App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
instalar
Notícias
Categorias
Imobiliário

Imóveis comerciais: 2021 foi o ano de maior aumento de preços da última década

26 MAIO 2022
Tópicos
Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage INE Preço das Casas
Conforme o INE, os preços dos imóveis comerciais em Portugal aumentaram 5,1% em 2021, acelerando 2,3 pontos percentuais em relação à variação de 2020 e alcançando a maior subida desde 2010.
Segundo os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os preços dos imóveis comerciais em Portugal aumentaram 5,1% em 2021, acelerando 2,3 pontos percentuais em relação à variação de 2020 e alcançando a maior subida desde 2010.

No entanto, o INE verifica que, "à semelhança do que tem vindo a registar-se desde 2016, o crescimento dos preços das propriedades comerciais foi menos intenso que o observado nas habitações (9,4%)". Em 2020, os preços na habitação subiram 8,8%.

O crescimento de 5,1% nos preços dos imóveis que não têm fins habitacionais decorre após dois anos consecutivos (2019 e 2020) de desaceleração do índice de preços do imobiliário comercial, ou IPPCom.

O instituto de estatísticas ainda destaca que "o mercado dos imóveis residenciais, cujo comportamento é refletido pelo Índice de Preços da Habitação (IPHab), apresentou um crescimento dos preços de 9,4%, acima do registado pelo IPPCom. Em 2021, as taxas de crescimento dos dois indicadores registaram o menor diferencial desde 2015, 4,3 pontos percentuais (p.p.), menos 1,7 p.p. face a 2020".

O Índice de Preços das Propriedades Comerciais (IPPCom) tem como principal propósito medir a evolução dos preços das propriedades comerciais transacionadas no território nacional.

À semelhança do Índice de Preços da habitação (IPHab), revelado pelo INE desde julho de 2014, a compilação do IPPCom usa informação administrativa fiscal do imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT) e do imposto municipal sobre imóveis (IMI), enviada mensalmente ao INE pela Autoridade Tributária.

Tópicos
Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage INE Preço das Casas
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel