Ler as etiquetas dos equipamentos que adquire para a sua casa é mais importante do que imagina, pois consegue recolher toda a informação necessária.
Etiquetas energéticas como ler?
Ao aprender a ler as etiquetas vai conseguir entender qual é o desempenho energético de determinado equipamento.
#1 Produtos obrigados a possuir etiqueta
Segundo a Diretiva Europeia todos os produtos associados à vertente energética que tenham impacto direto ou indireto no consumo de energia devem possuir etiqueta. Produtos que consomem energia como televisões, ou produtos com elevada inserção de mercado, ou até mesmo com potencial elevado de diminuição do consumo de energia e impacto ambiental, são exemplos.
Geralmente as etiquetas estão coladas diretamente nos produtos.
#2 Ler etiquetas e escalas
Normalmente, os produtos apresentam 7 classes de eficiência que vão de A a G, mas existe também situações de níveis mais reduzidos que são E e G, sendo que estes são gradualmente descontinuados. Contudo, atualmente há empresas que tentam introduzir uma nova classificação de A +, A ++ e A +++.
Estas classes irão ajudá-lo a entender qual a eficiência de determinado artigo, avaliando o consumo de energia durante a sua utilização.
Categorias das etiquetas:
- Identificação do fabricante ou marca e identificação do modelo;
- Classe de eficiência energética;
- Escala de eficiência, são as setas coloridas que ajudam a distinguir os produtos consoante a sua eficiência;
- Consumo anual de energia;
- Pictogramas.
Relativamente à escala de eficiência a mesma deve ler-se consoante as cores, a verde está perante um equipamento com mais eficiência, a partir da cor mais amarelada a eficiência do eletrodoméstico vai reduzindo gradualmente.
Alguns equipamentos apresentam situações além da escala de eficiência, por exemplo equipamentos de refrigeração ou aquecimento, contêm um pictograma que indica a funcionalidade de aquecimento ou a fonte de energia.
Máquinas de lavar a loiça não têm etiqueta energética porque a sua obrigatoriedade é apenas uma classe de lavagem mínima de A, já a máquina de secar a roupa possui 3 etiquetas que vão ao encontro à sua tipologia. Estes são alguns exemplos que poderá ter em conta na compra do seu equipamento.
É importante que saiba ler as etiquetas de eficiência energética, mas caso apresente alguma dificuldade em fazê-lo procure um colaborador da loja em questão e peça ajuda, assim irá fazer uma compra consciente.