App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Juros no crédito habitação subiram em novembro

22 DEZEMBRO 2021
Tópicos
Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Governo INE Crédito Habitação
O INE revelou que a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi 0,807% em novembro, mais 0,4 pontos base dos que os 0,803% registados no mês anterior.
Juros no crédito habitação subiram em novembro
Pelo segundo mês consecutivo, os juros no crédito habitação voltaram a subir, de forma ligeira, no mês de novembro. Alguns dos fatores que estão a contribuir para a inversão da trajetória de descida dos juros para a compra de casa são o maior cuidado por parte da banca na concessão de empréstimos, redução dos pedidos de crédito e ainda o efeito do fim das moratórias.

O tipo de oferta disponível, muito orientado para os segmentos médio e alto, levou a uma variação um pouco mais pronunciada nos contratos mais recentes.

O INE divulgou que a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi 0,807% em novembro, mais 0,4 pontos base dos que os 0,803% registados no mês anterior.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro aumentou de 0,665% em outubro para 0,692% em novembro. No mês em análise, o capital médio em dívida subiu 396 euros para 58.084 euros.

Já a prestação média apresentou uma subida de 2 euros, para 253 euros. Deste valor de 253 euros, 39 euros (15%) correspondem a pagamento de juros e 214 euros (85%) a capital amortizado.

Considerando apenas os contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação subiu 25 euros, para 315 euros.

No que respeita ao financiamento da aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos subiu para 0,821% (+0,2 p.b. face a outubro). Já para os contratos mais recentes, a variação registada foi maior, com os juros a fixarem-se nos 0, 682%, um aumento de 2,4 pontos base.
Tópicos
Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Governo INE Crédito Habitação
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel