App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa passa a utilizar HoloLens para formação e prestação de cuidados de saúde

13 DEZEMBRO 2021
Tópicos
Lisboa Tecnologia
A Microsoft Portugal e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) estabeleceram uma parceria inovadora na área da Realidade Mista.
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa passa a utilizar HoloLens para formação e prestação de cuidados de saúde
A Microsoft Portugal e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) estabeleceram uma parceria inovadora na área da Realidade Mista, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento do ensino, investigação e inovação tecnológica para a excelência na prestação de cuidados de saúde, segundo uma comunicação enviada ao SUPERCASA notícias. 

No âmbito desta parceria, o Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos da FMUL já está a utilizar três HoloLens 2 – um dispositivo holográfico, autónomo, ergonómico e sem fios que permite experiências de realidade virtual imersivas e confortáveis – em duas áreas estratégicas:
  • Realidade Aumentada, incluindo computação holográfica, sistemas avançados de simulação, desenvolvimento de tecnologia de ensino, formação médica em ambientes imersivos e aplicação cirurgia experimental;
  • Inteligência Artificial, nomeadamente em diagnósticos de precisão, análise e processamento de dados em Saúde, machine learning e dados clínicos sobre doenças neurológicas e cardiovasculares disponíveis para armazenamento e análise em cloud.

Fausto Pinto, Diretor da FMUL revelou: ”A Microsoft representa um enorme parceiro e esperamos que seja o início de um trabalho conjunto a bem da formação, da educação, da medicina, da saúde. A missão desta Faculdade é educar, investigar, formar, trabalhar no sentido de melhorar a nossa prestação enquanto fundadores, criadores de conhecimento. Para isso precisamos de grandes parceiros. É, como tal, muito gratificante podermos contar com a Microsoft e isso faz-nos estar muito expectantes para começar.”

Já a Diretora Geral da Microsoft Portugal, Paula Panarra, disse: “Este é daqueles projetos que nos fazem sorrir continuamente, ao permitir-nos colocar a tecnologia ao serviço das organizações. Neste caso, ao serviço não só da formação, mas de uma melhor saúde, bem como na capacidade de evolução do modelo formativo da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Este Memorando de Entendimento materializa a nossa missão. Queremos continuar a servir-nos da tecnologia para melhorar a formação da saúde em Portugal e no mundo. É um orgulho fazer parte deste projeto”.

Disponível desde outubro de 2020 no mercado português, o HoloLens 2 permite aprender, comunicar e colaborar de forma mais efetiva e em mãos livres com objetos digitais tridimensionais. Resultado dos avanços da Microsoft no desenvolvimento de hardware, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. O dispositivo oferece a possibilidade de utilizar serviços do Azure e aplicações e soluções do Dynamics 365 e Power Apps.

O acordo assinado pelas duas entidades irá potenciar as capacidades científicas e tecnológicas de ambas, nomeadamente em áreas de investigação com suporte em tecnologias avançadas, vocacionadas para o ensino, investigação e serviços diferenciados.
Tópicos
Lisboa Tecnologia
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel