App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Educação

Estudar no estrangeiro: Dicas para a tomada de decisão

18 MARÇO 2022
Tópicos
Dicas Destaque Notícia Homepage Erasmus Curiosidades
É essencial tomar uma decisão informada e consciente sobre o futuro académico, seja ele ingressar numa universidade em Portugal, tirar um curso de línguas ou prosseguir os estudos numa universidade noutro país.
Estudar no estrangeiro: Dicas para a tomada de decisão
Os últimos tempos não têm sido totalmente fáceis, especialmente para os estudantes que terminam o ensino secundário e que se deparam com um dos momentos mais fundamentais das suas vidas.

Segundo o StudyAbroad, o contexto que atualmente vivemos tem colocados entraves naquela que é, já de si, uma decisão bastante complexa. Trata-se de uma mudança gigante na vida, numa fase ainda muito jovem. 

Neste sentido, é essencial apresentar algumas das razões para a tomada desta decisão:

#1. Currículo competitivo não só em Portugal, como também a nível global, subindo as hipóteses de se conseguir um emprego, o que possibilitará decidir para onde se pretende ir, em vez de se limitar a ir para onde apenas é possível.

#2. Além de se melhora as competências da língua inglesa, é possível tirar vantagens do contacto que se irá ter com pessoas de outros países e até aprender novos idiomas.

#3. Será possível conhecer pessoas de diversos cantos do mundo, o que possibilita ter um vislumbre da diversidade cultural que existe e, até, quem sabe, descobrir novos alimentos, característicos de cada cultura que poderão ser autênticas experiências gastronómicas.

#4. Será possível ainda experimentar uma forma completamente nova de aprender, com várias técnicas e metodologias, o que irá fazer expandir a mente, tornando-a mais ativa e sensível a novos estímulos.

#5. Conquista-se independência, autonomia e autossuficiente. Aprenderá mais sobre si próprio, uma vez que se irá enfrentar contextos que irão testar os limites, forças e fraquezas.

#6. O contacto com outras culturas, além de dar uma noção de diversidade, também irá permitir desenvolver sensibilidade cultural para se poder falar de qualquer assunto, a qualquer nível, com conhecimento de causa do porquê das diferenças.

#7. Irá se analisar a própria cultura através de novas perspetiva, considerando opiniões de pessoas de outros países, possibilitando o desenvolvimento de uma opinião sobre assuntos que se considera serem verdades absolutas.

#8. A transição de adolescente para adulto será muito mais rápida, visto que se terá de assumir responsabilidades.

#9. Cada dia haverá novas oportunidades de ganhar experiência de vida, dando espaço para aprofundar ou descobrir o espírito espontâneo e aventureiro.

#10. Aprender-se-á a apreciar mais as pequenas coisas da vida, permitindo o desenvolvimento de uma mentalidade global com tolerância à diferença – Open-mind.

#11. Ao nível financeiro, existem muitos descontos vantajosos para estudantes internacionais. Basta apenas procurar nos sítios certos, como, por exemplo, nas associações que dão apoio a alunos estrangeiros nas universidades ou nos gabinetes de Erasmus, entre outros;

#12. Existem muitas opções de financiamento disponíveis, bolsas de estudo, propinas gratuitas, entre outras possibilidades, dependendo do país e da instituição para a qual se pretende candidatar.

#13. O todo desta experiência será inesquecível e enriquecedor pelo que, essas aprendizagens e conhecimentos farão parte da própria essência para o resto da vida.

#14. Será possível aprender a apreciar ainda mais o país e cultura de origem, mas sobretudo, a própria casa e a família.

#15. Dependendo do país, será possível conseguir encontrar universidades com propinas mais baixas do que a das universidades portuguesas, sendo o custo médio de vida mais barato em termos de custo-benefício, especialmente para estudantes portugueses que se tem de deslocar das suas terras para estudar nas grandes cidades

#16. É possível utilizar o tempo livre para explorar o país onde se estuda. Talvez viajar para outras cidades de comboio, autocarro, avião, especialmente se se estiver a estudar num país no centro da Europa, onde a deslocação entre países é bastante comum e facilitada.

#17. Todas as razões referidas, com certeza, aumentar a confiança nas competências e capacidades, no conhecimento e sobretudo em si mesmo.

Tópicos
Dicas Destaque Notícia Homepage Erasmus Curiosidades
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel