Fonte: Freepik Autor: Redação O trabalho à comissão é muito comum no setor imobiliário e está em constante mudança, tanto pelas múltiplas revisões ao Código de Trabalho , como pelas alterações causadas pelos avanços da tecnologia . Seja por conta própria ou de outrem, são cada vez mais aqueles que optam por entrar neste setor e receber um rendimento variável. Assim, este regime laboral é muito específico e apresenta as suas vantagens e desvantagens . O que é o trabalho à comissão? Se pondera entrar no setor imobiliário , deve saber que a grande maioria das empresas funciona com trabalho à comissão , ou seja, vai estar a exercer uma atividade profissional que não está associada a uma remuneração fixa ou regular . Isto significa que o seu vencimento vai ser muito variável e vai depender do número de vendas e dos lucros conseguidos. Trabalhar sob este regime significa muitas vezes não ter um salário base e como tal, pode não ter um rendimento mensal, sendo necessário organizar melhor o seu orçamento. Principais características: • Trabalho independente; • Remuneração dependente dos resultados obtidos; • Ausência de um ordenado base; • Maior competitividade e exigência. Vantagens para as empresas Este tipo de regime de trabalho é muito vantajoso para as empresas, uma vez que não existe um vínculo contratual , resultando numa poupança monetária e num risco muito reduzido de prejuízo. Vantagens para os trabalhadores Se cumprir todos os objetivos e metas impostos pela agência, vai conseguir auferir um elevado montante , ou seja, quanto mais vender, mais vai ganhar . No entanto, as vantagens não são puramente monetárias, uma vez que terá também liberdade e autonomia para gerir o seu tempo e recursos. Caso seja muito bem sucedido, vai também ganhar reconhecimento dentro do setor e evoluir na sua carreira, seja através de prémios de venda , alcance de cargos de destaque, ou uma maior liberdade financeira e conhecimento para começar o seu próprio negócio. Desvantagens Trabalhar à comissão implica muitas vezes não receber um rendimento fixo e constante , ou até não receber um rendimento de todo, caso não realize nenhuma venda. Dentro do setor imobiliário, vai também encontrar um elevado nível de competitividade e de saturação do mercado . Todos estes fatores podem levar a uma instabilidade e falta de segurança que não se verifica em outros registos de trabalho. Tipos de comissões Existe mais de uma forma de definir as comissões de vendedores. O modelo de comissão fixa é o mais comum, no entanto, é possível trabalhar com uma percentagem sobre a margem de lucro ou bónus por alcançar metas. Entre os vários tipos de comissões encontram-se: • Comissão por margem de lucro; • Comissão por faturação bruta; • Comissão por venda; • Comissão por metas; • Salário base + comissão; • Comissão pura; • Comissão por escalões. Ficou esclarecido? Sobre dicas para uma melhor gestão da sua agência ou negócio imobiliário, aconselhamos: 3 dicas de marketing digital para consultores imobiliários , 4 dicas de SEO para aplicar no seu site imobiliário ou 8 formas de fazer a gestão de vendas no imobiliário
Fonte: Freepik Autor: Redação O e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital que permite à sua empresa criar um canal de comunicação direta com os seus contactos . Este tipo de estratégia é normalmente implementada através de ferramentas de automatização que permitem o envio de e-mails para uma lista de contactos de forma rápida e simultânea. Com o avanço das tecnologias, esta estratégia é atualmente uma das formas mais eficazes de chegar ao seu público-alvo. No mercado imobiliário, pode ser uma ferramenta bastante útil para atrair potenciais clientes, captar leads e converter os seus negócios em vendas. Para ser bem-sucedido, no entanto, deve aplicar esta estratégia de forma correta, de forma a evitar transformar uma boa tática de marketing em spam que vai afastar os seus clientes. Por que devo utilizar o e-mail marketing? Atualmente, o e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas, apenas atrás do site imobiliário e das redes sociais. Esta estratégia é uma maneira simples de deixar mensagens aos seus clientes , criando um canal de comunicação direta com os seus clientes e potenciais clientes, onde pode divulgar os seus produtos, informar sobre ofertas e promover conteúdos . São várias as vantagens: • Alcance vasto e previsível: mais de metade da população tem e-mail e utiliza-o de forma recorrente. Isto significa que pode alcançar um grande número de pessoas, algumas das quais que não se encontram nas redes sociais. Ao contrário das redes sociais, este tipo de comunicação é previsível, pois não depende de nenhum algoritmo para chegar ao seu público-alvo, ou seja, todos os destinatários vão receber as suas comunicações (a não ser que exista algum problema técnico); • Formato flexível: pode preencher o corpo do e-mail da forma que desejar. Este formato de comunicação não tem qualquer limitação de caracteres e é altamente personalizável, pode inserir links, imagens e até GIFs. • Alto retorno financeiro: o contacto por e-mail é extremamente acessível, tem um baixo valor de investimento e altas taxas de conversão O melhor desta estratégia é a sua facilidade de criação, já que apenas necessita de um domínio, um software de envio e alguém para implementar a estratégia . Quais são os benefícios do marketing digital para a sua imobiliária? Melhora o relacionamento com os seus clientes O e-mail de marketing permite-lhe criar uma relação mais próxima e pessoal com os seus contactos , uma vez que é consegue ter uma comunicação direta com os mesmos, seja através de newsletters , partilha de anúncios de imóveis ou campanhas personalizadas. Esta é uma excelente oportunidade para manter a sua marca próxima dos consumidores, mas para isso é necessário criar ofertas apelativas e conteúdos que acrescentem algo importante. Educa e promove as seus leads Partilhe com os seus contactos toda a informação relevante sobre o seu negócio e área de atuação. O envio deste tipo de conteúdos vai promover a educação do seu público-alvo relativamente à sua imobiliária. Assim, pode transformar a sua lista de contactos em leads e as seus leads em clientes. Aumenta as suas vendas Promova a sua imobiliária, os seus imóveis e todos os seus serviços através do e-mail. O atendimento personalizado possibilitado por esta estratégia vai aumentar a confiança dos seus potenciais clientes e converter o seu interesse em mais vendas. Não se esqueça de incluir o Call to Action (CTA) , ou seja, um elemento, visual ou textual, que incentive o leitor a ter uma ação , deixando assim a venda o imóvel a poucos cliques de distância. Fidelização no pós-venda Quando finaliza uma venda, o cliente não deve ficar esquecido e o e-mail marketing é a melhor estratégia para conseguir fidelizar os seus clientes. Como? Através do envio de novos conteúdos, sugestões de serviços e ofertas relevantes para esse cliente. Tipos de e-mail pode incluir na sua estratégia: • Newsletters; • Atualizações de blog; • E-mails promocionais; • E-mails editoriais; • E-mails transacionais. Gostou das dicas? Então leia: 4 dicas de SEO para aplicar no seu site imobiliário , Conheça 3 estratégias de angariação para atrair novos clientes
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Todos os meses o eGO Real Estate visita uma cidade portuguesa, levando até às agências e aos consultores inúmeras estratégias direcionadas para o Mercado Imobiliário , que pretendem completar os conhecimentos destes profissionais, em paralelo com as funcionalidades disponíveis no CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate . Dia 09 de novembro é Coimbra quem recebe o próximo Workshop, dedicado às Vendas na Mediação Imobiliária, e que trará, além de um espaço de partilha de conhecimentos e da apresentação de novos produtos , a oportunidade a todos os presentes para descobrirem as inúmeras vantagens associadas aos vários mecanismos integrados no CRM líder de mercado, que vão desde a criação de Análises Comparativas de Mercado , a gestão de comissões , rede MLS , até à possibilidade de ter um site totalmente personalizado para si , de acordo com as necessidades do seu negócio. Este é um workshop cujo objetivo será o acompanhamento junto de imobiliárias que já trabalham com o eGO, sobretudo junto de novos clientes que venham a concretizar a sua parceria durante o evento , tendo como selo da garantia um acompanhamento personalizado e que vai ao encontro àquilo que novos utilizadores precisam, no dia a dia da gestão dos seus negócios . Durante o dia serão apresentadas várias novidades, como Infocasa - As Minhas Rotas , novo produto Infocasa que veio transformar a forma como são feitas angariações de imóveis, em tempo real, e com acesso a estatísticas e alertas de novos mercados de particulares que entrem no mercado . Os Portais Imobiliários líderes em Portugal, SUPERCASA e CASA SAPO , cujo crescimento tem impulsionado os negócios de quem aqui divulga os seus imóveis, também serão apresentados durante o evento. .embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; } Este evento realiza-se no dia 09 de novembro, das 09h30 às 17h00, no Hotel NH Coimbra Dona Inês Hotel, em Coimbra. Durante a manhã será servido um coffee break , no qual os participantes poderão interagir com os nossos formadores e esclarecer as suas dúvidas e, à tarde, serão oferecidos Beijinhos das Caldas e Ginjinha DÓbidos. Tem interesse? Marque o seu lugar e receba ofertas exclusivas! Pode fazer a sua inscrição aqui
Fonte: Freepik Autor: Redação Captar a atenção de potenciais clientes nem sempre é tarefa fácil, visto que o mercado imobiliário é muito extenso e pode ser difícil destacar-se da sua concorrência. No entanto, o marketing digital pode ser a solução indicada para ampliar a sua lista de contactos e aumentar as vendas e arrendamentos da sua agência. O que é o marketing digital? O marketing digital trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias que podem ser implementadas para atrair a atenção de potenciais clientes e fidelizar os existentes. Este é um aliado dos profissionais do setor, que procuram expandir e promover imóveis e outras oportunidades de negócio. No entanto, o marketing digital só é realmente eficaz se criar um planeamento de conteúdos e ações e o cumprir de forma consistente. Assim, se quer aplicar esta estratégia ao seu negócio, o SUPERCASA Notícias indica-lhe neste artigo as 3 dicas de marketing digital fundamentais para consultores imobiliários. Identifique o perfil do cliente Existem diferentes tipos de clientes e, se quer ser eficaz nos seus negócios, é essencial que conheça cada um deles e as melhores maneiras de o abordar: • Cliente informado: este é o tipo de cliente que pesquisa tudo sobre todos os tópicos relevantes do mercado imobiliário. O mais provável é que este cliente tente negociar consigo para obter algum benefício. Para lidar com este tipo cliente, é importante ouvi-lo e utilizar os conhecimentos dele como uma vantagem para recomendar determinados imóveis; • Cliente criativo: como o nome indica, este é o tipo de cliente muito criativo que idealiza o seu imóvel de sonho, e que nem sempre corresponde com o que existe no mercado. Nestes casos, é importante ser paciente e mostrar todas as opções possíveis para aproximar o seu sonho à realidade; • Cliente realista: existem clientes que sabem exatamente o que querem e o que conseguem obter com o seu orçamento. Procure transmitir confiança e segurança a este tipo de cliente, uma vez que ele provavelmente só avançará com a compra se estiver seguro daquilo que está a fazer; • Famílias: todas as famílias priorizam a segurança, conforto e comodidade. A melhor forma de criar uma boa relação com uma família é tentar envolver todos os membros no processo de escolha e compra do imóvel, procurando atender às suas necessidades individuais. Conhecer o seu cliente vai permitir compreender melhor quais as estratégias a utilizar e que tipo de conteúdos deve criar , de forma a conseguir chegar ao seu público-alvo. Site profissional O seu site é a porta de entrada para os seus potenciais clientes . Como tal, deve certificar-se de que este tem uma boa apresentação e usabilidade. Para melhorar o seu site deve procurar inserir nos anúncios dos seus imóveis informações detalhadas sobre os mesmos e fotografias de qualidade. No entanto, o seu site vai para além dos imóveis, e por isso, deve investir num site de fácil acesso, interativo e com textos interessantes, quer sobre a sua agência ou da sua equipa, ou até através uma área reservada para novidades e notícias importantes da sua imobiliária. Quanto melhor for o seu site, mais facilmente este se irá posicionar no topo das listagens das pesquisas em motores de busca, o que vai atrair mais visitantes e gerar mais contactos. Criação de conteúdo Seja no seu site ou nas redes sociais, a criação de conteúdos relevantes e interativos é um aspeto essencial para a sua estratégia de marketing, pois vai permitir-lhe chegar ao seu público-alvo mais facilmente, ou até permitir que o seu público-alvo chegue até si. Procure criar uma variedade de conteúdos de forma consistente e que promovam a interação e a conversa entre si e os potenciais clientes. Este tipo de estratégia garante uma maior visibilidade para a imobiliária, confiança na marca e um melhor relacionamento com o consumidor, o que irá resultar em mais vendas. Se realmente quiser investir o seu tempo no marketing digital, conheça ainda algumas das tarefas que fazem parte da rotina do marketing digital imobiliário: Desenvolvimento de anúncios de divulgação; Definição de estratégias de atração de potenciais clientes; Desenvolvimento de relacionamentos sólidos; Suporte aos consumidores; Experiências completas e satisfatórias; Revisão de estratégias de marketing. Se é do seu interesse investir num CRM que lhe proporcione todas estas possibilidades, clique aqui .
Fonte: Freepik Autor: Redação O avanço das tecnologias digitais está a alterar o mercado imobiliário , tornando progressivamente mais necessário a adoção de estratégias para melhorar a presença da sua marca online. Umas das grandes influências é o Search Engine Optimization (SEO) , ou a otimização para mecanismos de busca, e que se trata de uma funcionalidade essencial para elevar o alcance da sua empresa através de um conjunto de estratégias que visam aumentar o posicionamento e tráfego orgânico da marca nos motores de busca. O que é que isto significa? Ao aumentar a visibilidade da sua agência, vai conseguir atrair o seu público-alvo e aumentar as oportunidades de negócio . Ou seja, quando alguém procurar algo nos motores de busca, como o Google, vão surgir vários resultados relacionados com a pesquisa, e as técnicas de SEO vão permitir que os conteúdos da sua empresa apareçam no topo das listagens , sem a necessidade do pagamento de anúncios. Qual é a importância do SEO para o mercado imobiliário? A utilização de técnicas de SEO é fulcral para melhorar os resultados da sua imobiliária, otimizar a presença online e criar interação com clientes e potenciais clientes. A maioria das pessoas utiliza o Google, ou outros motores de busca, para procurar algo que precisam. Como tal, um posicionamento orgânico nas listagens é essencial para captar a atenção do seu público-alvo e angariar contactos. Notoriedade Uma boa estratégia de SEO vai colocar o nome da sua empresa no topo das pesquisas. Isto significa que a sua marca vai passar a ser conhecida, ganhando notoriedade, autoridade no mercado e uma maior perceção de profissionalismo. Tráfego qualificado O SEO também vai ajudar a aumentar o tráfego qualificado , por meio de potenciais clientes realmente interessados no seu serviço que visitem o seu site, aumentando a possibilidade de conversão em vendas . Isto significa que as pessoas que visitem o seu site e vejam os seus conteúdos, terão mais probabilidade de se tornarem clientes. Competitividade Aumentar a visibilidade também implica distanciar-se da sua concorrência . Uma boa estratégia de SEO vai permitir-lhe diferenciar-se das outras empresas e captar novos clientes. Como colocar o SEO em prática? As estratégias de SEO devem ser aplicadas de forma consistente , através de um planeamento específico e detalhado . Para isto, pode utilizar o marketing digital , o site da imobiliária e as redes sociais como aliados na sua estratégia. Conheça algumas das técnicas de SEO que pode utilizar: • Use palavras-chave; • Crie conteúdos diferentes e relevantes que criem impacto; • Conheça o perfil dos seus clientes; • Utilize imagens de qualidade; • Crie descrições detalhadas nos anúncios de imóveis; • Estabeleça a sua presença nas redes sociais de forma consistente. O SEO é indispensável para a captação de clientes, aumentar as suas vendas e contribuir para o sucesso da sua imobiliária. Como tal, deve priorizar o desenvolvimento da sua marca online e utilizar o digital como aliado para o crescimento da sua empresa . Se pretende traçar uma estratégia com vista ao aumento da visibilidade online da sua agência, anote as nossas dicas: Descubra se a sua imobiliária está pronta para a era digital , Vantagens de ter um gerador de contactos no site imobiliário ou Conheça 4 soluções tecnológicas para imobiliárias
Fonte: JLL Autor: Redação A consultora imobiliária JLL acaba de divulgar a nova edição do estudo Portugal Living Destination , onde conclui que o mercado habitacional mantém um desempenho positivo apesar das alterações conjunturais profundas dos últimos dois anos, de acordo com o comunicado enviado à redação do SUPERCASA Notícias . A análise, que apresenta um retrato completo deste mercado com um olhar detalhado sobre Lisboa , Porto e Algarve , destaca também a necessidade de manter a aposta na criação de nova oferta, identificando oportunidades para o desenvolvimento de projetos de grande escala, com diversificação de segmentos, geografias e tipologias, sem esquecer os produtos criados de raiz para arrendamento. “Nos dois anos que passaram desde a primeira edição deste estudo, tivemos uma sucessão de acontecimentos relevantes a nível macroeconómico, político e legislativo, quer em Portugal, quer internacionalmente, que estão a impactar não só a dinâmica imediata do mercado, como também vão influenciar a sua evolução. Obviamente que o mercado não sai ileso deste novo contexto e tem feito ajustamentos ao longo do último ano, mas mantém um desempenho positivo, com volumes de venda consistentes e sustentação dos níveis de preço” explica Joana Fonseca, Head of Strategic Consultancy & Research da JLL. O conflito Ucrânia/Rússia, o aumento da inflação e das taxas de juro, o fim dos vistos gold, a sustentabilidade como catalisador do mercado e a crise do acesso à habitação como uma das prioridades do país , com o anúncio de uma série de medidas por parte do Governo, são os fatores conjunturais de maior impacto no mercado residencial, que, contudo, se tem mostrado resiliente ao choque destas alterações. De acordo com o estudo, o mercado teve uma resposta natural ao aumento das taxas de juro e do custo de vida das famílias, ajustando o volume de vendas. No 1.º semestre deste ano, o número de casas vendidas caiu 22% face ao semestre homólogo, contudo os 68.000 fogos transacionados refletem um mercado com um fluxo de procura bastante sólido, sustentado pelos compradores nacionais (93% das casas vendidas), mas com uma presença dinâmica dos estrangeiros. Mantém-se igualmente um expressivo volume de contratação de crédito à habitação, que no 1.º semestre aumentou 8% (para €9.081 milhões), enquanto o rácio de capitais próprios/financiamento se mantém saudável, com o montante concedido em crédito a agregar 66% do total transacionado pelo mercado, o qual ascendeu a €13.761 milhões. Outro indicador da solidez do mercado é o comportamento dos preços, que mesmo em contexto de ajuste de vendas mantêm a tendência de crescimento, com o principal impacto a traduzir-se no abrandamento das subidas. De qualquer forma, nos últimos três anos, a JLL apura um crescimento acumulado de 25% dos preços de venda das casas e de 23% nas rendas, o que comprova a capacidade de valorização do mercado. No último ano e meio foram concluídas 30.750 novas casas em Portugal e licenciadas outras 46.700, números que apesar de sinalizarem uma tendência de crescimento face aos últimos anos, não só se mantêm abaixo dos padrões de produção de habitação do início do milénio (72.800 fogos concluídos por ano, em média, entre 2000 e 2010), como são insuficientes para as necessidades atuais da procura, que no mesmo período absorveu 236.000 casas. Em termos de nova oferta, o estudo destaca a necessidade de continuar a desenvolver projetos de construção nova com grande escala, mas numa perspetiva de maior diversificação. Por um lado, é necessário construir para um leque mais abrangente de públicos em termos de rendimentos, num movimento que é necessariamente acompanhado pela expansão a novas geografias. As localizações periféricas dos grandes centros urbanos e/ou cidades de segunda linha, estão a posicionar-se como alternativas para comprar ou arrendar uma casa com bons padrões de qualidade a valores mais competitivos, sem prescindir da qualidade de vida e da proximidade relativa às grandes cidades. Em Lisboa, é exemplo desta tendência o aumento de oferta em concelhos como Mafra e Seixal e, na primeira coroa da capital, Loures e Odivelas. De acordo com este estudo, ao qual o SUPERCASA Notícias teve acesso, em Lisboa e no Porto, os mercados de arrendamento estão especialmente pressionados pela falta de oferta, resultando numa pressão evidente sobre as rendas. Em Lisboa, nota a JLL, as rendas tem estado predominantemente acima dos 1.000€, superando a barreira dos 2.000€ em zonas centrais, casos da Avenida da Liberdade, Centro Histórico, Lapa/Estrela e Campo de Ourique/Amoreiras. No Porto, a maioria das zonas também já pratica rendas superiores a 1.000€, com exceção de Gaia Rio e o eixo Antas/Prelada/Constituição/Asprela. Na sua 2ª edição, o Portugal Living Destination é um guia aprofundado dos principais indicadores estatísticos na área de habitação e demografia, além de apresentar uma análise detalhada para as regiões de Lisboa, Porto e Algarve . Em cada uma destas regiões são identificadas as principais zonas com caracterização em termos de segmentos e posicionamento do mercado, evolução de valores de venda e renda nos últimos 3 anos, nacionalidade de compradores e tipologias com maior procura. Leia também: Hibiscus Gardens: JLL comercializa novo condomínio privado
Fonte: Freepik Autor: Redação O setor imobiliário é muito competitivo, o que implica uma necessidade cada vez maior de implementar estratégias para identificar e cativar potenciais clientes. Assim, para conseguir este retorno e dar impulso aos seus negócios, o SUPERCASA Notícias deixa-lhe a recomendação de três estratégias assertivas que vão atrair clientes e ajudá-lo a fechar mais negócios. 1. Conheça o seu cliente A sua relação com os seus clientes ditará o sucesso das suas vendas. Invista o seu tempo a conhecer pessoas e a criar boas relações . Para que as ações de networking produzam um resultado satisfatório, é necessário escolher as estratégias certas e criar um plano bem estruturado. Como tal, o seu primeiro objetivo passa por reconhecer as necessidades dos seus potenciais clientes. Faça um estudo de mercado que lhe permita conhecer as maiores dúvidas, dores, desejos e expectativas dos compradores e investidores. Para isso estabeleça alguns critérios como: Definir o público-alvo; Identificar o tipo de imóvel pretendido; Identificar se é para primeira habitação ou investimento; Definir a região. Com toda esta informação, vai conseguir traçar um perfil do cliente e estar mais apto para lidar com as suas necessidades. O perfil do cliente é a melhor ferramenta para proporcionar uma experiência personalizada e profissional , que o vai destacar da sua concorrência e ganhar a confiança dos seus clientes. 2. Marque presença online A presença online é essencial para o seu negócio, é lá que se encontram a grande maioria dos potenciais clientes. Como tal, deve procurar criar páginas e perfis em redes sociais como o Facebook, Instagram e WhatsApp, onde pode partilhar os seus imóveis e receber contactos. Outro aspeto importante é o site da sua empresa. Um site atualizado tem mais probabilidade de aparecer no topo das listagens, e ser acedido por um potencial cliente. Invista num site onde possa colocar todos os seus imóveis com o maior detalhe possível: Fotografias e vídeos; Localização detalhada; Descrição detalhada; Informação de contacto. 3. Crie campanhas O processo de angariação de imóveis e de clientes gera uma lista extensa de contactos que pode utilizar para enviar campanhas com anúncios e ofertas. O marketing digital pode ser o seu aliado na angariação de clientes, principalmente através do envio de e-mails. Esta ferramenta vai permitir-lhe construir uma relação com os seus contactos, compreender as suas necessidades e dar-lhes resposta de maneira fácil e eficaz. Elabore o corpo do seu e-mail de forma ponderada e cuidadosa, sendo preferível simplificar a informação e ir direto ao assunto. Encher a caixa de entrada dos seus clientes com demasiada informação pode ter o efeito contrário ao desejado e levar o seu cliente a perder o interesse. A melhor maneira de atrair novos clientes é focar-se nas necessidades dos mesmos e estar sempre atento e disponível para resolver qualquer situação inesperada. Se se dedicar a conhecer o seu público-alvo, certamente irá aumentar o seu sucesso de vendas. Se gostou destas dicas, sugerimos que leia também: 8 formas de fazer a gestão de vendas no imobiliário , Anúncios de Imóveis: conheça os 5 aspetos mais valorizados ou Vantagens de ter um gerador de contactos no site imobiliário
Fonte: Freepik Autor: Redação Procurar a casa ideal pode ser um processo difícil, que requer a análise e o peso de vários fatores, como o preço. No entanto, assim que encontra a sua casa de sonho, o momento de avançar com a proposta de compra torna-se fundamental , uma vez que contribui bastante para o sucesso da transação. A probabilidade de existirem vários compradores interessados no mesmo imóvel é elevada, e por isso, é essencial ser rápido e eficaz. Para concretizar uma proposta informada, a melhor opção é recorrer a uma agência imobiliária , com acesso a profissionais experientes no mercado que conseguem realizar uma mediação entre ambas as partes e equilibrar os interesses do comprador e do proprietário. A melhor proposta nem sempre é a mais alta a nível monetário, mas sim aquela que vai ao encontro das expectativas do vendedor, e que permite avançar com o processo de forma mais rápida. O seu mediador imobiliário compreende melhor o mercado, a tipologia e características do imóvel, e vai conseguir ajudá-lo a alcançar uma proposta realista e a avançar com a compra da casa. Como fazer uma proposta de compra de imóvel? 1. Recolha todos os dados necessários O primeiro passo para encontrar o valor indicado de um imóvel é reunir toda a informação sobre o mercado, a localização e tipologia do imóvel. A análise do mercado vai permitir saber quantos imóveis existem na sua localização semelhantes ao que pretende adquirir, as condições em que se encontram, as suas características e o preço médio por imóvel. Isto vai possibilitar-lhe chegar a um valor justo e fundamentado quando estiver a negociar com o proprietário ou com o seu mediador. 2. Comunique com o mediador imobiliário Quando encontrar o valor certo para si e adequado ao imóvel no qual tem interesse, deve entrar em contacto com o agente imobiliário responsável pelo imóvel e apresentar a proposta que definiu para compra da casa, mostrando-se aberto para negociar. Esta fase é importante para compreender as expectativas do proprietário , sobretudo no que diz respeito ao valor que pretende receber e quais os processos mais céleres para a compra do imóvel. 3. Contrato de Promessa Compra e Venda (CPCV) Ao apresentar a proposta, deve fazê-lo por escrito, idealmente por e-mail. Se o proprietário aceitar a sua proposta, irá avançar para o CPCV (Contrato de Promessa Compra e Venda) . Este é o documento legal que salvaguarda os direitos e deveres do comprador e do atual proprietário. Ao assinar este documento, está a comprometer-se a comprar o imóvel e a assegurar que o proprietário também assume o compromisso de o vender a si. É neste momento que se dá o pagamento de um valor de sinal para celebrar o contrato. No entanto, no caso de recorrer a um crédito habitação, o valor sinal pode corresponder ao valor de entrada do imóvel, face ao valor do empréstimo do banco. Ficou esclarecido? Sugerimos a leitura: 3 passos para comprar a casa dos seus sonhos , Comprar casa: Descubra se viver no campo é para si! ou Vai comprar casa? Negoceie as melhores condições de crédito
Fonte: Freepik Autor: Redação A implementação de uma boa estratégia de vendas pode ser uma grande ajuda nos resultados da sua agência. Existem várias formas de o fazer, só tem de encontrar a que melhor corresponde ao perfil da sua agência . Contudo, tenha em atenção que é sempre importante investir numa equipa devidamente qualificada , já que, afinal, a venda é feita de pessoas para pessoas. Assim, para conseguir todos os resultados que ambiciona, o SUPERCASA Notícias apresenta-lhe 8 formas de gerir as vendas: 1. Delinear a jornada do potencial cliente Planeie cada etapa que pretende que o potencial cliente percorra desde que conhece a sua imobiliária até ficar interessado em algum imóvel, culminando no fecho de venda com sucesso. O processo de compra pode ser organizado através de um plano de ação adaptado à sua agência e à sua equipa, mapeando todas as fases mais importantes, como a prospeção, angariação e venda. 2. Definir métricas e indicadores de desempenho Uma excelente forma de analisar se as vendas estão a aumentar ou não, passa por estabelecer objetivos específicos, com prazo definido, e estabelecer métricas para cada um. Desta forma pode, a qualquer momento, reajustar a estratégia e traçar um plano de ação com rumo ao fecho de mais vendas. 3. Criar uma estratégia de vendas com base no rapport O rapport pode ser traduzido como o “colocar-se no lugar do outro”, um pré-requisito essencial para uma comunicação bem-sucedida . Desde o tom à velocidade da voz, há pequenos aspetos que podem ser trabalhados e ser bem direcionados para vender mais. No fundo, trata-se de uma abordagem empática ao potencial cliente, numa ótica de compreender as suas reais necessidades e apresentar-lhe tudo o que pode fazer para ajudar. 4. Apostar no Marketing Digital Com o alcance que as redes sociais, o e-mail marketing e os anúncios no Google e Youtube têm, não há desculpa para não trabalhar as vendas no imobiliário. O envio de SMS, newsletters , uma publicação no Facebook ou no Instagram, podem dar-lhe mais visibilidade e ajudá-lo a chegar a mais interessados . 5. Usar ferramentas e plataformas de angariação Com a Inteligência Artificial ao serviço do mercado imobiliário, muitos usam este tipo de plataformas par a angariar imóveis, acompanhar o mercado e identificar boas oportunidades de negócio . O Infocasa , por exemplo, é uma das plataformas mais completas do mercado para este efeito, e que permite uma série de ações que facilitam os processos de angariação e prospeção de imóveis, além de possibilitar pesquisas avançadas , que oferecem aos mediadores uma visão ampla dos imóveis disponíveis no mercado. 6. Aparecer nos motores de busca Seja através de um site próprio ou da divulgação em portais imobiliários , é possível vender tendo presença online . Aliás, as probabilidades de um maior sucesso de vendas só é possível se estiver nestes canais de divulgação. Deve existir uma estratégia previamente definida , mas é possível tirar proveito destas opções, uma vez que contribuem para gerar reconhecimento, autoridade, confiança e visibilidade da sua carteira de imóveis perante os potenciais clientes. 7. Investir na gestão da sua equipa Um ponto importante e que tantas vezes fica esquecido: reter bom talento . Rodear-se dos melhores consultores, alinhados com a missão e valores da sua agência, é de extrema importância, bem como mantê-los motivados. Aposte na formação, na comunicação aberta e na definição de procedimentos que todos devem cumprir. E não se esqueça: bons negócios têm uma excelente equipa por trás, por norma, bastante motivada para alcançar resultados. 8. Trabalhar com um CRM de gestão imobiliária Esta é a opção que melhor se adequa e que acaba por ser a junção de todas as acima mencionadas. Tem-se revelado indispensável para muitas agências imobiliárias, pois permite-lhes automatizar tarefas diárias e centralizar todo o registo de informação dos imóveis , de contactos, bem como de todo o acompanhamento de clientes num só lugar. Ficou interessado? Leia também: Vantagens de ter um gerador de contactos no site imobiliário , O que não pode faltar no cartão de visita do consultor imobiliário
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Um gerador de contactos é um ótimo canal de angariação no seu site, que não só permite um espaço dedicado à avaliação de imóveis como também um contacto mais próximo com proprietários e compradores. É a solução perfeita entre aquilo que o cliente procura e o que a sua agência pode oferecer. Contudo, desengane-se se acha que é só uma mera funcionalidade, pois esta tem vindo a revelar-se muito útil e com ótimos resultados para quem trabalha no setor imobiliário. A grande diferença relativamente aos contactos que vêm de outros meios (como portais imobiliários e outras secções do site, por exemplo) é que este está bem visível em várias áreas do seu site, inclusive um menu exclusivo. Assim, se tem interesse em fazer mais angariações e tornar o seu negócio imobiliário mais dinâmico, o SUPERCASA Notícias apresenta-lhe as vantagens de integrar um gerador de contactos no seu site: Mais contactos de possíveis compradores e proprietários Com o gerador de contactos, passará a atrair compradores verdadeiramente interessados nos seus imóveis e proprietários que querem trabalhar consigo. Isto porque, ao clicarem no gerador, obtêm um relatório de avaliação de imóveis consoante as necessidades que têm, e vão cruzar essas preferências com a sua carteira de imóveis . Acaba por ser uma boa triagem inicial , pelo que, quando recebe este contacto, o mesmo é bastante qualificado. Site diferenciador com menu dedicado A aquisição desta funcionalidade é uma ótima forma de se destacar da concorrência e atrair potenciais compradores e proprietários, com um espaço exclusivo no site dedicado à avaliação de imóveis. Isto possibilitará uma maior taxa de conversão de interessados em clientes. Desta forma, estará a proporcionar uma experiência diferente e positiva ao seu futuro cliente. Mais imóveis angariados, mais compradores e proprietários satisfeitos Com o gerador de contactos, o potencial cliente vai encontrar apenas o que procura, sem perder tempo . Isto vai permitir-lhe ajudar esse potencial proprietário ou comprador num curto espaço de tempo, captando imediatamente a atenção dele. Ter uma agência bem posicionada passa por ter as ferramentas certas que lhe trazem os resultados pretendidos num curto espaço de tempo . Quer ter um gerador de contactos no seu site imobiliário? Clique aqui Leia mais notícias em: A Inteligência Artificial e o Futuro do Mercado Imobiliário , Avaliação de Imóveis: descubra a sua importância , Conheça 4 soluções tecnológicas para imobiliárias
Fonte: JLL Autor: Redação A JLL está a comercializar em regime de exclusividade o Hibiscus Gardens, localizado na pitoresca localidade do Carvoeiro, no coração do Algarve , conforme a informação que fez chegar em comunicado à redação do SUPERCASA Notícias . O novo projeto residencial consiste num condomínio privado composto por 39 frações, incluindo 8 apartamentos T1 e T2 e 31 moradias T2 e T3 . As áreas variam entre os 79 e 184m 2 , e cada unidade é dotada de espaços exteriores privados, proporcionando aos residentes a oportunidade de desfrutar do ambiente natural do Algarve. Simultaneamente, além do espaço exterior, as moradias T3 contam ainda com piscina privativa e os apartamentos com jardim ou varandas . Este condomínio é privado, e dispõe de várias amenities como estacionamento, segurança, receção 24h, três piscinas comuns, uma cafetaria, e um parque infantil. Estas são algumas das principais mais-valias do Hibiscus Gardens, que reúne uma variedade de serviços pensados especialmente para famílias. Localizado a apenas 20 minutos de Portimão, a cerca de 50 minutos do Aeroporto de Faro e com fácil acesso à Via do Infante e a 15 minutos a pé das principais praias do Carvoeiro, estes apartamentos e moradias oferecem uma comodidade e acessibilidade incomparáveis. Adicionalmente, para os amantes do ténis e padel, prima pela proximidade ao Carvoeiro Clube de Ténis e Padel. “Este é um projeto pensado tanto para uso próprio como com fim turístico Trata-se de um ativo com uma excelente localização, seja para quem quer passar tempo em família, relaxar ou aproveitar os próprios espaços exteriores que o Hibiscus Gardens dispõe. Próximo de comércio, da praia e de pontos de interesse como a gruta de Benagil, tem a grande vantagem de estar a menos de uma hora do aeroporto de Faro” , explica Patrícia Barão, Head of Residential na JLL . No Hibiscus Gardens, todas as casas são entregues totalmente mobiladas e equipadas . A exploração turística deste projeto será realizada pela Amazing Evolution , uma empresa que se destaca pela gestão e operação de propriedades turísticas de luxo, garantindo uma experiência de férias inigualável. “O Algarve é uma região versátil, com praia, campo e serra, com tradição e modernidade. Este tipo de características tem aumentado a procura neste local e têm-no colocado nas principais rotas de turismo internacional” , remata Patrícia Barão. Leia também: Elayne Residences chega a Cascais com oferta de retorno garantido
Fonte: Freepik Autor: Redação Comprar um imóvel é um grande investimento que requer a ponderação de vários fatores. Esta tomada de decisão considera, não só a aquisição de novo património de grande valor monetário, como também outras opções de investimento para proprietários que decidam entrar no mercado de arrendamento, por exemplo. Se é mediador imobiliário e está à procura de formas de potencializar os seus anúncios, o SUPERCASA Notícias mostra-lhe os aspetos mais valorizados por proprietários e investidores, e os truques que pode começar a aplicar para criar anúncios mais completos e promover mais oportunidades de venda. 1. Preço O preço é um dos primeiros dados visualizados no anúncio do imóvel. Realize uma análise comparativa de mercado para definir qual é a média de valores dos imóveis na mesma localidade e evitar pôr o imóvel à venda acima do valor de mercado . Além disso, este estudo de mercado também lhe permitirá mostrar aos seus clientes as vantagens do seu imóvel em comparação com outros similares. 2. Fotografias e Vídeos A apresentação visual dos imóveis afeta diretamente a probabilidade do sucesso de venda do mesmo. É importante investir em fotografias de qualidade , tanto do espaço interior como da zona envolvente. Certifique-se de que o espaço está em boas condições, organizado e que capta as fotografias na melhor hora de exposição solar. O seu anúncio também deve incluir vídeos do imóvel , para que o potencial comprador possa ter acesso ao máximo de detalhes possíveis do imóvel . Neste sentido, as visitas virtuais também são muito valorizadas na hora de escolher uma casa. Atualmente, esta opção é um dos filtros mais utilizados na pesquisa de imóveis, já que proporciona a possibilidade de explorar todo o imóvel de forma livre e interativa, promovendo um interesse real na compra do imóvel por parte do utilizador. 3. Descrição do imóvel A descrição do imóvel deve conter informação importante e fidedigna. Ao criar um anúncio, há informações que são indispensáveis para conseguir a descrição completa do imóvel: natureza e tipo de imóvel, anos de construção, localização, serviços disponíveis, entre outras características consideradas relevantes. A disponibilização de toda a informação do imóvel, bem como o certificado energético , e a utilização de palavras-chave , contribuem de forma relevante para um melhor posicionamento orgânico do imóvel. 4. Localização Ao inserir a localização do imóvel deve colocar o endereço completo. Assim, apesar de ter a opção de ocultar a morada do imóvel no anúncio, o mapa de localização permite que investidores e proprietários tenham acesso a toda a informação de que necessitam para tomar a sua decisão. A localização é um dos aspetos mais importantes na escolha do imóvel, que indica aos potenciais clientes se o imóvel se encontra ou não bem localizado, dando-lhes a oportunidade de conhecerem a sua vizinhança e de se imaginarem a viver nessa zona. 5. Contacto Facilite o contacto a quem visualiza o seu anúncio. A facilidade de comunicação com os mediadores imobiliários é um dos fatores mais valorizados por quem está à procura de casa. Como tal, deve facultar o seu e-mail e número de telemóvel. As redes sociais também são frequentemente utilizadas como meio de comunicação. Por isso, procure investir numa via de comunicação com redes de contacto como o WhatsApp ou o Facebook. Ter em consideração estes fatores pode, ajudá-lo a encontrar mais facilmente compradores para o seu imóvel, além de agilizar as negociações , pois estará a divulgar um anúncio completo, bem estruturado e com todas as informações necessárias para quem procura comprar uma casa. Quer que o seu anúncio seja o primeiro a aparecer nas listagens? Se já é cliente SUPERCASA, conheça e invista nos nossos destaques. Saiba mais aqui Ainda não é cliente? Fale com um dos nossos especialistas e conheça a nossa oferta, aqui Aumente as hipóteses do seu imóvel ser visualizado e vendido mais rapidamente.
Fonte: Freepik Autor: Redação Está a aproximar-se do objetivo final: formalizar o negócio da venda da sua casa . Nesta fase, a primeira coisa a fazer é ter em ordem todos os documentos necessários , nomeadamente escrituras, certificado energético, licenças de construção ou qualquer outra papelada relevante. Ao organizar estes papéis, ainda antes da formalização do negócio e da assinatura do contrato-promessa compra e venda, estará a poupar tempo para quando chegar a verdadeira altura de avançar com o negócio. Esta proatividade deve partir de si, independentemente de estar ou não a ser acompanhado por uma agência imobiliária, contudo, o mais certo é que, enquanto decorrem os processos de divulgação e visitas ao imóvel, a agência que o acompanha lhe peça para começar a reunir esta documentação fundamental. Mas vamos por partes. Tem um interessado no seu imóvel? Dizemos-lhe o que deve fazer a partir daqui! Discuta o valor de venda da casa Vai ter de começar a entrar em negociações assim que alguém manifestar interesse na casa que está a vender. À partida, e se tiver seguido todos os passos que lhe explicámos em artigos anteriores, nomeadamente a Avaliação do imóvel na venda: como e porquê? , já deverá ter definido um valor final para a venda , contudo, e porque muitos são os compradores que gostam de regatear, este pode ser um valor mutável . Ainda assim, não deve baixar ou aumentar o preço só porque sim . Em negociações deve ter sempre definido um objetivo mínimo razoável sobre o qual não deve baixar, fazendo a negociação em função desse mesmo valor. Depois de acertado o valor, certifique-se de que tem todos os documentos de que lhe vamos falar abaixo, para, finalmente, poder avançar com a formalização do negócio. Que documentos deve ter na sua posse para poder avançar com a venda Se não é conhecedor das burocracias associadas à venda de uma casa ou sabe pouco acerca do mercado imobiliário e de como funcionam estes trâmites, só precisa de saber que, para conseguir avançar com a venda, deve ter na sua posse uma série de documentação importante, exigida por lei durante o processo de venda, para formalizar a venda, nomeadamente: • Certidão predial permanente atualizada • Caderneta predial urbana • Licença de utilização • Ficha técnica do imóvel • Certificado energético • Distrate do imóvel • Plantas do imóvel • Escritura de compra e venda • Cartão de cidadão Explicamos-lhe do que trata cada um destes documentos. Certidão predial permanente atualizada Pode obter este documento na Conservatória do Registo Predial, sendo que este é um documento que lhe permite, basicamente, consultar todo o historial do imóvel – com informação acerca da construção, sucessões hereditárias ou possíveis penhoras associadas. Caderneta predial urbana Neste documento, terá acesso a todas as informações do imóvel do ponto de vista fiscal , nomeadamente o titular do imóvel e respetivo valor patrimonial tributário, bem como a sua localização e características. Este vai ser um dos documentos mais importantes para a formalização do negócio, através do contrato-promessa compra e venda. Através da caderneta predial urbana poderá calcular o Imposto Municipal sobre o Imóvel (IMI) e o Imposto sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), sendo fundamental estar atualizado. Licença de utilização O objetivo deste documento é comprovar que o imóvel foi previamente inspecionado e que está em total conformidade com a obra realizada , projetos aprovados por autoridades competentes e com as normas legais e em vigor , bem como comprovar a idoneidade do edifício ou fração autónoma para o fim pretendido. Ficha técnica do imóvel Esta ficha técnica dar-lhe-á a informação sobre as características técnicas e funcionais de um prédio urbano com fins habitacionais , depois de concluídas as obras de construção ou reconstrução, e pode ser pedida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil e na Direção-Geral do Consumidor, sendo que o requisito para a sua obtenção é que os prédios tenham sido edificados ou submetidos a obras de ampliação, construção ou reconstrução depois do dia 30 de março de 2004. Certificado Energético Este é um documento onde encontra não só a avaliação da eficiência energética do imóvel, numa escala de “muito pouco eficiente” (F) a “muito eficiente” (A+), bem como informação sobre características do imóvel, tais como isolamentos, tipos de ventilação, climatização e produção de águas quentes sanitárias, e o seu efeito no consumo de energia. Além disso, reúne medidas de melhoria que sugerem formas para baixar o consumo energético e a indicação dos benefícios fiscais e tipos de financiamentos disponíveis. Distrate do imóvel Só precisa de apresentar este documento caso exista um crédito habitação associado ao imóvel , o qual é apresentado no momento da escritura pública na transmissão do imóvel, uma vez que comprova a extinção da hipoteca associada à casa que está a transacionar. É um documento emitido pelo banco. Plantas do imóvel Estes desenhos do imóvel descrevem a sua constituição, a nível de divisões, espaços disponíveis e outros elementos que podem ajudar à venda do imóvel, pois apresentarão uma visão completa da casa e das suas áreas . Deve ter este documento na sua posse, uma vez que o mesmo pode ser solicitado pelo banco ao comprador do imóvel aquando do pedido de empréstimo habitação, ou pelo próprio cliente comprador , aquando da tomada de decisão. Escritura de compra e venda Este documento é obrigatório para poder avançar com a venda de um imóvel , uma vez que verifica as condições da transação anterior. Depois de reunidos estes documentos, passará à fase crucial do processo de vender a casa, e que se trata da formalização do negócio. Sobre esse assunto, poderá ficar a conhecer tudo no próximo artigo do SUPERCASA Notícias !
Fonte: Freepik Autor: Redação Foi concluído na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, o acordo de revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) aplicável ao setor da construção, pela AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas. De acordo com a informação tornada pública, e enviada à redação do SUPERCASA Notícias , foi consagrada uma nova tabela salarial e um subsídio de refeição diário no valor de 7,50€. Uma das novidades, para além da nova tabela salarial, é a eliminação do bónus de férias que era atribuído em função da assiduidade dos trabalhadores, e que alinha, assim, o regime de férias do CCT com o que está previsto no atual Código do Trabalho. Este processo de negociação envolveu a AICCOPN, o Sindicato da Construção, Obras Públicas e Serviços - SETACCOP, a FE - Federação dos Engenheiros e, em representação do SNEET - Sindicato Nacional dos Engenheiros, Engenheiros Técnicos e Arquitetos, o SERS - Sindicato dos Engenheiros, o SEMM - Sindicato dos Engenheiros da Marinha Mercante, o SINDEL - Sindicato Nacional da Indústria e da Energia e o SITESE - Sindicato dos Trabalhadores do Setor dos Serviços. Todos os sindicatos envolvidos subscreveram o acordo estabelecido, quer no que respeita à matéria salarial, no que contempla as retribuições mínimas e o subsídio de refeição, quer na alteração da redação da cláusula 49.ª do CCT, que menciona as férias, procedendo à eliminação da referida majoração. Os novos valores apurados, que englobam o salário e subsídio de férias, produzem efeitos a 1 de janeiro de 2024. Atratividade do setor deve ser aumentada até ao final de 2026 De acordo com a informação divulgada pela AICCOPN, a evolução do mercado de trabalho e a carência de mão de obra que é um dos principais constrangimentos ao exercício da atividade de empresas de construção, que tem identificado um défice de cerca de 80.000 trabalhadores . Neste sentido, verifica-se a necessidade de potenciar a atração, a captação e a manutenção de recursos humanos no setor, em especial dos jovens, para responder ao desafio nacional do Plano de Investimentos previstos para Portugal . E a Associação sublinha: importa realçar que, os investimentos do PRR, que totalizaram 22.216 milhões de euros, têm que estar concluídos até ao final de 2026, e são essenciais para alcançar convergência económica com os restantes países europeus , e contribuir para a coesão social e para a promoção de uma economia mais desenvolvida, competitiva e sustentável . Acompanhe outras notícias sobre o setor: Salários na construção cresceram menos em 2023 do que em 2022 e Há falta de trabalhadores qualificados no setor da construção
Fonte: Freepik Autor: Redação A decisão por detrás da venda de uma casa é sempre diferente de caso para caso. Não existem situações lineares, ou decisões tomadas com base numa única premissa. A única questão que é quase sempre certa é: tem um imóvel que não habita, ao qual não dá uso, vale a pena vender? Para tentar desmistificar esta decisão, ainda antes de iniciar o processo de venda, o SUPERCASA tenta ajudá-lo a perceber as vantagens deste tipo de transação, que é, antes de mais, complexa, morosa, e bastante burocrática. Tem um imóvel que pode vender? Explicamos-lhe tudo o que precisa de saber Nos dias que correm, um ativo imobiliário é dos patrimónios mais valiosos que existem . Trata-se de um bem que, para começar, valerá uma boa quantia de dinheiro, que poderá valorizar no mercado, e que se apresenta como uma boa opção de negócio a longo prazo , quer para reinvestimento, quer para conseguir um bom retorno capital. Sendo o mercado imobiliário um mercado muito volátil, e que nos últimos tempos tem sentido as normais oscilações das subidas de preços, a verdade é que, entre 2013 e 2023, houve o maior registo de vendas, com maiores valores, e num menor espaço de tempo. Ainda assim, por detrás deste fenómeno está o arrefecimento da procura , em linha com a economia instável e a pressão da inflação, com elevadas taxas de juro. Esta situação colocou muitos proprietários numa situação de vulnerabilidade, fechando portas a novos investidores com menos poder de compra. Contudo, haverá sempre compradores, e haverá sempre investimento . Têm é de ser tomadas decisões, enquanto proprietário, para facilitar e agilizar o processo de venda , antes de se lançar no mercado sem qualquer conhecimento. 1. Seja rápido a decidir Se de facto quer vender a sua casa, deve colocá-la no mercado o quanto antes . O timing é o melhor aliado da venda imobiliária, quer pela situação do mercado aquando da decisão de venda, quer pela hipótese de ter a sorte de um comprador nutrir interesse imediato no seu imóvel. Contudo, a melhor opção para conseguir resultados mais eficazes, é através da contratação dos serviços de uma agência imobiliária, que melhor divulgará o seu imóvel e acelerará o processo. 2. Faça comparativos de mercado Uma das partes mais importantes é perceber quanto vale, exatamente, o seu imóvel. Antes de o colocar à venda, deve ter a certeza do preço pelo qual o quer vender, e que o mesmo seja justo face às tendências do mercado. A forma mais eficaz de obter este número é pesquisando bastante, procurando imóveis com características semelhantes e informando-se junto de profissionais do setor. Para tornar o processo ainda mais simples, pode optar por experimentar ferramentas como a Avaliação de Imóvel by Infocasa disponível no portal imobiliário SUPERCASA. 3. Trabalhe com um profissional da área As decisões mais certeiras são aquelas que são tomadas com conhecimento de causa, e por isso é essencial que procure aconselhamento e ajuda junto de profissionais da área . Aborde agências ou consultores imobiliários e peça-lhes aconselhamento, bem como ajuda na mediação do seu imóvel. Ao unir esforços com este profissionais, estará a aumentar as oportunidades de uma venda mais bem sucedida, mais rápida e com melhor retorno. Se seguir estas três dicas, então sim, vale a pena vender a sua casa. E se está preparado para avançar, consulte a lista de agências imobiliárias que divulgam no SUPERCASA , entre em contacto com a que melhor se adequa ao seu perfil, e dê início ao processo de venda. Com as nossas dicas, será fácil! A seguir, leia: Certificados Energéticos: como funcionam e a sua importância , Dicas para remodelar o seu imóvel sem gastar muito dinheiro
Fonte: Freepik Autor: Redação Todos os partidos buscam atingir os mesmos objetivos: aumentar a oferta e tornar os preços de compra e arrendamento mais acessíveis . No entanto, é a abordagem para alcançar esses objetivos que os distingue. As principais diferenças residem entre os espectros de esquerda e direita, com os partidos de esquerda a destacar a estratégia de crescimento económico baseada no turismo, alojamento local, vistos gold e a aplicação do IRS mínimo para residentes como causas da crise habitacional. Por outro lado, os partidos de direita atribuem aos processos de construção a responsabilidade pelas dificuldades e burocracias , argumentando que um mercado livre seria a melhor opção tanto para inquilinos como para proprietários. Aqui, poderá conhecer algumas das principais propostas de cada partido para a habitação. Partido Socialista Aliança Democrática Chega Iniciativa Liberal Bloco de Esquerda Coligação Democrática Unitária Livre Pessoas – Animais – Natureza Partido Socialista (PS) Aquisição de casa própria: • Garantia pública ao financiamento bancário para créditos habitação de indivíduos até 40 anos sem imóveis em seu nome; • Possibilidade de manter a casa como habitação permanente mediante pagamento de uma renda ao estado em caso de incumprimento no pagamento do crédito habitação. Habitação para os jovens: • Aumento da despesa dedutível com arrendamento em sede de IRS em 50 euros por ano, até atingir os 800 euros; • Revisão da fórmula de cálculo para atualização de rendas, incluindo a evolução dos salários nos critérios de atualização em anos com inflação superior a 2%. Para a construção: • Assegurar a integração de soluções a custos controlados no licenciamento de novos projetos; • Fomentar um programa de aquisição por parte do Estado de casas hipotecadas à banca, com garantia de arrendamento vitalício aos proprietários ou integração dessas habitações em programas de arrendamento acessível. Aliança Democrática (PSD, CDS e PPM) Para resolver a crise na habitação, as propostas da AD (PSD, CDS e PPM) passam essencialmente pelo: • Aumento da oferta habitacional; • Redução de impostos e burocracias; • Injeção dos imóveis públicos no mercado. Habitação para os jovens: • Libertar as faixas etárias mais novas do imposto de selo e do IMT na compra da primeira casa; • Garantia pública para viabilizar o financiamento bancário da totalidade do preço da mesma. Para a construção: • Aplicação de IVA à taxa mínima de 6% em obras de construção e reabilitação; • Criação de parcerias público-privadas para construir e reabilitar habitações em larga escala. Um dos grandes pontos da campanha da AD passa também pela revogação de medidas implementadas pelo anterior governo, como o congelamento das rendas, o arrendamento forçado e as medidas penalizadoras do Alojamento Local. Chega Nos impostos, o Chega propõe: • Revogar o AIMI; • Abolir o IMT e IMI quando se trata de habitação própria permanente. Habitação para os jovens: • Na compra da primeira casa, o partido propõe restabelecer o Crédito Jovem Bonificado com linhas de crédito específicas; • Taxas de juro bonificadas para os empréstimos concedidos a jovens até aos 35 anos. Para a construção: • Disponibilizar terrenos adequados à construção habitacional; • Incentivar a construção de habitação acessível utilizando terrenos públicos com concessão de 90 anos. Iniciativa Liberal (IL) As propostas da Iniciativa Liberal passam por eliminar o congelamento de rendas, aumentar o número de terrenos disponíveis para habitações, incentivar a construção e eliminar quaisquer formas de arrendamento forçado. Habitação para os jovens: • Redução do IVA da construção dos atuais 23% para a taxa mínima de 6% para edificado novo; • Eliminação do IMT na compra de habitação própria permanente. Para a construção: • Criação de um regime de incentivo à nova construção para arrendamento ( built-to-rent ); • Aumento do número de terrenos disponíveis para construção e maximização da utilização desses terrenos através da construção em altura. Bloco de Esquerda (BE) Para o Bloco de Esquerda, começar a resolver a crise na habitação passa por três tópicos: controlar as rendas, baixar os juros e aumentar a oferta. Para controlar as rendas: • Estabelecer tetos máximos para as rendas, considerando variáveis como área do imóvel, qualidade do alojamento, certificação energética, localização e tipologia; • Limitar a atualização legal das rendas com base na evolução do poder de compra. Para os créditos habitação: • Utilizar a posição da Caixa Geral de Depósitos para implementar uma política de juros baixos no mercado do crédito habitação; • Incentivar a redução do custo dos empréstimos à habitação própria e permanente. Para a habitação acessível: • Reservar parte das novas construções para habitação acessível; • Apoiar a construção pública de novos alojamentos destinados ao arrendamento a custos acessíveis. Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) Para o CDU uma das medidas mais urgentes passa pelo alargamento da oferta pública de habitação: • Através da mobilização do património do Estado para fins habitacionais e um investimento na construção de habitação pública; • Apoio ao movimento cooperativo, setor social e mutualista para construção de habitações de qualidade a custos controlados, destinadas ao regime de renda apoiada ou condicionada, incluindo casos de recuperação, construção e reabilitação. No caso da habitação acessível e para estudantes: • Criação de um programa de residências universitárias com construção a custos controlados e acesso gratuito para alojamento estudantil; • Reconfiguração do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) como organismo público central promotor de habitação pública e dinamizador das políticas de construção e reabilitação urbana. Para o arrendamento o partido comunista propõe: • Revogação da lei dos despejos e criação de um regime especial de proteção dos inquilinos para limitar o aumento das rendas e os despejos; • Alteração do regime de renda apoiada para garantir que a renda não exceda uma taxa de esforço de 15% do rendimento líquido do agregado e que as alterações de rendimento se reflitam automaticamente no valor da renda. Livre Uma das bandeiras para o Livre é alcançar 10% de habitação pública, para minimizar a falta de oferta no mercado de arrendamento, alocando verbas do Orçamento de Estado para o contínuo investimento na construção, reabilitação e conservação, de modo a atingir, a longo prazo, 600 mil fogos . O Livre acredita que a habitação pública não deve se restringir à habitação social, mas sim ser expandida a fogos que integram outros programas, exigindo um levantamento rigoroso do número de habitações do parque público. Para quem quer comprar a sua primeira casa, o partido propõe: • Um financiamento até 30% do valor de mercado do imóvel para quem compra a sua primeira casa, sob a forma de um empréstimo de capital próprio para ajudar no valor de entrada e despesas, com a garantia de fiador como contrapartida; • Para ser elegível para o programa, o custo da habitação não pode ultrapassar o valor médio por metro quadrado aferido pelo INE para o município de localização do imóvel, e a tipologia da habitação deve corresponder à constituição do agregado familiar. Relativamente ao alojamento acessível e para estudantes: • Aumentar o número de vagas em residências universitárias e o apoio social ao alojamento de estudantes deslocados, através da criação de residências universitárias em património subutilizado do Estado; • Criar um balcão da habitação que funcione como uma rede nacional única de atendimento especializado, presencial e por plataforma digital, para tratar de todos os aspetos relacionados com o acesso à habitação; No campo do arrendamento: • Incluir o arrendamento de quarto, numa habitação de tipologia adequada à quantidade de pessoas que partilham a casa, no programa Porta 65, direcionado para uma única pessoa independentemente da idade; • Estabelecer limites máximos no valor de renda, durante pelo menos cinco anos, nos imóveis habitacionais de proprietários que recebem financiamento de programas promovidos pelo Estado. Pessoas – Animais – Natureza (PAN) Na pasta dos arrendamentos, o PAN propõe: • Reduzir significativamente o IRS dos senhorios que promovam rendas acessíveis; • Atualizar os preços das rendas abaixo dos valores da inflação. Para os jovens: • Converter imóveis públicos devolutos em habitação para jovens, nomeadamente para estudantes, com rendas enquadradas no valor das residências universitárias. Propõe-se que possam residir ali durante um ano após o fim dos seus estudos; • Aprovar um regime de concessão de crédito bonificado para jovens dos 18 aos 35 anos no crédito habitação e assegurar uma redução de despesas adicionais na compra de casa própria. O PAN prevê ainda: • Criar um regime de não-discriminação no acesso ao arrendamento por famílias com animais de companhia; • Rever os instrumentos de gestão territorial para incluir e prever uma eventual limitação e suspensão de autorizações em alguns casos e zonas do país no alojamento local. Acompanhe também: Onde vivem os políticos candidatos às legislativas? Descubra