App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias
Categorias
Imobiliário

Euribor: O que é e de que modo afeta a prestação do seu imóvel?

9 AGOSTO 2022
Tópicos
Imóveis Euribor Taxas de Juro Compra de Imóveis Comprar Casa Crédito Habitação Zona Euro
Crédito habitação com taxa variável? Descubra como isto influencia o seu crédito.
Certamente que se já comprou uma casa e recorreu a um crédito habitação, já ouviu falar em Euribor, um indexante aos empréstimos para comprar casa em Portugal. 

Os 52 bancos mais conhecidos da zona euro têm custos com a Euribor, isto porque para financiarem a sua atividade tem de pagar juros. Este custo mais tarde é transferido para os clientes finais, normalmente por créditos pessoais ou habitação. 

Neste sentido, sempre que a Euribor aumenta, os créditos cuja taxa é variável aumento o seu valor, e pagam uma prestação mensal mais elevada. 

O contrário também se verifica, quando a Euribor desce a remuneração dos depósitos bancários também desce. 

A taxa da Euribor não é apenas uma, são 5: 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 e 12 meses, sendo que cada intervalo de tempo corresponde ao momento em que a taxa é recalculada. 

O cálculo destas taxas são feitas em Lisboa às 10h, diariamente. Os resultados obtidos são consoante a média dos juros contratados entre as entidades financeiras. Este valor irá sofrer alterações consoante os momentos económicos, se registarem aumento a Euribor aumenta, e vice-versa. 

Como afeta a prestação mensal do seu crédito habitação?
Se comprar casa em Portugal e recorrer a um crédito habitação este está sujeito a taxas de juro, se optar pela taxa de juro variável é formada uma junção do spread em conjunto com a Euribor. 

O spread é uma componente fixa do crédito acordada entre o banco e o cliente, a Euribor não, caso se verifique o aumento a sua prestação mensal também irá aumentar, se descer a mensalidade também acompanha a redução. 

Se a taxa da Euribor apresentar valores negativos será mais favorável a aquisição de crédito habitação, pois irá pagar menos. 


Contudo, nos últimos tempos a Euribor tem apresentado valores positivos, leia mais sobre o assunto aqui
Tópicos
Imóveis Euribor Taxas de Juro Compra de Imóveis Comprar Casa Crédito Habitação Zona Euro
Notícias mais lidas
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel