App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Imóveis comerciais: 2021 foi o ano de maior aumento de preços da última década

26 MAIO 2022
Tópicos
Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage INE Preço das Casas
Conforme o INE, os preços dos imóveis comerciais em Portugal aumentaram 5,1% em 2021, acelerando 2,3 pontos percentuais em relação à variação de 2020 e alcançando a maior subida desde 2010.
Imóveis comerciais: 2021 foi o ano de maior aumento de preços da última década
Segundo os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os preços dos imóveis comerciais em Portugal aumentaram 5,1% em 2021, acelerando 2,3 pontos percentuais em relação à variação de 2020 e alcançando a maior subida desde 2010.

No entanto, o INE verifica que, "à semelhança do que tem vindo a registar-se desde 2016, o crescimento dos preços das propriedades comerciais foi menos intenso que o observado nas habitações (9,4%)". Em 2020, os preços na habitação subiram 8,8%.

O crescimento de 5,1% nos preços dos imóveis que não têm fins habitacionais decorre após dois anos consecutivos (2019 e 2020) de desaceleração do índice de preços do imobiliário comercial, ou IPPCom.

O instituto de estatísticas ainda destaca que "o mercado dos imóveis residenciais, cujo comportamento é refletido pelo Índice de Preços da Habitação (IPHab), apresentou um crescimento dos preços de 9,4%, acima do registado pelo IPPCom. Em 2021, as taxas de crescimento dos dois indicadores registaram o menor diferencial desde 2015, 4,3 pontos percentuais (p.p.), menos 1,7 p.p. face a 2020".

O Índice de Preços das Propriedades Comerciais (IPPCom) tem como principal propósito medir a evolução dos preços das propriedades comerciais transacionadas no território nacional.

À semelhança do Índice de Preços da habitação (IPHab), revelado pelo INE desde julho de 2014, a compilação do IPPCom usa informação administrativa fiscal do imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT) e do imposto municipal sobre imóveis (IMI), enviada mensalmente ao INE pela Autoridade Tributária.

Tópicos
Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage INE Preço das Casas
Notícias mais lidas
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Peritos Imobiliários: quem são e o que fazem?
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel