Fonte: Freepik Autor: Redação Dezembro é um mês de celebração, de convívio em família e de magia , conceitos que podem ser associados à casa onde são partilhados estes sentimentos e emoções . Comprar uma casa em plena época natalícia é, para muitas pessoas, algo impensável, devido à azáfama e correria típicas da quadra, no entanto, pode ser vantajoso a vários níveis , e o SUPERCASA mostra-lhe porquê. O facto de existirem, habitualmente, menos compradores disponíveis no final do ano, oferece uma maior flexibilidade nos preços, que podem descer e favorecer quem arrisque num investimento. Além disso, contratar um crédito habitação é também mais acessível, caso a sua instituição financeira não tenha concretizado as metas do ano. Depois, outra vantagem, passa pela disponibilidade que muitas famílias passam a ter neste período, com mais tempo para fazer visitas e tratar das suas gestões bancárias, bem como para a análise da sua situação tributária. Se está preparado para concretizar este passo e quer investir num imóvel, mesmo a tempo do final ano, consulte os imóveis que o SUPERCASA escolheu para si, todos abaixo dos 300.000€, e concretize o seu desejo de Natal! Apartamento T1 no Algarve - 173.000€ Apartamento T3 em Aveiro - 215.000€ Apartamento T3 em Leiria - 260.000€ Apartamento T3 em Matosinhos - 299.000€ Apartamento T1 em Lisboa - 299.900€ O SUPERCASA Notícias deseja-lhe umas Boas Festas! Entretanto, poderá acompanhar outros temas do género: Mercados de Natal: conheça os maiores em Portugal , Prepare o Natal: 5 ideias de prendas para a casa dos seus amigos ou Dicas para poupar nas prendas este Natal
Fonte: Freepik Autor: Redação O site imobiliário é, nos dias de hoje, a montra digital da sua agência , onde potenciais clientes têm o primeiro contacto com os seus serviços e a sua carteira de imóveis. Como tal, para ter uma agência de sucesso, é essencial trabalhar o site imobiliário de forma a atrair mais tráfego para o mesmo . Como sabe, no mercado imobiliário as primeiras impressões são muito importantes e podem ditar se o cliente o escolherá a si, ou optará por uma agência imobiliária concorrente. Assim, o SUPERCASA Notícias dá-lhe as melhores dicas para aumentar o número de visitantes do seu site , e deste modo, aumentar o número de leads que recebe. 1. Acessibilidade do site Sabia que 92% dos potenciais clientes de uma imobiliária utilizam os seus dispositivos móveis para realizar as suas pesquisas durante o processo de compra de um imóvel? Devido a este fator, o Google alterou o seu algoritmo para colocar nas melhores posições os sites que sejam compatíveis com a versão mobile. Desta forma, é essencial investir num site responsivo , que seja facilmente acessível em qualquer dispositivo, uma vez que os utilizadores rapidamente abandonaram sites que apresentam uma navegação difícil ou com pouca funcionalidade. Para além disso, deve confirmar que todos os botões e links funcionam , que as informações são fáceis de encontrar e que se encontram apresentadas de uma forma lógica e de fácil compreensão. 2. Palavras-chave Para alcançar as melhores posições nos motores de pesquisa, é essencial aplicar técnicas de SEO como a utilização de palavras-chave no título das páginas do site imobiliário. Lembre-se de que esta estratégia deve ser utilizada de forma ponderada. As palavras devem ser colocadas de forma intencional e dentro da hierarquia dos conteúdos , ou seja, as palavras-chave em títulos têm mais relevância do que apenas no texto. Assim, procure otimizar o título de todas as páginas do site com termos de pesquisa do mercado , nomeadamente, as nomenclaturas corretas de cada profissional imobiliário e as terminologias detalhadas dos seus imóveis , assim como a tipologia e localização dos mesmos. Uma excelente forma de utilizar este recurso é através da criação de páginas exclusivas que forneçam informação sobre como é viver na sua zona de atuação , algo que pode conseguir com os sites imobiliários eGO Real Estate . Esta solução, não só vai possibilitar que o seu site seja encontrado mais facilmente , como vai permitir dar a conhecer a área em que trabalha, mostrar o seu conhecimento da mesma, e ter um elemento diferenciador que vai destacá-lo da sua concorrência. 3. Blog O site imobiliário não serve apenas para expor a sua carteira de imóveis, visto que esta ferramenta também pode ser utilizada para partilhar diferentes tipos de conteúdo relevantes que despertem o interesse de potenciais compradores. A criação de conteúdo de forma consistente vai aumentar as suas probabilidades de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas no Google e é um elemento que cria nos utilizadores a necessidade de retornar ao seu site. Nesta página, pode publicar textos de opinião dos profissionais e parceiros com quem trabalha, artigos e notícias do mercado imobiliário e testemunhos de satisfação dos seus clientes. Caso não tenha tempo, saiba que os sites premium e personalizados do eGO Real Estate , lhe permitem partilhar com os seus clientes as notícias da atualidade do SUPERCASA Notícias . 4. Atualize o site com frequência Para aumentar o número de cliques no seu site, é essencial que este esteja atualizado e corresponda às necessidades do seu público-alvo. Como tal, deve realizar uma revisão completa ao seu site periodicamente, com o intuito de eliminar os imóveis desatualizados, confirmar que as informações disponibilizadas estão corretas e atuais, e assegurar que toda a informação presente no seu site se encontra organizada de forma correta e intuitiva para os seus clientes. Ficou interessado em experimentar? Fale com um dos especialistas do eGO Real Estate e obtenha uma consultoria gratuita ao seu site. Clique aqui
Fonte: Freepik Autor: Redação Com a entrada em vigor do Mais Habitação , os proprietários dos registos de Alojamento Local (AL) ativos apresentam um prazo de dois meses, até dia 7 de dezembro, para a entrega do comprovativo da respetiva atividade , sendo que em Lisboa são cerca de 75% as licenças de alojamento local ativas que se encontram em risco de cancelamento, enquanto que no Porto o número representa 43% dos estabelecimentos. Caso não seja feita a entrega da documentação exigida, é aplicada a pena de cancelamento automático das licenças, pelas câmaras municipais. Segundo as novas regras divulgadas do Mais Habitação , todas as licenças ativas sujeitas a cancelamento ficam impedidas à validação até, pelo menos, dia 31 de dezembro de 2030 , visto que até à data estão suspensas novas emissões de licenças de alojamento local, à exceção de hostels , guest houses e alojamentos locais em funcionamento no interior do país e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Impedido o arrendamento a mais de 120 dias por ano, encontram-se em funcionamento, e fora da suspensão, os alojamentos locais nas casas onde vive o proprietário . No entanto, as licenças que permanecem ativas caducam a 31 de dezembro de 2030, passando a possível renovação a cada cinco anos. O comprovativo da atividade deverá ser sujeito a submissão na plataforma do Balcão Único Eletrónico (e-balcão), sendo validada a última declaração periódica de IVA equivalente à atividade de exploração do alojamento local, ou a última declaração de rendimentos para efeitos de IRS ou IRC . No caso de declarada junto das Finanças , a atividade de AL deverá ser apresentada pelo titular juntamente com a declaração de IVA ou de início de atividade , no caso de não possuir a primeira e, se ainda apresentar ativa mais de uma licença, deverá proceder à repetição do procedimento para cada um dos registos , enviando o mesmo documento fiscal para todos os processos. Descubra mais sobre este tema no SUPERCASA Notícias : Novas Regras no AL: UE procura criar mais transparência
Fonte: Freepik Autor: Redação As rendas antigas são dirigidas por um grupo de população acima dos 70 anos, com contratos celebrados antes de novembro de 1990 e rendimentos até ao terceiro escalão de IRS, nos quais, conforme assegura fonte oficial do Ministério da Habitação, para os inquilinos o único aumento possível será o decorrente da aplicação do coeficiente de atualização previsto para 2024” De acordo com o Governo, a partir do segundo semestre , entrará uma solução abaixo do já reivindicado pelos proprietários, compensatória para os senhorios por este aumento. No entanto, apesar de aprovada em Conselho de Ministros, são ainda desconhecidos mais detalhes acerca desta medida de compensação, apenas que terá como limite “1/15 do valor patrimonial tributário do locado” . De acordo com os dados publicados, pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), aquando de um estudo realizado, mais de 80% dos arrendatários detentores dos ditos contratos tem mais de 70 anos, sendo 70% a percentagem que usufrui de rendimentos até ao terceiro escalão de IRS (com base nas tabelas de 2020), com um salário anual até 15.992 euros. No que concerne à tabela de senhorios contabilizados, 18,7% apresenta rendimentos anuais equivalentes ao sexto escalão de IRS (rendimentos já com valores entre os 26.356 e os 38.632 anuais). Descubra no SUPERCASA Notícias outros temas que lhe podem interessar: Programa Arrendar para Subarrendar já recebeu 1.054 candidaturas , Dedução com a renda da casa aumenta em 2024 ou Aprovado limite da taxa de IRS para rendas habitacionais
Fonte: Freepik Autor: Redação Trabalhar no setor imobiliário exige aos profissionais estar constantemente atentos às oscilações do mercado e às ações da sua concorrência . O mercado está em constante mudança, seja pelas flutuações da oferta e procura de imóveis, o desacelerar da economia ou, até mesmo, pelo elevado número de agências imobiliárias que disputam entre si para conquistar as melhores angariações. Apesar do clima de competição que se faz sentir dentro do setor, encontrar formas de colaboração é essencial para realizar mais negócios e ter uma empresa de sucesso. É aqui que entra o Multiple Listing Service (MLS) , ou em português, Serviço de Angariação Múltipla , um sistema de colaboração imobiliária , cujo intuito passa por reunir as angariações de vários agentes imobiliários e promover propriedades numa rede única de profissionais . A MLS permite aos profissionais do mercado imobiliário partilhar os seus imóveis com outros membros e encontrar rapidamente o cliente ideal . O objetivo é concretizar um cruzamento de recursos entre duas entidades , ou seja: Os profissionais que têm clientes , mas não possuem uma carteira de imóveis que corresponde às suas necessidades, encontram neste sistema uma lista de imóveis de outras agências que podem apresentar aos seus clientes e concretizar a venda ; Os profissionais que têm uma vasta carteira de imóveis encontram mais facilmente compradores através da lista de contactos de outras agências . Quais são as vantagens da MLS? Trabalhar com um sistema de MLS promove a eficiência do profissional imobiliário , aumentando as probabilidades de suceder num ramo competitivo , onde por vezes é difícil obter resultados. Estas são as vantagens de que pode usufruir ao aderir a um sistema de MLS como o eGO MLS Portugal : 1. Partilha de informação Conheça a carteira de imóveis de outros profissionais e partilhe os seus imóveis para encontrar clientes de forma rápida; 2. Simplicidade O processo de compra e venda de imóveis fica mais simples , através da centralização de listagens de imóveis; 3. Informação detalhada Habitualmente, cada listagem inclui toda a informação essencial sobre o imóvel , como a localização , o preço e os contactos relevantes ; 4. Banco de dados O elevado número de imóveis disponíveis permite criar uma base de dados que os mediadores imobiliários podem consultar, não só para perceber quais são os imóveis disponíveis, como para conseguir obter o valor de mercado mais exato ; 5. Comissões Neste sistema vigora o princípio da partilha , com uma repartição equalitária das comissões da venda por ambas as partes envolvidas no negócio; 6. Colaboração Existe uma parceria ética entre os profissionais do imobiliário que permite trabalhar em cooperação e colaboração com maior confiança ; 7. Angariação Com a MLS consegue aumentar a sua carteira de imóveis e estender a lista de contactos sem necessitar de aumentar os recursos humanos; 8. Maior exposição Alcance uma maior visibilidade junto dos seus clientes e dos seus parceiros . Quer fazer parte da maior rede nacional de partilha de imóveis entre mediadores imobiliários? Conheça a eGO MLS Portugal e comece a trabalhar com os melhores parceiros imobiliários, aumentando a rentabilidade do seu negócio. Leia também: Atraia mais clientes estrangeiros: conselhos de angariação
Fonte: Freepik Autor: Redação O site imobiliário é um dos aspetos mais importantes para conseguir ter uma presença digital eficaz , pois é através desta plataforma que muitos dos potenciais clientes terão o primeiro contacto com a sua agência e carteira de imóveis . No entanto, para ser facilmente encontrado nas pesquisas do google não basta ter um bom site, sendo necessário investir noutros componentes de SEO como é o caso do Certificado SSL. Este pode parecer um conceito técnico difícil de entender, mas na realidade é bastante simples . O que é um certificado SSL? O termo SSL significa “Secure Sockets Layer” e consiste num protocolo de segurança para o seu website que serve para manter a privacidade e garantir a proteção de todos os seus dados e os dos seus clientes . A segurança online é, cada vez mais, um critério importante para os utilizadores, uma vez que grande parte dos sites exige a partilha de dados, como, por exemplo, as preferências de pesquisa, ou o e-mail, para aceder à informação . Assim, o certificado SSL não é nada mais que um certificado digital que autentica a identidade do seu site e possibilita uma ligação segura ao mesmo . Como funciona? Navegar na internet, habitualmente, implica a partilha de dados com outros utilizadores , sites ou entre sistemas . Para que esta partilha aconteça de forma segura , o SSL utiliza criptografia para codificar os dados, o que impede a leitura dos mesmos por parte de hackers durante a conexão . De forma simplificada , isto significa que é criada uma chave pública e uma chave privada . Estas chaves permitem encriptar os dados partilhados entre duas fontes , garantindo que estes apenas são visualizados pelas partes desejadas e que são provenientes de uma fonte genuína . Quando o site tem a proteção do certificado SSL , aparecerá junto à barra de navegação um símbolo de um cadeado e a variação “https” no prefixo do endereço do site, como, por exemplo: https://supercasa.pt/noticias . Sem o certificado SSL , apenas aparecem as letras “http” , e, ao entrar no site , receberá um aviso em como a ligação não é segura . Por que é que o seu site imobiliário deve ter Certificado SSL? A segurança dos seus dados e dos seus clientes é, por si só, motivo suficiente para obter o certificado SSL , no entanto, existem várias outras razões , como: 1. Relevância para o Google O site imobiliário permite chegar de forma rápida e acessível a todos os potenciais clientes , no entanto, isso só é possível se o seu site aparecer nos primeiros lugares das pesquisas em motores de busca como o Google . Para que isto aconteça, é necessário investir em ferramentas de otimização de SEO, como o certificado SSL , através do qual o motor de pesquisa consegue verificar que o seu site é seguro e o passará a recomendar aos utilizadores . Isto significa que, na ausência deste certificado, o Google vai deixar de colocar o seu site nos primeiros resultados de pesquisas orgânicas . 2. Credibilidade e segurança Ao aceder a um site, caso este não tenha certificado SSL , os utilizadores serão confrontados com um aviso sobre a falta de segurança do mesmo , levando a grande maioria a hesitar sobre se deverá ou não entrar no site de todo . O seu site deve ser um ambiente seguro para os seus clientes , algo que só o certificado SSL lhe pode oferecer. Assim, para além de garantir a sua segurança e a dos seus clientes, estará também a criar uma imagem de maior credibilidade e profissionalismo, assim como a estabelecer uma relação de confiança logo no primeiro contacto . 3. Concorrência O setor imobiliário é muito competitivo, são várias as agências a competir diariamente para conquistar o seu lugar dentro do mercado e esta ferramenta pode ajudá-lo. Isto porque, se a sua concorrência tiver certificado SSL e você não tiver, para além de não aparecer nos primeiros lugares das pesquisas, quem irá aparecer será a sua concorrência . Por outro lado, ao obter este certificado estará em vantagem relativamente a todas as agências que não o têm , aumentando as probabilidades de captar mais clientes . É importante que saiba que os certificados SSL não são permanentes , visto que o seu período máximo de duração é de apenas um ano , sendo necessário renovar o seu certificado todos os anos para se manter relevante no mundo digital . Pode adquirir um certificado deste género junto do CRM Imobiliário eGO Real Estate , que além de de várias outras funcionalidades, oferece-lhe a possibilidade de desenvolver um site com tecnologia de última geração e protegido , personalizado à medida da sua agência, que o vai destacar nas pesquisas online . Quer um site assim? Clique aqui . Achou este tema interessante? Leia também: Descubra se a sua imobiliária está pronta para a era digital
Fonte: Freepik Autor: Redação Em outubro de 2023, com base nos dados do inquérito mensal, realizado pela AICCOPN junto dos empresários do Setor que atuam no segmento da Reabilitação Urbana , a que o SUPERCASA Notícias teve acesso, verifica-se uma aceleração do ritmo de recuperação dos principais indicadores qualitativos. O índice Nível de Atividade regista uma nova aceleração do crescimento, apresentando uma variação positiva de 6,6% em termos homólogos. O indicador relativo à Carteira de Encomenda s apresenta uma ligeira redução de 0,5%, em termos homólogos, o que traduz uma significativa recuperação face à variação de -7,3% registados no mês anterior. A estimativa quanto ao tempo previsto de laboração a um ritmo normal, ou seja, quanto à Produção Contratada no mês de outubro, fixou-se em 9,7 meses, o que traduz um aumento face aos 9,3 meses apurados no mês anterior. Leia também: Barómetro das Obras Públicas: Concursos promovidos aumentam 73%
Fonte: Freepik Autor: Redação Com o abrandamento do mercado imobiliário é crucial uma dedicação a estratégias e ferramentas de prospeção, para acompanhar o mercado e garantir o sucesso continuo do negócio. O avanço tecnológico tem permitido abranger novas possibilidades de angariação de clientes, e esta estratégia de que falamos hoje veio para acompanhar. O que é o Outbound Marketing? O Outbound Marketing , representado como uma das principais estratégias de marketing , é um processo de prospeção ativa do mercado , possibilitando o alcance direto de potenciais clientes. Vantagens da utilização do Outbound Marketing O Outbound Marketing, ao contrário das restantes estratégias de venda, possibilita resultados desde a primeira ação, sendo mais eficiente e impulsionador da venda de imóveis. O Outbound Marketing garante: Impacto maior e mais direto; Redução do ciclo de vendas; Avanço na conversão à compra do imóvel; Maior interação do potencial cliente; Taxa de resposta superior. Conheça o seu público-alvo Para garantir resultados com o Outbound, é necessária a existência de um público-alvo devidamente definido para que este seja impactado com as ferramentas de persuasão aplicadas . Esta lista de contactos pode ser gerada através de landing pages , por exemplo, e posteriormente trabalhada com um CRM auxiliar de todo o processo de negociação com o cliente. O CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate pode ser facilitador do processo de negociação, pelas suas inúmeras funcionalidades. Preparado com ferramentas que permitem o acompanhamento junto do cliente, a criação de campanhas de marketing e o tratamento de oportunidades de venda , entre variadas outras, é atualmente o CRM perfeito para quem procura uma solução integrada com tecnologia de ponta, acessível em qualquer lugar, e com uma relação preço/qualidade irresistível. Se optar por utilizar o CRM no dia a dia dos seus negócios e definição de estratégias de angariação, faça-o em conjunto com outras ações estratégicas, as quais lhe apresentamos: Utilize comunicação impressa A angariação com base na captação e impacto visual é uma das grandes vantagens da comunicação impressa. Pode desenvolver flyers, outdoors ou, até mesmo, apostar na impressão dos seus dados de contacto enquanto consultor para uma melhor identificação e referência ao seu trabalho. Tenha presença online Marque a sua presença digital e crie anúncios dos seus imóveis para posterior envio e divulgação a potenciais clientes. Assinale presença em eventos do imobiliário Para que o sucesso e o retorno seja alcançado, é imperativa a visibilidade do profissional ou da agência imobiliária. Desta forma, a participação em eventos da área aumenta a sua notoriedade e facilita a prospeção ativa para fechar negócio. Se quer saber mais sobre as melhores estratégias de marketing e como obter mais retorno, invista no seu conhecimento e participe em formações especializadas para o mercado imobiliário, tais como webinares e formações presenciais do eGO Real Estate. Venha conhecer as melhores estratégias e seja o primeiro a angariar mais clientes, mesmo num mercado em abrandamento!
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação As temperaturas têm baixado a pique nas últimas semanas, obrigando a tirar mantas e casacos do armário e a recorrer a estratégias de aquecimento que resolvam um problema tão universal. Para os mais friorentos esta é uma altura do ano complicada, que exige uma casa bem preparada e, apesar de hoje em dia serem várias as soluções de aquecimento disponíveis , o aquecimento central e o ar condicionado continuam a ser as opções mais económicas , seguidas das lareiras e recuperadores de calor. Se vai comprar uma casa nos próximos tempos e quer evitar ter de fazer um investimento maior a longo prazo , com a instalação de algum destes métodos de aquecimento, invista numa casa que lhe proporcione estas comodidades e beneficie de um conforto imediato. E não se esqueça, uma casa com grande exposição solar , vai ter sempre tendência a ser mais quente e luminosa! Para que consiga concretizar este objetivo, e deixar para trás o frio, o SUPERCASA selecionou para si os melhores imóveis do mercado , todos com ar condicionado ou aquecimento central, e boa exposição solar, para que possa desfrutar do máximo conforto sem grandes preocupações! Apartamento T1 em Lisboa - 895.000€ Moradia Isolada T4 em Braga - 788.000€ Moradia T4 Duplex em Beja - 738.000€ Apartamento T2 no Algarve - 598,000€ Encontre outros imóveis de acordo com as suas preferências no SUPERCASA Notícias : Palacetes e quintas: os imóveis mais carismáticos à venda , Viver numa Penthouse: os imóveis mais exclusivos do mercado ou Quer comprar uma casa com jardim? O SUPERCASA tem
Fonte: Freepik Autor: Redação A proposta do PS que aumenta para 600 euros a dedução ao IRS com a renda da casa obteve, a 27 de novembro , aprovação parlamentar, com abstenção do Chega. O reforço do apoio fiscal aos estudantes foi também aprovado, nas votações para o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), com abstenção do PCP. A dedução de despesas com a renda da casa ao IRS estava admitida no valor de 550 euros, superior aos 502 anteriormente aceites. Na sequência do aumento das rendas até 6,94%, a partir de janeiro, o PS defende que, com a proposta apresentada, os inquilinos “terão no seu IRS uma redução adicional de cerca de 100 euros” , para além da dedução resultante “da atualização dos limites dos escalões do IRS” . Para os detentores de contribuintes com um rendimento correspondente ao primeiro escalão de IRS, a proposta da dedução das despesas com rendas prevê o aumento de 800 para 900 euros . O reforço do apoio fiscal aos estudantes representa a subida para o valor máximo de 400 euros da dedução à coleta dos encargos com as rendas, para estudantes deslocados. “Esta medida visa a promoção do reforço dos rendimentos dos jovens, em linha com o aumento das isenções do IRS Jovem. Propõe-se, assim, o aumento da dedução à coleta de estudantes deslocados de 300 euros para 400 euros, reduzindo-se a respetiva carga fiscal de IRS e desonerando-se os rendimentos dos jovens“ , defende a medida proposta pelo Partido Socialista. Na sequência da aprovação de propostas do PS foi, ainda, prevista a redução da retenção na fonte do IRS para arrendatários. A medida abrange pessoas com rendimento salarial mensal até 2.700 euros brutos e um contrato de arrendamento ou subarrendamento de primeira habitação, devidamente registado junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ou um contrato de mútuo para compra, obras ou construção de habitação própria e permanente. Leia também: Proprietários têm dúvidas sobre atualização de rendas antigas
Fonte: Freepik Autor: Redação Existe, atualmente, um maior compromisso por parte das empresas com o futuro , que investem cada vez mais em medidas que visam o bem-estar dos seus colaboradores, das comunidades em que se inserem e a proteção do planeta. Foi neste contexto que surgiu o Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG) que em português, pode ser traduzido para práticas ambientais, sociais e de boa governança das empresas. Este é um conjunto de pilares criado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com o Banco Mundial , relacionado com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, cujo objetivo é avaliar o desempenho e sustentabilidade das empresas , nomeadamente na área do meio ambiente, relações sociais e transparência das suas práticas. Quais são os Pilares ESG? A implementação de boas práticas ambientais tem vindo a aumentar ao longo dos anos, devido, sobretudo, a catástrofes naturais e pandemias , que tornaram evidente para as empresas que a sustentabilidade financeira está dependente da sustentabilidade ambiental e social. Como tal, são cada vez mais as empresas a desenvolver programas com base nas práticas ESG, nomeadamente: • Ambiente – maior cuidado com as emissões de carbono e eficiência energética, utilização de energias renováveis, conservação dos recursos naturais e diminuição da poluição e resíduos; • Social – desenvolvimento de melhores condições de trabalho e relações laborais, políticas que assegurem a diversidade, assim como investimentos responsáveis e segurança; • Governança – práticas de combate à corrupção, ética no negócio e políticas empresariais justas. Como funciona o ESG no mercado imobiliário O ESG pode ter um impacto significativo no setor imobiliário através da promoção da sustentabilidade e implementação de práticas positivas , num cenário onde a procura de empreendimentos com certificados ambientais tem aumentado , assim como a preferência por agências imobiliárias que demonstrem essa preocupação. Para implementar práticas ESG na sua agência pode: • Angariar projetos sustentáveis , com práticas de construção ecológica e tecnologias eficientes em termos energéticos; • Apoiar projetos sociais locais; • Promover a diversidade e inclusão dentro da empresa; • Estabelecer políticas e diretrizes que promovam a transparência dos seus negócios; • Criar um canal de denúncias seguro; • Criar comunicação sobre os esforços da sua agência para implementar práticas sustentáveis. Existem também várias certificações que o podem auxiliar a avaliar o desempenho de um imóvel . Conhecê-las pode ser uma vantagem que o vai fazer destacar-se da concorrência, aumentando o sucesso e a reputação da agência imobiliária. Adotar abordagens voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e de governança é uma mais valia para os seus negócios , pois irá criar um fator diferenciador que vai atrair investidores e corresponder às expectativas elevadas dos clientes, para além de contribuir para um futuro mais sustentável e responsável . Relacionado com este tema, leia: Que certificados deve o meu imóvel ter? O SUPERCASA responde ou Como potenciar os recursos naturais na construção
Fonte: Freepik Autor: Redação Mudar de casa é sempre um momento entusiasmante, e que geralmente significa que está a dar o primeiro passo na próxima fase da sua vida, para em breve poder desfrutar do aconchego de um novo lar. No entanto, pode também ser um processo que gera alguma ansiedade, devido à grande quantidade de assuntos que precisam de ser tratados e às despesas extra que terá de acarretar. É inevitável ter de despender algum do seu tempo para lidar com burocracias e com a gestão da sua mudança , contudo, no que toca às despesas, temos algumas dicas que pode seguir que lhe vão permitir poupar dinheiro e reduzir alguma ansiedade. 1. Planeie os seus gastos com antecedência O processo de mudança de casa inicia-se ainda antes de começar a empacotar as suas coisas. O primeiro passo a dar evolve criar uma lista de tudo o que necessita de adquirir e de quanto pretende gastar, na qual deve englobar tudo o que diz respeito à mudança, como o material de empacotamento, o transporte da mobília, o combustível e a mão de obra que pode ser necessária. Crie um orçamento detalhado , pois assim será mais fácil manter-se firme quanto ao valor que estipulou para gastar, bem como compreender onde pode cortar custos. Se lhe for mais conveniente, pode criar um calendário onde organiza todas as ações que vai ter, assim como o valor que vai gastar para cada uma. 2. Organize as tarefas É essencial organizar todas as tarefas que vai ter de realizar até ao dia da mudança. A forma mais fácil de o fazer é através de listas, onde pode designar, divisão a divisão, tudo o que vai levar para a nova casa, o que pretende doar, o que vai para o lixo e o que pode vender. Ao fazer uma lista de tarefas, vai também conseguir perceber os materiais que tem por casa que podem ser úteis para reutilizar durante a mudança , como revistas e jornais para embrulhar os objetos mais frágeis, malas de viagem e caixas. Caso não tenha materiais disponíveis em sua casa, para não necessitar de comprar materiais que não vai voltar a utilizar, aconselhamos a que fale com os seus familiares e amigos para perguntar se lhe podem ceder caixas ou cestos que não utilizem, ou até mesmo abordar supermercados e outras superfícies comerciais que costumem receber várias caixas e, habitualmente, não se importam de ceder alguns destes materiais. 3. Corte nos serviços Durante a mudança são vários os serviços que podem ser contratados para agilizar o processo, no entanto, pode cortar alguns destes gastos, como: • Empresa de mudanças: opte por fazer a mudança sozinho ou com a ajuda de amigos e familiares, para além de poupar dinheiro, irá criar um momento de convívio entre todos; • Serviço de limpeza: pode não ser necessário, mas principalmente se estiver a mudar para uma casa que sofreu obras recentemente, vai ter que realizar uma limpeza ao imóvel. Contratar um serviço de limpeza pode ser mais fácil, no entanto, esta é uma tarefa que pode ir realizando por divisões e que rapidamente estará concluída. Tenha em consideração no seu orçamento que, antes de comprar um imóvel, pode ser necessário contratar uma agência imobiliária para agilizar o processo de compra . Apesar de esta não ser uma opção obrigatória, é sempre aconselhável que recorra a um profissional para o guiar durante todo o processo. No entanto, se não estiver imediatamente preparado para realizar esse investimento, pode fazer uma pesquisa inicial em portais imobiliários, como o SUPERCASA e o CASASAPO , que lhe vão permitir ter uma ideia melhor do tipo de imóveis disponíveis, assim como levá-lo aos agentes imobiliários responsáveis por cada imóvel. 4. Venda o que não necessita Quando empacotar os seus pertences, certamente vai notar que existem coisas que já não utiliza. Ao invés de mandar tudo fora, considere aproveitar o que está em bom estado para vender. Caso repare que também necessita de adquirir algo novo, como por exemplo mobília, pode também comprar em segunda mão . Assim, vai encontrar opções mais acessíveis e que, mesmo que necessitem de alguma reparação, lhe vão permitir ter mais espaço no seu orçamento. 5. Atualize os contactos Mudar de casa também implica algumas burocracias, como a atualização da morada junto da Autoridade Tributária, Segurança Social, carta de condução e local de trabalho, entre outros . Uma forma de evitar gastos desnecessário é cancelar os serviços que não vai utilizar nos últimos tempos que estará na sua antiga casa, como a televisão, a internet e o telefone. Esperamos que tudo corra bem na sua mudança e continuaremos a sugerir-lhe dicas essenciais! Aproveite e leia também: Solteiros: ajudamo-lo a escolher o imóvel certo para si , 3 passos para comprar a casa dos seus sonhos
Fonte: Freepik Autor: Redação No dia 2 de novembro entrou em vigor a nova medida do Governo que permite a fixação da prestação da casa durante dois anos, para famílias com dificuldades em pagar o crédito habitação. No entanto, alguns bancos preparam-se para apresentar uma moratória privada , semelhante à moratória do Estado, com a diferença de que esta medida não deverá ter critérios de exclusão. Para aderir ao apoio do Governo é necessário cumprir determinados critérios, nomeadamente: Ter contrato anterior a 15 de março de 2023 e não estar em situação de incumprimento; Ter contratado um crédito habitação com taxa de juro variável ou taxe de juro mista, caso esta se encontre em período de aplicação da taxa variável; Não ter acesso ao Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) ou Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI). Os critérios de exclusão vão levar a que muitas famílias não sejam incluídas na medida , daí a proposta dos bancos para uma moratória privada. Ou seja, estes requisitos não serão considerados para efeitos de exclusão da moratória privada, sendo que a decisão de permitir acesso ou não a esta medida ficará exclusivamente nas mãos da instituição financeira. Todos os restantes aspetos da moratória são semelhantes. Prevê-se que a moratória privada vá permitir também a fixação do valor da prestação do crédito habitação durante dois anos, num montante equivalente a 70% da Euribor a 6 meses. Por sua vez, o pagamento do capital diferido, acumulado durante este período de tempo, também deverá ser diluído pelos anos restantes do contrato. Sugerimos a leitura: O que é uma moratória do banco? Fique a saber e Crédito habitação: já pode pedir a fixação da prestação
Fonte: Freepik Autor: Redação O leasing imobiliário , também conhecido como Locação Financeira Imobiliária , é uma alternativa à compra, arrendamento ou permuta de imóveis , que pode servir como forma de combater a subida das taxas de juro . Esta é uma solução de financiamento simples e rápida que atrai o interesse não só de particulares, como de empresas e negócios , uma vez que pode ser aplicada para fins residenciais e estabelecimentos comerciais, como lojas, escritórios, garagens ou consultórios. Com esta alternativa, o locatário pode usufruir de um imóvel por um determinado período de tempo, mediante o pagamento ao proprietário de uma renda . No final do contrato, o cliente tem a opção de compra do imóvel pelo valor residual , definido entre ambas as partes e assente no contrário. Este valor varia entre 10% e 20% do valor do imóvel. O contrato de leasing pode ter uma duração entre os 7 e os 30 anos, no entanto, o locatário não pode ter uma idade superior a 75 anos. Vantagens • Isenção do pagamento do Imposto de Selo, cobrado habitualmente quando se recorre ao crédito habitação; • Possibilidade de adquirir o imóvel no final do contrato; • Possibilidade de incluir o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e outras despesas associadas ao contrato no financiamento do leasing; • Possibilidade de arrendar o imóvel a terceiros; • Acessível a quem possui um capital inicial limitado; • Compatibilidade com incentivos do estado e comunitários. Desvantagens • Pouca opção de escolha, sendo que a maioria dos imóveis disponíveis para esta modalidade são detidos pelo banco; • Avarias e obras de manutenção são inteiramente da responsabilidade do locatário; • Contratação de seguros são suportadas pelo locatário; • Em caso de incumprimento, o banco pode mais facilmente tomar posse do imóvel; Nem todas as entidades financeiras praticam esta modalidade de crédito para particulares e o seu financiamento, pelo que o valor das garantias vai diferir consoante se trate de um cliente particular ou de uma sociedade. O contrato de leasing imobiliário pode ser aplicado para financiar a aquisição de imóveis já construídos ou obras de beneficiação ou adaptação, compra de terrenos e construção de imóveis. Quando se trata de uma empresa, para aceder a esta modalidade é solicitada uma livrança subscrita pela empresa com aval dos sócios e cônjuges . As garantias exigidas dependem da análise de risco de crédito. Ficou esclarecido? Consulte também: Fundos Imobiliários: o que são e como investir , Mapa de Responsabilidades de Crédito: o que é? ou O que é uma moratória do banco? Fique a saber
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Viver num palacete ou quinta pode não estar ao alcance de todos, no entanto , é impossível ficar indiferente aos seus atributos arquitetónicos , cujos detalhes são certamente mais proeminentes do que num imóvel tradicional. As áreas são maiores, os jardins são vastos e a magia associada a este tipo de casa, que vive no imaginário dos grandes romances históricos e histórias de época, é transversal a quem os visite . Assim, o SUPERCASA leva-o numa viagem pelos mais carismáticos palacetes e quintas à venda em Portugal . Disponíveis para venda, estes imóveis vão certamente inspirá-lo caso planeie efetivamente investir numa destas opções . Trata-se de um investimento com potencial , pois poderá não só comprar um palacete ou quinta para transformá-lo na sua habitação própria, como também para rentabilizar as suas potencialidades ao torná-lo num espaço de alojamento local, por exemplo, ou noutro tipo de negócio que lhe traga retorno. Consulte os palacetes e quintas mais cobiçados e agarre o seu investimento! Palacete T6 em Lisboa - 7.500.000€ Quinta T17 em Viana do Castelo - 800.000€ Quinta T10 em Santarém - 1.950.000€ Quinta T16 em Portalegre - 2.690.000€ Se anda à procura dos melhores investimentos, leia: Quer reabilitar um imóvel? Consulte os achados do SUPERCASA
Fonte: Freepik Autor: Redação A sustentabilidade é um objetivo comum a todos os setores, e são várias as medidas criadas para transformar a sociedade em prol de um mundo mais sustentável e em sintonia com o meio ambiente. No mercado imobiliário, a sustentabilidade é imensamente valorizada, nomeadamente no que diz respeito a certificações ambientais. Em Portugal, existem alguns processos de certificação de caráter obrigatório, como o desempenho energético dos edifícios (SCE) , aprovado no Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, que engloba o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. O conjunto de Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT) é também obrigatório no momento da construção de um novo empreendimento , consistindo num conjunto de normas de instalação e de segurança nas instalações elétricas de utilização em baixa tensão. No entanto, existe uma série de certificações ambientais voluntárias para imóveis, especialmente projetadas para promover a sustentabilidade no mercado imobiliário e no setor da construção. Certificações ambientais para imóveis Para além dos processos obrigatórios, são várias as certificações energéticas de caráter voluntário , reconhecidos internacionalmente como símbolos de sustentabilidade. 1. LEED A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), ou, em português, Liderança em Energia e Design Ambiental, avalia a eficiência energética e hídrica das construções, e o seu impacto no meio ambiente com a emissão de gases e gestão de recursos naturais. Este certificado foi criado pelo U.S. Green Building Council para promover o desenvolvimento de projetos de construção com critérios sustentáveis e eficientes, aplicáveis a qualquer tipo de construção, e que passa por influenciar 5 áreas principais: • Localização sustentável; • Proteção e eficiência da água; • Eficiência energética e energias renováveis; • Conservação de materiais e recursos naturais; • Qualidade do ambiente interior. 2. BREAAM Esta é a mais antiga certificação de edifícios sustentáveis, intitulada Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) ou Método de Avaliação Ambiental do Estabelecimento de Pesquisa do Edifício. O certificado BREEAM é mundialmente conhecido e tem como objetivo avaliar, classificar e certificar a sustentabilidade dos edifícios através de métricas e indicadores que abrangem uma série de questões ambientais, como: • Uso de energia; • Gestão de resíduos; • Materiais de construção; • Poluição; • Transporte; • Saúde. 3. ISO 50001 O ISO 50001 é um sistema de gestão de energia destinado a apoiar organizações para conservar recursos e melhorar a utilização de energia . O seu objetivo passa por: • Desenvolver uma política para uma utilização mais eficiente da energia; • Fixar metas e objetivos para cumprir a política; • Utilizar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre a utilização de energia; • Medir os resultados; • Analisar o bom funcionamento da política; • Melhorar continuamente a gestão da energia. 4. WELL A certificação WELL rege-se pelo princípio de que os imóveis devem melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores , com foco nas pessoas e no seu contexto social. É aplicável a edifício residenciais e do setor comercial , nomeadamente para guiar as empresas na criação de espaços de trabalho e nas suas políticas de bem-estar e fomentar um ambiente mais feliz e produtivo. Os critérios deste certificado assentam em 10 conceitos essenciais: • Ar; • Água; • Nutrição; • Iluminação; • Fitness; • Conforto térmico; • Acústica; • Materiais; • Mente; • Comunidade. Os sistemas de certificação ambiental têm como objetivo fomentar práticas sustentáveis em todas as áreas que envolvem o setor imobiliário e da construção. Para obter estas certificações, devem ser implementadas práticas sustentáveis , que classificam o edifício de acordo com o seu grau de adoção e que serve como ferramenta de benchmarking , para conseguir destacar-se da sua concorrência . Esta informação foi-lhe útil? Sugerimos também: Arquitetura sustentável e amiga do ambiente e Construção sustentável ganha destaque no mercado imobiliário