárias. 

O objetivo dos estudantes é evitar deslocações diárias que requerem tempo e dinheiro, torna-se cansativo realizar viagens diárias após um dia de aulas. A procura um quarto para arrendar ou apartamento é sempre a melhor opção. 

Porém, quando é necessário proceder à assinatura do contrato de arrendamento e é possível que surjam algumas dúvidas no que diz respeito a legalidades ou até se é possível a dedução à coleta do IRS. Para ser possível a dedução em IRS é essencial que o contrato de arrendamento mencione que se trata de um estudante deslocado.

Importante relembrar que após a celebração do contrato o estudante deve solicitar os recibos de renda que sirvam de comprovativo de pagamento para que possa obter benefícios no IRS. 

Para declarar em IRS é essencial que o sujeito tenha menos de 25 anos para ser considerado estudante deslocado, e ainda que a localização onde pretende encontrar casa seja a mais de 50 km da sua residência. 

O Fisco acrescenta que  "para efeitos de IRS, a despesa relativa a arrendamento ou subarrendamento de contrato em que o estudante seja o inquilino, poderá ser deduzida a título de despesa de educação de acordo com determinados pressupostos".

Deve constar no contrato as despesas e encargos à parte da renda. Lembrando que despesas podem ou não ser assumidas pelo proprietário, terá de ser uma decisão tomada em acordo entre ambas as partes. Em caso de arrendamento a estudantes é comum que as despesas de luz, gás e água estejam incluídos no valor da renda. Contudo, quando não estiver descrito no contrato, a lei entende que os encargos relativamente a fornecimento de bens e serviços ficam à responsabilidade do estudante. 

Com o ano letivo a iniciar a procura por quartos aumenta, veja no SUPERCASA alguns dos quartos disponíveis nas principais cidades universitárias
Tópicos
Destaque Notícia Homepage Casas em Lisboa Inquilinos Lisboa Porto Portugal Rendas Senhorios Setúbal Casas para arrendar Rendas Acessíveis IRS SUPERCASA Leiria Beja
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel