App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias
Categorias
Lifestyle

IRS 2022: Prazo de entrega acaba quinta-feira

29 JUNHO 2022
Tópicos
Autoridade Tributária e Aduaneira Destaque Notícia Homepage Governo Portugal IRS Economia
Termina esta quinta-feira, dia 30 de junho, o prazo para entregar a declaração Modelo 3 do IRS. Não deixe passar a data.
Durante três meses, todos os contribuintes, tanto trabalhadores por conta de outrem, como trabalhadores por conta própria, pensionistas ou contribuintes com rendimentos prediais fruto de imóveis arrendados, por exemplo, devem cumprir esta obrigação fiscal.

Até ao final do mês de julho, dia 31, o Estado tem que enviar a nota de liquidação do IRS, onde a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) apresenta como calculou o imposto.

Outra data a marcar no calendário é o 31 de agosto, que diz respeito ao limite para pagar ao Estado, no caso dos contribuintes cujo apuramento do IRS resulta num montante adicional a entregar ao Fisco, sendo também o limite para o Estado realizar o reembolso quando há lugar ao mesmo, contudo, isso só sucede se o IRS for entregue pelo contribuinte no prazo legal.

Os últimos dados do Ministério das Finanças apontam que, ao abrigo da campanha de IRS de 2022 referente aos rendimentos auferidos em 2021, a AT reembolsou cerca de 2420 milhões de euros até ao passado dia 22 de junho.

O comunicado das Finanças apontou também que até essa data foram entregues cerca de 5,1 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, das quais 34% foram submetidas através do IRS Automático.

Das declarações submetidas foram liquidadas, até à semana passada, cerca de 4,5 milhões. O Ministério das Finanças revela que “destas, quase 2,4 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes”.

Foram igualmente emitidas cerca de 802 mil notas de cobrança, num total de 1.162 milhões de euros, sendo as restantes declarações nulas (não há reembolso ou nota de cobrança).
Tópicos
Autoridade Tributária e Aduaneira Destaque Notícia Homepage Governo Portugal IRS Economia
Notícias mais lidas
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel