App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Arrendar Casa

Habitação acessível no Porto tem cada vez mais procura

19 ABRIL 2023
Tópicos
Porto Casas para arrendar Rendas Acessíveis Habitação Acessível
No ano passado abriu no Porto o Balcão da Habitação Acessível, que registou em março quase mil atendimentos.
Habitação acessível no Porto tem cada vez mais procura
Fonte: Freepik
Autor: Redação

O flagelo da falta de habitação é notório em vários pontos do país, sobretudo nos grandes centros urbanos onde existe sobrelotação de população, escassa oferta disponível e ainda o preço por metro quadrado do valor das rendas, que continua a subir. Para dar resposta a esta problemática abriu, no final do ano passado no Porto, o Balcão da Habitação Acessível, promovido pela Câmara Municipal.

De entre os serviços mais procurados, a autarquia destaca três: "as solicitações alusivas ao programa 1.º Direito, os sorteios de arrendamento acessível e também os pedidos de manutenção". No entanto, este balcão disponibiliza uma série de outros serviços, tais como o acesso a um simulador online que permite uma análise preliminar para a elegibilidade ao Programa 1.º Direito, que se destina ao apoio de quem vive em condições indignas e sem capacidade financeira para suportar o custo de habitação adequada. 

Porto vai investir 3 milhões na reabilitação de imóveis devolutos

O combate à crise na habitação tem sido uma das diretrizes da Câmara Municipal do Porto, que vai promover a reabilitação de 19 casas devolutos num investimento total de cerca de 3 milhões de euros, segundo anunciou. Estes 19 edifícios foram originalmente construídos no século XX, sendo por isso dotados de elevado interesse arquitetónico e valor patrimonial, e o objetivo do município passa pela sua proteção e preservação, através de um processo de requalificação.

A autarquia explicou: "a reabilitação deste conjunto de edifícios devolutos tem, também, como missão introduzir referências para futuras intervenções nas restantes habitações, tornando possível recuperar uma identidade arquitetónica comum, digna e representativa do valor histórico e patrimonial do edificado".

Tópicos
Porto Casas para arrendar Rendas Acessíveis Habitação Acessível
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel