Segundo dados do Eurostat, no ano de 2020, 16% das empresas portuguesas devia pelo menos 1% das suas receitas aos canais online, face a 20% em 2019, a terceira maior quebra entre os países da União Europeia. A quebra ocorre num ano atípico, o primeiro com a pandemia da covid-19 declarada, onde a destruição de empresas ocorreu paralelamente à migração em massa dos consumidores para as compras digitais. Ainda conforme o gabinete de estatísticas europeu, 19% das empresas da União Europeia deviam pelo menos 1% das receitas às vendas online, face a 18% em 2019 e 13% em 2010. A maior percentagem entre os 27 coube à Dinamarca, com 38%, e à Irlanda e Suécia, cada uma com 34%. Se o aumento das empresas com vendas online de pelo menos 1% das receitas anuais foi muito significativo na Bélgica e na Finlândia, aumentando cada uma 5 pontos percentuais para 31% e 24%, respetivamente; a Roménia foi a que mais viu esta percentagem recuar de 2019 para 2020, de 18% para 12%. Seguia-se a República Checa (de 30% para 25%) e Portugal (de 20% para 16%). Na União Europeia, em 2020, 22% das empresas vendeu online a clientes do próprio país, 9% a clientes de outros países dos 27 e 5% a consumidores do resto do mundo. Em termos de plataformas, 19% das empresas fez as suas vendas online através de páginas web ou aplicações.
A BMcar começa o ano de 2022 com uma novidade: Helder Boavida é o novo Presidente do Conselho Estratégico da BMcar. Aos 59 anos assume este novo desafio na BMcar, além de consultor no setor automóvel, contando com já cerca de 30 anos de ligação à área, segundo uma comunicação enviada ao SUPERCASA notícias. Para Helder Boavida, “depois de 18 fantásticos anos no BMW Group, não poderia haver melhor forma de voltar a Portugal do que estabelecer uma parceria com o Grupo de Retalho Automóvel BMcar, onde procuraremos juntamente com uma equipa super motivada e liderada pelo CEO da BMcar, Pedro Rodrigues, desenvolver ainda mais todo o potencial desta excelente organização”. De acordo com o CEO da BMcar, Pedro Rodrigues é com enorme orgulho e satisfação que comunicamos que o Helder Boavida é o novo Presidente do Conselho Estratégico da BMcar. Estamos convictos que a sua vasta experiência no setor automóvel, bem como a partilha dos mesmos valores, visão e ética profissional, são fatores de sucesso que vão permitir uma otimização e melhoria da nossa organização, bem como o desenvolvimento da sua atividade“. Helder Boavida regressa assim a Portugal, depois de terminada a ligação ao BMW Group onde esteve durante cerca de 18 anos. Durante esse tempo foi Diretor de Vendas e Marketing, CEO do BMW Group Portugal, e posteriormente CEO do BMW Group Mexico, CEO do BMW Group Brasil, e, finalmente, CEO do BMW Group Northern Europe com a responsabilidade dos sete mercados do norte europeu. Antes disso, esteve ligado à Renault Portugal, onde desempenhou durante 13 anos diversas funções, entre as quais Diretor de uma Concessão da filial portuguesa, bem como Diretor de Frotas e Viaturas Usadas na casa-mãe. Helder Boavida é licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
O executivo comunitário revela que em 1 de janeiro, entraram em vigor novas regras da UE sobre conteúdos digitais e sobre a venda de bens. De agora em diante, será mais facilitado para consumidores e empresas comprar e vender conteúdos digitais, serviços e bens online em toda a União. Especificamente, as novas regras sobre contratos digitais para certificar que os consumidores europeus estão protegidos quando os conteúdos digitais, por exemplo, música ou software descarregados, e os serviços digitais estiverem defeituosos, explica a instituição, notando que, nesses casos, haverá uma solução legal prevista como redução do preço ou rescisão do contrato e reembolso. Em simultâneo, está agora em vigor uma nova diretiva sobre venda de bens para certificar o mesmo nível de proteção dos consumidores quando comprarem online em toda a UE, incluindo todos os bens como digitais. As novas regras continuam, ainda, o período mínimo de garantia de dois anos a partir do momento em que o consumidor recebe o bem adquirido e preveem um período de um ano para a inversão do ónus da prova em favor do consumidor. Na prática, isto significa que durante o primeiro ano, caberá ao vendedor provar que o bem não foi defeituoso desde o início, adianta Bruxelas. Caberá agora aos Estados-membros transpor para a legislação nacional estas duas diretivas, tanto a relativa ao conteúdo digital, como a da venda de bens. A Comissão acompanhará de perto a transposição [...] e, de facto, estão já em curso vários processos por infração contra os Estados-membros que ainda não notificaram as suas medidas de transposição, explica a instituição, sem especificar. O comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, assinala que o ano de 2022 está a começar com uma nota muito positiva para os consumidores e empresas da UE. Os consumidores da UE terão agora os mesmos direitos em caso de problemas ou defeitos com conteúdos digitais, serviços digitais ou produtos inteligentes que têm com quaisquer outros bens, onde quer que tenham adquirido esses bens e serviços na União, vinca o responsável europeu pela tutela dos consumidores. Segundo Didier Reynders, estas regras harmonizadas não só reforçam os direitos dos consumidores, como também encorajarão as empresas a vender os seus bens e serviços em toda a UE, proporcionando segurança jurídica. Isto irá ajudar os consumidores em milhões de transações quotidianas, adianta o comissário europeu, apelando aos Estados-membros que ainda não transpuseram as novas regras o façam sem demora.
Conheça melhor esta nova forma de registar a eletricidade consumida para posteriormente saber mais pormenorizadamente como funciona e conseguir concluir se este avanço tecnológico veio ou não trazer mais-valias à vida de quem dele usufrui. O que e é e com funciona? O contador inteligente (smart meter) foi produzido para registar a eletricidade consumida em curtos espaços de tempo, podendo estes ir de um quarto de hora a uma hora. Se se estiver em telecontagem, ou telegestão, esta tecnologia possibilita enviar leituras de forma automática e faturar apenas consumos reais. O suposto é que a telecontagem certifique um conjunto de benefícios ao cliente do contador inteligente de eletricidade, entre eles a faturação do consumo de eletricidade sem estimativas e o envio automático de leituras. Segundo as informações divulgadas até ao momento, o propósito é que todos os contadores instalados em casa dos portugueses sejam inteligentes, uma meta que deve ser cumprida até 2022. Funcionamento da telecontagem Esta é uma forma digital de contagem do consumo de energia assente em contadores inteligentes e numa infraestrutura tecnológica que possibilita a comunicação automática entre os contadores e o operador de rede de distribuição. Ao conter este método tecnológico, o cliente passa a não ter que dar leituras todos os meses, sendo faturado consoante o seu consumo real. Quem desejar pode alterar a potência ou tarifa da telecontagem, um processo no qual não é necessária a deslocação de um técnico ao local de consumo. Vantagens de usar um contador inteligente de eletricidade Segundo os criadores e divulgadores deste tipo de contadores, os prós deste aparelho são: Leituras automáticas: não é preciso recolher ou dar leituras pois estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, sendo enviadas pelo próprio contador inteligente de eletricidade; Faturas sem estimativas: a comunicação automática de leituras faz com que deixe de ser faturado com base em estimativas, o que significa que o consumidor passa a pagar só o que consumiu durante o período de faturação; Maior controlo sobre o que se consome: uma vez que o aparelho regista informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração, se o cliente quiser autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, pode obter uma informação pormenorizada sobre o seu perfil, que tem como objetivo ajudá-lo a tomar decisões mais eficazes, como perceber os horários de maior consumo e alcançar o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz, por exemplo; Despiste de avarias: o contador inteligente de eletricidade consegue realizar um despiste mais eficaz de avarias e resolver de forma remota os problemas técnicos; Operações remotas de rede: estas podem ser feitas pelo contador, o que significa que deixa de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que for preciso alterar a sua potência ou tarifa.
Para assinalar o Dia de Reis, o Building The Future, principal evento português de transformação digital, que irá decorrer nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2022, vai disponibilizar um total de cinco mil acessos gratuitos para toda a comunidade educativa, segundo um comunicado enviado ao SUPERCASA notícias. Com mais de 170 sessões, 330 oradores, nacionais e internacionais, onde serão partilhadas mais de 60 horas de conteúdo, o evento disponibiliza, pelo segundo ano consecutivo, bilhetes a estudantes e professores com o objetivo de estimular a reflexão sobre os modelos de ensino, tendo em conta a experiência da aprendizagem no futuro, bem como responder às atuais necessidades de estudantes, professores e respetivas instituições. Sandra Martinho, Diretora para a área de Educação e Filantropia na Microsoft Portugal, afirma “os últimos dois anos mostraram-nos uma grande necessidade de adaptação e mudança, seja na forma de viver, trabalhar ou, neste caso, de ensinar e aprender. Tendo em conta a relevância da comunidade educativa para o Building The Future, e num contexto de necessária transformação digital da Educação, queremos apelar à participação dos professores e estudantes portugueses. Acreditamos que será uma oportunidade única para, juntos, re-imaginarmos as experiências de aprendizagem e o papel da tecnologia para uma Educação mais universal e inclusiva.” Impacto da transformação digital na Educação Em destaque nesta 4.ª edição, estará o EduDay, o dia exclusivamente dedicado à Educação e à tecnologia, agendado para o dia 28 de janeiro, conta com a participação de personalidades ligadas à temática, como David Simas, CEO da Fundação Obama, e Alexa Joyce, Digital Transformation & Skills Director da Microsoft, que irão enriquecer o debate no evento. Ao longo deste dia, pretende-se consolidar as aprendizagens passadas, concretizar o presente e olhar para o futuro da Educação, trazendo para debate a transformação digital nesta área, com objetivo de responder às atuais necessidades desta comunidade, com foco nos três grandes pilares: Educação Universal e Inclusiva, Aprendizagem ao longo da vida e Tecnologia ao serviço da Educação. Iniciativa com parceria com Fundação José Neves Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação José Neves estará em destaque com a participação e curadoria nos vários painéis do evento, nomeadamente na demonstração da Brighter Future, a ferramenta de visualização de conhecimento mais abrangente sobre emprego, Educação e competências em Portugal, e um momento dedicado aos pais e às famílias, com o intuito de promover a aprendizagem ao longo da vida. Nesta edição, a Fundação José Neves irá trazer nomes como António Murta, Managing Partner, cofundador e CEO da Pathena, José Neves, CEO da Farfetch & Fundador da Fundação José Neves e Carlos Oliveira, Cofundador e Presidente Executivo da Fundação José Neves.
A empresa do grupo Arrow Global, Whitestar Asset Solutions, especialista na compra e gestão de ativos problemáticos da banca, como crédito malparado, lançou uma nova página institucional, totalmente direcionada para os seus clientes-devedores. João Bugalho, chief country officer da Arrow Global Portugal, revela em comunicado que há muito que queríamos ter uma página institucional que fosse verdadeiramente útil para o cliente. Até agora tínhamos um híbrido, com muita informação geral e outra mais direcionada para investidores. O maior desafio foi alinhar uma experiência digital completa a um serviço personalizado, com a introdução de novas funcionalidades que nos permitem estar mais próximos dos nossos clientes. A opção Call me Back e o Live Chat são duas das novas funcionalidades do site, que permitem um contacto mais informal e direto com os gestores dos processos, tendo ainda sido criado um blogue com conteúdos de literacia financeira para apoiar os clientes na gestão do seu orçamento familiar, assim como com recomendações úteis para os mais jovens. Whitestar promete que numa segunda fase, a nova página contará com uma área privada, onde os clientes terão acesso a toda a informação sobre o seu processo, podendo executar algumas operações e beneficiar de um contacto ainda mais direto e próximo, apresentando-se como empresa líder em Portugal na gestão de carteiras de crédito e imobiliário, com mais de 11 mil milhões de euros em ativos.
A construção civil tem vindo a evoluir a cada dia, tanto na complexidade dos projetos, como nas novas técnicas de execução ou ainda nos tipos de materiais utilizados. Neste contexto fica cada vez mais complexo conseguir compilar todas as informações que estão presentes num projeto e, por isso, para contornar os problemas em soluções construtivas, o BIM faz-se presente no mercado. BIM é uma sigla que significa Building Information Model que, em português, pode-se traduzir para modelagem da informação da construção. O BIM não consiste apenas num programa ou ferramenta, como também numa metodologia que possibilita planear, modelar e executar de forma mais assertiva. Neste sentido, saiba as 5 vantagens que o BIM traz para as construções: #1 Gestão da Informação Um dos maiores benefícios do BIM que difere de outras ferramentas presentes no mercado, é que este trabalha com informação. Isso possibilita ter dados mais precisos sobre o que está a ser projetado. Dados sobre os materiais: tipo, forma e custo, por exemplo. Esta vantagem torna-se num grande diferencial para os projetistas conseguirem efetuar um trabalho mais ágil e completo, entregando os melhores resultados no final do projeto. #2 Compatibilização dos projetos Atrelado a gestão da informação, tem-se a compatibilização dos projetos. A mesma consiste em acoplar os diferentes tipos de projetos que uma obra envolve, tornando possível uma análise construtiva antes mesmo da obra começar a ser executada. Isto possibilita solucionar possíveis problemas que poderiam ser detetados apenas no canteiro de obra. #3 Redução de custos Junto a compatibilização vem a redução dos custos. Um projeto bem planeado, evitando incompatibilidades, resulta na diminuição de custos na hora da execução. Uma pesquisa feita pela FINEP/USP revela que as perdas nas instalações variam de 11% a 29%. Com a utilização do BIM isso pode ser diminuído drasticamente, uma vez que gera quantitativos de materiais, o que possibilita um orçamento de obra com maior precisão e evita gastos inesperados devido a erros não percebidos anteriormente. #4 Obra virtual Com o BIM é possível fazer o acompanhamento da obra antes mesmo de iniciar a sua execução. Permite visualizar o projeto em 3D e executar simulações, por exemplo. Além de tornar o projeto mais visual, possibilita ao cliente compreender melhor como ficará a sua obra pós-execução, o que traz mais segurança e conforto. #5 Controle na execução Junto a simulação 3D da obra é possível representar a sua execução antes mesmo do projeto sair do papel. Estipular etapas e processos a serem executados, mantendo o controlo da obra na palma da sua mão. Com essas qualidades podemos deduzir que o BIM é o futuro da engenharia e uma grande transformação na esfera da construção civil.
O imobiliário continua a ser uma das áreas de maior crescimento quer a nível de negócio, quer a nível de contratação. Nesse sentido, conforme comunicação enviada, a eXp vai realizar um evento mundial 100% online e gratuito, na semana de 29 de novembro a 3 de dezembro, com o objetivo de apresentar o seu modelo de negócio e trabalho, ouvir a opinião dos agentes e responder a dúvidas de potenciais consultores. A apresentação de Portugal está a cargo de Guilherme Grossman, managing broker da eXp Portugal, e realiza-se nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, entre as 14h00 e as 18h00, e vai ter como objetivo apresentar a proposta de valor da marca. A eXp oferece comissões acima da média de mercado, só possível pela inexistência de encargos mensais com uma estrutura fixa ou fees de franchising, existe ainda o sistema de revenue share atribuído a cada agente e calculado de acordo com a sua rede pessoal e ainda a possibilidade de se tornar acionista da empresa logo após a primeira transação. Para além disso, a eXp é uma empresa global com uma rede com mais de 60.000 agentes que trabalham entre si e com possibilidade de realização de negócios internacionais. De acordo com Guilherme Grossman, managing broker da eXp Portugal: “O Global Open House é uma excelente oportunidade para se conhecer melhor a eXp dentro do seu próprio mundo e perceber que o futuro do imobiliário passa pelo digital. E em digital não há nenhuma empresa com o histórico e conhecimento da eXp. Este evento é sobretudo para agentes que já estejam no mercado de trabalho e que tenham vontade de evoluir na carreira, mas também para aqueles que têm vontade de ingressar no mercado de trabalho, numa área que está em crescimento, e que queiram criar uma carreira de sucesso”. Apesar de ser um evento global, cada país tem a sua própria agenda. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui . Se é um profissional ou um consultor imobiliário conheça a solução imobiliária líder de mercado: eGO Real Estate.
Embora a maioria dos inquiridos portugueses (81%) não acredite que seja aceitável monitorizar o seu parceiro sem consentimento, 11% não vê qualquer problema, e considera-o aceitável em algumas circunstâncias, conforme uma comunicação enviada. Entre os que pensam que certas razões justificam uma vigilância secreta, quase dois terços (64%) fá-lo-iam se acreditassem que o seu parceiro estava a ser infiel; se tal estivesse relacionado com a sua segurança (56%); ou se acreditassem que estavam envolvidos em atividades criminosas (48%). Tendo em conta as diferenças geográficas, é percetível que os níveis mais altos de concordância no que se refere à monitorização em geral, venham da região da Ásia-Pacífico (24%), enquanto no continente Europeu (10%) e Américas (8%) esta aceitação é menor. O estudo da Kaspersky concluiu ainda que, a 6% dos inquiridos a nível nacional, já foi pedida a instalação de uma aplicação de monitorização por parte do seu parceiro. Lamentavelmente, 15% destas pessoas já experienciaram alguma forma de violência ou abuso por parte do seu parceiro. Desconhecimento sobre stalkerware e respetivas capacidades As investigações sugerem que a monitorização online pode ser outra forma de exercer um controlo coercivo nas relações íntimas. Dado que o stalkerware é um software comercialmente disponível que se esconde num dispositivo e fornece acesso a uma série de dados pessoais, como por exemplo a localização do dispositivo, histórico, mensagens de texto ou conversas nas redes sociais, não surpreende que possa servir como ferramenta em relações abusivas. A investigação de Kaspersky também destaca a ignorância generalizada entre a população sobre o que é e o que implica o stalkerware. Em Portugal, mais de metade dos inquiridos (55%) não sabem o que é um stalkerware, também conhecido como spouseware, e que se refere ao tipo de spyware que pode ser instalado no telemóvel de um parceiro e utilizado para monitorizar os seus movimentos. Aqueles que são mais conhecedores da tecnologia, estão conscientes de que este tipo de software pode monitorizar a atividade da Internet (64%), gravar a localização (64%) e fazer gravações de vídeo e áudio. Mas menos de metade dos portugueses estão conscientes de que também podem aceder às palavras-passe (31%), alertar o agressor se uma vítima tentar desinstalar o stalkerware (27%) ou enviar uma notificação quando o utilizador chega a casa (30%). Vanessa Gonzalez, Diretora de Comunicação da Kaspersky Ibéria, comenta que: “As conclusões do nosso estudo demonstram bem como estas ferramentas e plataformas, e o fenómeno do stalkerware em geral, são desconhecidos por grande parte da sociedade, demonstrando a importância e urgência em sensibilizar os indivíduos para estes temas, consciencializando-os dos perigos e partilhando formas de se manterem seguros. Estamos muito felizes por festejar este 2º aniversário da Coligação contra o Stalkerware, e verificar que o nosso trabalho é essencial para promover e apoiar a segurança digital das pessoas. Portugal é o 12º país da União Europeia com mais utilizadores afetados por stalkerware Na sequência dos critérios de deteção da Coligação contra o Stalkerware, a Kaspersky analisou os dados e revelou quantos dos seus utilizadores foram afetados por stalkerware nos primeiros 10 meses do ano: de janeiro a outubro de 2021, quase 28.000 utilizadores foram afetados por esta ameaça a nível mundial. Durante o mesmo período, registaram-se mais de 3.100 casos na União Europeia e mais de 2.300 utilizadores na América do Norte. De acordo com números da Kaspersky, a Rússia, o Brasil e os EUA continuam a ser os três países líderes no ranking dos mais afetados a nível mundial. Na Europa, o panorama não mudou: Alemanha, Itália e Reino Unido são os três países mais afetados, respetivamente. No caso de Portugal, o país situa-se em 12º lugar no ranking da UE e em 57º a nível internacional, tendo sido contabilizados 62 utilizadores afetados por stalkerware entre janeiro e outubro deste ano. Entre outras das principais conclusões deste estudo relativamente a Portugal, destaque para: Quase 2 em cada 10 pessoas já foi vítima de stalkerware: 17% dos inquiridos afirma ter sido vítima de perseguição através de novas tecnologias, normalmente através de dispositivos móveis e monitorização. Cerca de 15% suspeitam que o seu parceiro os espia. 39% dos portugueses que participaram neste estudo afirmam estarem preocupados que o seu parceiro viole a sua privacidade digital. Entre as informações digitais a que os parceiros podem aceder e que mais preocupam os inquiridos estão as mensagens (47%), as redes sociais (45%) e os emails (39%). Os portugueses apresentam maior reticência em partilhar com os seus parceiros a sua palavras-passe (36%); geolocalização (26%); histórico (22%); mensagens (21%); e informações de pagamentos (18%). 83% admite que confrontaria o seu parceiro caso descobrissem que estavam a ser seguidos. Dois anos de trabalho de equipa para manter a tecnologia segura para todos A Coligação contra o Stalkerware foi fundada em Novembro de 2019 por 10 organizações. Atualmente há mais de 40 membros com especialistas que trabalham em diferentes áreas de atuação como apoio às vítimas, defesa dos direitos digitais, segurança informática, investigação sobre segurança e aplicações legais. Este ano, a Coligação acolheu novos apoiantes - como a INTERPOL - e membros incluindo, a Gendarmerie Nationale (FR), Luchadoras (MX), Refuge (RU) e The Tor Project (EUA). Cumprindo uma das missões fundadoras da Coligação, foi lançada uma nova formação técnica sobre stalkerware destinada a ajudar a aumentar o desenvolvimento de capacidades entre organizações sem fins lucrativos, trabalhando com sobreviventes e vítimas, instituições de aplicação legal e outras partes relevantes para combater esta forma de abuso online. No passado mês de outubro, a Kaspersky juntou-se a outros especialistas da “Coligação contra o Stalkerware” para disponibilizar às autoridades conhecimento para investigarem o assédio digital e aumentar a consciencialização sobre a cibersegurança e a violência doméstica. Recentemente, os três membros da Coligação – a Kaspersky, a National Network to End Domestic Violence (NNEDV) com sede nos EUA, e a agência australiana de apoio à violência doméstica Wesnet – juntaram-se à INTERPOL para organizar duas sessões de formação online sobre questões relacionadas com o stalkerware e a violência doméstica. Tendo envolvido mais de 210 agentes legais, teve como objetivo reforçar as capacidades das autoridades, apoiar as vítimas que pedem ajuda e responsabilizar os agressores. Para os utilizadores que suspeitem que possam ser afetados ou que estejam a ser atingidos por stalkerware, a Kaspersky recomenda: Não se apressar a remover o stalkerware se este for encontrado no dispositivo, pois o agressor poderá reparar. É muito importante considerar que o agressor pode constituir um potencial risco de segurança. Em alguns casos, pode até agravar os seus comportamentos abusivos como resposta à deteção. Contactar as autoridades locais e organizações que apoiam as vítimas de violência doméstica para obter ajuda e planear a sua segurança. Pode encontrar uma lista de organizações em vários países em stopstalkerware.org/pt/; Assistir ao vídeo “Coalition Against Stalkerware” e ficar a saber como se proteger. Está disponível em inglês, alemão, espanhol, francês, italiano e português. Há também uma página dedicada às vítimas e sobreviventes sobre a deteção, remoção e prevenção de stalkerware; Utilizar uma proteção comprovada de cibersegurança, como o Kaspersky Internet Security for Android, para realizar uma verificação do dispositivo e descobrir se está a ser afetado por stalkerware. Neste caso, não apressar a remoção do mesmo, visto o agressor poderá reparar. É muito importante ter em conta que o atacante pode representar um risco potencial para a sua segurança.
A Axians Portugal assina hoje uma parceria estratégica com a 42 Lisboa, escola de programação reconhecida pelo seu modelo pedagógico inovador. Esta aposta vem reforçar a dimensão verdadeiramente estratégica que o talento nacional tem para a marca tecnológica da VINCI Energies em Portugal. Os temas da educação, inovação e talento são essenciais na formação dos profissionais que se queiram realizar e destacar no setor do digital e das tecnologias da informação. Esta parceria surge da necessidade de resposta à escassez de talento especializado no mercado de nacional, em face da manifesta exposição deste atrativo setor à competitividade global. Carmo Palma, Managing Director na Axians Portugal, afirma que “a assinatura desta parceria é particularmente relevante para a Axians na medida em que a 42 Lisboa é um projeto assente num modelo de ensino inovador e que desenvolve skills emocionais e sociais, para além de skills técnicas. Esta parceria vai permitir-nos aceder a talento altamente especializado e, também, disponibilizar à nossa equipa esta plataforma de ensino diferenciada. O setor da Tecnologia é hoje – a par da Transição Energética – muito dinâmico, e a 42 Lisboa, sendo já uma referência no ensino da programação, faz toda a diferença na formação e desenvolvimento contínuo das competências dos nossos profissionais. Esta é sem dúvida uma excelente oportunidade para reforçar ainda mais o talento na Axians, e na VINCI Energies, em Portugal”. A 42 Lisboa assenta num novo conceito de ensino e tem como objetivo formar os melhores programadores, sendo já uma referência no setor tecnológico, tanto para empresas como para estudantes, com uma empregabilidade de 100%. Pedro Santa Clara, Director da 42 Lisboa, afirma que: “a 42 Lisboa é uma escola que revoluciona a forma como pensamos na educação, ao apresentar um modelo de aprendizagem assente numa experiência prática, entre pares, sem professores e totalmente gratuita. O apoio de grandes players da tecnologia como a Axians, não só nos permite continuar a oferecer o curso da 42 Lisboa de forma gratuita, como nos impulsiona a criar novos desafios aos nossos alunos mais alinhados com as necessidades de mercado.” De referir que a Axians está totalmente empenhada na procura de talento e na promoção das carreiras no setor das TI. Além desta parceria com a 42 Lisboa, a Axians é uma das empresas fundadoras do programa UpSkill, uma parceria da APDC, IEFP e CCISP. A Axians tem também academias proprietárias, onde são formados, anualmente, dezenas de recém-licenciados. A Axians pretende assim contribuir para a estratégia de Transição Digital de Portugal, acompanhando o relançamento da economia nacional através do desenvolvimento de competências digitais e na retenção de talento.
A Microsoft anunciou hoje a nomeação de Andres Ortolá como novo Diretor-Geral da Microsoft Portugal, segundo uma comunicação enviada ao SUPERCASA notícias. O gestor substitui Paula Panarra a partir do próximo dia 1 de janeiro de 2022, com a responsável a assumir agora a posição de Diretora Global de Vendas de Business Applications no segmento de Retalho e Bens de Consumo. No novo cargo, Andres Ortolá vai liderar a Microsoft em Portugal, numa altura em que a organização tem já mais de 1.400 profissionais no país. Andres Ortolá estará focado no apoio ao segmento empresarial, ao sector público e aos parceiros, nos seus processos de Transformação Digital, assim como em estabelecer novas alianças e colaborações que ajudem a impulsionar as áreas de Inovação e Sustentabilidade, mas também incrementar a confiança no Digital. A Microsoft Portugal conta com um ecossistema composto por mais de 3.700 parceiros, que oferecem soluções assentes em tecnologia da Microsoft a grandes empresas, PME, Administração Pública, profissionais e utilizadores domésticos. O novo Diretor-geral da Microsoft em Portugal tem cerca de duas décadas de experiência na indústria das Tecnologias de Informação, em várias áreas, incluindo consultoria, vendas e marketing. Ocupava anteriormente a posição de Diretor-geral das Filipinas e entrou na Microsoft em 2000, desempenhando funções como Consultor, Regional Technology Leader e Regional Business Manager para Contas Globais. No currículo conta ainda com experiências no Dubai, na Quest Software, tendo liderado a operação da tecnológica no Médio Oriente, a que se seguiu uma passagem pela IBM, onde ocupou cargos como Director of Sales for Software e Diretor de Marketing para o Médio Oriente e África. Andres Ortolá regressou à Microsoft em 2014, onde abraçou desafios na área de Clientes Corporate enquanto Field Enablement Director, Sales Excellence & Strategy Director para a Ásia e liderou o Segmento Empresarial em Singapura. É natural de Buenos Aires, na Argentina, e os seus tempos livres são passados junto da família e amigos, sendo um apaixonado por desporto, rugby, em particular. Nas palavras de Andres Ortolá: “Estou muito entusiasmado por integrar a equipa portuguesa e dar continuidade ao excelente trabalho que tem sido desenvolvido até aqui. Temos uma grande oportunidade à nossa frente, apenas igualada pela expetativa dos nossos clientes e parceiros. Estou ansioso pelo início do novo ciclo, por conhecer as equipas e ajudar o nosso ecossistema a transformar-se”. Paula Panarra, diretora Global de Vendas de Business Applications para o Retalho Paula Panarra foi nomeada nova diretora global de vendas de Business Applications para o segmento de Retalho e Bens de Consumo, ficando responsável pelo desenvolvimento do negócio de Dynamics 365 e Power Platform, neste setor, a nível mundial. A gestora ascende a este cargo depois de cinco anos a liderar o mercado português. Durante este período, a organização duplicou a dimensão do negócio em Portugal, reforçando a liderança de mercado; acelerou também a transformação para a Cloud; cultivou uma equipa diversa e inclusiva, que acolheu 1.000 novos colaboradores e viu nascer seis novos Global Employee’s Resource Groups – grupos informais de funcionários que desenvolvem iniciativas internas em áreas como Diversidade & Inclusão -; consolidou a reputação da marca Microsoft, acumulando distinções entre as quais a liderança no ranking das marcas mais fortes em Portugal em 2021, tendo sido a única a atingir o nível de excelência (Fonte: BrandEnergy™ 2021, OnStrategy). Sob a liderança de Paula Panarra, a Microsoft Portugal estabeleceu alianças estratégicas com grandes empresas e entidades públicas, elevou as iniciativas dos mais de 3.700 parceiros nacionais e colocou em marcha projetos com elevado impacto social, como o Building the Future e o Ativar Portugal. Paula Panarra é licenciada em Engenharia Química-Biotecnologia, pelo Instituto Superior Técnico, e tem mais de 20 anos de experiência profissional. Assumiu ao longo da sua carreira diversas funções, somando ao seu currículo a passagem pela Procter & Gamble, onde esteve 15 anos. Entrou na Microsoft em 2010, como diretora de Marketing. Ao fim de três anos na tecnológica passou a diretora executiva de Marketing & Operações e assumiu, em 2016, a liderança do segmento de clientes de Setor Público.
A Microsoft Portugal e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) estabeleceram uma parceria inovadora na área da Realidade Mista, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento do ensino, investigação e inovação tecnológica para a excelência na prestação de cuidados de saúde, segundo uma comunicação enviada ao SUPERCASA notícias. No âmbito desta parceria, o Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos da FMUL já está a utilizar três HoloLens 2 – um dispositivo holográfico, autónomo, ergonómico e sem fios que permite experiências de realidade virtual imersivas e confortáveis – em duas áreas estratégicas: Realidade Aumentada, incluindo computação holográfica, sistemas avançados de simulação, desenvolvimento de tecnologia de ensino, formação médica em ambientes imersivos e aplicação cirurgia experimental; Inteligência Artificial, nomeadamente em diagnósticos de precisão, análise e processamento de dados em Saúde, machine learning e dados clínicos sobre doenças neurológicas e cardiovasculares disponíveis para armazenamento e análise em cloud. Fausto Pinto, Diretor da FMUL revelou: ”A Microsoft representa um enorme parceiro e esperamos que seja o início de um trabalho conjunto a bem da formação, da educação, da medicina, da saúde. A missão desta Faculdade é educar, investigar, formar, trabalhar no sentido de melhorar a nossa prestação enquanto fundadores, criadores de conhecimento. Para isso precisamos de grandes parceiros. É, como tal, muito gratificante podermos contar com a Microsoft e isso faz-nos estar muito expectantes para começar.” Já a Diretora Geral da Microsoft Portugal, Paula Panarra, disse: “Este é daqueles projetos que nos fazem sorrir continuamente, ao permitir-nos colocar a tecnologia ao serviço das organizações. Neste caso, ao serviço não só da formação, mas de uma melhor saúde, bem como na capacidade de evolução do modelo formativo da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Este Memorando de Entendimento materializa a nossa missão. Queremos continuar a servir-nos da tecnologia para melhorar a formação da saúde em Portugal e no mundo. É um orgulho fazer parte deste projeto”. Disponível desde outubro de 2020 no mercado português, o HoloLens 2 permite aprender, comunicar e colaborar de forma mais efetiva e em mãos livres com objetos digitais tridimensionais. Resultado dos avanços da Microsoft no desenvolvimento de hardware, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. O dispositivo oferece a possibilidade de utilizar serviços do Azure e aplicações e soluções do Dynamics 365 e Power Apps. O acordo assinado pelas duas entidades irá potenciar as capacidades científicas e tecnológicas de ambas, nomeadamente em áreas de investigação com suporte em tecnologias avançadas, vocacionadas para o ensino, investigação e serviços diferenciados.
Fonte: Freepik Autor: Redação No seguimento do Programa Mais Habitação , entrarão em vigor uma série de medidas que contemplam, de entre os vários eixos, o aumento da oferta habitacional disponível. A procura por habitação acessível é crescente e, nesse âmbito, o Governo tem preparados alguns trunfos. Falamos concretamente da isenção de IRS sobre mais-valias que resultem da venda de imóveis ao Estado, autarquias e Regiões Autónomas. Assim, o número de habitações públicas aumentará e será possível a promoção de arrendamento acessível. Esta é uma proposta que será debatida no Parlamento já na próxima semana, dia 19 de maio. De acordo com a Proposta de Lei N.º71/XV/1.ª: ficam isentos de tributação em IRS e IRC os ganhos provenientes da alienação onerosa, ao Estado, às Regiões Autónomas ou às autarquias locais, de imóveis para habitação . Atualmente, 50% do valor das mais-valias está sujeito às taxas progressivas do IRS, pelo que haveria um alívio deste imposto. No entanto, estão previstas duas exceções: Quando da venda de um imóvel ao Estado os ganhos realizados sejam obtidos por residentes com domicílio fiscal em território, região ou país sujeito a um regime fiscal mais favorável - offshore. Quando da venda de um imóvel ao Estado os ganhos realizados sejam decorrentes de um imóvel situado numa zona de reabilitação urbana. Neste caso a câmara poderá ativar o seu direito de preferência. O diploma refere ainda que os rendimentos isentos do pagamento de IRS sobre as mais-valias são obrigatoriamente englobados para efeitos de determinação da taxa a aplicar aos restantes rendimentos. Outras exceções Caso venda a sua casa (que não seja imóvel de residência própria) para amortizar o crédito habitação do seu imóvel próprio e permanente, poderá beneficiar, também, da isenção de mais-valias. O Governo já anunciou as suas intenções de suspender o prazo de 36 meses entre a venda de imóvel e o reinvestimento noutro, dando mais tempo às famílias para investir as mais-valias na compra de outra habitação própria e permanente. No entanto, para assegurar a isenção do IRS, antes da venda, o imóvel terá de ter sido habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, comprovada através do respetivo domicílio fiscal, nos 24 meses anteriores à data da transmissão. Não poderá beneficiar da isenção de mais-valias, contudo, quem efetuou esta transação no ano em que obteve os ganhos e nos três anos anteriores, a não ser que comprove circunstâncias excecionais . Isenção fiscal ao arrendamento acessível De acordo com a nota do Governo, passam a beneficiar de tributação zero os alojamentos que sejam colocados no mercado ao abrigo do Programa de Habitação Acessível. A estes será acrescida a tributação zero em termos de IMT e de IMI, sendo que estas se destinem de facto a habitação acessível. A nível de fiscalidade, o Governo explica que será aplicad a uma taxa zero de tributação sobre rendimentos prediais a todos os detentores de alojamento local que durante 2023 a 2024 decidam transitar do alojamento local para mercado de arrendamento, até 2030 . Quanto à tributação que resulte de rendimentos prediais, haverá uma decida da taxa geral de tributação, que passará dos 28% para os 25%. Esta taxa, aplicável a contratos com duração entre os 5 a 10 anos, em sede de IRS, vai descer dos 23% para os 15%, enquanto que nos contratos com duração entre os 10 a 20 anos, a taxa descerá dos 14% para os 10%. Nos contratos com a duração mais longa, superiores a 20 anos, a taxa vai descer dos 10% para os 5%. Mais temas relacionados com Habitação: Obras nos bairros municipais de Lisboa arrancam este ano , Síntese Estatística da Habitação - fevereiro 2023 ou Candidaturas ao Porta 65-Jovem decorrem até 30 de maio
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Fomos conhecer Matilde Peixoto, CEO da agência imobiliária Lanhoso Gold e responsável pelo sucesso de uma equipa de consultores imobiliários que se pauta pela experiência, profissionalismo e que é orientada para a obtenção dos melhores resultados ao serviço dos seus clientes. Ao procurar promover uma relação de total sinceridade e transparência junto do comprador, Matilde Peixoto acredita que são os laços de confiança estabelecidos com os seus clientes que lhe garantem, a si e à sua equipa, a excelente taxa de sucesso que registam. Contudo, a CEO da Lanhoso Gold reconhece que o sucesso que a sua agência tem registado não seria possível sem os inúmeros contactos vindos do SUPERCASA , atuando como um dos principais elementos de dinamização e consolidação do negócio de uma agência em plena ascensão. Nos sete meses de portas abertas com que ainda conta, com a ajuda do SUPERCASA , a Lanhoso Gold já vendeu 54 imóveis , superando largamente quaisquer expectativas sobre o retorno do portal. “(...) Já recebi muitas leads e também já fiz muitas vendas. Contabilizo 54 imóveis vendidos pelo SUPERCASA.” Por que é que decidiu aderir ao SUPERCASA? Eu já tinha trabalhado com o SUPERCASA numa outra agência imobiliária, ainda antes de constituir a Lanhoso Gold. E, desde logo, fiquei com uma perceção muito positiva do portal porque sempre ouvir falar muito bem do SUPERCASA. E qual o balanço que faz relativamente ao retorno obtido através do SUPERCASA? Desde outubro até hoje, já recebemos muitas leads. E também já fiz muitas vendas. Contabilizo 54 imóveis vendidos pelo SUPERCASA , pelo que estou muito satisfeita! Quais considera serem as grandes valências do SUPERCASA? É um portal excelente com uma visibilidade imensa! É visto por muitas pessoas, por muitos emigrantes! São eles próprios, quando chegam até nós, que comentam que viram os nossos imóveis no SUPERCASA. Não trocamos o SUPERCASA por nada. Aliás, estou sempre a recomendar o portal a pessoas amigas e colegas de profissão. “É um portal excelente com uma visibilidade imensa! ” E no seu dia a dia, em que medida é que o SUPERCASA ajuda a sua agência? No dia a dia sentimos que se precisarmos de informações, sobre seja o que for, basta telefonar para a equipa do SUPERCASA e pedir as informações, que estas são-nos dadas de imediato, o que nos ajuda a evoluir sempre e diariamente. E qual a vossa opinião acerca do investimento feito em publicidade pelo SUPERCASA? Gostamos muito, porque há um sentimento de novidade que nos ajuda também a nós a evoluir. A minha agência só foi aberta em outubro de 2022 e, por isso, tenho de estar atenta a todos os meios que nos possam fazer crescer, o que é garantido com a vossa ajuda e investimento. “São muitas as chamadas que recebemos do SUPERCASA. (…) Por vezes temos de estar duas pessoas em loja para dar resposta a todas essas chamadas.” Tem alguma ideia de quantos pedidos de visita recebe vindos do SUPERCASA? São muitas as chamadas que recebemos com origem no SUPERCASA . Há dias em que recebemos perto de quinze, vinte… dias onde recebemos trinta. Por vezes, temos de estar duas pessoas em loja para dar resposta a todas essas chamadas. Afinal, o que distingue o SUPERCASA dos outros portais imobiliários? É simples. O SUPERCASA promove um maior alcance aos nossos imóveis. Sei disso porque faço várias pesquisas noutros portais e vejo que o SUPERCASA está sempre nas primeiras posições. Isso para nós é fantástico. Não há preço que pague essa forma de estar no mercado. Veja abaixo o testemunho da Agência Imobiliária Lanhoso Gold . .embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Fonte: Freepik Autor: Redação O Fundo Ambiental tem à sua responsabilidade o apoio Vale Eficiência , que surge no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e funciona como um incentivo e apoio monetário para aumentar a eficiência energética nas casas das famílias financeiramente mais vulneráveis , num objetivo que passa pelo combate à pobreza energética. O Vale Eficiência consiste num apoio, em forma de vale, no valor de 1300€ + IVA, que permite a aquisição de equipamentos, materiais ou serviços que possam melhorar o desempenho energético da habitação, ajudando em problemas como climatização, gastos elétricos ou autoconsumo. Quem pode beneficiar do Vale Eficiência? Em primeiro lugar, para poder candidatar-se ao apoio, deve residir em Portugal Continental, ser titular de um contrato de eletricidade e beneficiar da Tarifa Social de Energia Elétrica , uma vez que este é um apoio destinado a famílias com carências económicas. Depois, para de facto ser elegível, deve ser o proprietário da habitação onde pretende intervir, sendo essa a sua morada permanente e não uma habitação social. O apoio é de aplicação única, ou seja, só poderá beneficiar dele uma vez, e todos os equipamentos, serviços ou materiais de que usufrua com recurso ao Vale Eficiência podem ser adquiridos ao longo de um ano , sendo o Vale Eficiência válido durante esse período. No entanto, apesar de não ser obrigado a fazer as aquisições todas de uma vez, deve sempre escolher o mesmo fornecedor, independentemente de ser uma compra única ou faseada. Que tipo de intervenções estão abrangidas pelo apoio? Candidatura à colocação de janelas eficientes ; Candidatura ao financiamento para a aplicação ou substituição de isolamento térmico , quer na área envolvente do edifício ou para a substituição das portas de entrada ; Candidatura ao financiamento térmico em coberturas ou pavimentos, portas de entrada exteriores, paredes ou apartamentos ; Candidatura para a instalação de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias ; Candidatura para a aquisição de bombas de calor, caldeiras recuperadoras a biomassa ou sistemas solares térmicos ; Candidatura para a instalação de painéis fotovoltaicos ou outros equipamentos de energia renovável para autoconsumo . Para qualquer um destes equipamentos, materiais e instalações é necessária a máxima eficiência energética, devendo ser mínima ou igual à etiqueta energética A. Como posso proceder à candidatura? Estas são apresentadas online, diretamente no portal do Fundo Ambiental , mediante o registo com informação que identifica não só o candidato mas também o imóvel. É necessário indicar o seu nome e morada completa , relativa ao imóvel onde pretende as intervenções, sendo depois pedido que submeta a sua mais recente fatura de eletricidade, além de um comprovativo que indique que é beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica . Ser-lhe-á pedido, também, um endereço eletrónico válido. Para apresentar a candidatura deve facultar o seu número de contribuinte, submeter a Caderneta Predial Urbana (CPU) atualizada do edifício ou fração com que está a concorrer e assegurar que o proprietário mencionado no documento é a mesma pessoa que está a submeter a candidatura. Terá ainda de reportar a inexistência de dívidas ao Fisco ou à Segurança Social, quer através de certidões de não dívida, quer pela consulta da sua situação fiscal e contributiva, diretamente no formulário de candidatura. O processo fica finalizado assim que aceitar a Declaração de Compromisso de Honra, atestando a veracidade de toda a informação que foi facultada. Para efetuar este processo tem até ao dia 31 de maio, com o prazo para a apresentação das candidaturas a terminar às 23h59 deste dia. No entanto, o prazo poderá terminar antes, caso se esgotem os 20 mil vales disponíveis para entrega, visto que a avaliação é feita pela ordem de chegada das candidaturas, podendo esta ser aceite no prazo de cinco dias depois de um email com o pedido de assinatura do Termo de Aceitação. Caso a sua candidatura seja aceite deverá escolher um dos fornecedores aderentes, o qual vai, depois de submeter a candidatura para receber o montante, atribuir ao beneficiário um voucher que este deve utilizar para o efeito de aquisição de materiais, serviços ou equipamentos . No entanto, caso as aquisições ultrapassem os 1300€, o beneficiário fica obrigado a pagar o remanescente. Este tema interessou-lhe? Leia também: Construção sustentável: Uma tendência que veio para ficar e Comprar casa: Saiba a importância da eficiência energética
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação A equipa do SUPERCASA esteve à conversa com Isabel Sousa, gerente da agência imobiliária Porta 88 , tendo partilhado connosco de que forma o portal SUPERCASA contribuiu para o crescimento do negócio e dinamização das vendas. A agência imobiliária Porta 88 conta com os 20 anos de experiência da sua Gerente no mercado imobiliário, com uma estratégia de acompanhamento de excelência junto dos seus clientes. Nesse sentido, Isabel Sousa reconhece que a presença da Porta 88 no SUPERCASA facilita o trabalho desenvolvido diariamente pela sua equipa, já que as leads provenientes do portal são mais qualificadas, potenciando assim as suas vendas e a superação de objetivos individuais e da equipa. Qual o principal motivo que levou a vossa agência a aderir ao SUPERCASA? Na Porta 88, e desde a primeira hora, procuramos investir em portais que nos deem visibilidade, apostem em publicidade e promovam novos contactos. E o portal SUPERCASA foi-nos apresentado como um portal novo, inovador, português... ou seja, uma nova plataforma no mercado para a promoção e visibilidade das agências imobiliárias junto de clientes e potenciais clientes. Além disso, ficámos encantados com o vosso atendimento. A eficiência revelada pela comercial, a forma como nos esclareceu e acompanhou desde o início, tudo isso contribuiu para a nossa decisão. Quais são, para a vossa agência, os pontos fortes do SUPERCASA? É fácil trabalhar com o portal SUPERCASA . Além de que é um portal com bastante visibilidade. Vocês fazem muita publicidade, que é algo que nós valorizamos. A ênfase dada ao SUPERCASA, tanto na rádio, como na televisão , faz com que as pessoas ouçam e consultem o vosso portal, acabando por consultar os nossos imóveis, porque os anúncios surgem sempre bem posicionados e de uma forma bastante visível. “(...) as leads que recebemos do vosso portal são mais qualificadas, porque vêm de clientes que estão realmente interessados no imóvel.” De que forma é que o investimento feito no SUPERCASA tem beneficiado a Porta 88? Na Porta 88 divulgamos tanto empreendimentos, como imóveis, de uma forma individual, e consideramos que a relação investimento/retorno que vocês oferecem é bastante boa e ajuda-nos . Além disso, podemos trocar de imóveis com bastante assiduidade. Ou seja, fazemos a gestão diária da nossa carteira de imóveis no SUPERCASA com muita flexibilidade, ao contrário de outros portais, onde não há essa facilidade. Além disso, as leads que recebemos do vosso portal são mais qualificadas, mais assertivas, porque vêm de clientes que estão realmente interessados no imóvel. O cliente já vem mais qualificado e não gera uma lead só por gerar. Em que medida é que a qualidade dos anúncios que a vossa agência divulga no SUPERCASA vos garantem maior retorno? É muito importante ter um anúncio bem preenchido e com todas as informações corretas. Isto porque anúncios com má qualidade são maus para todos nós e para o nosso ramo de atividade. Outro fator muito importante são as fotografias, que devem ter a melhor qualidade possível. Um imóvel bem classificado a nível de fotografias, de texto e de vídeo, vai ser um imóvel com maior visibilidade e que se vai vender melhor, sem dúvida nenhuma. “Um imóvel bem classificado (...) vai ser um imóvel com maior visibilidade e que se vai vender melhor.” Notam um aumento efetivo no número de pedidos de visita desde a adesão ao SUPERCASA? Sim, sem dúvida que temos tido bastante pedidos com o vosso portal. O negócio da Porta 88 tem crescido bastante e, nessa medida, temos conseguido realizar alguns negócios com leads vindas do SUPERCASA . Diria, então, que o SUPERCASA é o portal imobiliário que vos traz mais resultados? O SUPERCASA é, sem dúvida, um dos três portais com quem trabalhamos que nos traz mais contactos! Gostamos da vossa assistência, é ótima e muito eficiente. Nós ligamos e, desde logo, vocês estão disponíveis para nos dar assistência! Nós gostamos muito de trabalhar com vocês e aquilo que esperamos é que vocês continuem a aperfeiçoar o SUPERCASA , até porque trabalhar com portais nacionais que promovam a divulgação dos nossos imóveis no estrangeiro é muito importante. “Temos feito negócios com leads vindas do vosso SUPERCASA” Quais consideram ser as qualidades que destacam o SUPERCASA da concorrência? Eu diria que as mais evidentes são a eficiência das vossas equipas e a publicidade que promovem. A forma como podemos proceder a alterações nos nossos anúncios, é fantástica, pois para além da vossa colaboração, a facilidade de manuseamento é algo que nos satisfaz. O SUPERCASA tem muita visibilidade e, consequentemente, nós também! A Porta 88 confirma, no vídeo abaixo, a sua satisfação relativa ao SUPERCASA. Veja! .embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; } Acompanhe outros casos de sucesso: Mediadoras presentes no SUPERCASA confirmam retorno do portal , SUPERCASA promove vendas para as agências imobiliárias