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Dicas para abrir uma Agência Imobiliária

15 NOVEMBRO 2021
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Siga estes 7 passos para começar o seu novo projeto.
Dicas para abrir uma Agência Imobiliária
Antes de abrir a sua imobiliária, é importante cumprir alguns requisitos como: formação e experiência na mediação, liderança e persistência.

Apresentamos 7 dicas para o ajudar nesta fase:

#1 Escolher se pretende criar uma agência imobiliária de forma independente ou investir num franchising imobiliário
Por um lado, escolher um franchising para abrir uma agência imobiliária poderá trazer várias vantagens ao nível de know-how, parcerias e reconhecimento. Existem diversas agências imobiliárias em Portugal, em regime de franchising, com elevada notoriedade de marca e onde têm maior oportunidade de penetração de mercado. No entanto, poderá haver menor flexibilidade na criação e gestão do negócio, devido a corresponder a certos padrões standard do franchising, assim como maiores custos associados, nomeadamente franquia de entrada, royalties e fundo comum de marketing.

Por outro lado, pode criar uma agência imobiliária de forma independente, onde tem toda a liberdade de decisão no negócio. Contudo, este modelo pode exigir investimentos mais elevados, por exemplo, ao nível de marketing e comunicação, algo que é essencial neste setor.

#2 Avaliar qual o investimento necessário para abrir o seu negócio
Tanto no caso de um negócio independente como numa opção de franchising, deve-se informar e estimar os custos necessários para abrir uma imobiliária, tendo em conta o melhor e pior cenário, considerando todas as fases do processo, a curto e longo prazo. Deve-se, ainda, considerar alguns dos custos que irão aparecer, sejam eles fixos (água, eletricidade, salários, entre outros) ou variáveis (comissões pagas aos consultores imobiliários e publicidade).

#3 Procurar fontes de financiamento 
Pode recorrer a fontes privadas, como financiamento bancário e business angels ou perceber quais os incentivos que existem para abrir uma agência imobiliária, como apoios públicos, atribuídos pelo IEFP, IAPMEI, ANJE e entre outros apoios ao empreendedorismo.

#4 Garantir que tem as licenças necessárias para este tipo de atividade
No caso da atividade de mediação imobiliária, em nome individual ou coletivo, estabelecido em território nacional, sem prejuízo do disposto no artigo 21.º da Lei n.º 15/2013, de 8 de fevereiro, deve solicitar, antecipadamente, junto dos serviços do IMPIC, I.P. um pedido de licenciamento.

A lei estabelece dois requisitos de acesso à atividade para a concessão de licença:
    • Possuir idoneidade comercial;
    • Ser detentor de seguro de responsabilidade civil, ou garantia financeira ou instrumento equivalente que o substitua.
Para instruir um processo de Licenciamento, deve apresentar alguns documentos, quer seja pessoa singular ou coletiva, no âmbito da atividade imobiliária. Após a realização do pedido, a concessão de licença depende da comprovação dos requisitos de ingresso na atividade e do pagamento da(s) respetiva(s) taxa(s).

Pode obter a licença de mediação imobiliária online ou presencialmente. Os modelos a preencher para o requerimento da licença podem ser obtidos no portal do IMPIC  e pode apresentá-los nos postos de atendimento ao público do instituto.

O custo de uma licença AMI (Atividade de Mediação Imobiliária) pode ser consultado na Portaria nº 199/2013, de 31 de maio. No entanto, é importante referir que o valor associado a este documento pode variar entre os 25 euros, no caso de emissões de certidões ou declarações, e os 265 euros (valor anual) para a regulação da atividade.

#5 Investir numa equipa multidisciplinar e especializada
As equipas são quem faz toda a diferença no sucesso de um negócio e, especialmente neste mercado, é imprescindível investir em colaboradores e/ou agentes que tenham um gosto especial pela atividade imobiliária, com fortes skills comerciais e de marketing, que prestem um atendimento de alta qualidade e que possam transmitir confiança aos seus clientes. Devem ser pessoas com um alto sentido de responsabilidade, resiliência e empenho, uma vez que é um mercado desafiante.

#6 Fazer a gestão da empresa
Depois da empresa criada e o licenciamento aprovado, deverá considerar os vários custos que terá, como de arrendamento ou leasing do espaço físico onde trabalhará, despesas de eletricidade e água, salários dos colaboradores, seguros de atividade e pessoais, internet, transportes, assim como na escolha de um CRM para o ajudar na gestão da sua imobiliária, desde a gestão da sua carteira de imóveis ao acompanhamento dos seus clientes.

Existem vários softwares para o ajudarem, como o eGO Real Estate - CRM líder de mercado.

#7 Divulgação e promoção dos serviços imobiliários 
A atividade imobiliária requer um elevado nível de confiança por parte dos clientes e, por isso, deve investir na comunicação e promoção dos seus serviços de forma estratégica.

No caso de uma imobiliária virtual, é imprescindível ter um site próprio, onde os clientes possam conhecer a empresa, aceder aos contactos dos agentes e aceder a todos os imóveis em comercialização, através de uma pesquisa intuitiva. Para tal, sugerimos os sites de última geração eGO Real Estate.

Se a sua imobiliária tiver um escritório físico deve ainda criar conta e marcar o local no Google My Business, com as suas informações atualizadas, como horários de funcionamento, morada e outros detalhes.

Por fim, e para obter o máximo retorno possível, deve promover a sua agência nos Portais Imobiliários de referência como:
Imovirtual.
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