Janeiro foi um mês de abrandamentos, com a inflação a fixar-se nos 8,3%.
Fonte: Pexels
Autor: Redação
Pelo terceiro mês consecutivo a inflação recua, fixando-se nos 8,3% durante o mês de janeiro, 1,3 pontos percentuais abaixo da que foi obervada no mês anterior. Esta é uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta um abrandamento do índice de preços no consumidor (IPC) para os 8,3%, relativamente ao período homólogo do ano anterior.
O INE indica: "tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do IPC terá diminuído, pelo terceiro mês consecutivo, para 8,3% em janeiro de 2023, taxa inferior em 1,3 pontos percentuais à observada no mês anterior".
Este recuo justifica-se com base na diminuição dos preços da energia, que terá registado, em dezembro, uma variação homóloga de 20,8%. Os
produtos alimentares não transformados, no entanto, sofreram subidas, sendo que em dezembro estavam com variação homóloga de 17,6% e, em janeiro, 18,4%.
Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), este terá baixado para os 8,6% face a janeiro do ano passado, representando um decréscimo
face a dezembro.