App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
instalar
Notícias
Categorias
Imobiliário

Crédito habitação: Juros subiram para 0,805% e prestação média cresceu para 257 euros

23 MAIO 2022
Tópicos
Taxas de Juro Destaque Notícia Homepage INE Prestação da Casa Crédito Habitação
Segundo o INE, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou, novamente, em abril. Este valor é superior em 1,1 pontos base o valor registado em março.
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou, novamente, em abril, após ter aliviado no mês anterior até aos 0,794%. Conforme os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro fixou-se nos 0,805% em abril. 

Este valor é superior em 1,1 pontos base o valor registado em março. 

Nos contratos elaborados nos últimos três meses, foi verificada uma taxa de juro de 0,857%, que compara com os 0,831% do período anterior.

Para o destino de financiamento de compra de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos aumentou para 0,820%, uma subida de 1,1 pontos base em relação a março. 

Nos contratos elaborados nos últimos 3 meses, a taxa de juro subiu 2,6 p.b. em relação ao mês anterior, fixando-se em 0,852%.

No caso dos contratos celebrados no último trimestre com destino de financiamento à compra de casa, a taxa de juro aumentou 2,6 pontos base, para os 0,852%. 

Tendo em conta a prestação e considerando a totalidade dos contratos, o valor médio da prestação aumentou dois euros, para 257 euros. Deste valor, 41 euros (16%) correspondem ao pagamento de juros e 216 euros (84%) a capital amortizado. 

No que se refere aos contratos realizados nos últimos três meses, o valor médio da prestação aumentou 12 euros, para 387 euros. 

No mês em análise, o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu em 519 euros, fixando-se nos 59.242 euros. Relativamente aos contratos elaborados nos últimos três meses, o montante médio do capital em dívida foi de 125.411 euros, mais 1.882 do que em março. 

Tópicos
Taxas de Juro Destaque Notícia Homepage INE Prestação da Casa Crédito Habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel