App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Eletricidade: O que se deve ter em atenção antes de assinar contrato

17 FEVEREIRO 2022
Tópicos
Certificação Energética Eficiencia Energetica
A fatura da luz é uma das despesas com maior peso no orçamento familiar. Para reduzir este custo deve-se ter em consideração alguns aspetos no seu contrato de eletricidade.
Eletricidade: O que se deve ter em atenção antes de assinar contrato
Ao mudar de casa existe um conjunto de passos que necessitam de atenção, sendo um deles, o novo contrato de eletricidade. 

A fatura da luz é uma das despesas com maior peso no orçamento familiar. Neste sentido, todas as formas de reduzir este custo são bem-vindas. Para começar a poupar deve-se ter em consideração alguns aspetos no seu contrato de eletricidade.

Comparar
O mercado de energia é um mercado livre, por isso não existem contratos de fidelização. O cliente pode pôr fim ao contrato ou alterá-lo sempre que quiser, sem qualquer tipo de consequência financeira.

Numa lógica de que é preciso atrair clientes e evitar perdê-los para melhores ofertas que possam surgir, cada uma das competitivas companhias de energia procura oferecer tarifas mais baratas e um serviço superior em relação às concorrentes.

Assim sendo, deve comparar as companhias, nomeadamente, quanto ao atendimento ao cliente. É feito por telefone? Têm um balcão presencial? O tempo de espera é muito elevado? Os problemas trazidos pelos clientes são resolvidos? Para analisar esta dimensão procure feedback dos consumidores na área de apoio ao cliente, por exemplo.

Outro aspeto a analisar são as tarifas. Pode fazer uma comparação dos preços de cada uma das empresas e também entre os preços que oferecem. Com esta comparação é possível escolher a companhia e a tarifa que melhor se adapta às suas necessidades, que por vezes não coincidem com a opção mais barata. É igualmente importante que tenha em atenção a potência de que precisa e se a companhia escolhida a oferece.

Hoje em dia, existem mais de 20 companhias de fornecimento de energia. Entre as mais conhecidas constam a Galp Energia, a EDP Comercial, a Iberdrola e a Endesa.

Potência contratada
A potência é a quantidade de energia que a sua casa pode receber. Se tiver uma potência baixa e usar vários equipamentos em simultâneo, o seu quadro elétrico vai disparar e a energia vai a baixo. Contudo, se tiver uma potência demasiado elevada para o tipo de consumo energético que faz, vai refletir-se e pesar na sua fatura.

Existem diferentes potências disponíveis. Os valores vão desde os 3,45 aos 6,9 kVA. De entre os elementos decisivos na hora de escolher a potência indicada, destacam-se o tamanho da casa, o número de pessoas que vivem nessa casa e a eficiência energética dos seus eletrodomésticos.

Por exemplo, uma casa T1, em que viva apenas um casal e ter um baixo consumo energético não precisa de uma potência de 6,9 kVA.

Tarifa mais indicada 
A potência contratada tem um preço fixo, mas o preço da energia pode variar. Existem três tipos de tarifas em todas as fornecedoras: tarifa simples, bi-horária e tri-horária.

Em relação à tarifa simples, não há muito que saber. Significa que independentemente da hora do dia o preço da energia é sempre o mesmo. Já as tarifas bi-horária e tri-horária mudam de valor ao longo do dia.

Tarifas bi-horária e tri-horária
Tal como o nome indica, bi-horária tem dois preços diferentes. O preço muda consoante a hora em que é feito o consumo de energia. Existe assim uma altura de horas de vazio em que o custo é mais baixo que preço standard e as horas fora do vazio, em que o preço é mais alto. Se trabalha fora de casa durante o dia, pode compensar escolher este tipo de tarifa e selecionar como horas de vazio o horário diurno. Deste modo, quando fizer o maior consumo energético, durante a noite, o preço é mais baixo, o que lhe permite poupar na sua fatura.

Por sua vez, a tarifa tri-horária supõe três períodos com preços diferentes de consumo. Aqui, para além das horas de vazio e das horas fora do vazio, existem as horas cheias. As horas cheias correspondem ao valor standard correspondente à tarifa simples. Assim, pode escolher como horas fora do vazio, que são as horas em que o valor está mais elevado, aquelas em que sabe que não vai consumir energia. Para usar este tipo de tarifa é necessário ter muita atenção às suas tarefas do dia-a-dia e convém ter um horário que não muda muito.

Tornar o processo mais eficiente
O facto de existirem muitas companhias a fornecer energia, pode dificultar o processo de comparação. Se quer fazer esta comparação de uma força mais simples e em perder muito tempo pode, e deve, recorrer a um simulador. Existem diferentes simuladores disponíveis online: Procura.vip, Poupa Energia e ERSE são apenas alguns exemplos.

Contrato de eletricidade: Outros pontos a ter em atenção
Na hora de fazer o contrato existem ofertas específicas que podem ajudar a baixar o valor da fatura. Em primeiro lugar, a forma de pagamento. Algumas energéticas oferecem uma percentagem de desconto sobre o valor total da fatura se o pagamento for feito por débito direto. É dada a mesma oferta se o cliente optar por uma fatura bi-mestral ou invés de uma mensal. A fatura bi-mestral pede que o pagamento seja feito a cada dois meses ao invés de todos os meses como é habitual. Por outro lado, pode ainda encontrar propostas com outros tipos de descontos, designadamente se contratar mais serviços para além do fornecimento de eletricidade.

Dados para celebrar contrato de eletricidade
Após escolher a companhia e a tarifa mais indicada para si, chega o momento de fazer o contrato. Para tal, vai necessitar de alguma documentação.

Em primeiro lugar, precisa de ter o seu cartão de cidadão ou documento de residência e do seu número de contribuinte. De seguida, necessita do contrato de arrendamento ou da escritura da sua casa, que deve estar no seu nome. Deve saber qual a potência contratada da sua casa e, tal como já vimos anteriormente, a mesma pode ser alterada. É necessário ainda o código CPE, sendo que esta informação se encontra numa fatura anterior de eletricidade.

Por último é importante que tenha em atenção se vai precisar de instalar o serviço, caso o antigo morador tenha cessado o seu contrato. Isto porque, assim, implica desligar o fornecimento. No caso de se tratar de um espaço recém-construído, pode ainda acontecer não existir ainda qualquer tipo de instalação.
Tópicos
Certificação Energética Eficiencia Energetica
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel