App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Guia do AIMI: Tudo o que precisa de saber

12 MAIO 2022
Tópicos
Imóveis Mercado Imobiliário AIMI (Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis) Destaque Notícia Homepage IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) Impostos Terrenos
O AIMI trata-se de um imposto que garante tributar os contribuintes com um património imobiliário mais valioso. Na prática, funciona como uma sobretaxa no IMI.
Guia do AIMI: Tudo o que precisa de saber
O AIMI consiste num imposto sobre o património imobiliário complementar ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), apesar de com regras próprias de incidência, determinação do valor tributável, liquidação e pagamento. 

Adicional ao IMI: Definição
O Adicional ao IMI, ou AIMI, trata-se de um imposto que garante tributar os contribuintes com um património imobiliário mais valioso. Na prática, funciona como uma sobretaxa no IMI. 

Foi lançado em 2017 para substituir o Imposto do Selo, que tributava individualmente imóveis com um Valor Patrimonial Tributário (VPT) acima de um milhão de euros.

Este imposto incide sobre a soma dos VPT dos imóveis habitacionais e dos terrenos com licença de construção de que cada contribuinte seja titular a 1 de janeiro do ano a que o mesmo respeita.

Quem paga?
São contribuintes deste imposto particulares e empresas que a 1 de janeiro de cada ano sejam proprietários, usufrutuários ou superficiários de imóveis direcionados à habitação, ou de terrenos para construção localizados no território português.

Para efeitos do Adicional ao IMI, são equiparadas a empresas quaisquer estruturas ou centros de interesses coletivos sem personalidade jurídica, tal como as heranças indivisas representadas pelo cabeça de casal.

Como se calcula o valor tributável?
O valor tributável (sujeito a imposto) diz respeito à soma dos VPT dos imóveis habitacionais e dos terrenos para construção de que cada contribuinte seja titular a 1 de janeiro de cada ano.

Para este somatório, não é contabilizado o VPT dos imóveis habitacionais ou terrenos para construção que, no ano anterior, tenham estado isentos de IMI.

No caso dos particulares e das heranças indivisas, ao valor tributável é deduzida a importância de 600 mil euros. Esta dedução duplica para 1,2 milhões de euros tratando-se de casais (casados ou unidos de facto) que optem pela tributação conjunta em AIMI.

As empresas não têm direito a qualquer dedução, pelo que pagam imposto sobre todo o valor tributável.

Determinação do AIMI
O montante a pagar de AIMI é determinado aplicando-se as taxas correspondentes ao valor tributável após deduções, quando previstas.

Taxas do AIMI
As taxas de AIMI diferem em função do proprietário seja uma empresa ou um particular.

Às empresas é aplicada uma taxa única de 0,4% sobre a totalidade do valor tributável.

Quanto aos particulares, são aplicadas três taxas sobre o valor tributável após a dedução de 600 mil euros: de 0,7% até um milhão de euros; outra de 1% acima de um milhão de euros e até dois milhões de euros; e uma terceira de 1,5% acima de dois milhões de euros.

No que se refere aos particulares casados ou unidos de facto que exerçam a opção pela tributação conjunta em AIMI, aplicam-se as mesmas taxas, contudo, os limites duplicam.

Tributação dos particulares
Somam-se os VPT dos imóveis habitacionais e terrenos para construção de que sejam proprietários a 1 de janeiro a que respeita o imposto, apurando-se assim o valor tributável, ao qual se deduzem 600 mil euros. Finalmente, aplicam-se as taxas por escalões (ver exemplos abaixo).

Vantagem da tributação conjunta
A tributação conjunta possibilita o dobro da dedução, o que, em alguns casos, pode significar imposto zero. É esse o caso, por exemplo, de um casal em que um dos elementos possua imóveis com um VPT total superior a 600 mil euros e até 1,2 milhões de euros e o outro não tenha qualquer património imobiliário tributado em sede de AIMI.

Ao optar por ser tributado em conjunto, o casal não pagará qualquer imposto, uma vez que os primeiros 1,2 milhões de euros estão isentos. Já se não for exercida a opção pela tributação conjunta, o elemento que detém os imóveis pagará AIMI sobre o valor tributável que exceder 600 mil euros (o valor da dedução aplicado aos particulares).

Como é exercida a opção pela tributação conjunta?
Os casais que pretendam ser tributados em conjunto devem entregar uma declaração com esse objetivo à AT, devendo fazê-lo de 1 de abril a 31 de maio, exclusivamente através do Portal das Finanças.

Uma vez exercida a opção pela tributação conjunta, esta mantém-se válida até um dos elementos do casal entregar uma declaração em sentido contrário.

Tributação das heranças indivisas
As heranças indivisas (em que ainda não foram feitas partilhas) são equiparadas a empresas. No entanto, beneficiam da dedução ao valor tributável de 600 mil euros, sendo aplicada uma taxa de 0,7%.

A lei permite que os herdeiros sejam tributados individualmente. Nesse caso, o VPT dos imóveis ou terrenos correspondente à quota-parte de cada herdeiro na herança indivisa é adicionado à soma dos VPT dos imóveis e terrenos que este possui para efeitos de tributação em AIMI.

Esta estratégia pode evitar ou reduzir o pagamento de AIMI quando o VPT global dos imóveis e terrenos que fazem parte da herança é superior a 600 mil euros e cada herdeiro não possui, na sua esfera pessoal, património imobiliário elevado.

Para afastar a equiparação das heranças indivisas a empresas o cabeça de casal deve apresentar uma declaração identificando os herdeiros e as respetivas quotas-partes e, posteriormente, cada um dos herdeiros identificados deve apresentar uma declaração a confirmar a sua quota-parte.

Prazos de liquidação e pagamento do AIMI
A liquidação do AIMI é efetuada no mês de junho, sendo o respetivo pagamento realizado, de uma só vez, durante o mês de setembro.
Tópicos
Imóveis Mercado Imobiliário AIMI (Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis) Destaque Notícia Homepage IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) Impostos Terrenos
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel