App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Gestão de condomínio: Dicas para escolher uma empresa

27 JUNHO 2022
Tópicos
Dicas Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Gestão Condominios Dividas Condomínio
Para todos os que vivem em apartamentos, contratar uma empresa de gestão de condomínio é um fator que pode fazer toda a diferença. Siga as dicas e saiba como escolher a empresa certa.
Gestão de condomínio: Dicas para escolher uma empresa
Para gerir um condomínio é preciso tempo e disponibilidade para lidar com toda a responsabilidade e conflitos que possam ocorrer. Por isso mesmo, muitos condóminos acabam por contratar uma empresa externa para efetuar este tipo de serviço.

O processo de seleção não é fácil, uma vez que, a partir do momento em que os moradores optam por o fazer, passam automaticamente as responsabilidades financeiras, administrativas e de gestão para as mãos de alguém que não conhecem.

Desta forma, é essencial haver confiança na empresa que se contrata.

Empresa de Gestão de Condomínio: Dicas 

#1. Solicitar orçamentos
Primeiramente, para contratar um serviço de gestão e administração de condomínio, deve-se começar por pesquisar diversas empresas na sua área e selecionar entre 3 a 4 para solicitar orçamentos e propostas.

Assim que receber as propostas, deve-se comparar muito bem os valores apresentados com os serviços e vantagens que cada uma oferece. Além disto, identifique de imediato algumas vantagens e desvantagens, diminuindo assim a escolha para duas empresas.

Na prática, a escolha final deverá ter como base certos aspetos como os serviços incluídos, o valor mensal, o modo de operação, as condições contratuais, referências, entre outros.

Contudo, não se esqueça que a decisão deve ser efetuada pela assembleia de condóminos. Por isso, se optar por ser a pessoa que vai tratar da pesquisa por empresas e orçamentos, prima sempre pela transparência para com todos. 

#2. Selecionar os serviços
É crucial que se informe sobre o tipo de serviços que as empresas de gestão de condomínios têm disponíveis.

Normalmente, este tipo de empresas disponibiliza 2 ou 3 packs na área de gestão e administração de condomínios e os serviços diferem de empresa para empresa. Sendo que os mais comuns são:
  • A contabilidade do condomínio;
  • Gestão administrativa e financeira do mesmo;
  • A relação com os fornecedores;
  • Todo o processo que envolve as assembleias de condóminos;
  • Cobranças das quotas de cada condómino;
  • Seguro do condomínio;
  • Limpeza das áreas comuns (como elevadores, átrios ou jardins, por exemplo);
  • Gestão de Recursos Humanos e Apoio Jurídico;
  • Acesso online à gestão do mesmo;
  • Manutenção dos espaços e equipamentos (como extintores, elevadores, portões de garagem, entre outros).

Normalmente, o pack básico de uma empresa de gestão de condomínios abrange 5 serviços essenciais (os primeiros listados em cima).

No entanto, é preciso considerar bem sobre que tipo de serviços são necessário para o condomínio, de modo a não faltar nada. Recordamos que quantos mais serviços contratar, mais alta será a mensalidade a pagar.

#3. Questione sobre o modo de operação
Contratar uma empresa de gestão de condomínio vai fazer grande diferença no dia a dia de todos os moradores. Além de não se terem de preocupar com recebimentos e possíveis conflitos, este tipo de empresas trata de tudo por si.

Neste sentido, antes de contratar qualquer tipo de serviço de uma empresa questione sobre o seu modo de operação. Isto é, saiba o tipo de acompanhamento que a empresa realiza a cada condomínio, de quanto em quanto tempo se dirigem aos locais e quais são os procedimentos para cada serviço.

#4. Avaliar o atendimento
Lembre-se que a facilidade de contacto deve ser uma prioridade. 

Por exemplo: se houver um problema urgente no condomínio e precisar de falar com o administrador externo, é essencial conseguir fazê-lo via telefone ou e-mail.

Além disto, analise também o local físico da empresa, uma vez que convém ser relativamente perto da sua área de residência para se poder dirigir ao local em caso de urgência.

#5. Pedir referências e verificar o registo
Informe-se na sua zona sobre as referências de outras pessoas em relação a produtos e serviços naquela área. Afinal, quando o assunto é contratar uma empresa de gestão de condomínio, a experiência de outros pode evitar situações desagradáveis, burla, má gestão e negligência.

Além disto, é essencial validar sempre os dados da empresa que pretende contratar antes de assinar qualquer contrato. E no caso de ter dúvidas sobre a legalidade de qualquer empresa, pode pedir informações numa conservatória do registo comercial ou até mesmo no IRN.

#6. Ler as letras pequeninas
A regra de ouro, para finalizar os contratos é analisar todas as cláusulas.

É importante ler atentamente todas as letras pequeninas que descrevem as cláusulas do contrato, para que consiga prevenir a vinculação de um serviço com o qual não concorda.

Esteja atento ao tempo de duração do contrato e à forma como o mesmo pode ser cancelado. Além disto, dê preferência a contratos de curta duração (como os contratos anuais, por exemplo). O importante é analisar bem o contrato para não ter surpresas.

Tópicos
Dicas Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Gestão Condominios Dividas Condomínio
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel