App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Educação

Estudar no estrangeiro: Destinos

18 MARÇO 2022
Tópicos
Dicas Erasmus
Antes de se enviar a candidatura para uma universidade no estrangeiro e embora, possivelmente, já se tenha um destino em mente, convém efetuar uma pesquisa referente a outras possibilidades.
Estudar no estrangeiro: Destinos
Ao se tratar de estudar no estrangeiro, existem diversas possibilidades a ponderar. Às vezes, optar pelo país que desperta e vai de encontro aos interesses pode tornar-se muito confuso devido, principalmente, a fatores como o custo de vida, requisitos de candidatura, oportunidades de emprego após a conclusão do curso, proximidade, etc.

Segundo o StudyAbroad, tradicionalmente, ao longo dos últimos anos, os estudantes optam por destinos como os EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá. Contudo, tem-se validade nos últimos 2, 3 anos uma mudança nas tendências e novos rumos começam a surgir como opção de estudo no estrangeiro, os chamados New Age Destinations.

Países como Alemanha, Singapura, Irlanda, Coreia do Sul, Suécia, Nova Zelândia, Dinamarca, Suíça, entre outros, destacam-se como destinos emergentes neste domínio.

Neste sentido, não quer dizer que os EUA, Reino Unido ou restantes destinos tradicionais estejam a perder qualidades em relação aos seus padrões académicos e/ou às perspetivas de carreira que por norma lhes acrescentam valor. 

Simplesmente, estes destinos da new age, oferecem programas de estudo muito mais flexíveis e também com custos mais razoáveis, sendo que as oportunidades de carreira também são excelentes!

As principais razões para o emergir destes novos destinos são:
  • As novas gerações, são mais recetivas às diferenças culturais e apresentam uma maior predisposição para explorar novas oportunidades e novos destinos;
  • Países como o Reino Unido, Austrália, Canadá e os EUA têm vindo a aplicar regras cada vez mais rígidas para a obtenção de visto;
  • Com vista a atrair mais estudantes internacionais, estes destinos emergentes têm optado por oferecer cursos lecionados totalmente em Inglês;
  • O aumento dos custos com educação nos países tradicionais, também é um fator que tem contribuído para a procura de outras alternativas;
  • Nestes últimos anos, alguns destes países têm vindo a desenvolver cursos especializados em áreas específicas, possibilitando associar uma área de estudo a um destino em particular. Um bom exemplo é o caso da Suíça, onde os cursos de Gestão Hoteleira são automaticamente associados a este destino quando falamos em estudar no estrangeiro nessa área.

Holanda
O sistema de educação holandês é conhecido pela sua alta qualidade, aprendizagem assente na prática e na inovação. 

Destaca-se por ser um país extremamente multicultural, vibrante, de mente aberta e amigável onde o inglês é amplamente falado.

A Holanda foi pioneira nas áreas de inovação, criatividade, empreendedorismo e de negócios internacionais. Os cursos mais populares são: Engenharia, Arquitetura, Física, Ciências Biomédicas, Gestão, Economia, entre outros.

Suécia
País do Prémio Nobel, a Suécia é absolutamente exemplar em termos de pesquisa e de inovação. 

Destaca-se pela sua popularidade entre os estudantes e também é um dos países mais bonitos do mundo. Na Suécia, os alunos são incentivados a pensar de forma independente, construtiva e racional, e são estimulados a expor os seus próprios pensamentos. 

O sistema educacional é pouco hierárquico e informal. Os alunos desfrutam de um relacionamento aberto com os membros do corpo docente através de uma aprendizagem interativa. 

Os cursos mais populares são: Engenharia, Ciências Renováveis e Ambientais, Antropologia Social, Física e Química, Ciências Farmacêuticas, Economia e Finanças, etc.

Polónia
A Polónia tem observado o seu número estudantes internacionais aumentar nos últimos anos. Lá é possível encontrar algumas das universidades mais antigas e prestigiadas da Europa e atrai muitos estudantes dos EUA e do Reino Unido.

A Polónia disponibiliza uma ampla variedade de cursos que os estudantes internacionais podem realizar com propinas muito baixas. 

Além disso, o custo de vida também é extremamente barato em comparação com outras cidades europeias. A Polónia é um membro ativo do processo de Bolonha e dos Sistemas Europeus de Transferência de Créditos (ECTS).  

Os cursos mais populares são: Tecnologias de Informação, Gestão, Engenharia, Ciências Biológicas e Químicas, Artes e Média, entre outros.

Emirados Árabes Unidos
Mais de 120 nacionalidades vivem nos Emirados Árabes Unidos, tornando o país um verdadeiro caldeirão cosmopolita, do qual a cidade de Abu Dhabi é a capital. 

Não é por acaso que Abu Dhabi e Dubai têm sido classificado como as duas melhores cidades para se viver no Médio Oriente. 

Centenas de quilómetros de praias cristalinas, dezenas de ilhas e sol durante o ano todo, são algumas das razões para o aumento do interesse dos estudantes internacionais por este país.
 
Os cursos mais populares são: Gestão Internacional, Engenharia – Petróleo, Gás e Óleo, Engenharia Mecânica e Civil, Gestão de Marketing, entre outros.

Suíça
A Suíça é uma potência ao nível do ensino superior com um número considerável de estudantes internacionais que representam cerca de 40% comunidade estudantil universitária no país. 

Muitas escolas suíças também estão representadas no ranking das 200 melhores do mundo. É um dos países mais ricos e produtivos do mundo e assente numa economia muito forte. 

Os cursos mais populares são: Gestão Internacional, Artes Culinárias, Gestão Hoteleira, Turismo, Finanças, entre outros.

Tópicos
Dicas Erasmus
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel