Siga estas recomendações para ter o seu crédito aprovado com mais facilidade.
A maioria dos portugueses considera que a aquisição de um imóvel é um propósito de vida. Contudo, todo o processo de seleção do imóvel é cada vez mais complexo, cansativo e frustrante.
Ao longo do processo, a solicitação de um crédito habitação é uma das etapas essenciais, deparando-se sempre com a necessidade da sua aprovação.
Assim, apresentamos 5 dicas para que a aprovação do seu crédito tenha sucesso.
#1. Reunir a documentação necessária
Conter a documentação necessária e correta no início da solicitação de um crédito habitação é meio caminho andado para que a aprovação seja alcançada. Assim, deve interrogar ao banco qual a documentação necessária para avaliar o processo e envie todos os componentes.
Além de diminuir a possibilidade de devolução por falta de documentação e de ser transferido para o final da lista de processos em análise, aumenta as chances da aprovação.
#2. Conter dois titulares facilita
No caso de existirem dois titulares, o banco prevê um risco mais diluído.
Na eventualidade de um dos titulares ficar em situação de desemprego ou de corte no vencimento, existe sempre um segundo titular que pode garantir o pagamento das prestações.
#3. Ser cliente atrativo, sem incidentes bancários
O principal objetivo do banco no financiamento de um imóvel é obter o normal pagamento da dívida. Neste sentido, os bancos têm em conta os indicadores que qualifiquem o seu perfil enquanto devedor.
Não pode haver falhas nas prestações de créditos anteriores, nem utilizações recorrentes do descoberto na conta à ordem.
#4. A estabilidade é o conforto do banco
Quanto mais estável for a vida profissional de quem pede um crédito, mais confortável estará o banco para atribuir um financiamento. Assim, mantenha um vínculo laboral e um rendimento regular.
#5. Não pedir a totalidade do valor do empréstimo
Para a aprovação do crédito habitação, os bancos utilizam como referência o rácio entre o valor do financiamento e o valor do imóvel.
Quanto menor for este rácio, mais facilmente será aprovado o crédito. OU seja, em caso de incumprimento, o banco terá maior probabilidade de obter o valor em dívida quando este é menos elevado.