Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Com serviços em diversas áreas, a Pereirapisco.Creativity é uma empresa familiar com uma diversidade de serviços ligados não só ao ramo imobiliário, como a outras vertentes, nomeadamente de arquitetura, engenharia, construção, audiovisuais, design gráfico e publicidade. Assim, para se destacarem num mercado altamente competitivo, mostrando as suas valências e atributos, a Pereirapisco.Creativity investiu nos serviços do CRM eGO Real Estate , e Paulo Pisco , CEO e fundador da Pereirapisco.Creativity explicou ao SUPERCASA Notícias como é beneficiar desta parceria. “Há uma grande capacidade de integração. Utilizando bem o eGO, poupa muito tempo” Sobre a Pereirapisco.Creativity , Paulo Pisco reforça a abordagem diferenciadora que sempre pautou a sua visão e, ao ouvir falar do eGO Real Estate, acreditou de imediato no potencial da parceria: “hoje em dia, não se compra uma cadeira, compra-se um serviço associado à cadeira, e a nossa perspetiva foi sempre essa. E o imobiliário dificilmente poderá ser só imobiliário. O imobiliário é um sistema que vai desde a empatia que nós temos com as pessoas que estão a vender as suas casas [até às que compram]. É todo um processo que às vezes supera a própria consciência das pessoas” , e foi aí que entrou a plataforma de gestão eGO Real Estate, para ajudar a simplificar a dinamizar esse contacto e proximidade. O primeiro contacto da Pereirapisco.Creativity com o eGO foi num workshop dedicado ao imobiliário, onde puderam reconhecer as inúmeras vantagens da adesão. O Workshop em que participou teve impacto na decisão que tomou em aderir ao eGO? O Workshop teve bastante impacto porque nós já tínhamos ouvido falar do eGO e dos vossos portais – SUPERCASA e CASASAPO . Aquilo que nos despertou foi percebermos que, nessa altura, havia uma integração que podia tornar a nossa atividade mais eficiente. E havia também, da nossa parte, já a perceção que é o facto de o CRM estar integrado com o site – o site premium a que aderimos . “Hoje em dia, não se compra uma cadeira, compra-se um serviço associado à cadeira, e a nossa perspetiva foi sempre essa” O que o levou a investir num site premium eGO Real Estate? Por uma questão de sofisticação e beleza , foi um site que nos pareceu muito interessante e, com estas funcionalidades todas integradas, era muito importante para o tipo de atividade, e para o nosso posicionamento no mercado – e até para a nossa vida pessoal e profissional, porque nós, enquanto família, prezamos o nosso tempo e, portanto, quanto mais eficiente tornarmos a empresa e o seu funcionamento, mais fácil será fazer o negócio sem abdicarmos de algo tão importante que é o nosso bem-estar, a nossa qualidade de vida. Tínhamos mudado o nosso site há menos de um ano mas não tinha esta integração com o resto da atividade, nem a qualidade que o vosso site premium tem, e portanto, nestes últimos tempos, fizemos um esforço muito grande no sentido de tornar o site e a ferramenta eGO operacional o mais depressa possível. Foi uma aposta forte. Como foi a fase de acompanhamento inicial? Isto foi um processo customizado . Nós tivemos que adaptar todo o eGO e todo o site à nossa realidade, e queria destacar a capacidade e a satisfação que sentimos. Há uma abertura e capacidade para entendimentos e levar objetivos a bom porto, e a nós deixa-nos muito satisfeitos. Portanto, o lado de acompanhamento e o lado de nos olharem como únicos, ajudou bastante. Foi logo isso que nos fez também escolher. Houve essa perspetiva que depois se tem vindo a tornar uma realidade. “(…) fizemos um esforço muito grande no sentido de tornar o site e a ferramenta eGO operacional o mais depressa possível. Foi uma aposta forte” Quais são, na sua opinião, as grandes vantagens do eGO? Há uma grande capacidade de integração . Utilizando bem a ferramenta, poupa muito tempo, porque normalmente há um conjunto de atividades que nós produzimos de forma separada que, aqui, nos permite ser de forma totalmente integrada. E destaco também a questão da assistência às nossas dificuldades, que é rápida. Sobre o seu site, o que destaca de diferenciador nele? Nós sempre apostámos num site desde o princípio da criação desta empresa, por isso o site foi sempre uma aposta forte. Hoje em dia isso é muito importante, pois é a nossa cara, digamos assim, é a nossa montra. É mais importante do que a loja física. Mas destaco a beleza e a funcionalidade. É belo e funcional. “(…) destaco também a questão da assistência às nossas dificuldades, que é rápida” Tem, então, um feedback positivo sobre o eGO Real Estate? Muito positivo. Muito positivo porque nós estávamos agora numa fase em que está a ser importante fazer um conjunto de upgrades e, nesse sentido, estas ferramentas – que não é uma, são várias –, vieram na altura certa para nós conseguirmos fazer esse upgrade. E como nós percebemos que vocês também estão sempre em crescimento, acho que vamos crescer juntos. Veja o vídeo da entrevista captada e, caso tenha ficado interessado em obter mais informações acerca do eGO, clique aqui . .embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Fonte: Freepik Autor: Redação Em termos linguísticos, e para melhor entender numa fase inicial o que são ativos tangíveis e intangíveis , começamos por explicar-lhe que estes são termos que se referem a elementos de alcance físico. Ativos tangíveis são, por exemplo, uma cadeira, uma casa ou uma chave, enquanto ativos intangíveis são coisas com existência incorpórea, como planos de negócios ou estratégias de marca que, embora possam ser documentados, não existem no plano tangível. Entender estes conceitos pode ajudá-lo a compreender as várias componentes do seu negócio, com um conjunto de processos que se materializam e desmaterializam em diferentes dinâmicas da sua estratégia de comunicação e marca. Assim que é criada, uma marca pode ser tangível ou intangível, dependendo do percurso que é feito para fazer aumentar a sua notoriedade e reconhecimento no mercado, e que passa por uma boa gestão e plano estratégico. Uma marca intangível é o objetivo a que se pretende chegar caso deseje que a sua marca seja facilmente reconhecida pelo público, de forma simples e eficaz, e pode ser uma meta vantajosa para as empresas com franchisings que queiram crescer no mercado. Tangível vs. Intangível: as principais características Se tem dúvidas sobre o que significam estes conceitos, passamos então a explicar-lhe, de uma forma esquemática, para o ajudar a compreender como os pode tornar em objetivos para a sua própria marca e negócio, e de que forma se materializam. Uma marca tangível será • Uma marca com elementos físicos que representam a empresa, como o logótipo, o nome e os serviços prestados . • Tem a si intrínsecos aspetos visíveis e palpáveis da marca, que criam uma primeira impressão nos clientes e influenciam diretamente as suas decisões de compra. Uma marca intangível é • Uma marca representada por valores, com reputação, experiência e notoriedade sobre aquilo que oferece aos seus clientes. • É composta de elementos intangíveis (não palpáveis) que diferenciam a empresa da concorrência e criam laços emocionais com o seu público. No mercado imobiliário, a reputação da empresa e a qualidade do atendimento são dois dos fatores mais cruciais para um cliente escolher os seus serviços , e representam marcas intangíveis a sua essência, pois terão a si associados sentimentos de confiança, fidelidade, reconhecimento e força. Por outro lado, as marcas tangíveis dizem respeito àquilo que apresentam ao cliente , como a carteira de imóveis, a qualidade da imagem, a localização das suas lojas e a perceção que as pessoas têm acerca da empresa. Como construir uma marca forte no imobiliário? Para verdadeiramente conseguir alcançar sucesso no mercado imobiliário, deve combinar a estratégia de marca tangível e intangível na sua empresa, concebendo uma imagem forte, reputação impecável e uma carteira de imóveis de alta qualidade. Um dos maiores erros cometidos na construção de uma marca intangível passa pela deficiência do acompanhamento que é dado aos clientes, criando dificuldade em fidelizá-los e em alcançar um crescimento sustentável e forte que lhe permita ser reconhecido no mercado . Mas também, uma marca intangível forte, com imóveis de baixa qualidade na sua carteira, e mau atendimento aos clientes, certamente também terá bastante dificuldade em afirmar-se como uma marca forte e conquistadora de grande notoriedade, pois a verdadeira estratégia para conseguir intangibilidade reside na junção dos dois tipos de marcas. Ou seja, investir em qualidade em todos os níveis e vertentes do seu negócio. E por onde começar? Logotipo e imagem visual da sua marca Invista numa imagem visual forte para a sua marca, com um logótipo facilmente reconhecido e que qualquer pessoa possa associar aos seus serviços . Para obter este tipo de reconhecimento, tem de investir fortemente nos canais onde divulgará a sua marca , espalhando-a no subconsciente do seu público. O CRM Imobiliário eGO Real Estate pode ajudá-lo com esta parte da estratégia , tendo à disposição serviços que criam logótipos para a sua empresa e folhetos personalizados , por designers especializados, que poderá utilizar nas suas comunicações e difundir por vários canais. Saiba mais sobre este serviço aqui . Acompanhamento personalizado Faça questão de proporcionar aos seus clientes o melhor acompanhamento possível , fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para os satisfazer e atender às suas necessidades. Este cuidado e detalhe vai mantê-los felizes com os seus serviços, levar a que recomendem a sua empresa e ajudar à sua fidelização. Para tudo isto, deve manter um registo organizado do acompanhamento e das interações que vai tendo com eles, podendo ter, no CRM eGO Real Estate, fichas com os contactos onde regista o acompanhamento que é feito, pedidos de visita, oportunidades, leads que recebe , e ainda, para os proprietários com quem mantém negócios, um portal exclusivo que pode partilhar com eles para lhes dar acesso a informações sobre o imóvel que têm à venda. Clique aqui para descobrir como. Comunique de forma clara e assertiva Nesta vertente, deve estabelecer os valores da marca, o seu tom de voz, a forma como são comunicados produtos ou serviços, e o tipo de discurso que vai utilizar para cada um dos canais que tem à sua disposição . Para tudo isto, deverá criar um plano de marketing que envolva não só a estratégia da marca mas também a estratégia de comunicação. Uma comunicação bem sucedida vai ser aquela que, além de divulgar produtos e serviços e os apresente de forma clara e assertiva, espelhe também a personalidade da marca e os seus valores, com uma imagem coerente e que se distinga facilmente aos olhos dos recetores. Mais uma vez, através do eGO, vai conseguir criar este tipo de campanhas de comunicação, podendo criar newsletters onde defende e acimenta o seu tom de comunicação , focando-se em temas de interesse relacionados com a sua área de atuação, ou landing pages exclusivas para um serviço premium ou apresentação de produtos exclusivos, com formulários que pode criar para obter informações sobre dúvidas ou pedido do seu público . Através de todas estas estratégicas , ficará mais próximo do seu público e conseguirá chegar ao objetivo intangível, podendo consolidar a sua marca como uma referência do mercado. Invista numa construção sólida da sua marca tangível e intangível, dando-se a conhecer ao mercado e pavimentando o caminho para um crescimento contínuo e sustentável.
Fonte: Freepik Autor: Redação Mais de oito mil contratos conseguiram obter a aprovação da fixação do empréstimo habitação, um total que corresponde a cerca de 33% do total dos pedidos realizados pelas famílias aos bancos, ao abrigo da medida do Governo que previa um alívio de 30% na prestação da casa. Estes são dados do Relatório de Supervisão Comportamental , publicado esta quarta-feira, 17 de abril, pelo Banco de Portugal (BdP). De acordo com a informação partilhada pelo banco, foram decididos 25.879 pedidos de fixação temporária do crédito habitação pelas instituições financeiras entre os meses de novembro e fevereiro, tendo sido aprovados 8.636 pedidos. Em sentido inverso, foram rejeitados 17.243 pedidos, correspondentes a 66% do total , ainda que a maior parte destes tenha sido por decisão do cliente aquando do pedido, decidindo depois não aderir à medida, um total que corresponde a 15.555. Quanto ao número de pedidos rejeitados, foram mais de 1.000, devido a contratos em processo de PARI - Plano de ação para o risco de incumprimento ou porque já se encontravam em situação de incumprimento, números que ficam aquém das previsões do Governo, que antecipava que mais de um milhão de pessoas pudesse beneficiar da medida. Desta forma, apenas 0,8% dos contratos elegíveis tiveram a fixação da prestação implementada , correspondente a 1,6% do respetivo montante vivo, obtendo uma redução imediata de cerca de 76 euros, com os valores não pagos a serem diferidos para o período posterior à fixação. Acompanhe temas semelhantes: Crédito habitação jovem: tudo o que tens de saber , BdP revela que crédito malparado está em mínimos
Fonte: Freepik Autor: Redação O Instituto Nacional de Estatística revelou esta terça-feira, 16 de abril, um aumento da carga fiscal, em termos nominais. Trata-se de um crescimento de 8,8%, que fixou o valor nos 95 mil milhões de euros. Contudo, houve uma queda do rácio de 36% para 35,8% do PIB, sendo que a economia portuguesa cresceu mais do que a carga fiscal. Na nota do INE lê-se que a receita com impostos diretos aumentou 10,7%, refletindo sobretudo a evolução da receita do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS), que cresceu 9,4% , e acrescentam: quanto à receita do imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC), esta cresceu 13,9%, continuando a beneficiar do comportamento da economia portuguesa em 2023 . Neste seguimento, houve um aumento dos impostos diretos com crescimento de 5,5%, com maior expressividade do IVA e do ISP, com a agravante da elevada inflação . Por outro lado, as contribuições sociais efetivas tiveram um crescimento de 11,7%, refletindo, nomeadamente, o crescimento do emprego remunerado, as atualizações salariais e a subida do salário mínimo. O instituto acrescenta ainda que as receitas fiscais das Administrações Públicas fixaram-se em 95 mil milhões de euros, aumentando cerca de 7,7 mil milhões de euros relativamente a 2022 , uma evolução que beneficiou do crescimento de 2,3%, em volume, do PIB e do contexto de elevada inflação. Apesar dos indicadores, o crescimento nominal da receita fiscal e contributiva, que se fixa nos 8,8%, foi menor do que o PIB (9,6%), enquanto o rácio diminuiu de 36% para 35,8%, com o PIB a crescer mais rápido do que a economia pela primeira vez desde 2019, o que coloca Portugal como o país onde a carga fiscal é mais baixa do que a da União Europeia, que se fixou nos 40,0%. Descubra também: Portugal é o país mais impactado pela política monetária do BCE , Insolvências aumentaram 19,5% no 1.º trimestre do ano
Fonte: Freepik Autor: Redação Os dados do Global Tech Talent Trends 2024 divulgado pela Landing.Jobs indicam um decréscimo de 22,6% para 16% do número de portugueses do setor IT a trabalhar de forma remota para empresas fora do país, no período de um ano, algo que tem impactado os ganhos salariais entre empresas nacionais face a empresas estrangeiras. De acordo com a análise, a diferença entre salários caiu de 60,1% para 50,8% , e nota-se também uma disparidade entre homens e mulheres, sendo que estas ganham, em média, menos 36% em cargos de gestão. Trata-se de uma diferença de cerca de 60,9% . A diminuição destes valores pode estar relacionada com a tendência que se está a inverter e que diz respeito à contratação de profissionais de IT por empresas estrangeiras que, habitualmente, pagam salários muito mais altos do que as empresas locais. Contudo, é previsto para este ano uma ligeira subida dos salários, a rondar os 0,4%, ainda que longe dos mais de 30% verificados em 2022. O abrandamento da evolução salarial também poderá estar ligado ao congelamento de contratações no grosso do mercado entre o ano passado e o início de 2024 , causado pelas pressões económicas e a inflação, levando empresas a adiar investimentos. Leia também: Coimbra quer atrair mais investimento tecnológico
Fonte: Freepik Autor: Redação Chegaram ao Banco de Portugal (BdP) mais de 20 mil reclamações no ano passado , num período pautado por elevadas taxas de juro e inflação. Mais famílias apresentaram queixas junto dos bancos, sobretudo motivadas por créditos habitação. De acordo com o supervisor, foram recebidas quase cinco mil reclamações neste âmbito , a maioria relacionada com o exercício do direito ao reembolso antecipado da prestação, bem como sobre as medidas de mitigação do impacto das taxas de juro, introduzidas pelo Governo no Decreto-Lei n.º80-A/2022. Contudo, não foram apresentadas apenas reclamações sobre créditos habitação, com o BdP a receber um total de 26.976 reclamações de diversos âmbitos, que contribuíram para um aumento histórico dos clientes bancários a apresentar reclamações e num aumento de 24% face a 2022. O BdP diz que este aumento das reclamações junto da banca portuguesa foi impulsionado, sobretudo, por razões de natureza estrutural, onde se inclui, nomeadamente, o crescimento das reclamações sobre a qualidade da informação reportada à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) e os riscos de fraude associados à progressiva digitalização dos produtos e serviços bancários de retalho , indicam. Houve também alguns fatores de natureza conjuntural a contribuir para o aumento exponencial das reclamações, nomeadamente os que se prendem com a implementação das medidas temporárias adotadas para mitigar o impacto do aumento das taxas de juro nos mutuários de crédito à habitação, embora o seu contributo seja menor. Há ainda registo de terem sido encerradas 24.707 reclamações no ano passado, com 883 irregularidades identificadas, um número que corresponde a 3,6% das queixas encerradas. Do total das queixas, +23,3% correspondeu a matérias de crédito aos consumidores, com um total de 7.269 queixas, e 7,6% foram relacionadas com depósitos bancários, num total de 6.998 queixas. Acompanhe no SUPERCASA Notícias toda a atualidade. Leia também Economia portuguesa cresceu mais que carga fiscal em 2023 ou FMI aconselha a que bancos não cortem taxas de juro no imediato
Fonte: Freepik Autor: Redação A taxa turística em Lisboa vai aumentar, depois da aprovação da Câmara de Lisboa, esta quarta-feira, que viabiliza a proposta do PSD/CDS-PP do aumento de 2€ para 4€ do valor cobrado por noite . De fora ficam parques de campismo, por aprovação de uma alteração do PS, e será ainda atualizada a taxa turística de chegada por via marítima, de 1€ para 2€. Depois da aprovação, a proposta fica sujeita a um período de consulta pública de 30 dias para serem recolhidos contributos antes da sua entrada em vigor, que deverá ser ainda este ano. Acerca da taxa turística de chegada por via marítima, serão ainda avaliados os impactos da pressão turística face aos encargos e espaço público disponível na cidade , tendo ficado decidida a respetiva avaliação, após um ano da sua aplicação, através da introdução, se viável , de critérios diferenciados de sustentabilidade ambiental dos cruzeiros. Para Carlos Moedas , esta revisão trata-se de uma medida justa para a cidade e para os lisboetas , indicando que a atualização vai permitir aumentar a qualidade do turismo e reforçar investimentos em diversas áreas: esta opção de aumento da taxa turística resulta da conclusão que hoje o turismo em Lisboa precisa de contribuir mais e melhor para a qualidade de vida da nossa cidade. E assim também elevar a qualidade do turista que nos procura, ressalvou. Sobre Turismo, aconselhamos a leitura dos seguintes temas: Algarve prepara campanha para atrair turistas estrangeiros , Receitas do turismo: fevereiro regista aumento de 276,4M€ e Mais turistas escolhem Portugal como destino para férias de luxo
Fonte: Freepik Autor: Redação A Câmara Municipal de Coimbra fechou o ano de 2023 com uma perda de 16,4 milhões de euros , um resultado líquido negativo justificado pela constituição de provisões associadas a processos judiciais em curso. Assim, a capacidade de endividamento da autarquia cresceu , com um saldo de gerência fixado nos 16,7 milhões de euros , em função da reserva de valores que foram utilizados para potenciais indemnizações em processos judiciais a decorrer e que podem obrigar a autarquia a ter de os pagar. Estes são dados constantes dos documentos de prestação de contas do exercício do ano passado, aprovados na reunião desta segunda-feira, 15 de abril, do executivo, a qual contou com abstenção do CDU e do PS, com José Manuel Silva, presidente do município, a declarar que este défice está alinhado com uma tendência nacional relativamente à inflação e às revisões de preços. Perante este cenário, o vereador das Finanças da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca, afirma: os indicadores confirmam a estabilidade financeira do município, a baixa dependência de financiamentos externos, o património líquido como principal fonte de financiamento do ativo e a grande capacidade de solver dívidas quer a curto quer a médio e longo prazo , indica. As despesas de investimento do município resultam de uma poupança corrente de cerca de 16,3 milhões de euros , bem como uma taxa de execução da receita cobrada, de 92,1%, o que evidencia forte rigor na gestão e resulta da monitorização permanente da execução orçamental, observada ao longo do ano. Contudo, a capacidade de endividamento subiu de 23,4 para 24 milhões de euros, contudo, o vereador atesta a estabilidade financeira do municipio , a baixa dependência de financiamentos externos, o património líquido como principal fonte de financiamento do ativo e a grande capacidade de solver dívidas quer a curto prazo quer a médio prazo. Acompanhe também: Dívida pública nacional voltou a cair em fevereiro , Empresas portuguesas têm valores recorde de autonomia financeira e Investimentos estratégicos vão ter novo sistema de incentivos
Fonte: Pexels Autor: Redação De acordo com o mais recente relatório da Knight Frank sobre o mercado global de imobiliário, recebido em comunicado pela redação do SUPERCASA Notícias , o preço médio das casas continuou a subir no último quadrimestre de 2023 . O Global House Price Index agora divulgado pela imobiliária com sede em Londres e escritórios em cinco continentes, empresa parceira da portuguesa Quintela e Penalva, revela que os preços estão a subir a um ritmo mais acelerado desde o final de 2022. O relatório indica também um crescimento médio anual de 3,9% tendo em conta os principais mercados analisados. Dos 56 mercados monitorizados, apenas 18 viram os preços diminuir no quarto trimestre, uma redução face ao trimestre anterior, quando 21 mercados registavam a mesma tendência. O principal fator que tem impulsionado a subida de preços tem sido a escassez de produto em muitos mercados. É o caso dos EUA, onde o aumento das taxas hipotecárias tem desencorajado potenciais vendedores de imóveis, pois arriscam ter de pagar uma taxa de hipoteca significativamente mais elevada ao comprar a sua próxima casa. Além disso, esta escassez de imóveis disponíveis foi intensificada por um abrandamento na entrega de novas habitações em consequência das interrupções no fornecimento que afetaram o sector da construção em vários dos principais mercados estudados nos últimos quatro anos. Portugal encontra-se no 18º lugar no ranking dos países que mais crescem (5,3% a 12 meses; 1,2% a 6 meses) e com um ligeiro decréscimo no último trimestre (0,3%), e, segundo Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela e Penalva, “Portugal continua a ter uma boa performance e a atrair investidores de várias partes do mundo”. E acrescenta, na nota a que o SUPERCASA Notícias teve acesso: “os preços que mais crescem são, de facto, nas zonas nobres e mais centrais da cidade de Lisboa, no que toca ao mercado residencial, e a tendência deverá manter-se ao longo de 2024. A procura pelo nosso país continua sólida e Portugal é uma alternativa para muitos países que vivem momentos de incerteza” . Acompanhe mais temas como este em SUPERCASA Notícias
Fonte: Freepik Autor: Redação O Eurobarómetro mais recentemente divulgado, a exatamente cinquenta dias das eleições europeias, demonstra um decréscimo da qualidade de vida nos últimos cinco anos, com Portugal a ser um dos países da União Europeia (UE) em que esta tendência se verifica mais acentuada. O final da pandemia, o início da guerra na Ucrânia e os efeitos da inflação causaram impactos significativos na vida de todos os cidadãos europeus , que verificam uma quebra na qualidade de vida desde os últimos cinco anos, e Portugal é um dos nove países da UE em que esta tendência é mais acentuada, com a maioria dos inquiridos a admitir sentir dificuldades económicas, nomeadamente, através de dificuldade em pagar contas. No Eurobarómetro publicado esta quarta-feira, dia 17 de abril, foram ouvidos 26.411 cidadãos dos 27 Estados-Membros e 1.032 a nível nacional, sendo que, da amostra nacional, 56% admite sentir uma evolução negativa da qualidade de vida desde as últimas eleições europeias, que decorreram em 2019. A percentagem é superior à média europeia , que se fixa em 45%. Por outro lado, 49% dos portugueses indica não ter sentido as alterações, face aos 6% que afirmam que a sua qualidade de vida cresceu nos últimos cinco anos. Atrás de Portugal, está a Grécia, com 74%, a França, com 69%, Chipre, 63%, e Espanha, com 58%, com as médias a representar os impactos negativos das crises sentidas na Europa. 41% dos portugueses não tem esperança que qualidade de vida Sobre as perspetivas de melhoria para os próximos anos, as previsões não se revelam animadoras, sendo que, de acordo com o Eurobarómetro, 41% dos portugueses auscultados acha que a sua qualidade de vida continuará a piorar nos próximos cinco anos , enquanto 38% não prevê qualquer alteração aos seus níveis de vida. Apenas 13% dos portugueses acredita numa melhoria. O estado da economia portuguesa também é uma preocupação dos portugueses, sendo que, 33%, antecipa uma evolução negativa, 35% não acredita em qualquer alteração, face aos 23% que prevê melhorias na economia em Portugal nos próximos cinco anos. Relacionado: Aumento do bem-estar em Portugal tem impacto no consumo no PIB
Fonte: Freepik Autor: Redação Cascais foi de novo galardoado , desta vez nas áreas da publicidade e inovação, pela Muse Creative Awards 2024. Em causa, está plataforma Golf Passport by Cascais, distinguida na categoria de website de turismo e plataforma e-commerce. O projeto, lançado pelo Turismo de Cascais , contempla um Passaporte de Golfe do género com uma solução digital inovadora , sendo a primeira plataforma que permite fazer reservas de golfe de 3-5 voltas, em menos de um minuto, com apresentação da disponibilidades em tempo real e respetivos preços. Bernardo Corrêa de Barros, presidente do Turismo de Cascais, afirma que Cascais está na linha da frente da inovação digital direcionada a melhorar as vidas de turistas e residentes , explicando que agora os praticantes de golfe podem marcar com confiança, sabendo que esta é a forma mais rápida, simples e economicamente eficiente que existe em Portugal de jogar em diferentes campos . Único por ter tecnologia aplicável a qualquer conjunto de campos de golfe em qualquer parte do mundo, o Golf Passport promete abrir caminho para mais inovação e colaboração entre destinos, parceiros de viagem e locais de golf , ressalva Jo Maes, diretor comercial da Zest.golf e responsável pelo desenvolvimento do software utilizado na plataforma: esta é uma estreia mundial no setor das viagens de golfe e foi conseguida através da estreita colaboração entre nós, enquanto fornecedor de tecnologia, o concelho de turismo Visit Cascais e cada um dos clubes de golfe, para fornecer uma solução de reserva totalmente integrada e altamente funcional para os operadores turísticos e consumidores , conlui. Mais sobre Cascais que lhe pode interessar: Cascais vai avançar com mega-urbanização na Quinta dos Ingleses , Cascais é reconhecido como Green Destination
Fonte: Freepik Autor: Redação O Eurostat confirmou esta quarta-feira, 17 de abril, o abrandamento da taxa de inflação homóloga da Zona Euro em março, que se fixou nos 2,4% . Em fevereiro, esta taxa tinha sido de 2,6%, o que representa uma queda de 0,2 pontos percentuais. Na União Europeia (UE) o cenário também foi de queda, com a taxa de inflação homóloga a passar de 2,8% para 2,6%. De acordo com o gabinete oficial de estatísticas europeu, a inflação anual registou um decréscimo em 13 Estados-Membros da UE face a fevereiro, tendo apresentando estabilidade em quatro e subido em dez. Quanto a Portugal, a variação homóloga do índice harmonizado de preços no consumidor no mês de março fixou-se nos 2,6%, semelhante à média da UE , e acima da média dos países da Zona Euro. Face a fevereiro, trata-se também de um acréscimo. Por outro lado, as taxas mais baixas de inflação em março registaram-se na Lituânia, com 0,4%, na Finlândia, com 0,6%, e na Dinamarca, com 0,8%. Já a Roménia, a Croácia, a Estónia e a Áustria tiveram as maiores taxas de inflação, com 6,7%, 4,9% e 4,1% em ambos os países, respetivamente. Fique para ler: BdP revela que crédito malparado está em mínimos , Insolvências aumentaram 19,5% no 1.º trimestre do ano e Famílias na Zona Euro estão a poupar mais face a 2022
Fonte: Freepik Autor: Redação O crédito habitação jovem é um apoio de financiamento concedido por instituições financeiras para ajudar jovens com idades entre os 18 e os 35 anos a comprar uma casa . É um conceito muito simples de entender, pois trata-se de um crédito habitação semelhante ao tradicional com pequenas diferenças e condições especiais, que podem significar benefícios para os jovens que queiram dar o passo de comprar uma casa . Avançar com a compra de um imóvel atualmente pode significar encargos avultados que nem todas as carteiras conseguem aguentar , e por isso é que existe uma modalidade específica para os mais jovens. Como funciona o crédito habitação jovem? É importante que reter que, caso estejas a pensar avançar com um pedido de crédito habitação jovem, tenhas em conta que existem critérios que deves preencher para seres considero elegível à concessão deste empréstimo, nomeadamente os seguintes. Entrada inicial Para começar, antes de avançares com um pedido junto do banco, deves avaliar o teu capital disponível, pois quanto mais alto for o valor que estiveres disposto a dar para a entrada da casa, maior é a probabilidade de te ser atribuído um financiamento. Para conseguires uma aprovação, deves ter até 10% do total do valor de venda do imóvel, contudo, é aconselhável que, caso consigas e tenhas esse valor, pagues mais para aumentar a segurança do crédito. Taxa de esforço A tua taxa de esforço não pode ser alta. Isto significa que o teu crédito habitação não poderá ultrapassar mais de 40% dos rendimentos que auferes todos os meses, mantendo um equilíbrio das tuas contas e orçamento mensal. Este é um cálculo que o banco fará por ti, avaliando a tua capacidade financeira para conseguires assegurar o pagamento das prestações do crédito. Trabalho seguro Este fator tem influência na tua estabilidade financeira, pois com um trabalho seguro e uma situação profissional estável e regularizada, terás mais hipóteses de ver o teu pedido de crédito ser aprovado. Se estiveres efetivo é um ponto a favor, conseguindo obter mais confiança por parte da instituição financeira. Condições financeiras Além de um trabalho estável, deves reunir condições financeiras estáveis, demonstrando que não tens muitos encargos à tua responsabilidade, ou que os que tens são compatíveis com o teu pedido de financiamento. Fiador Um fiador vai intervir em teu nome, assumindo o pagamento das prestações, caso não cumpras essa obrigação, e alguns bancos existem esta figura de forma a garantirem que a dívida será paga. Taxa mista, variável ou fixa? Como escolher Assim que pedes o teu crédito habitação e são avaliados todos os critérios de elegibilidade, ser-te-á pedido que seleciones o tipo de taxa que queres para o teu empréstimo. Existem três: a taxa mista, a taxa variável e a taxa fixa. Taxa mista Esta taxa funciona de duas formas, sendo que no período inicial do teu crédito, que poderá ser de 5, 10 ou 15 anos, terás em vigor a taxa fixa, sendo depois aplicada a taxa variável. Trata-se então de um tipo de taxa que pretende, numa fase inicial, ajudar o mutuário a organizar-se financeiramente durante os primeiros anos. Taxa variável A taxa variável é calculada através da soma do spread e do indexante da Euribor, que variará ao longo do período do crédito. Portanto, a taxa variável será paga conforme as taxas de juro diretoras (Euribor) subam ou desçam, nunca sabendo exatamente que valor vai pagar no futuro, pois é variável em função da Euribor. Taxa Fixa Esta é a taxa mais segura para quem pretender pagar sempre o mesmo valor da prestação, sendo uma taxa que se mantém igual durante todo o prazo do empréstimo. Tem, habitualmente, um valor mais alto do que a taxa variável, contudo, oferece mais segurança ao mutuário, que saberá sempre, exatamente, quando dinheiro tem que ter disponível para assegurar o pagamento da prestação. Conceitos a reter Euribor (European Interbank Offered Rate): trata-se da taxa de juro Euribor, resultante da média das taxas de juro praticadas nos principais bancos e instituições de crédito da zona euro, no mercado interbancário. É o valor de referência do mercado europeu. Loan-to-value (LTV): este é o rácio que corresponde à percentagem que o banco pode solicitar relativamente ao valor do imóvel. É assim, uma percentagem que apura o valor que o banco pode emprestar, face ao valor do imóvel, e sendo que nenhum banco empresta a totalidade do valor da casa, o LTV vai variar conforme seja um empréstimo de maior ou menor risco para a instituição financeira. Taxa de esforço: esta é a taxa que vai representar a percentagem dos rendimentos totais do mutuário (ou casal) que se destinará ao pagamento do crédito. Ajuda, assim, a perceber qual é o valor disponível, dos rendimentos auferidos, para fazer face às despesas depois do pagamento das prestações. Montante total imputado ao consumidor (MTIC): esta sigla é o que vai permitir saber quanto te vai custar, exatamente, o crédito habitação, correspondendo ao total que terás que pagar pelo crédito através da soma do valor do empréstimo com os custos das comissões, juros e impostos. Taxa Anal Efetiva Global (TAEG): esta é a taxa que representa a totalidade dos encargos com o crédito, nomeadamente comissões bancárias, registos, impostos, entre vários outros. Spread : trata-se da taxa de juro que é aplicada nos contratos de crédito pelo banco e representa a sua margem de lucro. Que documentos precisas para pedir um crédito habitação jovem? • Cartão de cidadão; • Recibos de vencimento dos três meses anteriores (ou os mais recentes); • Declaração comprovativa da entidade onde trabalha; • Extrato bancário dos últimos meses; • Declaração de IRS. Fiador: o que precisas de ter em conta O mais provável é que te seja pedido que elejas alguém como teu fiador , ficando esta pessoa comprometida a assumir a responsabilidade do pagamento da dívida caso incorras em incumprimento do contrato de crédito. Assim, o teu fiador será a garantia do banco para o teu crédito, e pode ser exigido pelo banco nas seguintes situações: • Se se verificar algum risco de incumprimento; • Se a taxa de esforço se verificar elevada; • Quando há histórico de crédito irregular; • Se tiveres uma situação financeira pouco estável. Caso o banco verifique que a tua situação financeira é estável, cumpridora e equilibrada, poderás conseguir obter um crédito sem que seja necessário um fiador. Contudo, deves sempre procurar obter mais do que uma simulação de crédito, junto de vários bancos e instituições financeiras, para perceber em qual te compensa o crédito, sendo que os valores e taxas podem variar. Esperamos ter-te ajudado e ficamos à tua espera em supercasa.pt para dares início à busca pela tua futura casa!
Fonte: Freepik Autor: Redação Foi no seu mais recente Global Financial Stability Report que o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou para o corte das taxas de juro , logo no primeiro capítulo, aconselhando os bancos centrais a manterem-se em estado de alerta até ser ultrapassado o processo de desinflação. Este é um conselho que contraria as perspetivas otimistas dos mercados financeiros, que antecipam o fim da inflação e um possível alívio da política monetária restritiva. Ainda assim, os técnicos do FMI atuam com cautela , considerando que os vários desafios que ainda persistem, nomeadamente as tensões geopolíticas e as pressões no mercado imobiliário, podem aumentar o risco para alguns credores, especialmente com os problemas contínuos no mercado imobiliário da China , assinala o relatório. Desta forma, apesar de a inflação ter desacelerado rapidamente a uma escala global, a tendência começou a divergir em países como os EUA, o Reino Unido, a África do Sul, a Itália, a Alemanha e a França, tendo as expectativas em torno da inflação para os próximos anos começado a evidenciar sinais de subida. Kristalina Georgieva, presidente do FMI, deixa claro que este fenómeno pode comprometer a expectativa de uma desinflação contínua, com projeções indicando que a inflação futura em grandes economias pode não abrandar rapidamente, mantendo-se acima dos objetivos dos bancos centrais , uma mensagem que vai de encontro ao que a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, já haviam defendido depois da reunião dos Conselhos de Política Monetária. A discrepância entre instabilidade nos preços dos ativos e a incerteza política e económica sentidas, são também outra das advertências deixadas pelo FMI, que considera que possa antecipar subidas na volatilidade por choques negativos e imprevistos na inflação, com potencial para abalar as previsões de queda nas taxas de juro . Tudo isso poderia resultar numa venda correlacionada de ativos, apertando as condições financeiras globais e afetando especialmente os mercados emergentes, que enfrentam taxas de refinanciamento desproporcionalmente altas , indicam os técnicos do FMI. Assim, a indicação deixada pelo FMI é que os bancos aguardem, evitando uma flexibilização prematura das políticas monetárias em vigor para não terem que andar para trás, posteriormente : ao invés disso, devem combater expectativas demasiado otimistas dos investidores face ao alívio da política monetária , de forma a serem capazes de garantir uma transição estável para uma política monetária menos restritiva , concluem. Mantenha-se a par: Portugal é o país mais impactado pela política monetária do BCE
Fonte: Freepik Autor: Redação Em termos linguísticos, e para melhor entender numa fase inicial o que são ativos tangíveis e intangíveis , começamos por explicar-lhe que estes são termos que se referem a elementos de alcance físico. Ativos tangíveis são, por exemplo, uma cadeira, uma casa ou uma chave, enquanto ativos intangíveis são coisas com existência incorpórea, como planos de negócios ou estratégias de marca que, embora possam ser documentados, não existem no plano tangível. Entender estes conceitos pode ajudá-lo a compreender as várias componentes do seu negócio, com um conjunto de processos que se materializam e desmaterializam em diferentes dinâmicas da sua estratégia de comunicação e marca. Assim que é criada, uma marca pode ser tangível ou intangível, dependendo do percurso que é feito para fazer aumentar a sua notoriedade e reconhecimento no mercado, e que passa por uma boa gestão e plano estratégico. Uma marca intangível é o objetivo a que se pretende chegar caso deseje que a sua marca seja facilmente reconhecida pelo público, de forma simples e eficaz, e pode ser uma meta vantajosa para as empresas com franchisings que queiram crescer no mercado. Tangível vs. Intangível: as principais características Se tem dúvidas sobre o que significam estes conceitos, passamos então a explicar-lhe, de uma forma esquemática, para o ajudar a compreender como os pode tornar em objetivos para a sua própria marca e negócio, e de que forma se materializam. Uma marca tangível será • Uma marca com elementos físicos que representam a empresa, como o logótipo, o nome e os serviços prestados . • Tem a si intrínsecos aspetos visíveis e palpáveis da marca, que criam uma primeira impressão nos clientes e influenciam diretamente as suas decisões de compra. Uma marca intangível é • Uma marca representada por valores, com reputação, experiência e notoriedade sobre aquilo que oferece aos seus clientes. • É composta de elementos intangíveis (não palpáveis) que diferenciam a empresa da concorrência e criam laços emocionais com o seu público. No mercado imobiliário, a reputação da empresa e a qualidade do atendimento são dois dos fatores mais cruciais para um cliente escolher os seus serviços , e representam marcas intangíveis a sua essência, pois terão a si associados sentimentos de confiança, fidelidade, reconhecimento e força. Por outro lado, as marcas tangíveis dizem respeito àquilo que apresentam ao cliente , como a carteira de imóveis, a qualidade da imagem, a localização das suas lojas e a perceção que as pessoas têm acerca da empresa. Como construir uma marca forte no imobiliário? Para verdadeiramente conseguir alcançar sucesso no mercado imobiliário, deve combinar a estratégia de marca tangível e intangível na sua empresa, concebendo uma imagem forte, reputação impecável e uma carteira de imóveis de alta qualidade. Um dos maiores erros cometidos na construção de uma marca intangível passa pela deficiência do acompanhamento que é dado aos clientes, criando dificuldade em fidelizá-los e em alcançar um crescimento sustentável e forte que lhe permita ser reconhecido no mercado . Mas também, uma marca intangível forte, com imóveis de baixa qualidade na sua carteira, e mau atendimento aos clientes, certamente também terá bastante dificuldade em afirmar-se como uma marca forte e conquistadora de grande notoriedade, pois a verdadeira estratégia para conseguir intangibilidade reside na junção dos dois tipos de marcas. Ou seja, investir em qualidade em todos os níveis e vertentes do seu negócio. E por onde começar? Logotipo e imagem visual da sua marca Invista numa imagem visual forte para a sua marca, com um logótipo facilmente reconhecido e que qualquer pessoa possa associar aos seus serviços . Para obter este tipo de reconhecimento, tem de investir fortemente nos canais onde divulgará a sua marca , espalhando-a no subconsciente do seu público. O CRM Imobiliário eGO Real Estate pode ajudá-lo com esta parte da estratégia , tendo à disposição serviços que criam logótipos para a sua empresa e folhetos personalizados , por designers especializados, que poderá utilizar nas suas comunicações e difundir por vários canais. Saiba mais sobre este serviço aqui . Acompanhamento personalizado Faça questão de proporcionar aos seus clientes o melhor acompanhamento possível , fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para os satisfazer e atender às suas necessidades. Este cuidado e detalhe vai mantê-los felizes com os seus serviços, levar a que recomendem a sua empresa e ajudar à sua fidelização. Para tudo isto, deve manter um registo organizado do acompanhamento e das interações que vai tendo com eles, podendo ter, no CRM eGO Real Estate, fichas com os contactos onde regista o acompanhamento que é feito, pedidos de visita, oportunidades, leads que recebe , e ainda, para os proprietários com quem mantém negócios, um portal exclusivo que pode partilhar com eles para lhes dar acesso a informações sobre o imóvel que têm à venda. Clique aqui para descobrir como. Comunique de forma clara e assertiva Nesta vertente, deve estabelecer os valores da marca, o seu tom de voz, a forma como são comunicados produtos ou serviços, e o tipo de discurso que vai utilizar para cada um dos canais que tem à sua disposição . Para tudo isto, deverá criar um plano de marketing que envolva não só a estratégia da marca mas também a estratégia de comunicação. Uma comunicação bem sucedida vai ser aquela que, além de divulgar produtos e serviços e os apresente de forma clara e assertiva, espelhe também a personalidade da marca e os seus valores, com uma imagem coerente e que se distinga facilmente aos olhos dos recetores. Mais uma vez, através do eGO, vai conseguir criar este tipo de campanhas de comunicação, podendo criar newsletters onde defende e acimenta o seu tom de comunicação , focando-se em temas de interesse relacionados com a sua área de atuação, ou landing pages exclusivas para um serviço premium ou apresentação de produtos exclusivos, com formulários que pode criar para obter informações sobre dúvidas ou pedido do seu público . Através de todas estas estratégicas , ficará mais próximo do seu público e conseguirá chegar ao objetivo intangível, podendo consolidar a sua marca como uma referência do mercado. Invista numa construção sólida da sua marca tangível e intangível, dando-se a conhecer ao mercado e pavimentando o caminho para um crescimento contínuo e sustentável.
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Com serviços em diversas áreas, a Pereirapisco.Creativity é uma empresa familiar com uma diversidade de serviços ligados não só ao ramo imobiliário, como a outras vertentes, nomeadamente de arquitetura, engenharia, construção, audiovisuais, design gráfico e publicidade. Assim, para se destacarem num mercado altamente competitivo, mostrando as suas valências e atributos, a Pereirapisco.Creativity investiu nos serviços do CRM eGO Real Estate , e Paulo Pisco , CEO e fundador da Pereirapisco.Creativity explicou ao SUPERCASA Notícias como é beneficiar desta parceria. “Há uma grande capacidade de integração. Utilizando bem o eGO, poupa muito tempo” Sobre a Pereirapisco.Creativity , Paulo Pisco reforça a abordagem diferenciadora que sempre pautou a sua visão e, ao ouvir falar do eGO Real Estate, acreditou de imediato no potencial da parceria: “hoje em dia, não se compra uma cadeira, compra-se um serviço associado à cadeira, e a nossa perspetiva foi sempre essa. E o imobiliário dificilmente poderá ser só imobiliário. O imobiliário é um sistema que vai desde a empatia que nós temos com as pessoas que estão a vender as suas casas [até às que compram]. É todo um processo que às vezes supera a própria consciência das pessoas” , e foi aí que entrou a plataforma de gestão eGO Real Estate, para ajudar a simplificar a dinamizar esse contacto e proximidade. O primeiro contacto da Pereirapisco.Creativity com o eGO foi num workshop dedicado ao imobiliário, onde puderam reconhecer as inúmeras vantagens da adesão. O Workshop em que participou teve impacto na decisão que tomou em aderir ao eGO? O Workshop teve bastante impacto porque nós já tínhamos ouvido falar do eGO e dos vossos portais – SUPERCASA e CASASAPO . Aquilo que nos despertou foi percebermos que, nessa altura, havia uma integração que podia tornar a nossa atividade mais eficiente. E havia também, da nossa parte, já a perceção que é o facto de o CRM estar integrado com o site – o site premium a que aderimos . “Hoje em dia, não se compra uma cadeira, compra-se um serviço associado à cadeira, e a nossa perspetiva foi sempre essa” O que o levou a investir num site premium eGO Real Estate? Por uma questão de sofisticação e beleza , foi um site que nos pareceu muito interessante e, com estas funcionalidades todas integradas, era muito importante para o tipo de atividade, e para o nosso posicionamento no mercado – e até para a nossa vida pessoal e profissional, porque nós, enquanto família, prezamos o nosso tempo e, portanto, quanto mais eficiente tornarmos a empresa e o seu funcionamento, mais fácil será fazer o negócio sem abdicarmos de algo tão importante que é o nosso bem-estar, a nossa qualidade de vida. Tínhamos mudado o nosso site há menos de um ano mas não tinha esta integração com o resto da atividade, nem a qualidade que o vosso site premium tem, e portanto, nestes últimos tempos, fizemos um esforço muito grande no sentido de tornar o site e a ferramenta eGO operacional o mais depressa possível. Foi uma aposta forte. Como foi a fase de acompanhamento inicial? Isto foi um processo customizado . Nós tivemos que adaptar todo o eGO e todo o site à nossa realidade, e queria destacar a capacidade e a satisfação que sentimos. Há uma abertura e capacidade para entendimentos e levar objetivos a bom porto, e a nós deixa-nos muito satisfeitos. Portanto, o lado de acompanhamento e o lado de nos olharem como únicos, ajudou bastante. Foi logo isso que nos fez também escolher. Houve essa perspetiva que depois se tem vindo a tornar uma realidade. “(…) fizemos um esforço muito grande no sentido de tornar o site e a ferramenta eGO operacional o mais depressa possível. Foi uma aposta forte” Quais são, na sua opinião, as grandes vantagens do eGO? Há uma grande capacidade de integração . Utilizando bem a ferramenta, poupa muito tempo, porque normalmente há um conjunto de atividades que nós produzimos de forma separada que, aqui, nos permite ser de forma totalmente integrada. E destaco também a questão da assistência às nossas dificuldades, que é rápida. Sobre o seu site, o que destaca de diferenciador nele? Nós sempre apostámos num site desde o princípio da criação desta empresa, por isso o site foi sempre uma aposta forte. Hoje em dia isso é muito importante, pois é a nossa cara, digamos assim, é a nossa montra. É mais importante do que a loja física. Mas destaco a beleza e a funcionalidade. É belo e funcional. “(…) destaco também a questão da assistência às nossas dificuldades, que é rápida” Tem, então, um feedback positivo sobre o eGO Real Estate? Muito positivo. Muito positivo porque nós estávamos agora numa fase em que está a ser importante fazer um conjunto de upgrades e, nesse sentido, estas ferramentas – que não é uma, são várias –, vieram na altura certa para nós conseguirmos fazer esse upgrade. E como nós percebemos que vocês também estão sempre em crescimento, acho que vamos crescer juntos. Veja o vídeo da entrevista captada e, caso tenha ficado interessado em obter mais informações acerca do eGO, clique aqui . .embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Fonte: Freepik Autor: Redação Mais de oito mil contratos conseguiram obter a aprovação da fixação do empréstimo habitação, um total que corresponde a cerca de 33% do total dos pedidos realizados pelas famílias aos bancos, ao abrigo da medida do Governo que previa um alívio de 30% na prestação da casa. Estes são dados do Relatório de Supervisão Comportamental , publicado esta quarta-feira, 17 de abril, pelo Banco de Portugal (BdP). De acordo com a informação partilhada pelo banco, foram decididos 25.879 pedidos de fixação temporária do crédito habitação pelas instituições financeiras entre os meses de novembro e fevereiro, tendo sido aprovados 8.636 pedidos. Em sentido inverso, foram rejeitados 17.243 pedidos, correspondentes a 66% do total , ainda que a maior parte destes tenha sido por decisão do cliente aquando do pedido, decidindo depois não aderir à medida, um total que corresponde a 15.555. Quanto ao número de pedidos rejeitados, foram mais de 1.000, devido a contratos em processo de PARI - Plano de ação para o risco de incumprimento ou porque já se encontravam em situação de incumprimento, números que ficam aquém das previsões do Governo, que antecipava que mais de um milhão de pessoas pudesse beneficiar da medida. Desta forma, apenas 0,8% dos contratos elegíveis tiveram a fixação da prestação implementada , correspondente a 1,6% do respetivo montante vivo, obtendo uma redução imediata de cerca de 76 euros, com os valores não pagos a serem diferidos para o período posterior à fixação. Acompanhe temas semelhantes: Crédito habitação jovem: tudo o que tens de saber , BdP revela que crédito malparado está em mínimos
Fonte: Freepik Autor: Redação O crédito habitação jovem é um apoio de financiamento concedido por instituições financeiras para ajudar jovens com idades entre os 18 e os 35 anos a comprar uma casa . É um conceito muito simples de entender, pois trata-se de um crédito habitação semelhante ao tradicional com pequenas diferenças e condições especiais, que podem significar benefícios para os jovens que queiram dar o passo de comprar uma casa . Avançar com a compra de um imóvel atualmente pode significar encargos avultados que nem todas as carteiras conseguem aguentar , e por isso é que existe uma modalidade específica para os mais jovens. Como funciona o crédito habitação jovem? É importante que reter que, caso estejas a pensar avançar com um pedido de crédito habitação jovem, tenhas em conta que existem critérios que deves preencher para seres considero elegível à concessão deste empréstimo, nomeadamente os seguintes. Entrada inicial Para começar, antes de avançares com um pedido junto do banco, deves avaliar o teu capital disponível, pois quanto mais alto for o valor que estiveres disposto a dar para a entrada da casa, maior é a probabilidade de te ser atribuído um financiamento. Para conseguires uma aprovação, deves ter até 10% do total do valor de venda do imóvel, contudo, é aconselhável que, caso consigas e tenhas esse valor, pagues mais para aumentar a segurança do crédito. Taxa de esforço A tua taxa de esforço não pode ser alta. Isto significa que o teu crédito habitação não poderá ultrapassar mais de 40% dos rendimentos que auferes todos os meses, mantendo um equilíbrio das tuas contas e orçamento mensal. Este é um cálculo que o banco fará por ti, avaliando a tua capacidade financeira para conseguires assegurar o pagamento das prestações do crédito. Trabalho seguro Este fator tem influência na tua estabilidade financeira, pois com um trabalho seguro e uma situação profissional estável e regularizada, terás mais hipóteses de ver o teu pedido de crédito ser aprovado. Se estiveres efetivo é um ponto a favor, conseguindo obter mais confiança por parte da instituição financeira. Condições financeiras Além de um trabalho estável, deves reunir condições financeiras estáveis, demonstrando que não tens muitos encargos à tua responsabilidade, ou que os que tens são compatíveis com o teu pedido de financiamento. Fiador Um fiador vai intervir em teu nome, assumindo o pagamento das prestações, caso não cumpras essa obrigação, e alguns bancos existem esta figura de forma a garantirem que a dívida será paga. Taxa mista, variável ou fixa? Como escolher Assim que pedes o teu crédito habitação e são avaliados todos os critérios de elegibilidade, ser-te-á pedido que seleciones o tipo de taxa que queres para o teu empréstimo. Existem três: a taxa mista, a taxa variável e a taxa fixa. Taxa mista Esta taxa funciona de duas formas, sendo que no período inicial do teu crédito, que poderá ser de 5, 10 ou 15 anos, terás em vigor a taxa fixa, sendo depois aplicada a taxa variável. Trata-se então de um tipo de taxa que pretende, numa fase inicial, ajudar o mutuário a organizar-se financeiramente durante os primeiros anos. Taxa variável A taxa variável é calculada através da soma do spread e do indexante da Euribor, que variará ao longo do período do crédito. Portanto, a taxa variável será paga conforme as taxas de juro diretoras (Euribor) subam ou desçam, nunca sabendo exatamente que valor vai pagar no futuro, pois é variável em função da Euribor. Taxa Fixa Esta é a taxa mais segura para quem pretender pagar sempre o mesmo valor da prestação, sendo uma taxa que se mantém igual durante todo o prazo do empréstimo. Tem, habitualmente, um valor mais alto do que a taxa variável, contudo, oferece mais segurança ao mutuário, que saberá sempre, exatamente, quando dinheiro tem que ter disponível para assegurar o pagamento da prestação. Conceitos a reter Euribor (European Interbank Offered Rate): trata-se da taxa de juro Euribor, resultante da média das taxas de juro praticadas nos principais bancos e instituições de crédito da zona euro, no mercado interbancário. É o valor de referência do mercado europeu. Loan-to-value (LTV): este é o rácio que corresponde à percentagem que o banco pode solicitar relativamente ao valor do imóvel. É assim, uma percentagem que apura o valor que o banco pode emprestar, face ao valor do imóvel, e sendo que nenhum banco empresta a totalidade do valor da casa, o LTV vai variar conforme seja um empréstimo de maior ou menor risco para a instituição financeira. Taxa de esforço: esta é a taxa que vai representar a percentagem dos rendimentos totais do mutuário (ou casal) que se destinará ao pagamento do crédito. Ajuda, assim, a perceber qual é o valor disponível, dos rendimentos auferidos, para fazer face às despesas depois do pagamento das prestações. Montante total imputado ao consumidor (MTIC): esta sigla é o que vai permitir saber quanto te vai custar, exatamente, o crédito habitação, correspondendo ao total que terás que pagar pelo crédito através da soma do valor do empréstimo com os custos das comissões, juros e impostos. Taxa Anal Efetiva Global (TAEG): esta é a taxa que representa a totalidade dos encargos com o crédito, nomeadamente comissões bancárias, registos, impostos, entre vários outros. Spread : trata-se da taxa de juro que é aplicada nos contratos de crédito pelo banco e representa a sua margem de lucro. Que documentos precisas para pedir um crédito habitação jovem? • Cartão de cidadão; • Recibos de vencimento dos três meses anteriores (ou os mais recentes); • Declaração comprovativa da entidade onde trabalha; • Extrato bancário dos últimos meses; • Declaração de IRS. Fiador: o que precisas de ter em conta O mais provável é que te seja pedido que elejas alguém como teu fiador , ficando esta pessoa comprometida a assumir a responsabilidade do pagamento da dívida caso incorras em incumprimento do contrato de crédito. Assim, o teu fiador será a garantia do banco para o teu crédito, e pode ser exigido pelo banco nas seguintes situações: • Se se verificar algum risco de incumprimento; • Se a taxa de esforço se verificar elevada; • Quando há histórico de crédito irregular; • Se tiveres uma situação financeira pouco estável. Caso o banco verifique que a tua situação financeira é estável, cumpridora e equilibrada, poderás conseguir obter um crédito sem que seja necessário um fiador. Contudo, deves sempre procurar obter mais do que uma simulação de crédito, junto de vários bancos e instituições financeiras, para perceber em qual te compensa o crédito, sendo que os valores e taxas podem variar. Esperamos ter-te ajudado e ficamos à tua espera em supercasa.pt para dares início à busca pela tua futura casa!
Fonte: Freepik Autor: Redação A divulgação de um empreendimento envolve uma promoção diferenciada estratégica, não só por se tratar de um tipo de imóvel mais exclusivo, com características diferenciadoras, mas que pode captar a atenção de investidores de todo o género, nomeadamente estrangeiros ou do mercado de luxo. Assim, para conseguir vender rapidamente o seu empreendimento, ou as frações de que dele fazem parte, é necessário entender o mercado, quem é de facto o seu público-alvo, e identificar e analisar a sua concorrência e aquilo que ela oferece. Só assim conseguirá criar estratégias fortes e eficazes que possam acelerar a venda dos seus empreendimentos. O marketing vai exercer um papel fundamental neste processo , pelo que é necessário ter do seu lado os parceiros certos para colocar em prática as estratégias delineadas. Falamos-lhe, por exemplo, do eGO Real Estate , o CRM mais completo do mercado e líder há 20 anos, que o pode ajudar nesta tarefa, e do SUPERCASA , o portal que desafia a liderança com investimento em soluções diferenciadoras e de sucesso. Crie visitas virtuais Para ter mais sucesso na divulgação do seu empreendimento, e consequentemente o vender mais rapidamente, é essencial que os seus anúncios estejam completos e bem ilustrados . Neste âmbito, as visitas virtuais vão fazer toda a diferença, destacando-o face a outros que não tenham este elemento , e oferecendo aos potenciais clientes uma visão completa e imersiva do imóvel que estão a consultar. Ao contrário do que possa imaginar, criar visitas virtuais já é mais fácil e acessível do que antes, tendo do seu lado o Virtual Tour by eGO Real Estate, a nova ferramenta que cria, por si, as visitas virtuais. A única coisa que tem de fazer é descarregar a aplicação móvel e tirar as fotografias ao imóvel. Tão simples e eficaz como isto. Depois de submetidas as fotografias na aplicação, o Virtual Tour faz o resto por si, criando-lhe a visita virtual e disponibilizando-a no CRM eGO para a associar ao imóvel que quer divulgar. Este é um serviço económico e fácil de aceder, e poderá obter mais informações aqui . Destaque o seu empreendimento Existem diversas possibilidades para destacar o seu empreendimento. Se estiver a divulgá-lo nos portais imobiliários certos, poderá obter destaques exclusivos que podem alavancar a sua visibilidade e conseguir mais pedidos de visita . Divulgar o seu empreendimento nos portais SUPERCASA e CASA SAPO é a opção mais vantajosa, pois poderá ter destaques diretamente nas listagens dos imóveis e beneficiar de uma landing page exclusiva para o seu empreendimento . No SUPERCASA, pode obter uma etiqueta “empreendimento” nas frações , quando apresentadas nas listagens, e ainda o logótipo da sua agência nos resultados da pesquisa. Além de todos estes destaques, ao adquirir o pack empreendimentos do SUPERCASA, ainda terá a possibilidade de ver o seu empreendimento em grande destaque numa notícia ou artigo, publicado no SUPERCASA Notícias . Conheça esta solução de empreendimentos do SUPERCASA aqui . Escolha o CRM ideal para a gestão do seu empreendimento Pode parecer irrelevante, mas a verdade é que , ao optar pelo melhor CRM do mercado, estará a aumentar as probabilidades de venda do seu empreendimento. Isto porque, ao fazer uma boa gestão dos seus empreendimentos , mais facilmente consegue acrescentar-lhes valor , fazer um melhor acompanhamento dos pedidos de visita , dar bons follow-ups aos potenciais clientes que manifestem interesse e guardar todas as informações e dados acerca de cada empreendimento e fração, numa única plataforma, onde além das informações sobre os imóveis, consegue a gestão da sua agência, com toda a parte burocrática e administrativa envolvente. Poderá falar com um dos especialistas eGO Real Estate e obter mais informações aqui . Veja outras dicas para dinamizar os seus negócios: Digital Branding: transite para esta tendência , 5 conselhos para conseguir bons anúncios imobiliários ou Growth Marketing: o que é e como beneficiar desta estratégia?
Fonte: Freepik Autor: Redação Pode deparar-se com a questão que mais ressoa entre profissionais do imobiliário : “afinal, o que distingue os meus anúncios de outros?”. Ao atentar nestes detalhes, procurando saber exatamente o que torna um anúncio comum num bom anúncio – ou um anúncio num anúncio ineficiente – poderá encontrar táticas para os melhorar e acabar por se destacar da concorrência. Serão as fotografias? A descrição? Os fatores, ao contrário do que possa imaginar, são imensos. Para conseguir um bom anúncio imobiliário, é necessário analisar as 5 melhores práticas que os podem diferenciar face a outros . Assim, o SUPERCASA Notícias traz-lhe estes conselhos, ajudando-o a obter um melhor posicionamento e, consequentemente, um melhor desempenho . 1. Selecione cuidadosamente as fotografias As fotografias do imóvel são das primeiras coisas que um potencial comprador vai ver ao abrir o seu anúncio , senão mesmo a primeira. Esta é a característica que o fará distinguir-se de entre vários outros imóveis, marcando a diferença entre um anúncio apelativo e um anúncio sem interesse. As fotografias que seleciona para o seu anúncio devem, portanto, ser de qualidade profissional . Esta é uma necessidade quase imprescindível aos dias de hoje, com o olho humano treinado para reconhecer imagens de alta qualidade. As imagens com que escolhe ilustrar o seu imóvel devem representar claramente o quanto ele é apetecível, criando a necessidade de visita . Um anúncio com fotografias de alta qualidade, cuidadosamente selecionadas e com aspeto profissional, podem fazer aumentar as probabilidades de um pedido de visita sólido e qualificado, atentando que a primeira fotografia que vincular ao anúncio será a que servirá como imagem de capa. Leve o utilizador a clicar no seu anúncio e faça-o desejar estar dentro do imóvel! 2. Utilize recursos de geolocalização O seu anúncio vai diferenciar-se de outros se utilizar os recursos de geolocalização que tem ao seu dispor. No portal SUPERCASA , por exemplo, isto é algo que surge junto à tipologia do imóvel, e marca a diferença entre um mapa assinalado com a localização do seu imóvel ou um mapa sem essa sinalética. Isto vai dificultar a perceção de se tratar, ou não, de um imóvel localizado numa área do interesse do potencial cliente, gerando dúvidas e desconexão do anúncio. Quase 90% das pessoas que navegam em portais imobiliários à procura de casa abrem o mapa com a georreferência do anúncio que estão a ver. Daí pode partir um pedido de visita, conforme seja uma localidade que lhes interesse. Mas, além deste critério, existem outros dois que deve considerar: Ao preencher a morada completa e aplicar a geolocalização, o potencial comprador vai conseguir uma imagem clara do ambiente da localidade em que se insere o imóvel . Ou seja, ele vai pesquisar sobre a urbanização, perceber se existem serviços nos arredores e quais as vantagens ou desvantagens de aí morar. Através da utilização de recursos de geolocalização, vai fazer com o que o seu anúncio beneficie de critérios de qualidade que o farão subir na listagem de imóveis apresentados nos resultados de pesquisa. 3. Preço, o elemento decisivo Logo a seguir às fotografias, ou até antes, o preço é das primeiras impressões que um potencial comprador retirará de um anúncio. Aliás, o mais provável é que seja um dos filtros utilizados nas pesquisas, pois quando alguém procura casa, vai procurar dentro dos limites das suas possibilidades. Assim, se o seu imóvel se encontrar acima do preço pelo qual ele filtrou a pesquisa, o seu imóvel já não aparecerá na listagem dos resultados apresentados, mesmo que seja uma diferença de 500 euros. O preço é o elemento decisivo, o qual pode ser utilizado para jogar a seu favor para criar dinamismo face à concorrência do mercado. Ainda assim, é essencial que defina um preço justo , utilizando, para esse efeito, ferramentas completas de base de dados que forneçam análises comparativas de mercado, como o Infocasa . Através do preço, mostrará aos seus clientes que, apesar de existirem muitos imóveis com características semelhantes, o seu destaca-se pelo valor. E tenha atenção: se um potencial comprador fizer uma pesquisa onde coloque o filtro para encontrar imóveis com preços máximos até 340.000€, se o seu imóvel estiver, por exemplo, indicado com o preço 340.900€, ele já não vai aparecer, e se aparecer eventualmente numa outra pesquisa, poderá surgir pouco beneficiado nas listagens, perdendo visibilidade face a outros com preços mais aproximados. Jogue com o preço do imóvel a seu favor! 4. Tenha atenção aos detalhes que coloca na descrição do anúncio Enquanto estiver a fazer as suas pesquisas, o potencial comprador vai selecionar vários filtros que podem fazer desaparecer por completo o seu imóvel dos resultados. Assim, deve garantir que o seu anúncio se encontra completo e preenchido com tudo o que tem possa ser procurado , nomeadamente as áreas do imóvel, a tipologia, se tem jardim, garagem, elevador, visita virtual, vídeos, etc. E atenção que, mesmo que tenha indicado por escrito na descrição dentro do anúncio as várias características, não basta para que estas apareçam nos filtros, pois deve mesmo indicar as características aquando da criação do anúncio, preenchendo os critérios disponíveis, pois uma coisa são as características da casa que está a vender, e outra completamente diferente é a descrição do anúncio. 5. Seja específico na descrição A descrição do seu anúncio deve ser clara, descritiva e informativa acerca do que existe na vizinhança ou redondezas . Especifique a quantos metros estão localizados os transportes mais próximos ou que tipo de serviços existem, como supermercados, hospitais, escolas… E se existirem outros atributos, inclua-os, nomeadamente proximidade a parques, jardins, praias ou grandes cidades. Evite ser demasiado genérico e apresente detalhes, também, sem exagerar . Destaque as características do imóvel, podendo utilizador bullet-points para facilitar a escrita, e fale acerca dos acabamentos, materiais utilizados na construção e, basicamente, da história e características do imóvel, tornando-o o mais apelativo possível. Com uma descrição completa, vai permitir ao potencial comprador imaginar-se a viver no imóvel e fazê-lo decidir mais facilmente se quer, ou não, agendar uma visita. Enquanto escreve a descrição, tente passar para a escrita o entusiasmo de como será viver naquela casa e zona, destacando os pontos fortes do imóvel, do bairro, das redondezas e de tudo ao qual ele está associado. Podemos garantir-lhe que a descrição é dos elementos mais importantes na tomada de decisão dos potenciais compradores sobre se querem ou não agendar uma visita, contudo, em complementaridade com as fotografias, o preço e as restantes características, farão do seu anúncio um anúncio perfeitamente destacável face aos da concorrência. Dica bónus: adicione o logótipo da sua marca! Em última instância, além de fazer o seu anúncio destacar-se face aos da concorrência, pode ainda fazer destacar a sua marca . Consegue isto, facilmente, através do seu logótipo nas páginas das listagens de imóveis, ou até mesmo com um banner da sua marca. E como pode obter estes destaques? De forma simples, com o portal SUPERCASA , que lhe proporciona as melhores estratégias de divulgação. A sua marca vai sobressair, ficando na cabeça de potenciais compradores que, no futuro, poderão recorrer aos seus serviços imobiliários . E tudo isto porque viram o seu logótipo ou nome na página do portal imobiliário! Clique aqui para obter este destaque. Gostou destas dicas? Leia também: Vídeo Marketing: a tendência que pode mudar os seus negócios , Growth Marketing: o que é e como beneficiar desta estratégia?
Fonte: Freepik Autor: Redação A Autoridade Tributária (AT) esclareceu na passada sexta-feira, dia 5 de abril, que as rendas pagas em habitação social também estão contempladas nas deduções de IRS, desde que até ao limite de 586€ . Mais informou que, caso os valores não surjam de forma automática na declaração de rendimentos, o arrendatário deve introduzi-los no anexo H da declaração modelo 3. Os contratos de arrendamento de prédios urbanos pertencentes a autarquias locais, celebrados ao abrigo do regime de renda apoiada [...] subsumem-se ao regime jurídico consagrado pelo Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), podendo, nestes termos, o valor de 30% da sua renda, ser objeto de dedução à coleta do IRS do respetivo arrendatário, até ao limite de 586 euros , indica a AT. Este esclarecimento foi passado depois de um pedido de informação lançado por uma inquilina acerca da possibilidade de proceder à inserção das rendas de habitação social no Portal efatura, para efeitos de dedução de despesas em sede de IRS . Desta forma, o valor a abater no imposto que diz respeito à despesa com rendas de habitação social é mais alto do que o montante dedutível com prestações fora do regime apoiado. Portanto, no sistema normal, arrendatários podem descontar 15% dos custos com rendas no imposto a pagar, até ao limite de 502€, enquanto as rendas de habitação social são dedutíveis até 586€, com desconto de 30%. Informe-se também sobre Nova taxa de 25% vai abranger todas as rendas recebidas em 2023 e Redução do IVA para habitação: APPII está contente com proposta
Fonte: Freepik Autor: Redação Os proprietários de imóveis que se destinem em exclusivo a arrendamento poderão beneficiar de um apoio para obras de conservação no interior, disponibilizado pela Câmara Municipal da Amadora. Designado PARAH ARRENDAR , este programa será disponibilizado em maio, depois de ter sido aprovado no final de fevereiro e publicado em Diário da República na passada segunda-feira. De acordo com Vítor Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Amadora, o objetivo é promover o mercado de arrendamento, uma vez que, fruto das políticas públicas de habitação e da nossa estratégia, achamos que devemos dar também aqui um apoio ao mercado de arrendamento e isto foi a melhor forma que encontrámos de colocar alguns fogos devolutos nesse mercado . A regulamentação do programa estipula elegíveis as obras de conservação no interior das casas que incluam intervenções nas telecomunicações, água, gás, esgotos ou em redes de eletricidade, ficando de fora as intervenções em instalações técnicas especiais, nomeadamente instalação de ar condicionado, aquecimento central ou aquisição de equipamentos elétricos ou de queima, tais como fogões, esquentadores, máquinas de lavar ou frigoríficos. Dependendo da tipologia do imóvel, variam também os valores máximos para os limites do apoio atribuído pelo município, que corresponde a 30% do valor total da intervenção, e o qual será pago em duas fases . Assim, 60% antes do início das obras e os restantes 40% no final de um contrato de arrendamento de 36% meses, explica o autarca. Os proprietários devem ter a licença de utilização do imóvel há pelo menos 15 anos para serem elegíveis ao programa, e as informações adicionais podem ser consultadas no site da Câmara Municipal da Amadora. Fique também a par: Baixa de Lisboa quer reabilitar imóveis municipais devolutos
Fonte: Freepik Autor: Redação O Eurobarómetro mais recentemente divulgado, a exatamente cinquenta dias das eleições europeias, demonstra um decréscimo da qualidade de vida nos últimos cinco anos, com Portugal a ser um dos países da União Europeia (UE) em que esta tendência se verifica mais acentuada. O final da pandemia, o início da guerra na Ucrânia e os efeitos da inflação causaram impactos significativos na vida de todos os cidadãos europeus , que verificam uma quebra na qualidade de vida desde os últimos cinco anos, e Portugal é um dos nove países da UE em que esta tendência é mais acentuada, com a maioria dos inquiridos a admitir sentir dificuldades económicas, nomeadamente, através de dificuldade em pagar contas. No Eurobarómetro publicado esta quarta-feira, dia 17 de abril, foram ouvidos 26.411 cidadãos dos 27 Estados-Membros e 1.032 a nível nacional, sendo que, da amostra nacional, 56% admite sentir uma evolução negativa da qualidade de vida desde as últimas eleições europeias, que decorreram em 2019. A percentagem é superior à média europeia , que se fixa em 45%. Por outro lado, 49% dos portugueses indica não ter sentido as alterações, face aos 6% que afirmam que a sua qualidade de vida cresceu nos últimos cinco anos. Atrás de Portugal, está a Grécia, com 74%, a França, com 69%, Chipre, 63%, e Espanha, com 58%, com as médias a representar os impactos negativos das crises sentidas na Europa. 41% dos portugueses não tem esperança que qualidade de vida Sobre as perspetivas de melhoria para os próximos anos, as previsões não se revelam animadoras, sendo que, de acordo com o Eurobarómetro, 41% dos portugueses auscultados acha que a sua qualidade de vida continuará a piorar nos próximos cinco anos , enquanto 38% não prevê qualquer alteração aos seus níveis de vida. Apenas 13% dos portugueses acredita numa melhoria. O estado da economia portuguesa também é uma preocupação dos portugueses, sendo que, 33%, antecipa uma evolução negativa, 35% não acredita em qualquer alteração, face aos 23% que prevê melhorias na economia em Portugal nos próximos cinco anos. Relacionado: Aumento do bem-estar em Portugal tem impacto no consumo no PIB
Fonte: Freepik Autor: Redação Cascais foi de novo galardoado , desta vez nas áreas da publicidade e inovação, pela Muse Creative Awards 2024. Em causa, está plataforma Golf Passport by Cascais, distinguida na categoria de website de turismo e plataforma e-commerce. O projeto, lançado pelo Turismo de Cascais , contempla um Passaporte de Golfe do género com uma solução digital inovadora , sendo a primeira plataforma que permite fazer reservas de golfe de 3-5 voltas, em menos de um minuto, com apresentação da disponibilidades em tempo real e respetivos preços. Bernardo Corrêa de Barros, presidente do Turismo de Cascais, afirma que Cascais está na linha da frente da inovação digital direcionada a melhorar as vidas de turistas e residentes , explicando que agora os praticantes de golfe podem marcar com confiança, sabendo que esta é a forma mais rápida, simples e economicamente eficiente que existe em Portugal de jogar em diferentes campos . Único por ter tecnologia aplicável a qualquer conjunto de campos de golfe em qualquer parte do mundo, o Golf Passport promete abrir caminho para mais inovação e colaboração entre destinos, parceiros de viagem e locais de golf , ressalva Jo Maes, diretor comercial da Zest.golf e responsável pelo desenvolvimento do software utilizado na plataforma: esta é uma estreia mundial no setor das viagens de golfe e foi conseguida através da estreita colaboração entre nós, enquanto fornecedor de tecnologia, o concelho de turismo Visit Cascais e cada um dos clubes de golfe, para fornecer uma solução de reserva totalmente integrada e altamente funcional para os operadores turísticos e consumidores , conlui. Mais sobre Cascais que lhe pode interessar: Cascais vai avançar com mega-urbanização na Quinta dos Ingleses , Cascais é reconhecido como Green Destination
Fonte: Freepik Autor: Redação A taxa turística em Lisboa vai aumentar, depois da aprovação da Câmara de Lisboa, esta quarta-feira, que viabiliza a proposta do PSD/CDS-PP do aumento de 2€ para 4€ do valor cobrado por noite . De fora ficam parques de campismo, por aprovação de uma alteração do PS, e será ainda atualizada a taxa turística de chegada por via marítima, de 1€ para 2€. Depois da aprovação, a proposta fica sujeita a um período de consulta pública de 30 dias para serem recolhidos contributos antes da sua entrada em vigor, que deverá ser ainda este ano. Acerca da taxa turística de chegada por via marítima, serão ainda avaliados os impactos da pressão turística face aos encargos e espaço público disponível na cidade , tendo ficado decidida a respetiva avaliação, após um ano da sua aplicação, através da introdução, se viável , de critérios diferenciados de sustentabilidade ambiental dos cruzeiros. Para Carlos Moedas , esta revisão trata-se de uma medida justa para a cidade e para os lisboetas , indicando que a atualização vai permitir aumentar a qualidade do turismo e reforçar investimentos em diversas áreas: esta opção de aumento da taxa turística resulta da conclusão que hoje o turismo em Lisboa precisa de contribuir mais e melhor para a qualidade de vida da nossa cidade. E assim também elevar a qualidade do turista que nos procura, ressalvou. Sobre Turismo, aconselhamos a leitura dos seguintes temas: Algarve prepara campanha para atrair turistas estrangeiros , Receitas do turismo: fevereiro regista aumento de 276,4M€ e Mais turistas escolhem Portugal como destino para férias de luxo
Fonte: Freepik Autor: Redação O Turismo do Algarve quer reforçar a chegada de mais turistas estrangeiros à região , nomeadamente turistas norte-americanos, tendo para isso preparadas várias ações para dinamizar a promoção de viagens . Alguns dos municípios contemplados nesta ação do Turismo do Algarve são Vila Real de Santo António, Faro, Olhão, Portimão e Albufeira, estando pensadas dezena e meia de ações para executar ao longo deste ano em Portugal, nos Estados Unidos e no Canadá. O objetivo passa por promover o distrito através de propostas que mostrem gastronomia, enologia e atividades de natureza da região algarvia , e a ideia surge depois de ter sido anunciado o adiamento de um voo direto entre Faro e os EUA. De acordo com a entidade, o Algarve registou, em 2023, um crescimento anual superior a 27 por cento no número de hóspedes nas unidades hoteleiras algarvias , e a tendência é positiva, sendo esperado que continue a crescer através da deslocação de cerca de 200 convidados do outro lado do Atlântico , de entre os quais operadores turísticos, jornalistas e influencers . André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve, salienta: os Estados Unidos são já o sétimo mercado externo com mais peso na região. Os visitantes deste país, conjuntamente com os do Canadá, procuram, e encontram, no Algarve, alguns dos melhores campos de golfe e praias da Europa. Mantenha-se a par: Novo apoio à eficiência hídrica no Algarve: como funciona? , AHETA quer construir habitação social para captar mão de obra e Viver a 10 minutos da praia? Realize este sonho com o SUPERCASA
Fonte: Pexels Autor: Redação Um recente estudo da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) aponta as desigualdades socioeconómicas sentidas no acesso ao ensino universitário pelos alunos de diferentes estratos sociais , revelando que as carências financeiras e o nível de escolaridade dos pais têm impacto nas probabilidades de um aluno conseguir, ou não, transitar para o Ensino Superior em Portugal. De acordo com a análise, em 2020/21, só 44,35% dos estudantes inseridos no primeiro escalão de ação social conseguiu transitar para o Ensino Superior , uma proporção que é ainda menor no que respeita aos alunos provenientes de cursos profissionais, sendo que destes, apenas 6% conseguiu entrar em cursos de excelência. Há, assim, diferenças significativas entre alunos de cursos científicos-humanísticos e profissionais , reveladas pela facilidade em transitar para um curso de Ensino Superior. Além disso, 62% dos não beneficiários de ação social apresentam mais facilidade em entrar num curso de Ensino Superior, face aos 44% dos beneficiários do escalão A de ação social. No documento partilhado pela DGES, a probabilidade de um aluno do escalão A transitar para o Ensino Superior encontra-se cerca de 21% abaixo da probabilidade de transição para um não beneficiário de ação social escolar nos cursos científico-humanísticos de 26% abaixo nos cursos profissionais . Sobre o tema Educação, sugerimos que acompanhe as seguintes notícias: Devolução das propinas: pedidos ao prémio salarial já abriram , Cada vez mais jovens estão em estágios não remunerados e Prepara o teu primeiro ano de faculdade: dicas e conselhos
Fonte: Freepik Autor: Redação Vai nascer uma nova residência universitária na avenida das Forças Armadas, junto à Cidade Universitária , com a construção a ser aprovada em resolução do Conselho de Ministros do passado dia 27 de março, o último liderado pelo primeiro-ministro cessante, António Costa. Esta residência será construída pela Universidade de Lisboa (UL) e terá 200 camas, num investimento que ultrapassa os cinco milhões de euros. O reitor da UL, Luís Ferreira, aponta que esta residência deve entrar em funcionamento no 1.º semestre de 2026 e que a validação dada em Conselho de Ministros não representa um financiamento por parte do Governo, apenas luz verde à concretização da obra, que será financiada por verbas próprias da universidade. Em cima da mesa, está a possibilidade de um financiamento parcial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Sobre o problema de alojamento estudantil verificado nos últimos meses, Luís Ferreira aponta que esta nova residência não resolverá de forma nenhuma essa carência, mas que representa um contributo para suprir as necessidades. Acompanhe mais temas semelhantes: Nova residência para estudantes vai nascer em Famalicão
Fonte: Freepik Autor: Redação Os dados do Global Tech Talent Trends 2024 divulgado pela Landing.Jobs indicam um decréscimo de 22,6% para 16% do número de portugueses do setor IT a trabalhar de forma remota para empresas fora do país, no período de um ano, algo que tem impactado os ganhos salariais entre empresas nacionais face a empresas estrangeiras. De acordo com a análise, a diferença entre salários caiu de 60,1% para 50,8% , e nota-se também uma disparidade entre homens e mulheres, sendo que estas ganham, em média, menos 36% em cargos de gestão. Trata-se de uma diferença de cerca de 60,9% . A diminuição destes valores pode estar relacionada com a tendência que se está a inverter e que diz respeito à contratação de profissionais de IT por empresas estrangeiras que, habitualmente, pagam salários muito mais altos do que as empresas locais. Contudo, é previsto para este ano uma ligeira subida dos salários, a rondar os 0,4%, ainda que longe dos mais de 30% verificados em 2022. O abrandamento da evolução salarial também poderá estar ligado ao congelamento de contratações no grosso do mercado entre o ano passado e o início de 2024 , causado pelas pressões económicas e a inflação, levando empresas a adiar investimentos. Leia também: Coimbra quer atrair mais investimento tecnológico
Fonte: Freepik Autor: Redação Chegaram ao Banco de Portugal (BdP) mais de 20 mil reclamações no ano passado , num período pautado por elevadas taxas de juro e inflação. Mais famílias apresentaram queixas junto dos bancos, sobretudo motivadas por créditos habitação. De acordo com o supervisor, foram recebidas quase cinco mil reclamações neste âmbito , a maioria relacionada com o exercício do direito ao reembolso antecipado da prestação, bem como sobre as medidas de mitigação do impacto das taxas de juro, introduzidas pelo Governo no Decreto-Lei n.º80-A/2022. Contudo, não foram apresentadas apenas reclamações sobre créditos habitação, com o BdP a receber um total de 26.976 reclamações de diversos âmbitos, que contribuíram para um aumento histórico dos clientes bancários a apresentar reclamações e num aumento de 24% face a 2022. O BdP diz que este aumento das reclamações junto da banca portuguesa foi impulsionado, sobretudo, por razões de natureza estrutural, onde se inclui, nomeadamente, o crescimento das reclamações sobre a qualidade da informação reportada à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) e os riscos de fraude associados à progressiva digitalização dos produtos e serviços bancários de retalho , indicam. Houve também alguns fatores de natureza conjuntural a contribuir para o aumento exponencial das reclamações, nomeadamente os que se prendem com a implementação das medidas temporárias adotadas para mitigar o impacto do aumento das taxas de juro nos mutuários de crédito à habitação, embora o seu contributo seja menor. Há ainda registo de terem sido encerradas 24.707 reclamações no ano passado, com 883 irregularidades identificadas, um número que corresponde a 3,6% das queixas encerradas. Do total das queixas, +23,3% correspondeu a matérias de crédito aos consumidores, com um total de 7.269 queixas, e 7,6% foram relacionadas com depósitos bancários, num total de 6.998 queixas. Acompanhe no SUPERCASA Notícias toda a atualidade. Leia também Economia portuguesa cresceu mais que carga fiscal em 2023 ou FMI aconselha a que bancos não cortem taxas de juro no imediato
Fonte: Pexels Autor: Redação Estão a surgir novas formas de habitação influenciadas por mudanças socioeconómicas à escala global, que fazem nascer tendências, novas alternativas à casa tradicional e modos de vida nómada que exigem diferentes burocracias para a questão da morada. A tecnologia e a evolução da industrialização na construção está a empurrar muitas pessoas para soluções mais económicas de habitação, como casas pré-fabricadas, casas modulares ou até autocaravanas. Diferenças entre domicílio fiscal e morada fiscal, quais são? O domicílio fiscal contempla questões de procedimento e processos, que implicam, por exemplo, a cobrança de impostos para corrigir ou entregar declarações, ou ser chamado à execução, entre outras situações. A residência fiscal, por outro lado, é a informação que aufere se um contribuinte tem ou não uma conexão forte o suficiente para ser tributado em território nacional , sendo que, grosso modo, esta se traduz no facto de o contribuinte dispor de uma habitação própria e permanente, na qual pernoita, recebe os seus amigos e família, faz as suas refeições, passa o seu tempo livre – basicamente, vive –, tratando-se de um imóvel próprio ou arrendado. O domicílio fiscal é apurado de acordo com o Artigo 19.º da Lei Geral Tributária baseando-se no local de residência habitual . Este pode coincidir, na maioria das vezes, com a habitação própria e permanente do contribuinte. O domicílio fiscal pode aplicar-se a autocaravanas ou casas pré-fabricadas? Para ser considerada uma residência habitual, o domicílio fiscal deve pressupor um grau de permanência geográfica. Assim, alguém que viva numa autocaravana, que à partida estará em constantes deslocações, não é aplicável a domicílio fiscal, pelo que é inviável determinar a sua localização concreta para a atribuição de procedimentos ou processos. Por outro lado, uma autocaravana afeta com carácter de permanência, se assim estiver registada, mantendo-se assente ou fixa no mesmo local por um período de mais de um ano, pode ser considerada domicílio fiscal , ainda que estejam abrangidas pequenas alterações sobre o local onde se situa. Ou seja, uma autocaravana com esta afetação pode fazer pequenas transferências para locais da área circundante. O mesmo é aplicável às casas pré-fabricadas ou modulares, que podem ser consideradas permanentes e fixas, apesar não serem, literalmente, habitações fixas ao solo. Para este efeito, são consideradas prédios , sem qualquer dúvida de que podem ser um domicílio fiscal. Que procedimentos deve ter para constituir domicílio fiscal e casas pré-fabricadas? Para constituir domicílio fiscal neste tipo de habitação, estas têm que estar devidamente licenciadas pela Câmara Municipal, nos mesmos trâmites em que são constituídos os processos de licenciamento exigidos para a construção de habitações convencionais. De acordo com o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, mais concretamente o artigo 2.º sobre o conceito de “edificações”, uma casa é legível a domicílio fiscal se for uma habitação destinada a habitação ou utilização permanente, ou, por exemplo, através da instalação de um restaurante, bar ou loja aberta ao público, para os quais é exigido um processo de licenciamento, ainda que não seja de carácter obrigatório que a habitação possua características de permanência e inamovibilidade do solo. Conseguiu perceber as diferenças? Sobre Habitação, outros temas que lhe podem interessar: Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber , Manutenção preventiva: entenda a importância deste conceito ou O que é a Área Bruta Privativa?
Fonte: Freepik Autor: Redação Está a aproximar-se do objetivo final: formalizar o negócio da venda da sua casa . Nesta fase, a primeira coisa a fazer é ter em ordem todos os documentos necessários , nomeadamente escrituras, certificado energético, licenças de construção ou qualquer outra papelada relevante. Ao organizar estes papéis, ainda antes da formalização do negócio e da assinatura do contrato-promessa compra e venda, estará a poupar tempo para quando chegar a verdadeira altura de avançar com o negócio. Esta proatividade deve partir de si, independentemente de estar ou não a ser acompanhado por uma agência imobiliária, contudo, o mais certo é que, enquanto decorrem os processos de divulgação e visitas ao imóvel, a agência que o acompanha lhe peça para começar a reunir esta documentação fundamental. Mas vamos por partes. Tem um interessado no seu imóvel? Dizemos-lhe o que deve fazer a partir daqui! Discuta o valor de venda da casa Vai ter de começar a entrar em negociações assim que alguém manifestar interesse na casa que está a vender. À partida, e se tiver seguido todos os passos que lhe explicámos em artigos anteriores, nomeadamente a Avaliação do imóvel na venda: como e porquê? , já deverá ter definido um valor final para a venda , contudo, e porque muitos são os compradores que gostam de regatear, este pode ser um valor mutável . Ainda assim, não deve baixar ou aumentar o preço só porque sim . Em negociações deve ter sempre definido um objetivo mínimo razoável sobre o qual não deve baixar, fazendo a negociação em função desse mesmo valor. Depois de acertado o valor, certifique-se de que tem todos os documentos de que lhe vamos falar abaixo, para, finalmente, poder avançar com a formalização do negócio. Que documentos deve ter na sua posse para poder avançar com a venda Se não é conhecedor das burocracias associadas à venda de uma casa ou sabe pouco acerca do mercado imobiliário e de como funcionam estes trâmites, só precisa de saber que, para conseguir avançar com a venda, deve ter na sua posse uma série de documentação importante, exigida por lei durante o processo de venda, para formalizar a venda, nomeadamente: • Certidão predial permanente atualizada • Caderneta predial urbana • Licença de utilização • Ficha técnica do imóvel • Certificado energético • Distrate do imóvel • Plantas do imóvel • Escritura de compra e venda • Cartão de cidadão Explicamos-lhe do que trata cada um destes documentos. Certidão predial permanente atualizada Pode obter este documento na Conservatória do Registo Predial, sendo que este é um documento que lhe permite, basicamente, consultar todo o historial do imóvel – com informação acerca da construção, sucessões hereditárias ou possíveis penhoras associadas. Caderneta predial urbana Neste documento, terá acesso a todas as informações do imóvel do ponto de vista fiscal , nomeadamente o titular do imóvel e respetivo valor patrimonial tributário, bem como a sua localização e características. Este vai ser um dos documentos mais importantes para a formalização do negócio, através do contrato-promessa compra e venda. Através da caderneta predial urbana poderá calcular o Imposto Municipal sobre o Imóvel (IMI) e o Imposto sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), sendo fundamental estar atualizado. Licença de utilização O objetivo deste documento é comprovar que o imóvel foi previamente inspecionado e que está em total conformidade com a obra realizada , projetos aprovados por autoridades competentes e com as normas legais e em vigor , bem como comprovar a idoneidade do edifício ou fração autónoma para o fim pretendido. Ficha técnica do imóvel Esta ficha técnica dar-lhe-á a informação sobre as características técnicas e funcionais de um prédio urbano com fins habitacionais , depois de concluídas as obras de construção ou reconstrução, e pode ser pedida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil e na Direção-Geral do Consumidor, sendo que o requisito para a sua obtenção é que os prédios tenham sido edificados ou submetidos a obras de ampliação, construção ou reconstrução depois do dia 30 de março de 2004. Certificado Energético Este é um documento onde encontra não só a avaliação da eficiência energética do imóvel, numa escala de “muito pouco eficiente” (F) a “muito eficiente” (A+), bem como informação sobre características do imóvel, tais como isolamentos, tipos de ventilação, climatização e produção de águas quentes sanitárias, e o seu efeito no consumo de energia. Além disso, reúne medidas de melhoria que sugerem formas para baixar o consumo energético e a indicação dos benefícios fiscais e tipos de financiamentos disponíveis. Distrate do imóvel Só precisa de apresentar este documento caso exista um crédito habitação associado ao imóvel , o qual é apresentado no momento da escritura pública na transmissão do imóvel, uma vez que comprova a extinção da hipoteca associada à casa que está a transacionar. É um documento emitido pelo banco. Plantas do imóvel Estes desenhos do imóvel descrevem a sua constituição, a nível de divisões, espaços disponíveis e outros elementos que podem ajudar à venda do imóvel, pois apresentarão uma visão completa da casa e das suas áreas . Deve ter este documento na sua posse, uma vez que o mesmo pode ser solicitado pelo banco ao comprador do imóvel aquando do pedido de empréstimo habitação, ou pelo próprio cliente comprador , aquando da tomada de decisão. Escritura de compra e venda Este documento é obrigatório para poder avançar com a venda de um imóvel , uma vez que verifica as condições da transação anterior. Depois de reunidos estes documentos, passará à fase crucial do processo de vender a casa, e que se trata da formalização do negócio. Sobre esse assunto, poderá ficar a conhecer tudo no próximo artigo do SUPERCASA Notícias !
Fonte: Freepik Autor: Redação Se tem um crédito habitação é importante estar a par de como funcionam as hipotecas e tudo o que envolve esta garantia ao banco, que poderá ser cancelada em três situações distintas. Através da hipoteca, assegura o pagamento do crédito habitação que tem com o seu banco ou instituição financeira, mesmo se incorrer em incumprimento, visto que o bem hipotecado serve de garantia para pagar a dívida. Mas explicamos-lhe tudo em maior detalhe. O que é uma hipoteca? Quando compra uma casa com recurso a crédito habitação, poderá fazer uma hipoteca para garantir que o dinheiro que o banco lhe emprestou será pago. Ou seja, trata-se de uma garantia . A sua capacidade financeira é avaliada neste momento, de forma a perceber se será capaz de pagar, ou não, o empréstimo que pretende contrair . Assim, a hipoteca serve para minimizar o risco de incumprimento, que é geralmente o imóvel a adquirir. Contudo, pode ser hipotecada, também, o imóvel de uma terceira pessoa , existindo bancos que aceitam a hipoteca da casa de familiares do mutuário do empréstimo. Em suma, a hipoteca é o garante do financiamento para a compra de um bem imóvel, que permite aos compradores o pagamento do valor do imóvel durante um período de vários anos. Em que situações pode a hipoteca ser cancelada? Os cenários que podem implicar o cancelamento da hipoteca são na venda de um imóvel registado com hipoteca, no pagamento da dívida do crédito habitação ou numa situação de expurgação da hipoteca. Descubra cada uma destas situações. Quando vende uma casa com hipoteca Ao comprar uma casa com recurso ao financiamento do banco, por meio de um crédito habitação , poderá ver-se a par, no futuro, com a venda desse mesmo imóvel . Nesta situação, em que vende o imóvel que está a pagar o banco, pode efetivamente cancelar a hipoteca. Nesta situação, só o poderá fazer se o dinheiro adquirido com a venda do imóvel for suficiente para pagar o empréstimo contraído, devendo solicitar, para esse efeito, o cancelamento da hipoteca e proceder ao registo da venda da casa para o novo comprador. Quando paga a dívida do crédito habitação Quando consegue liquidar a dívida do empréstimo habitação, pode pedir o cancelamento da hipoteca, pois se pagou a sua dívida, já não precisa de apresentar qualquer garantia. Depois de eliminar a hipoteca, deverá proceder ao cancelamento do seu registo numa Conservatória do Registo Predial e, depois de ter o seu empréstimo hipotecário totalmente pago, o banco envia-lhe um documento que confirma o cancelamento desta garantia . Nesta situação, fica com as suas obrigações do contrato totalmente cumpridas. O documento que o banco lhe vai enviar designa-se distrate de hipoteca . Quando expurga a hipoteca do imóvel que comprou Pode acontecer comprar uma casa com hipoteca, sendo possível cancelá-la depois da aquisição . A lei diz que o novo proprietário da casa hipotecada pode proceder a este cancelamento, contudo, apenas através de um processo judicial. Assim, caso tenha comprado um imóvel recentemente, e o mesmo esteja hipotecado, depois de registada a compra não será o responsável pelo pagamento da hipoteca anterior. Nesta situação, deve informar os credores do procedimento, pagar completamente todas as dívidas associadas à hipoteca ou chegar a acordo de pagamento com os credores, o qual pode envolver o pagamento de uma quantia igual ao valor da compra do imóvel. Depois destes procedimentos, tem de pedir um processo legal junto do tribunal, comprovando que tudo decorreu de forma correta. Ficou esclarecido acerca deste tema? Acompanhe o SUPERCASA Notícias para mais temas como este e, caso ainda lhe restem dúvidas acerca de como pode vender a sua casa, aconselhamos a ler Formalizar a venda de um imóvel: quais são as burocracias
Fonte: Freepik Autor: Redação O mercado imobiliário é um segmento muito específico que exige não só um grande nível de preparação teórica, como um compromisso para com as mudanças do setor, que está em constante evolução . Os desafios são vários e diferentes de caso para caso, mas existem premissas que nunca mudam e que deverá ter em conta se procura ser um profissional bem-sucedido e com grandes taxas de sucesso. É normal existir confusão, medo e inexperiência, e por isso mesmo, o SUPERCASA traz-lhe este artigo para o ajudar a crescer no mercado e a conseguir melhores e maiores concretizações . Descubra quais são os cinco erros a evitar e faça crescer a sua carreira! 1. Falta-lhe um plano de negócios Este é o erro crasso de muitos profissionais que entram no mercado sem experiência e/ou conhecimento. Não ter um plano de negócios vai atrasá-lo e afastá-lo dos seus objetivos, levando-o por um de dois cenários: ou estará completamente perdido e sem saber o que fazer, recorrendo ao improviso e a uma maior taxa de erro, ou será visto como um profissional amador, incompetente e sem conhecimentos que lhe permitam criar notoriedade no mercado. O plano de negócios é o passo zero quando entra no mercado como agente imobiliário, quer a título individual, quer vá trabalhar para uma agência ou abra o seu próprio negócio. Em qualquer uma destas situações , para conseguir fazer crescer a sua reputação e aumentar a sua rede de contactos, é importante que defina a sua estratégia para se conseguir destacar. Uma das formas mais eficazes para conseguir este plano de negócios é através de diretrizes sólidas e que elevem a sua reputação para outro patamar. Falamos, concretamente, de um plano de marketing , nomeadamente através da comunicação dos seus serviços, de uma estratégia para a captação de leads e de meios para concretizar os seus objetivos financeiros. Tudo isto, facilmente, conseguirá obter com recurso a plataformas de gestão imobiliária que lhe proporcionem uma integração completa e de última geração às várias vertentes do seu negócio. Assim, deve procurar serviços que o ajudem neste plano de negócios, como o CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate , o mais completo, mais inovador e mais utilizado em Portugal. Com este CRM, consegue desde logo definir um público-alvo para atrair leads qualificadas e optar por uma estratégia de marketing digital ao dividi-lo por interesse. Desta forma, vai comunicar apenas a informação relevante para esse público. Descubra como pode fazer tudo isto aqui . 2. Não está totalmente familiarizado com o mercado local É possível que, caso se esteja a iniciar no mercado, ainda não se sinta totalmente à vontade com o mercado local, com a sua área de atuação ou com as particularidades da zona e segmento em que vai trabalhar. Esta é uma desvantagem que deve trabalhar para melhorar, investindo tempo em conhecer tudo o que envolva a sua área. Para conseguir este conhecimento aprofundado, a sugestão é que utilize plataformas de metasearch que lhe permitam realizar análises comparativas de mercado, relatórios de angariação, listagens com todos os imóveis disponíveis na zona em que atua e alertas de novos imóveis que entrem no mercado. Consegue tudo isto, facilmente, através do Infocasa , a maior base de dados a nível nacional. Através do Infocasa vai conseguir uma visão mais alargada do mercado e ficar a conhecê-lo mais profundamente, informando-se acerca de tendências e nichos. Desta forma, prestará um serviço mais completo e personalizado aos seus clientes, mostrando-lhes exatamente aquilo que eles querem ver. Conheça o Infocasa aqui e descubra em que outras situações ele o pode ajudar! 3. Não utiliza as redes sociais na sua totalidade As redes sociais são das plataformas mais fortes atualmente e, ao não estar a utilizá-las na sua totalidade, está a perder várias oportunidades de negócio. Qualquer comprador que esteja à procura de casa está sujeito às redes sociais, pelo que , investir numa divulgação por este meio, poderá significar uma visibilidade dos seus anúncios muito mais alargada e completa. Para conseguir esta utilização eficiente, recomendamos-lhe que invista no eGO Real Estate , o CRM do qual já aqui falámos e que o pode ajudar nas várias vertentes do negócio. No que respeita às redes sociais, a particularidade do eGO é que poderá receber as leads provenientes deste meio no seu CRM, otimizando a gestão dos anúncios e concretizando uma estratégia eficaz. O utilizador do eGO pode, assim, ativar a integração de leads da sua página de Facebook ou Instagram, fazendo o acesso e gestão diretamente no CRM. Peça uma demonstração de como tudo isto funciona aqui . 4. Não está a fazer formações contínuas Um dos pontos essenciais para uma boa progressão da sua carreira e negócio é a formação contínua e especializada , quer acerca de produtos que o possam ajudar na gestão, divulgação, angariação e prospeção imobiliária, quer acerca do mercado e das suas tendências. Tal como já mencionámos, o mercado imobiliário é um segmento em constante evolução, sendo importante que se mantenha atualizado e a par com as tendências, quer para conseguir estar preparado para qualquer situação que se lhe surja, quer para que se destaque da concorrência. Sabia que o CRM eGO Real Estate dá formações contínuas sobre diversos temas relacionados com o mercado imobiliário? É uma excelente oportunidade para participar nestes eventos, que se realizam quer presencialmente, quer online, seja ou não cliente do eGO. Se tem interesse nos webinars, descubra as várias datas aqui . Para formações e workshops, consulte o calendário para os próximos meses no link que lhe disponibilizamos. 5. Não está a acompanhar de perto os seus clientes Uma má comunicação pode ser o início do fim de muitas relações e negócios , sobretudo no mercado imobiliário, em que é comum haver uma concorrência feroz. Assim, ao não investir no acompanhamento junto dos seus clientes, poderá estar a cometer um erro fulcral. O sucesso de um bom profissional imobiliário é sustentado por uma boa rede de contactos e relações de confiança, sendo para isso imprescindível ter do seu lado uma plataforma que lhe permita organizar a informação sobre os seus clientes e, ainda, permitir-lhe um relacionamento estreito e personalizado com eles. Através do CRM eGO Real Estate consegue, por exemplo, organizar roteiros de visita em que expõe as marcações das visitas aos imóveis, estabelecendo um elo de ligação entre você, o agente, o potencial cliente e o proprietário. Fará tudo isto através das Oportunidades do eGO , e em poucos cliques, de forma muito simples: faz a marcação da visita, cria a ficha de visita, solicita as assinaturas digitais e partilha tudo isto com o proprietário. Desta forma, cria confiança com o seu cliente, apresentando-lhe toda a informação necessária, e aumenta a sua notoriedade junto do mesmo. Gostava de experimentar esta funcionalidade? Clique aqui . 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