App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias
Categorias
Comprar Casa

Crédito habitação: Diploma elaborado pelo Governo poderá conter risco

3 NOVEMBRO 2022
Tópicos
Taxas de Juro Compra de Imóveis Comprar Casa Governo Inflação Crédito Habitação
Projeto de diploma está previsto para atenuar o aumento dos juros no crédito habitação.
Fonte: Unsplash
Autor: Redação

O Governo está a preparar um diploma para atenuar o aumento dos juros no crédito habitação visando apoiar as famílias com crédito ou que pretendem adquirir um. 

Atualmente, o Banco de Portugal, delineou que a taxa de esforço para atribuição de crédito habitação não devem exceder os 50%. O Governo decidiu então elaborar um diploma, que prevê a aprovação de crédito habitação superior a 40% de taxa de esforço. Obrigando os bancos a renegociar os contratos com os respetivos clientes. 

Segundo o Presidente executivo do BCP este diploma poderá acarretar com alguns riscos - "é um risco elevado para os clientes pensarem que isto é for free [de graça]" - sublinhou ainda que as famílias ficaram caracterizadas como sendo de risco, que consequentemente irá prejudicar financiamentos futuros. 

Afirmou ainda que teme que o Governo esteja a criar "incentivos errados que levem a comportamentos errados", pois as "reestruturações têm consequências na forma como olhamos para esses clientes". 

Miguel Maya, Presidente executivo do BCP, reforçou ainda que "Esse estigma que se cria com a reestruturação não será bom para os clientes, nem para o banco", sendo assim deixa o conselho de "só solicitar [a renegociação] se for mesmo imprescindível".

A principal preocupação do banco de momento é conseguir soluções para as famílias com dificuldades financeiras. 

Tópicos
Taxas de Juro Compra de Imóveis Comprar Casa Governo Inflação Crédito Habitação
Notícias mais lidas
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel