Fonte: Freepik Autor: Redação Existe em Portugal uma grande preocupação com a limpeza de terrenos em consequência do grande histórico de incêndios registados nos últimos anos. Com fatores climáticos que podem causar situações de risco, é importante manter os terrenos limpos e cuidados, fazendo uma gestão de combustíveis que evite catástrofes devastadoras. Esta é uma responsabilidade dos proprietários contemplada na lei, e que, portanto, caso não seja devidamente cumprida, poderá levar a coimas avultadas , pois trata-se de um processo essencial para evitar incêndios. Se é proprietário de um terreno com mato e pretende cumprir a sua obrigação, este é o artigo que deve ler para se assegurar das regras, prazos de cumprimento e outras burocracias que possam causar dúvidas. Quanto termina o prazo para a limpeza das matas/terrenos? É importante reter que só tem até 30 de abril para limpar o seu terreno. Qualquer proprietário, usufrutuário, arrendatário ou a entidade detentora de um terreno ou mata inserida num espaço rural são os primeiros responsáveis pela manutenção e limpeza do espaço, tendo até dia 30 de abril para a assegurarem. Caso não o façam, podem ser apresentadas queixas e as Câmaras Municipais podem assumir a gestão dos combustíveis nessas propriedades , responsabilizando o proprietário com o pagamento da respetiva despesa. Assim, o proprietário é obrigado a permitir o acesso aos seus terrenos, sendo que as autarquias podem utilizar forças de seguranças para garantir que os trabalhos sejam executados . Desta forma, as forças policiais podem ser chamadas a intervir, caso existam impedimentos à devida limpeza. É importante ressalvar que, caso conheça uma situação de incumprimento, tem o dever de reportá-la às autoridades competentes , incorrendo em negligência caso não o faça. Assim, deve entrar em contacto com a Câmara Municipal ou GNR da sua localidade. É feita fiscalização? Sim, tendo o Governo, inclusivamente, de divulgar a lista das freguesias mais prioritárias onde será feita avaliação da gestão de combustível, e que consiste essencialmente em avaliar se as ervas foram cortadas, o mato, arbustos e árvores aparadas e se não existem perigos para os edifícios ou aglomerados populacionais localizados nas periferias. Esta fiscalização acontece normalmente durante o mês de maio, de 1 a 31 de maio, onde, numa primeira fase, serão fiscalizados com carácter prioritário os proprietários, arrendatários, usufrutuários e outras entidades que detenham terrenos inseridos em espaços rurais ou com edifícios na periferia, num raio de 50 metros, mas também aglomerados populacionais, parques industriais ou parques de campismo, numa faixa de 100 metros. A segunda fase da fiscalização decorre em junho e é focada nas redes viárias e ferroviárias, linhas de transporte e distribuição elétricas, além de linhas de transporte de gás natural. Nesta fase, a fiscalização incide no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e vai avaliar zonas tradicionalmente mais afetadas por este tipo de catástrofe, tendo como principal objetivo a prevenção de incêndios que ocorrem, mais comummente, no verão. Se é proprietário de um terreno ou mata, saiba que já é possível consultar a lista de freguesias prioritárias, que este ano são 991, e que correspondem a cerca de 30% de todo o território continental português. Quais são as consequências caso haja incumprimento? É importante que, caso seja o proprietário, usufrutuário, arrendatário ou entidade detentora de um terreno, faça uma limpeza do mesmo, não deixando de fora a limpeza junto aos postes e cabos de eletricidade ou nas faixas laterais das estradas, caminhos de ferro ou outras vias existentes. É importante limpar numa faixa de 50 metros à volta dos edifícios, caso existam, e fazer a devida limpeza junto a estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas, habitações ou outros equipamentos. Caso não o faça, poderá incorrer no pagamento de coimas que podem ir até aos 5.000 euros para particulares e 25.000 euros para pessoas coletivas. Limpeza: como fazer? Na fase de limpeza, é importante entender que esta contempla o corte de ervas, arbustos, mato e outros materiais vegetais que existam em torno de edifícios inseridos em áreas rurais ou florestais , bem como o corte de ramos das árvores que se localizem até quatro metros acima do solo, ou nas árvores que tenham oito metros ou mais, ou até 50% da altura se tiverem menos de oito metros. Está prevista na limpeza de terrenos, também, o corte de árvores e arbustos que se localizem a menos de cinco metros de edificações existentes, sobretudo se existirem ramos que se projetem sobe telhados, e os arbustos não podem ultrapassar os 50 centímetros de altura – no caso das herbáceas, o limite são 20 centímetros. No final da intervenção, deve ser feita a respetiva limpeza dos sobrantes. Tenha em conta que, durante o processo, deve respeitar as espécies legalmente protegidas, como azinheiras ou sobreiros. Quais são as exceções à limpeza? Excluídos das obrigações de limpeza previstas na lei estão os jardins que se encontrem devidamente mantidos, bem como áreas agrícolas – desde que não apresentem estar em pousio ou sejam destinadas a pastagens permanentes. Limpeza na cidade: condições Não são só as áreas rurais ou florestais que estão contempladas com este requisito de limpeza, existindo zonas rurais e florestais contíguas a áreas urbanas onde esta obrigação deve ser concretizada dentro dos prazos legais. A conclusão a retirar é esta: caso seja o proprietário de um terreno ou casa no campo, inserida numa área florestal ou rural, tenha consciência de que as suas ações podem fazer a diferença e evitar catástrofes como incêndios. Verifique se os seus terrenos ou casa se encontram devidamente limpos, verificando também se os seus sistemas de rega funcionam e, nos dias mais quentes, fique atento aos riscos de incêndio para a sua área, informação que pode consultar, de forma atualizada, no site do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Relacionado com este tema, poderá ler: Comprar um terreno para construir: tudo o que precisa de saber , Projeto REN vai proteger a floresta contra incêndios rurais
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação A faixa litoral portuguesa é das áreas geográficas mais ricas da Europa. Considerada como a porta de entrada para este continente, a faixa litoral do nosso país oferece uma panóplia diversa e carismática de localidades icónicas , praias que não terminam e acesso aos grandes centros urbanos e cosmopolitas portugueses. É na faixa litoral que encontra as melhores oportunidades profissionais e o maior número de pessoas de todas as idades, que mantêm a sua proximidade com a costa e com o rico património marítimo português. Encontrará das mais belas paisagens em Portugal, bem como uma variedade de espécies de fauna e flora extremamente diversa, e ainda uma qualidade de vida diferenciadora. Se anda à procura de casa e está comprometido em encontrar o imóvel perfeito para si e para a sua família, o SUPERCASA é o portal imobiliário certo para o encontrar! Consulte as 8 opções que selecionámos para si. Moradia T3 em Argela, Viana do Castelo - 250.000€ Moradia Geminada T3+1 em Lagoa, Algarve - 339.000€ Moradia T3 em Peniche, Leiria - 389.000€ Apartamento T2+1 em Loulé, Algarve - 399.000€ Apartamento T2 Duplex em Portimão, Algarve - 410.000€ Apartamento T3 na Nazaré, Leiria - 425.000€ Moradia T3 Duplex em Caldas da Rainha, Leiria - 515.000€ Moradia T2 Duplex em Vila do Bispo e Raposeira, Algarve - 595.000€ E se gostou destas sugestões, poderá também gostar das seguintes: Procura uma casa com terraço? 6 sugestões do SUPERCASA , Viver a 10 minutos da praia? Realize este sonho com o SUPERCASA ou Viver à beira-mar: transforme este sonho em realidade
Fonte: Freepik Autor: Redação O Fundo Monetário Internacional (FMI) chegou à conclusão que Portugal é o país onde os custos dos empréstimos habitação mais subiram depois da política monetária implementada pelo Banco Central Europeu (BCE), que resultou na subida dos juros diretores . Este aumento fez crescer os encargos com o serviço da dívida em Portugal, que é equivalente a 1,2% do PIB. De acordo com o World Economic Outlook, divulgado esta segunda-feira pelo FIM, é possível concluir que o aumento anual dos custos do serviço de dívida, em relação a meados de 2022, varia significativamente em toda a área do euro, desde Portugal, com 1,2% do PIB até Malta com praticamente zero. Assim, Portugal é o primeiro do ranking dos países europeus com registo de maiores impactos nos custos depois da política monetária do BCE ter entrado em vigor em julho de 2022. Em segundo lugar estão a Finlândia, com 1,1% do PIB, e a Estónia, com 1%. Conforme explica o FMI, existem características do mercado que contribuem para as variações da transmissão dos efeitos da política monetária , nomeadamente a prevalência de créditos a taxa variável e a proporção de famílias com hipotecas , e Portugal é, efetivamente, um dos países europeus com maior número de créditos habitação à taxa variável, ficando vulnerável a qualquer tipo de mexidas nos juros. Ainda assim, o FMI acredita que o impacto da política monetária em países como Portugal, Hungria, Irlanda e os Estados Unidos parece ter enfraquecido , pois houve a inversão de algumas tendências, como a maior adoção de créditos de taxa fixa, limites mais rígidos do rácio entre o montante do empréstimo e o valor do ativo (imóvel), menor endividamento, emigração de áreas densamente povoadas e a deflação dos preços da habitação em algumas áreas anteriormente sobrevalorizadas. Fique para ler Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as , Famílias na Zona Euro estão a poupar mais face a 2022 e Bancos antecipam retoma de procura por crédito habitação
Fonte: Freepik Autor: Redação Um avalista é diferente de um fiador, apesar de poderem ser confundidos por terem um papel semelhante . Contudo, havendo uma diferença entre aval e fiança , as duas nomenclaturas tomam funções distintas, representando dois tipos de garantia aquando da concessão de um crédito . Descubra as diferenças para, se lhe for feito o pedido para ser o fiador ou o avalista numa situação de pedido de crédito, saber exatamente o que fazer, conhecendo obrigações, deveres e tudo o que envolvem estes dois conceitos. Fiador: o que é, quais são as suas obrigações e que riscos corre? Fiador é, provavelmente, o termo com que está mais familiarizado, podendo até conhecer alguém que eventualmente seja, ou tenha sido, o fiador de outra pessoa numa situação de concessão de crédito. Um fiador é nada menos do que a pessoa sobre a qual recai a obrigação de liquidar os valores por pagar caso a pessoa que contraiu o crédito, ou seja, o devedor, não o pague. Assim, imagine: tem um familiar que pediu um crédito para comprar uma casa, e pede-lhe a si que seja o seu fiador. Ao assumir este papel, caso o seu familiar deixe de pagar as prestações do crédito, fica você responsável e encarregue de assegurar esses pagamentos em falta. Damos o exemplo de um familiar, pois, nestas situações, o mais comum é os fiadores serem os familiares diretos do mutuário de crédito, como pais, irmãos ou tios. Assim, o maior risco que um fiador corre é mesmo que a pessoa da qual se torne fiadora deixe de pagar as suas obrigações ao banco , o que, numa situação mais complicada, poderá envolver a execução do seu património pessoal pela entidade credora , uma vez que assume a responsabilidade em nome do devedor. Para mitigar estes risco, o fiador pode obter o benefício da exclusão prévia, o que lhe permite não ter que pagar a dívida enquanto o património do titular do crédito não for executado. E fique a saber que, ao tornar-se fiador de alguém, muito dificilmente deixa de o ser , caso mude de ideias no futuro. Uma fiança só termina depois da total liquidação da dívida ou através de um acordo com a entidade credora , contudo, e porque se trata de uma garantia sobre o cumprimento da dívida, este tipo de negociações são difíceis. Avalista: diferenças face ao fiador, obrigações e riscos À semelhança do fiador, o avalista será alguém que toma responsabilidade sobre o pagamento da dívida em caso de incumprimento por parte do titular do crédito, através de letras ou livranças. Ao contrário do fiador, que paga a fiança do incumprimento do devedor, o avalista paga o aval, que é utilizado mais frequentemente nos financiamentos de pessoas coletivas, como empresas e organizações. O aval pode ser concretizado pelo valor total da dívida ou um inferior, sendo que basta uma assinatura na parte de trás do documento para ficar selado o compromisso. A figura do aval é mais relevante para empresas , ao contrário do fiador que atua como garante de uma pessoa individual. O aval tem uma contribuição, assim, no crescimento de pequenas e médias empresas, representando, muitas vezes, a única forma de estas conseguirem financiamentos junto da banca. Assim, um avalista fica com responsabilidade solidária, em que tanto o devedor quanto o avalista assumem a mesma responsabilidade no crédito , podendo a entidade credora acionar o património de qualquer uma das figuras em caso de incumprimento. É comum os avalistas serem os sócios ou os administradores das empresas para as quais é pedido o financiamento junto das entidades credoras, fazendo-o para facilitar a obtenção deste empréstimo. À semelhança do que acontece com a fiança, em caso de incumprimento, o património pessoal do avalista pode correr o risco de execução. Contudo, caso o avalista apresente uma situação económica vulnerável, pode requerer um processo especial para acordo no pagamento, junto da entidade credora, baseado num plano de pagamentos para facilitar e permitir ao avalista o compromisso assumido no pagamento dos valores em dívida. Em último caso, não conseguindo assegurar os pagamentos, o avalista poderá solicitar um pedido de insolvência pessoal com exoneração do passivo restante, ou seja, pedir o perdão da dívida . Se ficou esclarecido e gostava de obter mais conhecimentos acerca do que envolve um crédito, sugerimos que leia Crédito construção: o que é e como funciona? , Intermediários de crédito: como funcionam? ou Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Fonte: Freepik Autor: Redação O Turismo do Algarve quer reforçar a chegada de mais turistas estrangeiros à região , nomeadamente turistas norte-americanos, tendo para isso preparadas várias ações para dinamizar a promoção de viagens . Alguns dos municípios contemplados nesta ação do Turismo do Algarve são Vila Real de Santo António, Faro, Olhão, Portimão e Albufeira, estando pensadas dezena e meia de ações para executar ao longo deste ano em Portugal, nos Estados Unidos e no Canadá. O objetivo passa por promover o distrito através de propostas que mostrem gastronomia, enologia e atividades de natureza da região algarvia , e a ideia surge depois de ter sido anunciado o adiamento de um voo direto entre Faro e os EUA. De acordo com a entidade, o Algarve registou, em 2023, um crescimento anual superior a 27 por cento no número de hóspedes nas unidades hoteleiras algarvias , e a tendência é positiva, sendo esperado que continue a crescer através da deslocação de cerca de 200 convidados do outro lado do Atlântico , de entre os quais operadores turísticos, jornalistas e influencers . André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve, salienta: os Estados Unidos são já o sétimo mercado externo com mais peso na região. Os visitantes deste país, conjuntamente com os do Canadá, procuram, e encontram, no Algarve, alguns dos melhores campos de golfe e praias da Europa. Mantenha-se a par: Novo apoio à eficiência hídrica no Algarve: como funciona? , AHETA quer construir habitação social para captar mão de obra e Viver a 10 minutos da praia? Realize este sonho com o SUPERCASA
Fonte: Freepik Autor: Redação As estatísticas rápidas do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o transporte aéreo continua em altas, continuando a manter, em fevereiro, máximos históricos dos valores mensais de passageiros nos aeroportos portugueses. De acordo com a análise, há 76.000 passageiros a fazer, em média, um desembarque diário, correspondendo a um acréscimo de 4% face aos valores apurados em 2023. Os portugueses estão a viajar mais para França , tendo este sido o principal destino de origem e de destino dos voos, ainda que tenha abrandado para os 6,6% no número de passageiros desembarcados. O valor é semelhante no número de passageiros embarcados, que se fixou nos 6,4%. Face ao mesmo período do ano passado, tratam-se de -6,6% e -6,4%, respetivamente. Espanha também é um dos destinos favoritos dos passageiros em Portugal, seguido do Reino Unido. Conclui-se também que, no mês de fevereiro, os aeroportos nacionais movimentaram 19.600 toneladas de carga e correio, o que significa um aumento de 16,3% relativamente ao período homólogo. Este tema também lhe pode interessar: Mais turistas escolhem Portugal como destino para férias de luxo
Fonte: Freepik Autor: Redação O calor intenso está a provocar um aumento na procura por serviços para piscinas , assegura uma análise da plataforma de contratação de serviços Fixando, enviada em comunicado ao SUPERCASA Notícias que identificou um crescimento de 81% na procura destes serviços na última semana, com especial destaque para pedidos de limpeza e manutenção destes equipamentos. Quanto à distribuição dos serviços procurados durante a semana de 8 a 14 de abril, a maioria dos pedidos foi para limpeza e manutenção de piscinas (51%), seguindo-se reparações de piscinas (31%) e instalações de piscinas novas (9%). A empresa adianta também que, após um mês de março que estabeleceu recordes de temperatura em todo o mundo, e com um fim de semana marcado por uma acentuada subida dos termómetros em todo o país, os pedidos de serviços para piscinas entre 1 de março e 14 de abril cresceram 53% face ao mesmo período no ano passado. Uma análise detalhada dos preços dos serviços revelou também um aumento significativo em 2024, em comparação com o ano anterior: por exemplo, o custo médio da instalação de uma piscina aumentou para 2.133€, em comparação com os 1.975€ de 2023. A limpeza e manutenção de jacuzzis e spas também registou um aumento substancial, passando de 80€ para 120€. No entanto, o preço para limpeza ou manutenção de piscinas manteve-se relativamente estável, com um aumento marginal de apenas 1€ (de 104€, para 105€). Com as previsões de temperaturas elevadas a continuarem nos próximos dias, a Fixando, em informação partilhada com o SUPERCASA Notícias , estima que a procura por serviços de piscinas continue a crescer. No total deste estudo, foram analisados 1526 pedidos relacionados com piscinas. Sobre este tema, sugerimos a leitura: Tem piscina na sua casa? Veja como fazer uma limpeza eficaz ou Cada vez mais portugueses investem em casas com piscina
Fonte: Freepik Autor: Redação A Câmara de Lisboa discutiu na passada sexta-feira, dia 12 de abril, a operação de loteamento municipal na freguesia de Santa Clara, tendo a mesma sido aprovada em reunião privada do executivo. Em causa, está uma área de 20.981 metros quadrados, com quatro lotes, para construção de habitação e espaços comerciais. A proposta foi submetida por Joana Almeida, vereadora do Urbanismo , e pretende que dois dos quatro lotes, com 26.824 metros quadrados, distribuídos por 265 fogos, sejam afetos ao uso habitacional, enquanto os dois restantes sejam para uso de comércio e serviços, com 7.350 metros quadrados de superfície de pavimento. Esta operação de loteamento obteve, assim, o parecer favorável final pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), contudo, a aprovação pela câmara ficou condicionada pelo cumprimento dos pareceres dos serviços municipais de planeamento urbano, gestão da mobilidade, higiene urbana e espaço público. Acompanhe também: Grupo Casais está a construir habitação a custos controlados , Évora vai construir 122 novos fogos com investimento de 26M€
Fonte: Freepik Autor: Redação A COSEC - Companhia de Seguro de Créditos divulgou esta segunda-feira dados sobre as insolvências em Portugal, que dispararam no primeiro trimestre deste ano. De acordo com a entidade seguradora, o número disparou 19,5% e são as microempresas, ou seja, aquelas que empregam menos de 10 pessoas, quem representa uma maior fatia do total (67%) , entre os meses de janeiro e março. Mais de metade das empresas insolventes , representando 52% do total, está em atividade há, pelo menos, dez anos, e é nas grandes áreas metropolitanas que mais se verifica esta tendência, com Porto e Lisboa no topo da análise. De acordo com os dados, é no Porto que se localiza o maior número de empresas em insolvência (182 empresas) e também a maior parcela de empresas em situação de incumprimento com as suas obrigações . Trata-se de um crescimento de 42% face ao mesmo período do ano anterior. Logo de seguida está Lisboa, com 120 empresas nesta situação, o que representa um aumento de 34% face ao primeiro trimestre de 2023. Ainda durante o período do primeiro trimestre, foi o setor dos serviços quem verificou mais situações de insolvência, com 133 casos assinalados, seguido do setor da indústria têxtil, que trocou de posição com o setor retalho, e ainda o setor da construção. Acompanhe também: Receitas do turismo: fevereiro regista aumento de 276,4M€ , Portugal é o país mais impactado pela política monetária do BCE e Empresas portuguesas têm valores recorde de autonomia financeira
Fonte: Freepik Autor: Redação O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta segunda-feira que o turismo português continua a crescer, tendo as suas receitas aumentado 13%, para os 276,4 milhões de euros, durante o mês de fevereiro. Face ao mesmo mês do ano anterior, há ainda um aumento de 7,0% do número de hóspedes, um aumento de 6,4% do número de dormidas e mais 13,1% de proveitos de aposento. Sobre esta tendência, o INE afirma que, no mês de fevereiro de 2024, se registaram 1,8 milhões de hóspedes e 4,6 milhões de dormidas , o que significa aumentos de 6,6% e 5,8%, respetivamente na totalidade dos meios de alojamento turístico , acrescentando ainda que , as dormidas de residentes aumentaram 2,7% e as de não residentes cresceram 7,4% , lê-se no boletim estatístico da atividade turística. Ainda que os principais indicadores tenham crescido, houve um abrandamento dos rendimentos obtidos dos quartos no alojamento , contudo, o valor mais alto continua a ser verificado na Grande Lisboa (107,8 euros), seguida da Madeira, com 85,6 euros. No entanto, todas as regiões obtiveram crescimento desde indicador. No que respeita ao rendimento por quarto disponível , houve uma aceleração , tendo crescido 4,5%, para os 37,8 euros no mês de fevereiro, face ao período homólogo de 2023. Sobre as dormidas, o instituto de estatística português afirma que o município de Lisboa concentrou 24,3% do total de dormidas (12,1% do total de dormidas de residentes e 30,3% de não residentes e, de entre os municípios com mais expressividade no total das dormidas no mês em análise, continuam a destacar-se Lisboa (8,3%) e Porto (10,5%). Notícias relacionadas: Mais turistas escolhem Portugal como destino para férias de luxo , Portugal conquistou 31 prémios no World Travel Awards
Fonte: Freepik Autor: Redação A Câmara de Esposende alterou a sua versão inicial da Estratégia Local de Habitação (ELH), aprovada em setembro de 2021. Esta proposta contemplava a aquisição e reabilitação de frações ou prédios com destino a habitação para realojar 91 famílias, contudo, esta foi alterada, passando agora a contemplar a construção de 104 fogos no concelho com 91 dos quais a serem atribuídos ao arrendamento a custos acessíveis, e os restantes 13 para realojamento das afetadas pelas intervenções no concelho. A realidade do mercado imobiliário no concelho tem imposto diversos constrangimentos à materialização desta solução habitacional, devido à escassa oferta e preços muito elevados , indica a autarquia. Desta forma, ainda que tenham sido alocados recursos do município para serem desenvolvidas soluções, a execução da solução habitacional inicialmente prevista mostrou-se inviável , tendo havido a necessidade de encontrar outro tipo de resposta para colmatar as carências existentes relativamente ao acesso à habitação . Inicialmente, a ELH de Esposende tinha um investimento global previsto de cerca de 23 milhões de euros . Agora, tendo sido alterada a versão do documento, ainda não há indicação de um novo valor de investimento , ainda que, conforme indica a câmara, seja um investimento de grande escala . Benjamim Pereira, presidente da autarquia, vinca que o município vai continuar a promover soluções para pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada. Continue a par de mais temas como este em SUPERCASA Notícias
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação A faturação de uma empresa é um dos pontos mais importantes no sucesso de um negócio , não só porque, para uma empresa sobreviver, tem obrigatoriamente de faturar, mas também porque é necessário ter conhecimentos sobre estas normas. Os desafios podem ser vários, sobretudo para as empresas da área do imobiliário que tenham acabado de abrir ou se vejam a par com um grande volume de trabalho , sendo essencial terem, do seu lado, plataformas de gestão que integrem estas burocracias administrativas relacionadas com a faturação. O maior desafio enfrentado pelas empresas poderá ser o grande volume de faturas, recibos e documentos fiscais com que têm de lidar todos os dias e, ao não ter acesso a um sistema organizado que lhes permita fazer a triagem de toda esta documentação, poderá dificultar, e até prejudicar, o bom funcionamento da empresa. Contudo, existe no mercado uma plataforma extremamente completa que o poderá salvar desta desorganização , e que se caracteriza pela sua tecnologia de ponta, integração total com outros serviços e uma série de outras estratégias que podem ajudar negócios a crescer, direcionada, em exclusivo, para o mercado imobiliário. Módulo de Faturação do eGO Real Estate: do que se trata? Certamente já ouviu falar do CRM líder de mercado há mais de 20 anos em Portugal, estando a par, portanto, das inúmeras funcionalidades do eGO Real Estate a das várias vertentes em que ajuda agências e consultores imobiliários. Umas das áreas em que o eGO Real Estate lhe poderá ser bastante útil é na faturação da sua empresa e negócios, pois através do seu Módulo de Faturação permite a emissão das faturas, notas de crédito, recibos, e até a criação e extração de ficheiros SAFT para apresentar às finanças. O Módulo de Faturação do eGO Real Estate está devidamente certificado pela Autoridade Tributária. Que vantagens terá ao utilizar esta funcionalidade? Para começar, este é um módulo totalmente integrado no seu CRM, onde não só poderá gerir a sua empresa, como os seus imóveis em carteira, mas também o acompanhamento que é feito a potenciais clientes e proprietários . Só com estas vantagens terá uma maior facilidade e visão 360º no acompanhamento a todas as vertentes do seu negócio , com funcionalidades que lhe permitirão retirar métricas, gerir processos, tratar oportunidades de venda, e ainda integrar o seu site imobiliário. Esta é a grande vantagem face a outras opções disponíveis no mercado , pois com um serviço totalmente integrado, não terá de recorrer a plataformas externas. Caso tenha dúvidas sobre se é vantajoso investir no eGO, fique a saber que o acesso ao Módulo de Faturação, dentro do CRM, não representa custos adicionais para si, pois está incluído no valor mensal do plano. Invista nas soluções mais completas do mercado e simplifique a sua gestão imobiliária! Clique aqui para obter informações adicionais.
Fonte: Freepik Autor: Redação No 4.º trimestre de 2023, de acordo com os dados recentemente divulgados pelo INE e enviados pela AICCOPN à redação do SUPERCASA Notícias , foram transacionados 34.126 alojamentos familiares, num montante global de 7.174 milhões de euros, o que corresponde a variações, face ao trimestre precedente, de -0,4% e de +1,4% em número e em valor, respetivamente. Relativamente à evolução dos preços dos imóveis, verificou-se uma manutenção da tendência de valorização, com o índice de preços da habitação a aumentar 1,3%, face ao trimestre anterior. No mês de janeiro de 2024, ao nível da área licenciada, pelas autarquias, registaram-se reduções de 12,6% nos edifícios habitacionais, e de 14,7% nos edifícios não residenciais, face a janeiro de 2023. Quanto ao número de fogos licenciados em construções novas, nesse mês, assistiu-se a um decréscimo de 16,4% em termos homólogos, para 2.394. No que concerne ao índice de custos de construção de habitação nova, no mês de janeiro observou-se um aumento de 1,9%, em termos homólogos, em resultado de variações de -0,9% na componente dos materiais e de +5,7% na componente referente à mão de obra. Até ao final do mês de fevereiro de 2024, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 646,3 milhares de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 13,4%, face às 569,8 milhares de toneladas registadas no mesmo período de 2023. No segmento das obras públicas, nos primeiros dois meses de 2024, apuram-se crescimentos significativos, face ao período homólogo de 2023. Com efeito, no que concerne ao montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registou-se um expressivo aumento de 173%, em termos homólogos, para 2.624 milhões de euros, com a abertura de um concurso para a Concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade, no montante de 1.661,4 milhões de euros, a ser determinante para esta evolução. Quanto ao volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados até fevereiro e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de março, apresenta uma subida de 15%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável, para 414 milhões de euros. Leia mais temas como este em SUPERCASA Notícias
Fonte: Aldeias Históricas de Portugal Autor: Redação Se procura uma experiência cultural enriquecedora, onde possa não só explorar paisagens e reservas naturais, mas também uma série de aventuras e outras atividades, Castelo Rodrigo é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal que tem mesmo de visitar. Pertencente à freguesia do município de Figueira de Castelo Rodrigo, é rodeada por espaços monumentais que o vão transportar para tempos medievais. O que pode visitar em Castelo Rodrigo? A variedade de monumentos vai surpreendê-lo, mas sugerimos, principalmente, uma visita ao Castelo, que se trata da principal atração da aldeia, imponente pela sua traça medieval e que lhe proporcionará uma experiência única, pelas vistas panorâmicas sobre a região que o farão regressar no tempo e, logo depois, recomendamos que explore a Cidadela , onde encontrará ruas estreitas, casas de pedra e diversos pontos de interesse, como a Igreja de São Salvador, a Casa do Governador e a Torre de Menagem. Se preferir uma passagem cultural, a recomendação obrigatória é o Museu do Côa, onde ficará a conhecer a história da região e a coleção de gravuras rupestres com mais de 25.000 anos. Outros pontos de visita que lhe sugerimos: • Parque Natural do Douro Internacional: este parque abrange parte dos concelhos de Miranda do Douro, de entre os quais a freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo, e é uma excelente opção se preferir explorar as redondezas. Encontrará praias fluviais e trilhos imperdíveis. • Zona história: dentro da Aldeia de Castelo Rodrigo, encontrará uma série de vestígios do passado que o farão viajar no tempo para descobrir a Judiaria medieval, a Casa da Misericórdia ou a Igreja Matiz. Como é viver nesta aldeia histórica? A paisagem natural de Castelo Rodrigo vai cercá-lo de história e beleza , sendo uma aldeia ideal para os amantes de caminhadas, ciclismo ou atividades ao ar livre . Depois, a nível histórico, o património é vasto e muito completo, com imensos locais de interesse que o vão levar numa verdadeira aula de história. A comunidade de Castelo Rodrigo é extremamente acolhedora e hospitaleira , pelo que poderá esperar uma estadia acolhedora e feliz, mas também com a vantagem de ter um baixo custo de vida, que é significativamente mais baixo do que nas grandes cidades portuguesas circundantes. E finalmente, um dos pontos mais apreciados, é a segurança que os habitantes sentem , podendo passear descansadamente pelas ruas a qualquer hora do dia, sem qualquer tipo de problema, pois é uma localidade extremamente pacífica e pacata. Por outro lado , ao residir nesta Aldeia tão envelhecida, poderá sentir-se isolado e deslocado das grandes cidades , pois o facto de se inserir numa zona rural, sem grandes infraestruturas, e ainda o facto de ter um acesso de carro relativamente complicado, sobretudo para quem vem de fora, que dificulta o acesso às cidades da periferia. Ainda assim , Castelo Rodrigo trata-se de um postal vivo de visita obrigatório para qualquer português que queira conhecer um pouco do passado histórico. É uma aldeia acolhedora que oferece hospitalidade, história, beleza natural e contacto com a natureza. E por todos estes motivos, Castelo Rodrigo pode ser o lugar ideal para si! Se procura casas nesta região vai encontrar várias opções no SUPERCASA
Fonte: Freepik Autor: Redação A Câmara de Lisboa discutiu na passada sexta-feira, dia 12 de abril, a operação de loteamento municipal na freguesia de Santa Clara, tendo a mesma sido aprovada em reunião privada do executivo. Em causa, está uma área de 20.981 metros quadrados, com quatro lotes, para construção de habitação e espaços comerciais. A proposta foi submetida por Joana Almeida, vereadora do Urbanismo , e pretende que dois dos quatro lotes, com 26.824 metros quadrados, distribuídos por 265 fogos, sejam afetos ao uso habitacional, enquanto os dois restantes sejam para uso de comércio e serviços, com 7.350 metros quadrados de superfície de pavimento. Esta operação de loteamento obteve, assim, o parecer favorável final pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), contudo, a aprovação pela câmara ficou condicionada pelo cumprimento dos pareceres dos serviços municipais de planeamento urbano, gestão da mobilidade, higiene urbana e espaço público. Acompanhe também: Grupo Casais está a construir habitação a custos controlados , Évora vai construir 122 novos fogos com investimento de 26M€
Fonte: Freepik Autor: Redação A Câmara de Esposende alterou a sua versão inicial da Estratégia Local de Habitação (ELH), aprovada em setembro de 2021. Esta proposta contemplava a aquisição e reabilitação de frações ou prédios com destino a habitação para realojar 91 famílias, contudo, esta foi alterada, passando agora a contemplar a construção de 104 fogos no concelho com 91 dos quais a serem atribuídos ao arrendamento a custos acessíveis, e os restantes 13 para realojamento das afetadas pelas intervenções no concelho. A realidade do mercado imobiliário no concelho tem imposto diversos constrangimentos à materialização desta solução habitacional, devido à escassa oferta e preços muito elevados , indica a autarquia. Desta forma, ainda que tenham sido alocados recursos do município para serem desenvolvidas soluções, a execução da solução habitacional inicialmente prevista mostrou-se inviável , tendo havido a necessidade de encontrar outro tipo de resposta para colmatar as carências existentes relativamente ao acesso à habitação . Inicialmente, a ELH de Esposende tinha um investimento global previsto de cerca de 23 milhões de euros . Agora, tendo sido alterada a versão do documento, ainda não há indicação de um novo valor de investimento , ainda que, conforme indica a câmara, seja um investimento de grande escala . Benjamim Pereira, presidente da autarquia, vinca que o município vai continuar a promover soluções para pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada. Continue a par de mais temas como este em SUPERCASA Notícias
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação A faixa litoral portuguesa é das áreas geográficas mais ricas da Europa. Considerada como a porta de entrada para este continente, a faixa litoral do nosso país oferece uma panóplia diversa e carismática de localidades icónicas , praias que não terminam e acesso aos grandes centros urbanos e cosmopolitas portugueses. É na faixa litoral que encontra as melhores oportunidades profissionais e o maior número de pessoas de todas as idades, que mantêm a sua proximidade com a costa e com o rico património marítimo português. Encontrará das mais belas paisagens em Portugal, bem como uma variedade de espécies de fauna e flora extremamente diversa, e ainda uma qualidade de vida diferenciadora. Se anda à procura de casa e está comprometido em encontrar o imóvel perfeito para si e para a sua família, o SUPERCASA é o portal imobiliário certo para o encontrar! Consulte as 8 opções que selecionámos para si. Moradia T3 em Argela, Viana do Castelo - 250.000€ Moradia Geminada T3+1 em Lagoa, Algarve - 339.000€ Moradia T3 em Peniche, Leiria - 389.000€ Apartamento T2+1 em Loulé, Algarve - 399.000€ Apartamento T2 Duplex em Portimão, Algarve - 410.000€ Apartamento T3 na Nazaré, Leiria - 425.000€ Moradia T3 Duplex em Caldas da Rainha, Leiria - 515.000€ Moradia T2 Duplex em Vila do Bispo e Raposeira, Algarve - 595.000€ E se gostou destas sugestões, poderá também gostar das seguintes: Procura uma casa com terraço? 6 sugestões do SUPERCASA , Viver a 10 minutos da praia? Realize este sonho com o SUPERCASA ou Viver à beira-mar: transforme este sonho em realidade
Fonte: Freepik Autor: Redação Um avalista é diferente de um fiador, apesar de poderem ser confundidos por terem um papel semelhante . Contudo, havendo uma diferença entre aval e fiança , as duas nomenclaturas tomam funções distintas, representando dois tipos de garantia aquando da concessão de um crédito . Descubra as diferenças para, se lhe for feito o pedido para ser o fiador ou o avalista numa situação de pedido de crédito, saber exatamente o que fazer, conhecendo obrigações, deveres e tudo o que envolvem estes dois conceitos. Fiador: o que é, quais são as suas obrigações e que riscos corre? Fiador é, provavelmente, o termo com que está mais familiarizado, podendo até conhecer alguém que eventualmente seja, ou tenha sido, o fiador de outra pessoa numa situação de concessão de crédito. Um fiador é nada menos do que a pessoa sobre a qual recai a obrigação de liquidar os valores por pagar caso a pessoa que contraiu o crédito, ou seja, o devedor, não o pague. Assim, imagine: tem um familiar que pediu um crédito para comprar uma casa, e pede-lhe a si que seja o seu fiador. Ao assumir este papel, caso o seu familiar deixe de pagar as prestações do crédito, fica você responsável e encarregue de assegurar esses pagamentos em falta. Damos o exemplo de um familiar, pois, nestas situações, o mais comum é os fiadores serem os familiares diretos do mutuário de crédito, como pais, irmãos ou tios. Assim, o maior risco que um fiador corre é mesmo que a pessoa da qual se torne fiadora deixe de pagar as suas obrigações ao banco , o que, numa situação mais complicada, poderá envolver a execução do seu património pessoal pela entidade credora , uma vez que assume a responsabilidade em nome do devedor. Para mitigar estes risco, o fiador pode obter o benefício da exclusão prévia, o que lhe permite não ter que pagar a dívida enquanto o património do titular do crédito não for executado. E fique a saber que, ao tornar-se fiador de alguém, muito dificilmente deixa de o ser , caso mude de ideias no futuro. Uma fiança só termina depois da total liquidação da dívida ou através de um acordo com a entidade credora , contudo, e porque se trata de uma garantia sobre o cumprimento da dívida, este tipo de negociações são difíceis. Avalista: diferenças face ao fiador, obrigações e riscos À semelhança do fiador, o avalista será alguém que toma responsabilidade sobre o pagamento da dívida em caso de incumprimento por parte do titular do crédito, através de letras ou livranças. Ao contrário do fiador, que paga a fiança do incumprimento do devedor, o avalista paga o aval, que é utilizado mais frequentemente nos financiamentos de pessoas coletivas, como empresas e organizações. O aval pode ser concretizado pelo valor total da dívida ou um inferior, sendo que basta uma assinatura na parte de trás do documento para ficar selado o compromisso. A figura do aval é mais relevante para empresas , ao contrário do fiador que atua como garante de uma pessoa individual. O aval tem uma contribuição, assim, no crescimento de pequenas e médias empresas, representando, muitas vezes, a única forma de estas conseguirem financiamentos junto da banca. Assim, um avalista fica com responsabilidade solidária, em que tanto o devedor quanto o avalista assumem a mesma responsabilidade no crédito , podendo a entidade credora acionar o património de qualquer uma das figuras em caso de incumprimento. É comum os avalistas serem os sócios ou os administradores das empresas para as quais é pedido o financiamento junto das entidades credoras, fazendo-o para facilitar a obtenção deste empréstimo. À semelhança do que acontece com a fiança, em caso de incumprimento, o património pessoal do avalista pode correr o risco de execução. Contudo, caso o avalista apresente uma situação económica vulnerável, pode requerer um processo especial para acordo no pagamento, junto da entidade credora, baseado num plano de pagamentos para facilitar e permitir ao avalista o compromisso assumido no pagamento dos valores em dívida. Em último caso, não conseguindo assegurar os pagamentos, o avalista poderá solicitar um pedido de insolvência pessoal com exoneração do passivo restante, ou seja, pedir o perdão da dívida . Se ficou esclarecido e gostava de obter mais conhecimentos acerca do que envolve um crédito, sugerimos que leia Crédito construção: o que é e como funciona? , Intermediários de crédito: como funcionam? ou Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Fonte: Freepik Autor: Redação A divulgação de um empreendimento envolve uma promoção diferenciada estratégica, não só por se tratar de um tipo de imóvel mais exclusivo, com características diferenciadoras, mas que pode captar a atenção de investidores de todo o género, nomeadamente estrangeiros ou do mercado de luxo. Assim, para conseguir vender rapidamente o seu empreendimento, ou as frações de que dele fazem parte, é necessário entender o mercado, quem é de facto o seu público-alvo, e identificar e analisar a sua concorrência e aquilo que ela oferece. Só assim conseguirá criar estratégias fortes e eficazes que possam acelerar a venda dos seus empreendimentos. O marketing vai exercer um papel fundamental neste processo , pelo que é necessário ter do seu lado os parceiros certos para colocar em prática as estratégias delineadas. Falamos-lhe, por exemplo, do eGO Real Estate , o CRM mais completo do mercado e líder há 20 anos, que o pode ajudar nesta tarefa, e do SUPERCASA , o portal que desafia a liderança com investimento em soluções diferenciadoras e de sucesso. Crie visitas virtuais Para ter mais sucesso na divulgação do seu empreendimento, e consequentemente o vender mais rapidamente, é essencial que os seus anúncios estejam completos e bem ilustrados . Neste âmbito, as visitas virtuais vão fazer toda a diferença, destacando-o face a outros que não tenham este elemento , e oferecendo aos potenciais clientes uma visão completa e imersiva do imóvel que estão a consultar. Ao contrário do que possa imaginar, criar visitas virtuais já é mais fácil e acessível do que antes, tendo do seu lado o Virtual Tour by eGO Real Estate, a nova ferramenta que cria, por si, as visitas virtuais. A única coisa que tem de fazer é descarregar a aplicação móvel e tirar as fotografias ao imóvel. Tão simples e eficaz como isto. Depois de submetidas as fotografias na aplicação, o Virtual Tour faz o resto por si, criando-lhe a visita virtual e disponibilizando-a no CRM eGO para a associar ao imóvel que quer divulgar. Este é um serviço económico e fácil de aceder, e poderá obter mais informações aqui . Destaque o seu empreendimento Existem diversas possibilidades para destacar o seu empreendimento. Se estiver a divulgá-lo nos portais imobiliários certos, poderá obter destaques exclusivos que podem alavancar a sua visibilidade e conseguir mais pedidos de visita . Divulgar o seu empreendimento nos portais SUPERCASA e CASA SAPO é a opção mais vantajosa, pois poderá ter destaques diretamente nas listagens dos imóveis e beneficiar de uma landing page exclusiva para o seu empreendimento . No SUPERCASA, pode obter uma etiqueta “empreendimento” nas frações , quando apresentadas nas listagens, e ainda o logótipo da sua agência nos resultados da pesquisa. Além de todos estes destaques, ao adquirir o pack empreendimentos do SUPERCASA, ainda terá a possibilidade de ver o seu empreendimento em grande destaque numa notícia ou artigo, publicado no SUPERCASA Notícias . Conheça esta solução de empreendimentos do SUPERCASA aqui . Escolha o CRM ideal para a gestão do seu empreendimento Pode parecer irrelevante, mas a verdade é que , ao optar pelo melhor CRM do mercado, estará a aumentar as probabilidades de venda do seu empreendimento. Isto porque, ao fazer uma boa gestão dos seus empreendimentos , mais facilmente consegue acrescentar-lhes valor , fazer um melhor acompanhamento dos pedidos de visita , dar bons follow-ups aos potenciais clientes que manifestem interesse e guardar todas as informações e dados acerca de cada empreendimento e fração, numa única plataforma, onde além das informações sobre os imóveis, consegue a gestão da sua agência, com toda a parte burocrática e administrativa envolvente. Poderá falar com um dos especialistas eGO Real Estate e obter mais informações aqui . Veja outras dicas para dinamizar os seus negócios: Digital Branding: transite para esta tendência , 5 conselhos para conseguir bons anúncios imobiliários ou Growth Marketing: o que é e como beneficiar desta estratégia?
Fonte: Freepik Autor: Redação Pode deparar-se com a questão que mais ressoa entre profissionais do imobiliário : “afinal, o que distingue os meus anúncios de outros?”. Ao atentar nestes detalhes, procurando saber exatamente o que torna um anúncio comum num bom anúncio – ou um anúncio num anúncio ineficiente – poderá encontrar táticas para os melhorar e acabar por se destacar da concorrência. Serão as fotografias? A descrição? Os fatores, ao contrário do que possa imaginar, são imensos. Para conseguir um bom anúncio imobiliário, é necessário analisar as 5 melhores práticas que os podem diferenciar face a outros . Assim, o SUPERCASA Notícias traz-lhe estes conselhos, ajudando-o a obter um melhor posicionamento e, consequentemente, um melhor desempenho . 1. Selecione cuidadosamente as fotografias As fotografias do imóvel são das primeiras coisas que um potencial comprador vai ver ao abrir o seu anúncio , senão mesmo a primeira. Esta é a característica que o fará distinguir-se de entre vários outros imóveis, marcando a diferença entre um anúncio apelativo e um anúncio sem interesse. As fotografias que seleciona para o seu anúncio devem, portanto, ser de qualidade profissional . Esta é uma necessidade quase imprescindível aos dias de hoje, com o olho humano treinado para reconhecer imagens de alta qualidade. As imagens com que escolhe ilustrar o seu imóvel devem representar claramente o quanto ele é apetecível, criando a necessidade de visita . Um anúncio com fotografias de alta qualidade, cuidadosamente selecionadas e com aspeto profissional, podem fazer aumentar as probabilidades de um pedido de visita sólido e qualificado, atentando que a primeira fotografia que vincular ao anúncio será a que servirá como imagem de capa. Leve o utilizador a clicar no seu anúncio e faça-o desejar estar dentro do imóvel! 2. Utilize recursos de geolocalização O seu anúncio vai diferenciar-se de outros se utilizar os recursos de geolocalização que tem ao seu dispor. No portal SUPERCASA , por exemplo, isto é algo que surge junto à tipologia do imóvel, e marca a diferença entre um mapa assinalado com a localização do seu imóvel ou um mapa sem essa sinalética. Isto vai dificultar a perceção de se tratar, ou não, de um imóvel localizado numa área do interesse do potencial cliente, gerando dúvidas e desconexão do anúncio. Quase 90% das pessoas que navegam em portais imobiliários à procura de casa abrem o mapa com a georreferência do anúncio que estão a ver. Daí pode partir um pedido de visita, conforme seja uma localidade que lhes interesse. Mas, além deste critério, existem outros dois que deve considerar: Ao preencher a morada completa e aplicar a geolocalização, o potencial comprador vai conseguir uma imagem clara do ambiente da localidade em que se insere o imóvel . Ou seja, ele vai pesquisar sobre a urbanização, perceber se existem serviços nos arredores e quais as vantagens ou desvantagens de aí morar. Através da utilização de recursos de geolocalização, vai fazer com o que o seu anúncio beneficie de critérios de qualidade que o farão subir na listagem de imóveis apresentados nos resultados de pesquisa. 3. Preço, o elemento decisivo Logo a seguir às fotografias, ou até antes, o preço é das primeiras impressões que um potencial comprador retirará de um anúncio. Aliás, o mais provável é que seja um dos filtros utilizados nas pesquisas, pois quando alguém procura casa, vai procurar dentro dos limites das suas possibilidades. Assim, se o seu imóvel se encontrar acima do preço pelo qual ele filtrou a pesquisa, o seu imóvel já não aparecerá na listagem dos resultados apresentados, mesmo que seja uma diferença de 500 euros. O preço é o elemento decisivo, o qual pode ser utilizado para jogar a seu favor para criar dinamismo face à concorrência do mercado. Ainda assim, é essencial que defina um preço justo , utilizando, para esse efeito, ferramentas completas de base de dados que forneçam análises comparativas de mercado, como o Infocasa . Através do preço, mostrará aos seus clientes que, apesar de existirem muitos imóveis com características semelhantes, o seu destaca-se pelo valor. E tenha atenção: se um potencial comprador fizer uma pesquisa onde coloque o filtro para encontrar imóveis com preços máximos até 340.000€, se o seu imóvel estiver, por exemplo, indicado com o preço 340.900€, ele já não vai aparecer, e se aparecer eventualmente numa outra pesquisa, poderá surgir pouco beneficiado nas listagens, perdendo visibilidade face a outros com preços mais aproximados. Jogue com o preço do imóvel a seu favor! 4. Tenha atenção aos detalhes que coloca na descrição do anúncio Enquanto estiver a fazer as suas pesquisas, o potencial comprador vai selecionar vários filtros que podem fazer desaparecer por completo o seu imóvel dos resultados. Assim, deve garantir que o seu anúncio se encontra completo e preenchido com tudo o que tem possa ser procurado , nomeadamente as áreas do imóvel, a tipologia, se tem jardim, garagem, elevador, visita virtual, vídeos, etc. E atenção que, mesmo que tenha indicado por escrito na descrição dentro do anúncio as várias características, não basta para que estas apareçam nos filtros, pois deve mesmo indicar as características aquando da criação do anúncio, preenchendo os critérios disponíveis, pois uma coisa são as características da casa que está a vender, e outra completamente diferente é a descrição do anúncio. 5. Seja específico na descrição A descrição do seu anúncio deve ser clara, descritiva e informativa acerca do que existe na vizinhança ou redondezas . Especifique a quantos metros estão localizados os transportes mais próximos ou que tipo de serviços existem, como supermercados, hospitais, escolas… E se existirem outros atributos, inclua-os, nomeadamente proximidade a parques, jardins, praias ou grandes cidades. Evite ser demasiado genérico e apresente detalhes, também, sem exagerar . Destaque as características do imóvel, podendo utilizador bullet-points para facilitar a escrita, e fale acerca dos acabamentos, materiais utilizados na construção e, basicamente, da história e características do imóvel, tornando-o o mais apelativo possível. Com uma descrição completa, vai permitir ao potencial comprador imaginar-se a viver no imóvel e fazê-lo decidir mais facilmente se quer, ou não, agendar uma visita. Enquanto escreve a descrição, tente passar para a escrita o entusiasmo de como será viver naquela casa e zona, destacando os pontos fortes do imóvel, do bairro, das redondezas e de tudo ao qual ele está associado. Podemos garantir-lhe que a descrição é dos elementos mais importantes na tomada de decisão dos potenciais compradores sobre se querem ou não agendar uma visita, contudo, em complementaridade com as fotografias, o preço e as restantes características, farão do seu anúncio um anúncio perfeitamente destacável face aos da concorrência. Dica bónus: adicione o logótipo da sua marca! Em última instância, além de fazer o seu anúncio destacar-se face aos da concorrência, pode ainda fazer destacar a sua marca . Consegue isto, facilmente, através do seu logótipo nas páginas das listagens de imóveis, ou até mesmo com um banner da sua marca. E como pode obter estes destaques? De forma simples, com o portal SUPERCASA , que lhe proporciona as melhores estratégias de divulgação. A sua marca vai sobressair, ficando na cabeça de potenciais compradores que, no futuro, poderão recorrer aos seus serviços imobiliários . E tudo isto porque viram o seu logótipo ou nome na página do portal imobiliário! Clique aqui para obter este destaque. Gostou destas dicas? Leia também: Vídeo Marketing: a tendência que pode mudar os seus negócios , Growth Marketing: o que é e como beneficiar desta estratégia?
Fonte: Freepik Autor: Redação A Autoridade Tributária (AT) esclareceu na passada sexta-feira, dia 5 de abril, que as rendas pagas em habitação social também estão contempladas nas deduções de IRS, desde que até ao limite de 586€ . Mais informou que, caso os valores não surjam de forma automática na declaração de rendimentos, o arrendatário deve introduzi-los no anexo H da declaração modelo 3. Os contratos de arrendamento de prédios urbanos pertencentes a autarquias locais, celebrados ao abrigo do regime de renda apoiada [...] subsumem-se ao regime jurídico consagrado pelo Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), podendo, nestes termos, o valor de 30% da sua renda, ser objeto de dedução à coleta do IRS do respetivo arrendatário, até ao limite de 586 euros , indica a AT. Este esclarecimento foi passado depois de um pedido de informação lançado por uma inquilina acerca da possibilidade de proceder à inserção das rendas de habitação social no Portal efatura, para efeitos de dedução de despesas em sede de IRS . Desta forma, o valor a abater no imposto que diz respeito à despesa com rendas de habitação social é mais alto do que o montante dedutível com prestações fora do regime apoiado. Portanto, no sistema normal, arrendatários podem descontar 15% dos custos com rendas no imposto a pagar, até ao limite de 502€, enquanto as rendas de habitação social são dedutíveis até 586€, com desconto de 30%. Informe-se também sobre Nova taxa de 25% vai abranger todas as rendas recebidas em 2023 e Redução do IVA para habitação: APPII está contente com proposta
Fonte: Freepik Autor: Redação Os proprietários de imóveis que se destinem em exclusivo a arrendamento poderão beneficiar de um apoio para obras de conservação no interior, disponibilizado pela Câmara Municipal da Amadora. Designado PARAH ARRENDAR , este programa será disponibilizado em maio, depois de ter sido aprovado no final de fevereiro e publicado em Diário da República na passada segunda-feira. De acordo com Vítor Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Amadora, o objetivo é promover o mercado de arrendamento, uma vez que, fruto das políticas públicas de habitação e da nossa estratégia, achamos que devemos dar também aqui um apoio ao mercado de arrendamento e isto foi a melhor forma que encontrámos de colocar alguns fogos devolutos nesse mercado . A regulamentação do programa estipula elegíveis as obras de conservação no interior das casas que incluam intervenções nas telecomunicações, água, gás, esgotos ou em redes de eletricidade, ficando de fora as intervenções em instalações técnicas especiais, nomeadamente instalação de ar condicionado, aquecimento central ou aquisição de equipamentos elétricos ou de queima, tais como fogões, esquentadores, máquinas de lavar ou frigoríficos. Dependendo da tipologia do imóvel, variam também os valores máximos para os limites do apoio atribuído pelo município, que corresponde a 30% do valor total da intervenção, e o qual será pago em duas fases . Assim, 60% antes do início das obras e os restantes 40% no final de um contrato de arrendamento de 36% meses, explica o autarca. Os proprietários devem ter a licença de utilização do imóvel há pelo menos 15 anos para serem elegíveis ao programa, e as informações adicionais podem ser consultadas no site da Câmara Municipal da Amadora. Fique também a par: Baixa de Lisboa quer reabilitar imóveis municipais devolutos
Fonte: Freepik Autor: Redação O calor intenso está a provocar um aumento na procura por serviços para piscinas , assegura uma análise da plataforma de contratação de serviços Fixando, enviada em comunicado ao SUPERCASA Notícias que identificou um crescimento de 81% na procura destes serviços na última semana, com especial destaque para pedidos de limpeza e manutenção destes equipamentos. Quanto à distribuição dos serviços procurados durante a semana de 8 a 14 de abril, a maioria dos pedidos foi para limpeza e manutenção de piscinas (51%), seguindo-se reparações de piscinas (31%) e instalações de piscinas novas (9%). A empresa adianta também que, após um mês de março que estabeleceu recordes de temperatura em todo o mundo, e com um fim de semana marcado por uma acentuada subida dos termómetros em todo o país, os pedidos de serviços para piscinas entre 1 de março e 14 de abril cresceram 53% face ao mesmo período no ano passado. Uma análise detalhada dos preços dos serviços revelou também um aumento significativo em 2024, em comparação com o ano anterior: por exemplo, o custo médio da instalação de uma piscina aumentou para 2.133€, em comparação com os 1.975€ de 2023. A limpeza e manutenção de jacuzzis e spas também registou um aumento substancial, passando de 80€ para 120€. No entanto, o preço para limpeza ou manutenção de piscinas manteve-se relativamente estável, com um aumento marginal de apenas 1€ (de 104€, para 105€). Com as previsões de temperaturas elevadas a continuarem nos próximos dias, a Fixando, em informação partilhada com o SUPERCASA Notícias , estima que a procura por serviços de piscinas continue a crescer. No total deste estudo, foram analisados 1526 pedidos relacionados com piscinas. Sobre este tema, sugerimos a leitura: Tem piscina na sua casa? Veja como fazer uma limpeza eficaz ou Cada vez mais portugueses investem em casas com piscina
Fonte: Freepik Autor: Redação Existe em Portugal uma grande preocupação com a limpeza de terrenos em consequência do grande histórico de incêndios registados nos últimos anos. Com fatores climáticos que podem causar situações de risco, é importante manter os terrenos limpos e cuidados, fazendo uma gestão de combustíveis que evite catástrofes devastadoras. Esta é uma responsabilidade dos proprietários contemplada na lei, e que, portanto, caso não seja devidamente cumprida, poderá levar a coimas avultadas , pois trata-se de um processo essencial para evitar incêndios. Se é proprietário de um terreno com mato e pretende cumprir a sua obrigação, este é o artigo que deve ler para se assegurar das regras, prazos de cumprimento e outras burocracias que possam causar dúvidas. Quanto termina o prazo para a limpeza das matas/terrenos? É importante reter que só tem até 30 de abril para limpar o seu terreno. Qualquer proprietário, usufrutuário, arrendatário ou a entidade detentora de um terreno ou mata inserida num espaço rural são os primeiros responsáveis pela manutenção e limpeza do espaço, tendo até dia 30 de abril para a assegurarem. Caso não o façam, podem ser apresentadas queixas e as Câmaras Municipais podem assumir a gestão dos combustíveis nessas propriedades , responsabilizando o proprietário com o pagamento da respetiva despesa. Assim, o proprietário é obrigado a permitir o acesso aos seus terrenos, sendo que as autarquias podem utilizar forças de seguranças para garantir que os trabalhos sejam executados . Desta forma, as forças policiais podem ser chamadas a intervir, caso existam impedimentos à devida limpeza. É importante ressalvar que, caso conheça uma situação de incumprimento, tem o dever de reportá-la às autoridades competentes , incorrendo em negligência caso não o faça. Assim, deve entrar em contacto com a Câmara Municipal ou GNR da sua localidade. É feita fiscalização? Sim, tendo o Governo, inclusivamente, de divulgar a lista das freguesias mais prioritárias onde será feita avaliação da gestão de combustível, e que consiste essencialmente em avaliar se as ervas foram cortadas, o mato, arbustos e árvores aparadas e se não existem perigos para os edifícios ou aglomerados populacionais localizados nas periferias. Esta fiscalização acontece normalmente durante o mês de maio, de 1 a 31 de maio, onde, numa primeira fase, serão fiscalizados com carácter prioritário os proprietários, arrendatários, usufrutuários e outras entidades que detenham terrenos inseridos em espaços rurais ou com edifícios na periferia, num raio de 50 metros, mas também aglomerados populacionais, parques industriais ou parques de campismo, numa faixa de 100 metros. A segunda fase da fiscalização decorre em junho e é focada nas redes viárias e ferroviárias, linhas de transporte e distribuição elétricas, além de linhas de transporte de gás natural. Nesta fase, a fiscalização incide no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e vai avaliar zonas tradicionalmente mais afetadas por este tipo de catástrofe, tendo como principal objetivo a prevenção de incêndios que ocorrem, mais comummente, no verão. Se é proprietário de um terreno ou mata, saiba que já é possível consultar a lista de freguesias prioritárias, que este ano são 991, e que correspondem a cerca de 30% de todo o território continental português. Quais são as consequências caso haja incumprimento? É importante que, caso seja o proprietário, usufrutuário, arrendatário ou entidade detentora de um terreno, faça uma limpeza do mesmo, não deixando de fora a limpeza junto aos postes e cabos de eletricidade ou nas faixas laterais das estradas, caminhos de ferro ou outras vias existentes. É importante limpar numa faixa de 50 metros à volta dos edifícios, caso existam, e fazer a devida limpeza junto a estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas, habitações ou outros equipamentos. Caso não o faça, poderá incorrer no pagamento de coimas que podem ir até aos 5.000 euros para particulares e 25.000 euros para pessoas coletivas. Limpeza: como fazer? Na fase de limpeza, é importante entender que esta contempla o corte de ervas, arbustos, mato e outros materiais vegetais que existam em torno de edifícios inseridos em áreas rurais ou florestais , bem como o corte de ramos das árvores que se localizem até quatro metros acima do solo, ou nas árvores que tenham oito metros ou mais, ou até 50% da altura se tiverem menos de oito metros. Está prevista na limpeza de terrenos, também, o corte de árvores e arbustos que se localizem a menos de cinco metros de edificações existentes, sobretudo se existirem ramos que se projetem sobe telhados, e os arbustos não podem ultrapassar os 50 centímetros de altura – no caso das herbáceas, o limite são 20 centímetros. No final da intervenção, deve ser feita a respetiva limpeza dos sobrantes. Tenha em conta que, durante o processo, deve respeitar as espécies legalmente protegidas, como azinheiras ou sobreiros. Quais são as exceções à limpeza? Excluídos das obrigações de limpeza previstas na lei estão os jardins que se encontrem devidamente mantidos, bem como áreas agrícolas – desde que não apresentem estar em pousio ou sejam destinadas a pastagens permanentes. Limpeza na cidade: condições Não são só as áreas rurais ou florestais que estão contempladas com este requisito de limpeza, existindo zonas rurais e florestais contíguas a áreas urbanas onde esta obrigação deve ser concretizada dentro dos prazos legais. A conclusão a retirar é esta: caso seja o proprietário de um terreno ou casa no campo, inserida numa área florestal ou rural, tenha consciência de que as suas ações podem fazer a diferença e evitar catástrofes como incêndios. Verifique se os seus terrenos ou casa se encontram devidamente limpos, verificando também se os seus sistemas de rega funcionam e, nos dias mais quentes, fique atento aos riscos de incêndio para a sua área, informação que pode consultar, de forma atualizada, no site do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Relacionado com este tema, poderá ler: Comprar um terreno para construir: tudo o que precisa de saber , Projeto REN vai proteger a floresta contra incêndios rurais
Fonte: Freepik Autor: Redação O Turismo do Algarve quer reforçar a chegada de mais turistas estrangeiros à região , nomeadamente turistas norte-americanos, tendo para isso preparadas várias ações para dinamizar a promoção de viagens . Alguns dos municípios contemplados nesta ação do Turismo do Algarve são Vila Real de Santo António, Faro, Olhão, Portimão e Albufeira, estando pensadas dezena e meia de ações para executar ao longo deste ano em Portugal, nos Estados Unidos e no Canadá. O objetivo passa por promover o distrito através de propostas que mostrem gastronomia, enologia e atividades de natureza da região algarvia , e a ideia surge depois de ter sido anunciado o adiamento de um voo direto entre Faro e os EUA. De acordo com a entidade, o Algarve registou, em 2023, um crescimento anual superior a 27 por cento no número de hóspedes nas unidades hoteleiras algarvias , e a tendência é positiva, sendo esperado que continue a crescer através da deslocação de cerca de 200 convidados do outro lado do Atlântico , de entre os quais operadores turísticos, jornalistas e influencers . André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve, salienta: os Estados Unidos são já o sétimo mercado externo com mais peso na região. Os visitantes deste país, conjuntamente com os do Canadá, procuram, e encontram, no Algarve, alguns dos melhores campos de golfe e praias da Europa. Mantenha-se a par: Novo apoio à eficiência hídrica no Algarve: como funciona? , AHETA quer construir habitação social para captar mão de obra e Viver a 10 minutos da praia? Realize este sonho com o SUPERCASA
Fonte: Freepik Autor: Redação As estatísticas rápidas do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o transporte aéreo continua em altas, continuando a manter, em fevereiro, máximos históricos dos valores mensais de passageiros nos aeroportos portugueses. De acordo com a análise, há 76.000 passageiros a fazer, em média, um desembarque diário, correspondendo a um acréscimo de 4% face aos valores apurados em 2023. Os portugueses estão a viajar mais para França , tendo este sido o principal destino de origem e de destino dos voos, ainda que tenha abrandado para os 6,6% no número de passageiros desembarcados. O valor é semelhante no número de passageiros embarcados, que se fixou nos 6,4%. Face ao mesmo período do ano passado, tratam-se de -6,6% e -6,4%, respetivamente. Espanha também é um dos destinos favoritos dos passageiros em Portugal, seguido do Reino Unido. Conclui-se também que, no mês de fevereiro, os aeroportos nacionais movimentaram 19.600 toneladas de carga e correio, o que significa um aumento de 16,3% relativamente ao período homólogo. Este tema também lhe pode interessar: Mais turistas escolhem Portugal como destino para férias de luxo
Fonte: Pexels Autor: Redação Um recente estudo da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) aponta as desigualdades socioeconómicas sentidas no acesso ao ensino universitário pelos alunos de diferentes estratos sociais , revelando que as carências financeiras e o nível de escolaridade dos pais têm impacto nas probabilidades de um aluno conseguir, ou não, transitar para o Ensino Superior em Portugal. De acordo com a análise, em 2020/21, só 44,35% dos estudantes inseridos no primeiro escalão de ação social conseguiu transitar para o Ensino Superior , uma proporção que é ainda menor no que respeita aos alunos provenientes de cursos profissionais, sendo que destes, apenas 6% conseguiu entrar em cursos de excelência. Há, assim, diferenças significativas entre alunos de cursos científicos-humanísticos e profissionais , reveladas pela facilidade em transitar para um curso de Ensino Superior. Além disso, 62% dos não beneficiários de ação social apresentam mais facilidade em entrar num curso de Ensino Superior, face aos 44% dos beneficiários do escalão A de ação social. No documento partilhado pela DGES, a probabilidade de um aluno do escalão A transitar para o Ensino Superior encontra-se cerca de 21% abaixo da probabilidade de transição para um não beneficiário de ação social escolar nos cursos científico-humanísticos de 26% abaixo nos cursos profissionais . Sobre o tema Educação, sugerimos que acompanhe as seguintes notícias: Devolução das propinas: pedidos ao prémio salarial já abriram , Cada vez mais jovens estão em estágios não remunerados e Prepara o teu primeiro ano de faculdade: dicas e conselhos
Fonte: Freepik Autor: Redação Vai nascer uma nova residência universitária na avenida das Forças Armadas, junto à Cidade Universitária , com a construção a ser aprovada em resolução do Conselho de Ministros do passado dia 27 de março, o último liderado pelo primeiro-ministro cessante, António Costa. Esta residência será construída pela Universidade de Lisboa (UL) e terá 200 camas, num investimento que ultrapassa os cinco milhões de euros. O reitor da UL, Luís Ferreira, aponta que esta residência deve entrar em funcionamento no 1.º semestre de 2026 e que a validação dada em Conselho de Ministros não representa um financiamento por parte do Governo, apenas luz verde à concretização da obra, que será financiada por verbas próprias da universidade. Em cima da mesa, está a possibilidade de um financiamento parcial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Sobre o problema de alojamento estudantil verificado nos últimos meses, Luís Ferreira aponta que esta nova residência não resolverá de forma nenhuma essa carência, mas que representa um contributo para suprir as necessidades. Acompanhe mais temas semelhantes: Nova residência para estudantes vai nascer em Famalicão
Fonte: Freepik Autor: Redação A COSEC - Companhia de Seguro de Créditos divulgou esta segunda-feira dados sobre as insolvências em Portugal, que dispararam no primeiro trimestre deste ano. De acordo com a entidade seguradora, o número disparou 19,5% e são as microempresas, ou seja, aquelas que empregam menos de 10 pessoas, quem representa uma maior fatia do total (67%) , entre os meses de janeiro e março. Mais de metade das empresas insolventes , representando 52% do total, está em atividade há, pelo menos, dez anos, e é nas grandes áreas metropolitanas que mais se verifica esta tendência, com Porto e Lisboa no topo da análise. De acordo com os dados, é no Porto que se localiza o maior número de empresas em insolvência (182 empresas) e também a maior parcela de empresas em situação de incumprimento com as suas obrigações . Trata-se de um crescimento de 42% face ao mesmo período do ano anterior. Logo de seguida está Lisboa, com 120 empresas nesta situação, o que representa um aumento de 34% face ao primeiro trimestre de 2023. Ainda durante o período do primeiro trimestre, foi o setor dos serviços quem verificou mais situações de insolvência, com 133 casos assinalados, seguido do setor da indústria têxtil, que trocou de posição com o setor retalho, e ainda o setor da construção. Acompanhe também: Receitas do turismo: fevereiro regista aumento de 276,4M€ , Portugal é o país mais impactado pela política monetária do BCE e Empresas portuguesas têm valores recorde de autonomia financeira
Fonte: Freepik Autor: Redação O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta segunda-feira que o turismo português continua a crescer, tendo as suas receitas aumentado 13%, para os 276,4 milhões de euros, durante o mês de fevereiro. Face ao mesmo mês do ano anterior, há ainda um aumento de 7,0% do número de hóspedes, um aumento de 6,4% do número de dormidas e mais 13,1% de proveitos de aposento. Sobre esta tendência, o INE afirma que, no mês de fevereiro de 2024, se registaram 1,8 milhões de hóspedes e 4,6 milhões de dormidas , o que significa aumentos de 6,6% e 5,8%, respetivamente na totalidade dos meios de alojamento turístico , acrescentando ainda que , as dormidas de residentes aumentaram 2,7% e as de não residentes cresceram 7,4% , lê-se no boletim estatístico da atividade turística. Ainda que os principais indicadores tenham crescido, houve um abrandamento dos rendimentos obtidos dos quartos no alojamento , contudo, o valor mais alto continua a ser verificado na Grande Lisboa (107,8 euros), seguida da Madeira, com 85,6 euros. No entanto, todas as regiões obtiveram crescimento desde indicador. No que respeita ao rendimento por quarto disponível , houve uma aceleração , tendo crescido 4,5%, para os 37,8 euros no mês de fevereiro, face ao período homólogo de 2023. Sobre as dormidas, o instituto de estatística português afirma que o município de Lisboa concentrou 24,3% do total de dormidas (12,1% do total de dormidas de residentes e 30,3% de não residentes e, de entre os municípios com mais expressividade no total das dormidas no mês em análise, continuam a destacar-se Lisboa (8,3%) e Porto (10,5%). Notícias relacionadas: Mais turistas escolhem Portugal como destino para férias de luxo , Portugal conquistou 31 prémios no World Travel Awards
Fonte: Pexels Autor: Redação Estão a surgir novas formas de habitação influenciadas por mudanças socioeconómicas à escala global, que fazem nascer tendências, novas alternativas à casa tradicional e modos de vida nómada que exigem diferentes burocracias para a questão da morada. A tecnologia e a evolução da industrialização na construção está a empurrar muitas pessoas para soluções mais económicas de habitação, como casas pré-fabricadas, casas modulares ou até autocaravanas. Diferenças entre domicílio fiscal e morada fiscal, quais são? O domicílio fiscal contempla questões de procedimento e processos, que implicam, por exemplo, a cobrança de impostos para corrigir ou entregar declarações, ou ser chamado à execução, entre outras situações. A residência fiscal, por outro lado, é a informação que aufere se um contribuinte tem ou não uma conexão forte o suficiente para ser tributado em território nacional , sendo que, grosso modo, esta se traduz no facto de o contribuinte dispor de uma habitação própria e permanente, na qual pernoita, recebe os seus amigos e família, faz as suas refeições, passa o seu tempo livre – basicamente, vive –, tratando-se de um imóvel próprio ou arrendado. O domicílio fiscal é apurado de acordo com o Artigo 19.º da Lei Geral Tributária baseando-se no local de residência habitual . Este pode coincidir, na maioria das vezes, com a habitação própria e permanente do contribuinte. O domicílio fiscal pode aplicar-se a autocaravanas ou casas pré-fabricadas? Para ser considerada uma residência habitual, o domicílio fiscal deve pressupor um grau de permanência geográfica. Assim, alguém que viva numa autocaravana, que à partida estará em constantes deslocações, não é aplicável a domicílio fiscal, pelo que é inviável determinar a sua localização concreta para a atribuição de procedimentos ou processos. Por outro lado, uma autocaravana afeta com carácter de permanência, se assim estiver registada, mantendo-se assente ou fixa no mesmo local por um período de mais de um ano, pode ser considerada domicílio fiscal , ainda que estejam abrangidas pequenas alterações sobre o local onde se situa. Ou seja, uma autocaravana com esta afetação pode fazer pequenas transferências para locais da área circundante. O mesmo é aplicável às casas pré-fabricadas ou modulares, que podem ser consideradas permanentes e fixas, apesar não serem, literalmente, habitações fixas ao solo. Para este efeito, são consideradas prédios , sem qualquer dúvida de que podem ser um domicílio fiscal. Que procedimentos deve ter para constituir domicílio fiscal e casas pré-fabricadas? Para constituir domicílio fiscal neste tipo de habitação, estas têm que estar devidamente licenciadas pela Câmara Municipal, nos mesmos trâmites em que são constituídos os processos de licenciamento exigidos para a construção de habitações convencionais. De acordo com o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, mais concretamente o artigo 2.º sobre o conceito de “edificações”, uma casa é legível a domicílio fiscal se for uma habitação destinada a habitação ou utilização permanente, ou, por exemplo, através da instalação de um restaurante, bar ou loja aberta ao público, para os quais é exigido um processo de licenciamento, ainda que não seja de carácter obrigatório que a habitação possua características de permanência e inamovibilidade do solo. Conseguiu perceber as diferenças? Sobre Habitação, outros temas que lhe podem interessar: Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber , Manutenção preventiva: entenda a importância deste conceito ou O que é a Área Bruta Privativa?
Fonte: Freepik Autor: Redação Está a aproximar-se do objetivo final: formalizar o negócio da venda da sua casa . Nesta fase, a primeira coisa a fazer é ter em ordem todos os documentos necessários , nomeadamente escrituras, certificado energético, licenças de construção ou qualquer outra papelada relevante. Ao organizar estes papéis, ainda antes da formalização do negócio e da assinatura do contrato-promessa compra e venda, estará a poupar tempo para quando chegar a verdadeira altura de avançar com o negócio. Esta proatividade deve partir de si, independentemente de estar ou não a ser acompanhado por uma agência imobiliária, contudo, o mais certo é que, enquanto decorrem os processos de divulgação e visitas ao imóvel, a agência que o acompanha lhe peça para começar a reunir esta documentação fundamental. Mas vamos por partes. Tem um interessado no seu imóvel? Dizemos-lhe o que deve fazer a partir daqui! Discuta o valor de venda da casa Vai ter de começar a entrar em negociações assim que alguém manifestar interesse na casa que está a vender. À partida, e se tiver seguido todos os passos que lhe explicámos em artigos anteriores, nomeadamente a Avaliação do imóvel na venda: como e porquê? , já deverá ter definido um valor final para a venda , contudo, e porque muitos são os compradores que gostam de regatear, este pode ser um valor mutável . Ainda assim, não deve baixar ou aumentar o preço só porque sim . Em negociações deve ter sempre definido um objetivo mínimo razoável sobre o qual não deve baixar, fazendo a negociação em função desse mesmo valor. Depois de acertado o valor, certifique-se de que tem todos os documentos de que lhe vamos falar abaixo, para, finalmente, poder avançar com a formalização do negócio. Que documentos deve ter na sua posse para poder avançar com a venda Se não é conhecedor das burocracias associadas à venda de uma casa ou sabe pouco acerca do mercado imobiliário e de como funcionam estes trâmites, só precisa de saber que, para conseguir avançar com a venda, deve ter na sua posse uma série de documentação importante, exigida por lei durante o processo de venda, para formalizar a venda, nomeadamente: • Certidão predial permanente atualizada • Caderneta predial urbana • Licença de utilização • Ficha técnica do imóvel • Certificado energético • Distrate do imóvel • Plantas do imóvel • Escritura de compra e venda • Cartão de cidadão Explicamos-lhe do que trata cada um destes documentos. Certidão predial permanente atualizada Pode obter este documento na Conservatória do Registo Predial, sendo que este é um documento que lhe permite, basicamente, consultar todo o historial do imóvel – com informação acerca da construção, sucessões hereditárias ou possíveis penhoras associadas. Caderneta predial urbana Neste documento, terá acesso a todas as informações do imóvel do ponto de vista fiscal , nomeadamente o titular do imóvel e respetivo valor patrimonial tributário, bem como a sua localização e características. Este vai ser um dos documentos mais importantes para a formalização do negócio, através do contrato-promessa compra e venda. Através da caderneta predial urbana poderá calcular o Imposto Municipal sobre o Imóvel (IMI) e o Imposto sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), sendo fundamental estar atualizado. Licença de utilização O objetivo deste documento é comprovar que o imóvel foi previamente inspecionado e que está em total conformidade com a obra realizada , projetos aprovados por autoridades competentes e com as normas legais e em vigor , bem como comprovar a idoneidade do edifício ou fração autónoma para o fim pretendido. Ficha técnica do imóvel Esta ficha técnica dar-lhe-á a informação sobre as características técnicas e funcionais de um prédio urbano com fins habitacionais , depois de concluídas as obras de construção ou reconstrução, e pode ser pedida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil e na Direção-Geral do Consumidor, sendo que o requisito para a sua obtenção é que os prédios tenham sido edificados ou submetidos a obras de ampliação, construção ou reconstrução depois do dia 30 de março de 2004. Certificado Energético Este é um documento onde encontra não só a avaliação da eficiência energética do imóvel, numa escala de “muito pouco eficiente” (F) a “muito eficiente” (A+), bem como informação sobre características do imóvel, tais como isolamentos, tipos de ventilação, climatização e produção de águas quentes sanitárias, e o seu efeito no consumo de energia. Além disso, reúne medidas de melhoria que sugerem formas para baixar o consumo energético e a indicação dos benefícios fiscais e tipos de financiamentos disponíveis. Distrate do imóvel Só precisa de apresentar este documento caso exista um crédito habitação associado ao imóvel , o qual é apresentado no momento da escritura pública na transmissão do imóvel, uma vez que comprova a extinção da hipoteca associada à casa que está a transacionar. É um documento emitido pelo banco. Plantas do imóvel Estes desenhos do imóvel descrevem a sua constituição, a nível de divisões, espaços disponíveis e outros elementos que podem ajudar à venda do imóvel, pois apresentarão uma visão completa da casa e das suas áreas . Deve ter este documento na sua posse, uma vez que o mesmo pode ser solicitado pelo banco ao comprador do imóvel aquando do pedido de empréstimo habitação, ou pelo próprio cliente comprador , aquando da tomada de decisão. Escritura de compra e venda Este documento é obrigatório para poder avançar com a venda de um imóvel , uma vez que verifica as condições da transação anterior. Depois de reunidos estes documentos, passará à fase crucial do processo de vender a casa, e que se trata da formalização do negócio. Sobre esse assunto, poderá ficar a conhecer tudo no próximo artigo do SUPERCASA Notícias !
Fonte: Freepik Autor: Redação Se tem um crédito habitação é importante estar a par de como funcionam as hipotecas e tudo o que envolve esta garantia ao banco, que poderá ser cancelada em três situações distintas. Através da hipoteca, assegura o pagamento do crédito habitação que tem com o seu banco ou instituição financeira, mesmo se incorrer em incumprimento, visto que o bem hipotecado serve de garantia para pagar a dívida. Mas explicamos-lhe tudo em maior detalhe. O que é uma hipoteca? Quando compra uma casa com recurso a crédito habitação, poderá fazer uma hipoteca para garantir que o dinheiro que o banco lhe emprestou será pago. Ou seja, trata-se de uma garantia . A sua capacidade financeira é avaliada neste momento, de forma a perceber se será capaz de pagar, ou não, o empréstimo que pretende contrair . Assim, a hipoteca serve para minimizar o risco de incumprimento, que é geralmente o imóvel a adquirir. Contudo, pode ser hipotecada, também, o imóvel de uma terceira pessoa , existindo bancos que aceitam a hipoteca da casa de familiares do mutuário do empréstimo. Em suma, a hipoteca é o garante do financiamento para a compra de um bem imóvel, que permite aos compradores o pagamento do valor do imóvel durante um período de vários anos. Em que situações pode a hipoteca ser cancelada? Os cenários que podem implicar o cancelamento da hipoteca são na venda de um imóvel registado com hipoteca, no pagamento da dívida do crédito habitação ou numa situação de expurgação da hipoteca. Descubra cada uma destas situações. Quando vende uma casa com hipoteca Ao comprar uma casa com recurso ao financiamento do banco, por meio de um crédito habitação , poderá ver-se a par, no futuro, com a venda desse mesmo imóvel . Nesta situação, em que vende o imóvel que está a pagar o banco, pode efetivamente cancelar a hipoteca. Nesta situação, só o poderá fazer se o dinheiro adquirido com a venda do imóvel for suficiente para pagar o empréstimo contraído, devendo solicitar, para esse efeito, o cancelamento da hipoteca e proceder ao registo da venda da casa para o novo comprador. Quando paga a dívida do crédito habitação Quando consegue liquidar a dívida do empréstimo habitação, pode pedir o cancelamento da hipoteca, pois se pagou a sua dívida, já não precisa de apresentar qualquer garantia. Depois de eliminar a hipoteca, deverá proceder ao cancelamento do seu registo numa Conservatória do Registo Predial e, depois de ter o seu empréstimo hipotecário totalmente pago, o banco envia-lhe um documento que confirma o cancelamento desta garantia . Nesta situação, fica com as suas obrigações do contrato totalmente cumpridas. O documento que o banco lhe vai enviar designa-se distrate de hipoteca . Quando expurga a hipoteca do imóvel que comprou Pode acontecer comprar uma casa com hipoteca, sendo possível cancelá-la depois da aquisição . A lei diz que o novo proprietário da casa hipotecada pode proceder a este cancelamento, contudo, apenas através de um processo judicial. Assim, caso tenha comprado um imóvel recentemente, e o mesmo esteja hipotecado, depois de registada a compra não será o responsável pelo pagamento da hipoteca anterior. Nesta situação, deve informar os credores do procedimento, pagar completamente todas as dívidas associadas à hipoteca ou chegar a acordo de pagamento com os credores, o qual pode envolver o pagamento de uma quantia igual ao valor da compra do imóvel. Depois destes procedimentos, tem de pedir um processo legal junto do tribunal, comprovando que tudo decorreu de forma correta. Ficou esclarecido acerca deste tema? Acompanhe o SUPERCASA Notícias para mais temas como este e, caso ainda lhe restem dúvidas acerca de como pode vender a sua casa, aconselhamos a ler Formalizar a venda de um imóvel: quais são as burocracias
Fonte: Freepik Autor: Redação O mercado imobiliário é um segmento muito específico que exige não só um grande nível de preparação teórica, como um compromisso para com as mudanças do setor, que está em constante evolução . Os desafios são vários e diferentes de caso para caso, mas existem premissas que nunca mudam e que deverá ter em conta se procura ser um profissional bem-sucedido e com grandes taxas de sucesso. É normal existir confusão, medo e inexperiência, e por isso mesmo, o SUPERCASA traz-lhe este artigo para o ajudar a crescer no mercado e a conseguir melhores e maiores concretizações . Descubra quais são os cinco erros a evitar e faça crescer a sua carreira! 1. Falta-lhe um plano de negócios Este é o erro crasso de muitos profissionais que entram no mercado sem experiência e/ou conhecimento. Não ter um plano de negócios vai atrasá-lo e afastá-lo dos seus objetivos, levando-o por um de dois cenários: ou estará completamente perdido e sem saber o que fazer, recorrendo ao improviso e a uma maior taxa de erro, ou será visto como um profissional amador, incompetente e sem conhecimentos que lhe permitam criar notoriedade no mercado. O plano de negócios é o passo zero quando entra no mercado como agente imobiliário, quer a título individual, quer vá trabalhar para uma agência ou abra o seu próprio negócio. Em qualquer uma destas situações , para conseguir fazer crescer a sua reputação e aumentar a sua rede de contactos, é importante que defina a sua estratégia para se conseguir destacar. Uma das formas mais eficazes para conseguir este plano de negócios é através de diretrizes sólidas e que elevem a sua reputação para outro patamar. Falamos, concretamente, de um plano de marketing , nomeadamente através da comunicação dos seus serviços, de uma estratégia para a captação de leads e de meios para concretizar os seus objetivos financeiros. Tudo isto, facilmente, conseguirá obter com recurso a plataformas de gestão imobiliária que lhe proporcionem uma integração completa e de última geração às várias vertentes do seu negócio. Assim, deve procurar serviços que o ajudem neste plano de negócios, como o CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate , o mais completo, mais inovador e mais utilizado em Portugal. Com este CRM, consegue desde logo definir um público-alvo para atrair leads qualificadas e optar por uma estratégia de marketing digital ao dividi-lo por interesse. Desta forma, vai comunicar apenas a informação relevante para esse público. Descubra como pode fazer tudo isto aqui . 2. Não está totalmente familiarizado com o mercado local É possível que, caso se esteja a iniciar no mercado, ainda não se sinta totalmente à vontade com o mercado local, com a sua área de atuação ou com as particularidades da zona e segmento em que vai trabalhar. Esta é uma desvantagem que deve trabalhar para melhorar, investindo tempo em conhecer tudo o que envolva a sua área. Para conseguir este conhecimento aprofundado, a sugestão é que utilize plataformas de metasearch que lhe permitam realizar análises comparativas de mercado, relatórios de angariação, listagens com todos os imóveis disponíveis na zona em que atua e alertas de novos imóveis que entrem no mercado. Consegue tudo isto, facilmente, através do Infocasa , a maior base de dados a nível nacional. Através do Infocasa vai conseguir uma visão mais alargada do mercado e ficar a conhecê-lo mais profundamente, informando-se acerca de tendências e nichos. Desta forma, prestará um serviço mais completo e personalizado aos seus clientes, mostrando-lhes exatamente aquilo que eles querem ver. Conheça o Infocasa aqui e descubra em que outras situações ele o pode ajudar! 3. Não utiliza as redes sociais na sua totalidade As redes sociais são das plataformas mais fortes atualmente e, ao não estar a utilizá-las na sua totalidade, está a perder várias oportunidades de negócio. Qualquer comprador que esteja à procura de casa está sujeito às redes sociais, pelo que , investir numa divulgação por este meio, poderá significar uma visibilidade dos seus anúncios muito mais alargada e completa. Para conseguir esta utilização eficiente, recomendamos-lhe que invista no eGO Real Estate , o CRM do qual já aqui falámos e que o pode ajudar nas várias vertentes do negócio. No que respeita às redes sociais, a particularidade do eGO é que poderá receber as leads provenientes deste meio no seu CRM, otimizando a gestão dos anúncios e concretizando uma estratégia eficaz. O utilizador do eGO pode, assim, ativar a integração de leads da sua página de Facebook ou Instagram, fazendo o acesso e gestão diretamente no CRM. Peça uma demonstração de como tudo isto funciona aqui . 4. Não está a fazer formações contínuas Um dos pontos essenciais para uma boa progressão da sua carreira e negócio é a formação contínua e especializada , quer acerca de produtos que o possam ajudar na gestão, divulgação, angariação e prospeção imobiliária, quer acerca do mercado e das suas tendências. Tal como já mencionámos, o mercado imobiliário é um segmento em constante evolução, sendo importante que se mantenha atualizado e a par com as tendências, quer para conseguir estar preparado para qualquer situação que se lhe surja, quer para que se destaque da concorrência. Sabia que o CRM eGO Real Estate dá formações contínuas sobre diversos temas relacionados com o mercado imobiliário? É uma excelente oportunidade para participar nestes eventos, que se realizam quer presencialmente, quer online, seja ou não cliente do eGO. Se tem interesse nos webinars, descubra as várias datas aqui . Para formações e workshops, consulte o calendário para os próximos meses no link que lhe disponibilizamos. 5. Não está a acompanhar de perto os seus clientes Uma má comunicação pode ser o início do fim de muitas relações e negócios , sobretudo no mercado imobiliário, em que é comum haver uma concorrência feroz. Assim, ao não investir no acompanhamento junto dos seus clientes, poderá estar a cometer um erro fulcral. O sucesso de um bom profissional imobiliário é sustentado por uma boa rede de contactos e relações de confiança, sendo para isso imprescindível ter do seu lado uma plataforma que lhe permita organizar a informação sobre os seus clientes e, ainda, permitir-lhe um relacionamento estreito e personalizado com eles. Através do CRM eGO Real Estate consegue, por exemplo, organizar roteiros de visita em que expõe as marcações das visitas aos imóveis, estabelecendo um elo de ligação entre você, o agente, o potencial cliente e o proprietário. Fará tudo isto através das Oportunidades do eGO , e em poucos cliques, de forma muito simples: faz a marcação da visita, cria a ficha de visita, solicita as assinaturas digitais e partilha tudo isto com o proprietário. Desta forma, cria confiança com o seu cliente, apresentando-lhe toda a informação necessária, e aumenta a sua notoriedade junto do mesmo. Gostava de experimentar esta funcionalidade? Clique aqui . Leia também: Conheça a nova ACM personalizável do Infocasa , Experiências exclusivas para dinamizar vendas: 3 ideias e 5 Pontos-chave para abrir o seu negócio