App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

IRS 2024: prazo para entrega está quase a terminar

21 JUNHO 2024
Tópicos
Autoridade Tributária e Aduaneira Impostos Portugal IRS Despesas Finanças
Não se esqueça de entregar a sua declaração de IRS. O prazo termina para a semana.
IRS 2024: prazo para entrega está quase a terminar
Fonte: Freepik
Autor: Redação

O prazo para a entrega do IRS está a aproximar-se da reta final, restando ainda uma semana para a sua submissão, no Portal das Finanças, sendo que a data limite é 30 de junho, domingo.

Quem entregar o IRS fora do prazo corre o risco de ter de pagar uma coima, que poderá variar entre os 150 e os 3.700 euros, perdendo também o direito às deduções à coleta e a isenção do IMI.

Da parte do Fisco, e se ainda não foi reembolsado, caso tenha direito a este pagamento, o prazo é até 31 de agosto.

Quais são as consequências se entregar o IRS fora do prazo?

Entregar a declaração de IRS fora do prazo legal implica uma série de consequências negativas para o contribuinte, tanto financeiras como de outras naturezas. É crucial estar ciente destas implicações para evitar transtornos e encargos adicionais. 

A principal consequência do atraso na entrega do IRS é a aplicação de uma multa que varia de acordo com o período do atraso, e vale salientar que, apesar do valor mínimo ser de 25€, os montantes podem ser muito mais altos em caso de dolo ou de negligência por parte do contribuinte, ou se o atraso resultar em prejuízo para a receita tributária. 

Outra das consequências é o pagamento de juros de mora sobre o valor do imposto a pagar, calculados desde a data limite original da entrega até à data do pagamento efetivo. 

Para evitar as consequências negativas de entregar o IRS fora do prazo, é fundamental que se organize para cumprir o calendário fiscal. A Autoridade Tributária (AT) disponibiliza diversos canais de comunicação e ferramentas online para facilitar a entrega da declaração, como o Portal das Finanças e a aplicação IRS Automático. Em caso de dúvidas ou dificuldades, o contribuinte pode recorrer ao apoio de um profissional de contabilidade ou solicitar ajuda à própria AT.
 

Lembre-se: o prazo da entrega termina no próximo domingo, 30 de junho. Anote esta data na sua agenda e assegure o cumprimento do prazo.

Tópicos
Autoridade Tributária e Aduaneira Impostos Portugal IRS Despesas Finanças
Notícias mais lidas
Mediação Imobiliária: 7 bons argumentos de negociação
A importância do preço certo no imóvel que está a vender
Isenção do IMT na compra de casa vai entrar em vigor em agosto
Descubra as 4 regiões portuguesas onde comprar casa é mais difícil
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel