App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Educação

Erasmus: Importância em apostar nas Soft Skills

20 JUNHO 2022
Tópicos
Dicas Curiosidades
Abranger soft skills no currículo consiste numa estratégia bastante inteligente, no sentido de valorizar uma candidatura e “comprovar” como uma pessoa se pode enquadrar, ou não, numa equipa.
Erasmus: Importância em apostar nas Soft Skills
Em cada 100 contratações, 13 falham ou as pessoas abandonam a empresa durante o período de experiência, e uma em cada três pessoas abandona a empresa no primeiro ano. 

A taxa de abandono é elevada devido a muitas razões, mas um dos principais componentes reside na necessidade de estreitar a distância entre as exigências de uma certa função e as competências (técnicas e comportamentais) para atingir o sucesso agora e no futuro.

Nos processos de recrutamento e seleção a preocupação de identificar nos candidatos, competências como capacidade criativa de resolução de problemas, trabalho colaborativo, inteligência emocional, capacidade de organização, capacidade de análise global, proatividade, integridade e compromisso está-se a acentuar a par com a evolução dos tempos.

Estas competências são denominadas soft skills.

Competências interpessoais, intrínsecas e individuais de cada um, sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas, além das competências técnicas que aprendemos nas escolas e universidades e podem fazer a diferença entre ser contratado, ou não.

Abranger soft skills no currículo consiste numa estratégia bastante inteligente, no sentido de valorizar uma candidatura e “comprovar” como uma pessoa se pode enquadrar, ou não, numa equipa.

Está a chegar uma mudança profunda na forma como os candidatos são avaliados. É preciso encontrar um equilíbrio entre as competências técnicas atuais e uma personalidade aberta e adaptável que se enquadre na estratégia e na cultura de uma empresa. 

Para avaliar estas competências, a formação académica, a localização e a experiência não fornecem uma base sólida.

A importância das “soft skills” tenderá a ampliar com a subida da automatização e a disseminação da inteligência artificial no local de trabalho. Dentro de poucos anos, a flexibilidade será considerada uma regra base e a capacidade de multitasking já não será necessária, pois os computadores irão desenvolver muitas tarefas por nós.

Neste sentido, saiba algumas das Soft skills mais valorizadas:
1. Pensamento crítico
2. Criatividade
3. Coordenação
4. Inteligência emocional
5. Gestão de pessoas
6. Resolução de problemas complexos
7. Capacidade de comunicação

Muitas destas soft skills podem ser apresentadas a um recrutador profissional ou académico, com o desenvolvimento de diversas atividades extracurriculares, como sejam, aprendizagem de línguas, voluntariado, desportos, participação em atividades associativas de várias naturezas, intercâmbios, cursos de verão, e muitas outras.

De forma que, não só é bastante relevante apostar nelas para distinguir de outros potenciais candidatos, como também estas acrescentam um valor inestimável à forma como se desenvolve as capacidades e ferramentas necessárias para se enfrentar, com um sorriso, todos os desafios que surgem durante a carreira académica e profissional.

Tópicos
Dicas Curiosidades
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel