App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Comprar Casa

Crédito Habitação Jovem: Cuidados e dicas para tomar a melhor decisão

12 JULHO 2022
Tópicos
Imóveis Bancos Mercado Imobiliário Taxas de Juro Avaliação Bancária Destaque Notícia Homepage Compra de Imóveis Comprar Casas Baratas Crédito Habitação
Pensa em sair da casa dos pais e procura a melhor solução? Conheça tudo sobre o Crédito Habitação Jovem.
Crédito Habitação Jovem: Cuidados e dicas para tomar a melhor decisão
Atualmente as rendas de casas estão extremamente elevadas, a compra de casa por vezes é a melhor solução, para isto é melhor conhecer um pouco como funciona o Crédito Habitação Jovem, e escolher a opção mais adequada. 

Crédito Habitação Jovem: 
O crédito habitação é financiado por bancos tendo por base a garantia de um ou mais imóveis. 
Todavia tenha em atenção as estratégias de marketing, usadas pois podem não ser a melhor escolha. 
O crédito habitação para jovens está sob um nível de risco elevado, embora a prestação mensal possa ter valores mais baixos, ou seja, se o seu salário for baixo, irá ter um impacto superior na taxa de esforço e limitará o custo máximo a financiar. Outro dos fatores que infelizmente é um problema transversal à nossa sociedade é a precariedade, que cria uma barreira aos contratos de efetividade e proliferação dos recibos verdes. 

O principal benefício que pode retirar desta experiência é que o crédito habitação para jovens apresenta prazos mais alargados. 

Comprar ou arrendar? 
Muito provavelmente está no início da sua carreira profissional e a nível financeiro ainda é instável. Por isso, a procura por arrendamento pode ser uma opção, pois apresenta vantagens como a flexibilidade. Visto que está no começo da sua vida profissional, podem surgir novas oportunidades em diferentes zonas. Contudo, atualmente o mercado de arrendamento é precário, as rendas são demasiado elevadas e, juntando isso às restantes despesas, pode exigir algum esforço monetário.

Por outro lado, comprar casa também é uma solução, se assim o decidir.Se enveredar por este caminho, a probabilidade de recorrer a um crédito habitação é elevada, e isso irá exigir de si capitais próprios. As entidades financeiras que lhe atribuem o crédito não o concedem na sua totalidade, sendo necessário estar disposto a suportar os encargos. 
Em todo o caso tenha em consideração 15% do valor da aquisição para:
  • IMT - Quando opta por comprar uma casa tem de cumprir com o pagamento do imposto municipal sobre transações ao Estado;
  • Entrada Inicial - Se procurar taxas de juro reduzidas terá de investir mais um pouco. Porém, normalmente os bancos permitem um financiamento de 90% do valor da aquisição ou avaliação. 
  • Escritura - Avaliação do imóvel, engloba também os custos de registo e notariado. 
Conhecimento da sua disponibilidade financeira: 
Se optar por comprar casa, uma das primeiras tarefas a fazer é ter em conta a sua disponibilidade financeira, saber quanto pode investir, definindo limites de valor máximo que pode pagar. Possuir conhecimento sobre a taxa de esforço e calcular o valor de financiamento é fundamental, e pode até recorrer a uma pré-aprovação do seu crédito habitação.

Fiador pode ser necessário:
Neste processo direcionado mais aos jovens é provável que tenha de identificar um fiador no processo, para que, em caso de falta de pagamento de alguma prestação, o fiador assuma o respetivo encargo.
Tópicos
Imóveis Bancos Mercado Imobiliário Taxas de Juro Avaliação Bancária Destaque Notícia Homepage Compra de Imóveis Comprar Casas Baratas Crédito Habitação
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel