Descubra algumas formas de poupar na fatura de eletricidade. Por vezes, a melhor solução é a mudança da sua atenção.
#1 Procure desligar o máximo de equipamentosNão deixe em stand by, desligue no botão os eletrodomésticos. Uma estimativa indica que uma família em Portugal, ao não proceder a estas técnicas pode aumentar a fatura da luz cerca de 20 €.
A partir de agora, sempre que comprar um equipamento novo, lembre-se de retificar a etiqueta de eficiência energética. Esta etiqueta mostra o menos consumo de energia, o equipamento classificado com "A ++" é o mais eficiente e o "G" o menos eficiente.
#3 Aproveite as suas janelas de casa para aquecer e arrefecer a sua casa
No inverno procure deixar as janelas fechadas, mas a aproveitar o sol que incide sobre as mesmas, para aquecer a sua casa. Evite recorrer a equipamentos de climatização para refrescar ou aquecer a sua casa.
#4 Procure soluções para poupar energia
Isolar as suas paredes, tetos, pavimentos e calafetar portas e janelas da sua casa, ajudá-lo-á a poupar cerca de 60% da energia.
#5 Recorra a equipamentos como máquinas da loiça ou roupa apenas quando a carga máxima for atingida
Com esta ação pode economizar até 46% da energia da sua habitação.
#6 Luzes e equipamentos
Desligue sempre as luzes e os equipamentos que não são necessários, aproveite ao máximo a luz solar e evite ligar luzes.
#7 Substituição de lâmpadas
Procure substituir as suas lâmpadas por uma alternativa economizadora. As
luzes “LED” são uma aposta fiável, conseguem poupar até 80% da energia.
#8 Evite abrir portas dos eletrodomésticos por um longo período
Quando recorrer ao frigorífico da sua casa, tente fazê-lo de forma rápida, evitando que o mesmo esteja aberto em demasia. Estes equipamentos de refrigeração apresentam gastos até aos 32% do consumo de energia.