Fonte: Freepik Autor: Redação Uma casa sem eletrodomésticos pouco provavelmente será uma casa habitada, já que é praticamente impossível, nos dias de hoje, abdicar deste tipo de equipamentos ligados à eletricidade, que auxiliam nas tarefas do quotidiano das famílias. No entanto, e porque nem sempre são detalhes aos quais os consumidores atentam, existe desinformação quanto aos gastos desses mesmos equipamentos , que são quase sempre a grande causa dos rombos nas faturas mensais. Assim, e porque é cada vez mais importante desempenhar ações sustentáveis e, sobretudo, amigas da sua carteira, a Selectra, especialista em tarifas de energia, enviou ao SUPERCASA Notícias os seus cálculos, que demonstram o valor de alguns dos aparelhos mais utilizados nas habitações. É um facto muitas vezes desconsiderado que os eletrodomésticos exercem um impacto significativo nas faturas de energia, visto que em muitos casos os consumidores desconhecem o verdadeiro custo energético associado ao uso destes aparelhos no dia a dia, daí a importância de uma análise que desvende os valores de consumo dos eletrodomésticos mais comuns, tal como apresenta a Selectra. Através dos valores da tarifa simples e bi-horária , obtiveram-se resultados que demonstram o consumo dos aparelhos ao longo de uma hora por dia, durante um mês de 30 dias. Não obstante, e de acordo com a informação a que o SUPERCASA Notícias pôde aceder, convém referir que as discrepâncias nos valores gastos também estão associadas ao perfil específico de cada consumidor, bem como ao regime em que cada lar se encontra. Além disso, o tarifário escolhido também exerce influência nos custos finais, como a própria insolação e isolamento térmico da habitação, no que toca aos aparelhos de aquecimento e arrefecimento. Os resultados da análise demonstram alguma diversidade nos valores de consumo em relação às diferentes tarifas contratadas e aos equipamentos utilizados. Por exemplo, numa tarifa simples, a utilização de um micro-ondas revelou-se aproximadamente 70% mais económica do que a utilização de um forno e, numa tarifa bi-horária, cerca de 60% mais económica. Por outro lado, verificou-se que a utilização de uma ventoinha de teto apresenta uma economia de sensivelmente 93% em comparação com o ar condicionado, numa tarifa simples e em torno de 92% numa tarifa bi-horária. Estes resultados reforçam a importância de uma abordagem consciente ao uso dos eletrodomésticos: compreender o consumo energético dos aparelhos que usamos diariamente é o primeiro passo para tomar decisões mais informadas e eficientes no que toca ao uso de energia. E, se pretende informar-se a fundo acerca desta questão, sugerimos que leia: Eletrodomésticos sustentáveis: um investimento com retorno , Comprar casa: Saiba a importância da eficiência energética
Fonte: Pexels Autor: Redação Uma ótima solução para transformar completamente o visual de uma divisão de forma fácil e rápida, é a aplicação de papel de parede. Se está a ponderar por em prática a sugestão de DYI que a equipa do SUPERCASA Notícias lhe traz hoje, siga as dicas essenciais que lhe indicamos para conseguir obter os melhores resultados: 1. Preparação da parede : antes de aplicar o papel de parede, é fundamental preparar a superfície corretamente. Certifique-se de que a parede está limpa, seca e lisa, eliminando queirais resíduos ou imperfeições. Caso haja necessidade, aplique ainda uma massa corrida para deixar toda a área de aplicação devidamente uniforme. 2. Escolha do papel de parede : existem inúmeros padrões, cores e texturas disponíveis no mercado. Antes de fazer a sua escolha, pense no estilo de decoração da divisão onde vai aplicar o novo papel de parede e qual o ambiente que deseja alcançar. Escolha o seu novo papel de qualidade, seguindo as instruções do fabricante para conseguir uma melhor aderência e durabilidade do produto. 3. Medição correta: meça a parede com precisão para calcular a quantidade de papel de parede necessária. Nestas medidas deverá ter em atenção as dimensões das faixas do papel de parede e a eventual necessidade de aplicar pequenos ajustes nas emendas. Compre uma quantidade um pouco maior do que a resultante das medidas tiradas para evitar a falta de material durante a sua aplicação. 4. Ferramentas adequada s: para facilitar o processo de aplicação do papel de parede, é importante utilizar as ferramentas corretas e que garantam um trabalho mais preciso, tais como, um rolo de espuma, espátula de plástico, tesoura afiada, estilete, régua e nivelador de bolhas. 5. Paciência e cuidado : a aplicação do papel de parede requer paciência e atenção aos detalhes. Comece pela parte superior da parede, desenrolando o rolo de papel de parede ao mesmo tempo que o pressiona suavemente. Utilize a espátula de plástico para eliminar bolhas de ar e alisar o papel. 6. Atenção às emendas : quando for necessário, faça emendas no papel de parede com o devido cuidado e precisão e sempre alinhando os desenhos ou padrões do papel. Desta forma, evitará que as emendas sejam tão evidentes e comprometam a estética final da parede. 7. Acabamento final : após a aplicação do papel de parede, faça um acabamento meticuloso nas laterais e cantos da parede com a ajuda de uma régua e de um estilete, garantindo um resultado impecável, sem dobras ou excessos de papel. Siga as nossas dicas e descubra como a aplicação do papel de parede pode ser uma tarefa fácil e acessível, transformando instantaneamente a decoração de um ou mais ambientes de sua casa. Gostou das nossa sugestões? Descubra mais dicas do SUPERCASA Notícias para transformar a sua casa no recanto ideal: Dicas para transformar o seu jardim num Oásis e Dicas de design para casas pequenas
Fonte: Freepik Autor: Redação Portugal faz parte da lista dos melhores países para trabalhar à distância. Neste artigo dizemos-lhe quais os destinos preferidos pelos nómadas digitais. O trabalho remoto trouxe um novo paradigma profissional a muitos portugueses e cidadãos de todo o mundo, tornando-se numa opção com muitas vantagens, nomeadamente a liberdade horária, geográfica e até financeira . A presença de cada vez mais nómadas digitais em Portugal acaba por ter um impacto positivo no mercado imobiliário português , pelas mais diversas razões: Promovem a economia local – o facto de não estarem fixos numa empresa faz com que necessitem sempre de um local com internet para trabalhar, alojamento local, transporte e bens alimentares. Isto traduz-se num aumento da economia local, pois acabam por investir dinheiro em serviços e produtos locais. Alojamento local – uma vez que necessitam de um lugar para ficar durante o tempo em que cá estão, é provável que recorram a alojamentos locais ou até que arrendem um imóvel nessa zona. Isto pode contribuir tanto para uma maior valorização imobiliária em determinadas zonas, como também para estimular a construção e restauração em lugares pouco desenvolvidos. Investimentos imobiliários por estrangeiros – alguns poderão gostar muito de Portugal e escolher ficar a viver por aqui. Isto traduz-se em possíveis oportunidades de investimentos estrangeiros que podem impulsionar o mercado imobiliário português a nível internacional. De acordo com a Nomadlist , Portugal está muito bem posicionado no ranking mundial: Lisboa está em 1.º lugar na lista de melhores destinos para nómadas digitais, Madeira em 5.º lugar, Portimão em 9.º, Lagos em 11.º, Porto em 17.º e Ericeira em 24.º lugar . Além disso, Portugal é um dos destinos escolhidos pelas boas condições que apresenta , nomeadamente por ter um visto de trabalho remoto; nível de vida com boa qualidade no que diz respeito ao custo de vida, saúde e segurança social; um nível elevado de pessoas que falam inglês, estabilidade política e segurança, ótimo clima e baixa poluição do ar. Eis abaixo alguns dos destinos portugueses mais escolhidos: Lisboa A capital portuguesa é uma das cidades mais apetecíveis para se viver, e onde encontram muitas atrações turísticas e culturais a explorar . É também de fácil acesso a nível de alojamento, transportes, supermercados e hospitais. Há também uma grande diversidade de mercados locais e acessíveis. O nível de qualidade de vida é muito positivo e equilibrado , tendo a serra e a praia a cerca de 30 minutos. É das cidades com mais espaços de trabalho em regime cowork, sendo que deixamos duas sugestões perto do centro: Sitio Work Marquês de Pombal , no centro da capital; Idea Spaces Parque , a 8 minutos de carro do aeroporto. Madeira A ilha portuguesa que os nómadas adoram. É aqui que está sediada a primeira Vila Nómada Digital: a Digital Nomad Village Madeira Islands , que pretende replicar a vila para nómadas digitais, no município de Ponta do Sol, no Funchal. O objetivo foi cumprido: criou-se uma comunidade unida e que acolhe nómadas de vários países , que visitam a ilha e por cá passam longas temporadas. A ilha tem, assim, proporcionado excelentes condições locais para acolher nómadas : desde alojamento, restauração local e mercados, todos se conhecem e há muita interação com os habitantes locais. É um destino cada vez mais atrativo e que tem permitido juntar o útil ao agradável: trabalhar e viver numa das mais bonitas ilhas portuguesas , rodeado de paisagens naturais únicas e da tranquilidade da vida fora do ambiente citadino, usufruindo de um ambiente um pouco mais rural e acolhedor. Portimão É considerada a segunda melhor cidade algarvia para viver. O bom tempo, a proximidade da praia e do aeroporto de Faro podem ser bons argumentos para quem queira viver e trabalhar aqui. Conta com quatro hospitais, fruto de uma economia bastante desenvolvida, além de ser também um lugar muito atrativo para estrangeiros e muito turístico. Sendo conhecido internacionalmente, o inglês é uma língua muito comum por aqui , o que é mais um ponto a favor para nómadas digitais, além do espaço de cowork a 500 metros a pé do centro, o CoCreate Coworking . Lagos É um dos destinos algarvios mais populares, sendo uma cidade costeira muito turística, mas também cada vez mais digital. A prova disso é que é uma das cidades pioneiras na criação de um projeto 100% português, para ajudar nómadas digitais e quem trabalha remotamente a instalar-se em Lagos, juntando pessoas de todo o mundo: o Lagos Digital Nomads . Há também outros espaços de cowork disponíveis e bem localizados, tais como o Centro – Work & Event Space e o Colagos - Cowork Municipal , ambos no centro de Lagos. Há igualmente uma excelente oferta de serviços e bens locais, além das belíssimas praias e do ritmo de vida tranquilo. Porto É considerado o segundo maior centro económico do país, partilhando com Lisboa o espírito cosmopolita e citadino, mas com um ritmo de vida ligeiramente desacelerado. O Porto é uma cidade bastante económica e ideal para viver e trabalhar. A cidade Invicta é contemplada pelo seu charmoso centro histórico , a belíssima Ribeira, o delicioso vinho do Porto e a típica francesinha. É também conhecido lá fora pela mítica Livraria Lello. Há inúmeros lugares para descobrir fora do horário de trabalho , podendo também optar por trabalhar à beira-rio, usufruindo de uma vista completa sobre a cidade. Há uma variada oferta a nível cultural e turístico, dentro e fora do centro da cidade. Facilmente se consegue alojamento e bons acessos a transportes e locais para trabalhar, dos quais destacamos dois, bem no centro: Typographia Cowork , mesmo no centro histórico do Porto; e o Porto i/o , também no centro, na zona Ribeira. Ericeira A bela vila piscatória, repleta de aldeias de pescadores, atrai surfistas de todo o mundo. Praias como Ribeira dIlhas e Coxos são bastante conhecidas, não só em virtude da sua beleza, mas também por acolherem etapas das competições mundiais de surf. O turismo local é forte, bem como a presença de estrangeiros que visitam a vila durante o ano inteiro. Não faltam boas opções de alojamento perto das praias e mercados locais com peixe fresco. A localização privilegiada bem perto do mar e da cidade, bem como a quantidade de negócios locais, leva muitos a desejar ficar a viver aqui. Entre os espaços de yoga e outras atividades que juntam diferentes culturas, sugerimos o WOT Ericeira e o Cowork Salt , no centro histórico da Ericeira. Cascais A vila preferida de muitos cidadãos estrangeiros para viverem a sua reforma na plenitude, e usufruírem de todas as condições para um ritmo de vida tranquilo e sossegado. Ideal para nómadas que gostam de trabalhar a 5 minutos a pé da praia e com uma bela vista para o mar . O sítio perfeito para apreciar o peixe e marisco português num dos vários restaurantes à beira-mar, a 30 minutos de carro da capital. Tem vindo a tornar-se numa verdadeira atração para investimentos estrangeiros, dado que se trata de um lugar com elevada atração turística nacional e internacional . Apesar de ser vila, tem um hospital a 15 minutos de carro do centro, mercados locais e várias opções de alojamento e de trabalho. Sugerimos dois espaços de cowork muito bem localizados: Luna House & Cowork , a 500 metros do centro de Cascais e Lobo Cowork Estoril , a 5 minutos a pé da praia. Faro É considerada a “capital” do Algarve, e um dos destinos turísticos mais cobiçados a nível internacional. Dado o elevado número de estrangeiros, pode ser um bom lugar para viver temporariamente, pois junta diferentes culturas , várias opções de alojamento e praias paradisíacas com temperaturas amenas. As áreas de turismo, hotelaria e restauração estão muito presentes e desenvolvidas, sendo também uma ótima opção para que trabalha remotamente nestas áreas . É possível ter um estilo de vida saudável e tranquilo. Sugerimos o espaço de cowork Faro Avenida , a 3 minutos a pé do centro. Braga Repleta de elementos culturais, arte e história, é um destino que deixa qualquer um rendido à zona norte do país . É considerada uma das cidades empreendedoras, devido ao elevado número de empresas 100% portuguesas aqui sediadas, sobretudo das áreas de marketing digital. Alojamento é o que não falta, bem como boa acessibilidade a supermercados, hospitais e mercados locais. Pode visitar os vários monumentos e desfrutar da gastronomia típica. Sugerimos estes dois espaços de cowork: o Braga Business Center , no centro da cidade e o ER Braga Coworking , no centro histórico. Apesar de estes serem os principais destinos eleitos pelos nómadas digitais, há cada vez mais espaços de cowork em diferentes cidades do país , bem como uma aposta cada vez maior no desenvolvimento de alojamento e diversas opções a nível imobiliário por parte das Câmaras , para atrair mais nómadas para Portugal, sobretudo para o interior do país. Se este é um tema que lhe interessa leia mais aqui: Como funciona o Digital Nomad Visa em Portugal? ; Nómadas Digitais: As melhores cidades para viver e trabalhar de casa ; Capital portuguesa é considerada a melhor cidade do mundo para o trabalho remoto ;
Fonte: Freepik Autor: Redação Sabemos que da teoria à prática vai um grande passo (e uns bons euros também), mas não tem de continuar assim. Neste artigo trazemos-lhe dicas que pode mesmo colocar em prática. 1 – Anote todos os gastos Este é o primeiro passo antes sequer de criar um orçamento. A lógica é simples: primeiro, registe todos (sim, todos) os gastos que tem durante 3 meses . Este passo é importante porque lhe vai permitir elaborar um orçamento adequado a si e à situação em que está, tendo por base receitas e despesas reais: as suas e/ou das pessoas com quem vive. Desta forma, ficará mais consciente de para onde vai o seu dinheiro, e com certeza que, após 3 meses, terá uma noção muito mais clara de onde pode poupar mais. Hoje em dia pode fazê-lo consultando o extrato bancário, registando num excel (há vários modelos prontos a preencher na internet) ou até numa app própria para isso. Pode começar por separar os gastos por categorias e por periodicidade (diária, semanal, mensal, anual) e coloque o valor gasto . Lista exemplo de categorias: - Renda ou prestação empréstimo da casa - Água - Luz - Televisão, internet e telefone - Consultas - Medicamentos/farmácia - Exames/análises - Combustível - Prestação do carro - Portagens - Revisão/manutenção do carro - Estacionamento - Seguro do carro - IUC - Comer fora - Presentes - Supermercado - Cabeleireiro - Ginásio 2 – Adapte o planeamento de refeições Antes de se dirigir ao supermercado, veja o que ainda tem em casa , na despensa, no frigorífico e no congelador, e verifique quantas refeições consegue fazer com os ingredientes que ainda tem. Sugerimos duas formas de planear as refeições: Fazer um calendário de refeições semanal (diversificado e/ou com os pratos favoritos e fáceis de confecionar) e ir às compras em função disso. Esta opção é ideal para quem já tem uma ideia definida do que vai comer e consegue planear as refeições; Fazer uma preparação prévia das refeições num único dia da semana e deixar no frigorífico disposto em 4 categorias: 2 opções de proteína (peixe, carne, ovos, cogumelos, soja, tofu, etc.), 2 opções de legumes (beringela, curgete, pimento, cenoura, tomate, alface, beterraba, etc.), 2 opções de hidratos de carbono (massa, arroz, esparguete, batatas, quinoa, etc.) e 2 opções de fruta (fruta da época costuma ser mais barata). Esta opção é ideal para quem não sabe muito bem que refeições escolher. Assim, conseguirá planear refeições completas e equilibradas mais facilmente, pois basta comprar 2 opções de cada categoria e combinar conforme desejar. É claro que, em cada uma das opções, deve contar com o número de pessoas que vive consigo, bem como com eventuais imprevistos que possam surgir. O objetivo é reduzir os custos, mas também ser flexível. 3 – Poupe no supermercado Além de levar consigo a lista de compras, pode pôr em prática estes pontos: Leve os seus sacos reutilizáveis , assim evita gastar dinheiro a comprar sacos; Fique atento aos folhetos e datas específicas de promoção dos produtos que costuma comprar, assim pode adquiri-los mais baratos; Preste atenção aos prazos de validade , pois muitos supermercados baixam os preços quando o produto se aproxima do prazo; Utilize vouchers e cartões do supermercado para conseguir maiores descontos. 4 – Faça os seus próprios produtos De certeza que tem vários produtos alimentares e de limpeza que pode perfeitamente fazer em casa, ficando muito mais barato. Pesquise pelo produto em específico e encontrará algumas receitas de como confecioná-lo. Exemplos de alimentos que pode confecionar em casa : bebida vegetal, iogurte caseiro, maionese caseira, caldo de legumes, pão, granola, molhos e temperos, entre outros. Exemplos de produtos de limpeza que pode confecionar em casa : com apenas alguns ingredientes, tais como bicarbonato de sódio, vinagre de limpeza, sabão azul e branco, óleos essenciais, folhas aromáticas, citrinos, entre outros, pode fazer detergente multiusos, detergente para lavar a roupa, amaciador de roupa, desodorizantes caseiros, champôs sólidos, entre outros. 5 – Compre roupa em segunda mão É possível cortar custos nesta secção aplicando estas 3 opções: Comprar roupa em segunda mão é mais sustentável do que continuar a ir aos saldos todos os anos e comprar por impulso; Trocar roupa com amigos e/ou família é outra forma de poupar no orçamento mensal. Pode fazer algum dinheiro extra vendendo a roupa que já não gosta ou não usa. 6 – Reduza os gastos de eletricidade Pode reduzir a fatura da luz no final do mês aplicando estas 3 dicas: Utilize lâmpadas LED , tenha ar condicionado ao invés de aquecedores. Utilize tomadas inteligentes para evitar aparelhos ligados em stand-by. Dê preferência ao programa económico dos aparelhos. Veja se pode adquirir a tarifa bi-horária e ligar os aparelhos à noite, que gasta menos energia. 7 – Renegoceie todos os contratos com fornecedores Sabemos que os valores aumentam a cada ano. Uma boa forma de reduzir o orçamento mensal é, anualmente, renegociar todos os valores de seguros (casa e automóvel), contratos de água, luz, telecomunicações e outros que tenha. Faça simulações em diferentes fornecedores e questione se podem igualar o valor das simulações, caso seja mais baixo. Caso não igualem, pode mesmo considerar mudar de fornecedor para garantir melhores preços e condições. Verifique também os casos em que, se ter diversos serviços subscritos ao mesmo fornecedor , lhe garante algum desconto. 8 – Reduza os gastos de água Já sabe que deve gastar menos água, tomando banhos mais curtos e desligando a água enquanto se ensaboa ou enquanto lava os dentes. Contudo, temos algumas dicas extra que farão a diferença no seu orçamento: Evite a pré-lavagem nas máquinas da roupa e da loiça; Opte por sanitas com autoclismo com opção de meia carga; Instale um redutor de caudal nas torneiras; Evite lavar loiça à mão; Utilize uma mopa com doseador de spray para lavar o chão; Evite comprar água engarrafada, opte por um filtro de carvão. 9 – Leve marmita e café de casa para o trabalho Pode poupar uns bons euros levando almoço, lanches e café ou chá para o trabalho. Além de ter um maior controlo sobre o que come, conseguirá andar mais bem alimentado, uma vez que não vai andar sempre com fome e não terá tendência a atacar doces e outros alimentos pobres a nível nutricional. 10 – Aplique a regra dos 50/30/20 Esta regra de poupança é um bom método para poupar ao final do mês. Pode dividir as despesas mensais em três partes: 50% do orçamento para gastos fixos : renda, água, luz, alimentação, etc. 30% para gastos supérfluos : viagens, comer fora, presentes, etc. 20% para poupar : vai direto para a poupança ou pode ser utilizado como fundo de emergência para algum imprevisto. Atenção: não poupe só quando sobra dinheiro! O truque aqui é adaptar estas percentagens de forma real e adequada à sua situação, que lhe permita reduzir os gastos sem ficar aflito. 11 – Inclua um valor para os extras Aplicando a regra de que falámos acima, o orçamento que melhor vai funcionar para si será aquele que contempla também um valor definido para extras . Extras são os gastos não essenciais . Exemplo: jantar fora 2 vezes por mês, comprar um presente, comprar um livro, etc. Pode, de forma estratégica, definir um valor específico para estas pequenas coisas que sabe que quer manter no seu orçamento, porque não prescinde delas. Por exemplo, será completamente diferente ir jantar fora quando lhe apetece ou ir jantar fora 2 vezes por mês porque pôs esse dinheiro de parte e o incluiu no orçamento. 12 – Agora sim, elabore um orçamento realista Depois de colocar em prática todos os pontos acima mencionados, pode elaborar o seu orçamento real e adequado às suas necessidades. Pode, por exemplo, fazer uma tabela no excel e colocar todas as categorias à frente do respetivo valor que definiu como orçamento. Desta forma incluirá no seu orçamento aquele jantar de amigos mensal ou a ida ao cinema, sem com isso aumentar os custos. Com um bom planeamento conseguirá reduzir os custos e otimizar o orçamento mensal. Agora é só colocar em prática e ver os resultados a aparecer! Se este é um tema que lhe interessa, leia mais aqui: Dicas para reduzir o desperdício em casa ; Dicas para poupar água em casa ; Alimentação Sustentável: 6 Dicas ;
Fonte: Freepik Autor: Redação Receber o reembolso do IRS pode representar um grande benefício, pois significa que recebeu algum dinheiro extra. Mas, se não sabe o que fazer com esse dinheiro, o SUPERCASA Notícias apresenta-lhe algumas dicas e sugestões para que consiga tirar o melhor proveito possível dessa receita extra de capital. Pagar as contas com o reembolso Pode aproveitar o valor extra que recebeu para solicitar uma amortização parcial de eventuais créditos pessoais ou no crédito habitação, reduzindo, assim, o valor global da dívida . Além disso, também vai ver esse gesto refletido no valor mensal da sua prestação, o qual também irá baixar. Se decidir avançar com a amortização, comece pelos créditos com taxas de juro mais altas . No entanto, poderá ser mais prioritário para si reduzir eventuais dívidas que possa ter contraído através da utilização de cartões de crédito. É de notar que as dívidas oriundas do uso de cartões de créditos e o recurso a créditos pessoais sem finalidade específica, são o tipo de endividamento com as taxas de juro mais altas, a rondar os 16% e 13%, respetivamente . A amortização parcial de um crédito habitação pode não resultar na aplicação mais sensata do seu dinheiro, podendo não surtir o resultado esperado a nível da rentabilidade, já que esta situação se aplica mais a quem já possui um crédito habitação com uma maior maturidade - mais anos de duração - e pague taxas nulas ou negativas, o que garante uma amortização efetiva do capital em dívida. Prepare um orçamento de férias e de regresso às aulas Aproveitar este dinheiro extra e planeie as suas férias com maior folga financeira. O mês de agosto é a altura do ano ideal para aproveitar para viajar pelo país e conhecer os tesouros escondidos que Portugal tem para oferecer . No entanto, lembre-se que setembro está aí à porta e, com ele, também chega o a necessidade de começar a preparar o regresso às aulas com todas a correria habitual que isso implica nesta fase. Aproveite o dinheiro do seu reembolso para comprar os manuais escolares e os restantes materiais escolares e ainda ensinar aos mais novos um pouco sobre responsabilidade e organização. Prepare-se para a reforma Se ainda não tiver um Plano Poupança Reforma (PPR), saiba que nunca é tarde para subscrever um novo plano . Reserve uma parte do valor do seu reembolso e comece já a salvaguardar o seu futuro, preparando a idade da sua reforma com todo o conforto que desejará manter. Outra vantagem adicional passa pelos benefícios fiscais associados a este tipo de poupanças e que fazem desta opção uma solução de dupla vantagem. Se planear subscrever um PPR, deve saber que existem três modalidades disponíveis de acordo com o nosso perfil de poupança : a modalidade do PPR em forma de seguro, a modalidade de fundo PPR fora dos planos Poupança Reforma e a modalidade de Fundos de Investimento Mistos. Cada opção é apresenta com riscos, rendimentos e custos associados diferentes. Para quem procura um produto com garanta do capital investido , aconselha-se a realizar um PPR em forma de seguro. Esta é uma opção que apresenta menos risco, sendo a mais indicada para quem estiver mais próximo da reforma, já que esta modalidade, ao oferecer menor risco, oferece menor recompensa no final. No caso da população mais jovem, ou para quem procura obter maior retorno do seu investimento e esteja disposto a incorrer em algum risco , poderá recorrer à modalidade de fundos PPR. Esta é a opção mais rentável, sendo que os especialistas dizem que é “preferível começar a apostar num PPR com risco”. A dada altura da sua subscrição, pode optar por trocar de modalidade. Ou seja, manter a modalidade dos fundos PPR até faltarem cerca de 10 anos para a sua reforma e alterar para a modalidade de PRR em forma de seguro. Por fim, existem os fundos de investimentos mistos, que são também considerados opções viáveis para quem estiver disposto a investir em produtos financeiros com maior risco associado. É um produto que oferece maior rendimento, mas especialistas da área sugerem que, se escolher contratar este produto, o deve fazer por prazos superiores a cinco anos . Aumente os seus rendimentos Se preferir focar as suas opções de investimento no presente no sentido de aumentar pode recorrer à subscrição de diversas aplicações financeiras disponíveis na banca, onde algumas possuem mais risco e mais recompensa que outras. No entanto, atualmente, as modalidades que oferecem a melhor relação segurança/retorno ao investidor são os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento . Este tipo certificados de capital garantido e com a duração de sete anos, oferecem um rendimento que vai aumentando com o passar dos anos. Ou seja, se nos dois primeiros anos da aplicação, se a rentabilidade para si for de 0,54%, então nos próximos anos, o valor percentual será superior, podendo até vir a ultrapassar a taxa de inflação . Pode também decidir fazer um depósito a prazo. No entanto, as taxas de juros associadas a esta modalidade de investimento tendem a ser significativamente mais baixas do que na modalidade dos Certificados do Tesouro, nunca ultrapassando os 0,4 pontos percentuais. Para quem procura um produto com uma taxa de juro mais interessante, pode sempre optar pelos Super Depósitos , que são geralmente disponibilizados no momento da captação de novos clientes, oferecendo melhores taxas de juros. Normalmente, esta modalidade apresenta prazos mais curtos - de três meses. Saiba mais sobre o IRS em: Reembolsos do IRS já começaram a ser pagos , Termina amanhã um dos prazos do IRS , IRS: Registadas falhas na validação das faturas
Fonte: Freepik Autor: Redação São vários os estudos dos últimos anos que afirmam as tendências dos consumidores quanto à escolha por eletrodomésticos e produtos mais amigos do ambiente, num momento em que existe cada vez mais preocupação relativamente ao planeta, aos gastos energéticos e à poupança mensal nos orçamentos mensais de cada família. A transição energética é uma tendência crescente à escala global, começando aos poucos a fazer a sua introdução em Portugal através de um maior leque de opções, nas grandes superfícies comerciais, e até pelas estratégias municipais que as autarquias e o Governo começam a implementar, por via de apoios e incentivos. Investir a pensar na sustentabilidade é, por si só, uma forma sustentável de atuar nesse sentido , e também de rentabilizar as faturas energéticas, que podem descer bastante conforme o tipo de eletrodoméstico que adquira para a sua casa. Pode parecer uma ação irrelevante, mas a verdade é que, ao optar por eletrodomésticos sustentáveis, trará à sua casa e ao seu orçamento mais benefícios do que imagina. Porquê optar por produtos sustentáveis? Se a sua for uma cozinha típica, que inclua máquina de lavar loiça, máquina de lavar roupa, frigorífico, forno, micro-ondas, e tantos outros pequenos eletrodomésticos que usa diariamente para fazer as suas refeições, é o local da casa onde, provavelmente, gastará mais energia. Poderá estar habituado a receber uma certa quantia na sua fatura mensal, que paga sem pensar duas vezes, mas já parou para olhar à sua volta e perceber, de facto, que tipo de máquinas tem na sua posse, e o tipo de consumos que elas provocam? Ora, existem soluções que pode adotar para baixar as suas contas de eletricidade e até da água, pela aquisição de máquinas com classificação energética alta e outros produtos que façam o aproveitamento de recursos, evitando desperdícios ou quantias elevadas no final de cada mês. Para conseguir alcançar este objetivo basta que procure eletrodomésticos com bons rácios energéticos, e cuja qualidade/preço acabe por, a longo prazo, lhe trazer rentabilidade. Uma máquina de lavar mais cara e com classificação energética A, apesar de lhe poder custar mais dinheiro no início, vai certamente trazer-lhe um retorno a longo prazo, que vai notar nos seus consumos mensais. O que é, afinal a eficiência energética? Um eletrodoméstico com estas características vai precisar de menos energia para desempenhar as suas funções, trabalhando com mais eficiência e poupando-lhe mais dinheiro. Para saber exatamente quanta energia o seu aparelho doméstico vai gastar, deve consultar a sua etiqueta energética, que pode ir do A (mais eficiente) ao G (menos eficiente), de acordo com o regulamento UE/2017/1369. Assim, com uma escala de cores que varia entre o verde e o vermelho, deve interpretar as etiquetas da seguinte forma: Classificação A (verde escuro): eletrodoméstico muito eficiente com consumo mínimo de energia; Classificação B e C (escala de verdes mais claros): eletrodoméstico com eficiência alta; Classificação D, E, F e G (escala que varia entre amarelo, laranja e vermelho): eletrodoméstico de baixa eficiência, com consumo alto de energia. Ao optar pela classificação mais alta, que neste caso pode ir do A ao C, estará a assumir uma maior rentabilidade financeira e também a optar por um aparelho com maior durabilidade. Outros tipos de escolhas sustentáveis Acima mencionámos uma cozinha típica, que utiliza uma série de aparelhos elétricos que podem consumir, diariamente, bastante energia. No entanto, e porque existem outras divisões onde os gastos podem ser igualmente superiores, é importante optar por um leque de escolhas sustentáveis que lhe proporcionem folga financeira no que toca aos consumos energéticos. Fora os eletrodomésticos, que assumem um grande peso nos consumos diários, provavelmente terá outros pequenos aparelhos, e mesmo objetos que liga à corrente, que geram tanto ou mais impacto nas suas contas, havendo a necessidade de uma gestão otimizada destas utilizações e, sobretudo, uma escolha consciente quanto aos materiais e objetos que escolhe para o seu quotidiano. Falamos, por exemplo, de lâmpadas LED , cujo consumo é inferior ao das lâmpadas tradicionais, ou optar por filtros de água , por exemplo, que lhe permitam gastar menos recursos. A nossa recomendação é que opte por materiais/aparelhos/objetos: Com base em matérias-primas renováveis; Que assumam, nos seus rótulos, uma redução no impacto ambiental; Com componentes não tóxicos; Com grande durabilidade e de composição biodegradável; Com embalagens ecológicas. Se implementar os nossos conselhos estará a ajudar-se a si próprio, já que notará uma poupança significativa nos seus consumos , e ajudará também o ambiente, preservando não só o habitat de milhares de espécies, mas sobretudo a casa de futuras gerações. E se quiser fazer ainda mais diferença, leia estes artigos e continue a adotar práticas amigas do ambiente: Casas Modulares: tudo o que precisa de saber
Fonte: Freepik Autor: Redação A JLL divulgou o seu Relatório de Desempenho ESG em comunicado ao SUPERCASA Notícias , onde resume o progresso significativo verificado até então. Este progresso engloba não só os seus objetivos net-zero, como também o Compromisso Mundial de Edifícios com Carbono Líquido Zero do World Green Building Council até 2030 , que passará a incluir carbono incorporado. Assim, a JLL demonstra que está no caminho certo para cumprir com as metas essenciais em termos de diversidade. Os principais destaques do relatório da JLL de 2022 incluem os seguintes resultados: A redução de 34% das emissões no âmbito 1 e 2 nos escritórios ocupados pela JLL, ultrapassou a redução de emissões prevista; 29% da eletricidade no portefólio global da JLL foi fornecida por fontes renováveis ou pelo menos é proveniente delas; 54% dos escritórios da JLL, com mais de 10.000 metros quadrados, alcançaram certificação sustentável, representando um aumento de 9% em relação a 2021; Foi alcançada uma representação de 37% de mulheres nos dois níveis mais altos da gestão da JLL; Despesa total de 1,99 mil milhões de euros globalmente com fornecedores diversos e pequenas empresas. Com determinação e compromisso, a JLL avança com ousadia na sua caminhada rumo a um mundo mais sustentável. O Relatório de Desempenho ESG de 2022 reflete o nosso progresso notável em direção aos objetivos ambiciosos que estabelecemos. Reduzimos as nossas emissões, ampliámos a utilização de fontes renováveis de energia e fortalecemos a diversidade nos nossos quadros. Estas ações, impactam positivamente o mundo à nossa volta” , comenta Joana Pedro, Sustainability & ESG Technical Director da JLL . “Moldar o futuro do setor imobiliário em prol de um mundo melhor é o cerne de nossa estratégia de crescimento a longo prazo. Estamos orgulhosos de nosso progresso, e estamos determinados a impulsionar a mudança para um futuro mais sustentável e próspero” , acrescenta, na nota a que o SUPERCASA Notícias pôde aceder. Sendo a primeira empresa imobiliária do mundo com uma meta de emissões net-zero validada pela iniciativa Science Based Targets, liderar o caminho da sustentabilidade é fundamental para o objetivo da JLL de moldar o futuro do imobiliário para um mundo melhor e para a sua estratégia de crescimento a longo prazo. Acompanhe também: Novo apoio à eficiência energética é anunciado pelo Governo , Gases renováveis são essenciais para descarbonizar edifícios ou Arrendamentos ecológicos são benéficos para a descarbonização
Fonte: Freepik Autor: Redação Portugal desperdiça quase 25% da água que produz , cerca de 1,94 mil milhões de litros, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). O Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030) prevê um investimento de 5,5 mil milhões de euros para a reabilitação de infraestruturas, mas uma grande parte da água desperdiçada também vem da parte dos consumidores . Sabia que, de acordo com as Nações Unidas, cada pessoa em Portugal gasta, em média, 190 L de água por dia? A mesma fonte afirma que 110 L diários bastam. Preservar a água é fundamental não apenas para garantir o bem-estar das futuras gerações, mas também para proteger o seu orçamento com as faturas de água . Embora muitos compreendam a importância deste cuidado, nem sempre sabem por onde começar a economizar. De acordo com a Selectra, em comunicado enviado ao SUPERCASA Notícias , existem aplicações móveis que o podem ajudar nesta tarefa, sendo que, a partir de uma rápida pesquisa pelas lojas de aplicações, consegue escolher a que melhor se adequa a si. Algumas destas podem ajudá-lo a monitorizar o consumo de água , encontrar maneiras de reduzir o uso e até mesmo poupar dinheiro. Deixamos-lhe aqui algumas: 1. Água Consciente Esta aplicação funciona como um cronômetro e visa conscientizar o utilizador sobre a quantidade de água utilizada nas suas tarefas diárias, como a lavagem da louça e da roupa, escovar os dentes e tomar banho. Pode medir o tempo gasto nestas atividades e perceber quanta água é consumida em cada uma delas. 2. Fake A Shower Ideal para quem prefere ligar a água enquanto utiliza a casa de banho em locais públicos, esta aplicação simula barulhos realistas de água corrente, evitando o desperdício desnecessário. Após isto, ainda apresenta quantos litros de água foram poupados com esta alternativa. 3. MOBII Minha Conta Se não tem noção do seu consumo mensal de água, esta aplicação é perfeita para fazer uma gestão detalhada e evitar o desperdício. Apenas necessita de verificar o contador regularmente e apontar os valores na aplicação para avaliar o consumo e identificar eventuais desperdícios ou fugas. 4. Desafio Ambiental Para quem procura aprimorar ainda mais os seus hábitos de consumo, com esta aplicação pode ver notícias diárias sobre o ambiente, qualidade do ar e da água, para além de desafios que incentivam a adoção de práticas mais sustentáveis. Outras dicas para economizar água: Coloque as máquinas a lavar apenas com a carga completa e no modo eco; Coloque o lixo diretamente no caixote da casa de banho e poupe entre 7 a 15 L de água por descarga; Não cozinhe em panelas demasiado grandes para não utilizar mais água do que a necessária; Aproveite a primeira água do duche para regar as plantas, lavar o chão ou colocar no autoclismo; Regue as plantas ao início da manhã ou da noite, evitando os períodos de maior calor; Limpe as áreas exteriores com recurso a uma vassoura e não a uma mangueira; Instale um compressor redutor de caudal nas torneiras e poupe até 80% de água. Se gostou destas dicas acompanhe também: Dicas para poupar na utilização do seu Ar Condicionado , Soluções para manter a temperatura ideal em sua casa e Dicas para reduzir o desperdício em casa
Fonte: Freepik Autor: Redação A iniciativa da Comissão Europeia, Desafio das Cidades Inteligentes (ICC) , selecionou quatro municípios portugueses para integrarem uma jornada de dois anos que visa a transição ecológica e digital das suas comunidades. São 64 cidades no total, de 17 países da União Europeia, e o objetivo da Edição 2023-25 passa por apoiar e ajudar as suas economias locais a serem mais sustentáveis e conscientes, quer a nível ambiental como digital, com recurso a Pactos Ecológicos Locais que definirão estratégias e objetivos. As quatro autarquias selecionadas, Braga , Câmara de Lobos , Guimarães e Valongo vão beneficiar de recursos que as ajudarão a estabelecer um lugar cimeiro na concretização destes objetivos, através de tecnologias de ponta e outros apoios, cuja intenção passa pela melhoria da competitividade económica, qualidade de vida dos seus cidadãos e fomentação da resiliência social. Para o Vereador dos Sistemas Inteligentes da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva , esta é uma conquista que reflete o nosso compromisso com a transformação digital e a sustentabilidade. Contando com o apoio da Comissão Europeia, além da colaboração sinergética entre outras cidades, o município vai ter acesso a recursos valiosos e conhecimentos especializados [que] permitirão desenvolver projetos inovadores que nos coloquem na vanguarda das cidades inteligentes . O objetivo, de acordo com o autarca, passa por construir um futuro melhor para Guimarães como uma cidade inteligente, sustentável e próspera. Às cidades será oferecida a oportunidade primordial de se destacarem como uma Cidade Inteligente Europeia , de acordo com a chefe da Equipa de Cidades e Proximidade, GD Grow da Comissão Europeia, Dana Eleftheriadou, sobretudo através do lançamento dos seus próprios Pactos Verdes Locais. Os quatro municípios vão assim beneficiar de várias iniciativas que ampliarão a sua atratividade, quer para as comunidades locais, quer para investidores que indentifiquem neles o potencial ecológico, digital e empreendedor. A participar nesta iniciativa estão Espanha, Grécia, Itália, Roménia, Irlanda, Portugal, Alemanha, Polónia, Bulgária, Chipre, França, Holanda, Croácia, Luxemburgo, Finlândia, Hungria e Suécia. Procura imóveis em algum dos municípios mencionados? Consulte então: Casas da Semana na Ilha da Madeira , Novos imóveis das últimas 48h: Guimarães , Novos imóveis das últimas 48h: Valongo
Fonte: Freepik Autor: Redação O alerta para burlas com arrendamentos foi levantado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), no seguimento de um elevado registo deste tipo de crime, que tem afetando sobretudo estudantes, cidadãos estrangeiros e arrendamentos de casas para férias. A sua expansão ganhou relevância nas últimas semanas , de acordo com a tutela, pelo que é deixado o alerta a quem procura imóveis nas redes sociais e em operadores legítimos de comércio eletrónico. Publicados sobretudo nas redes sociais , estes anúncios fraudulentos apresentam imóveis com disponibilidade para arrendar, a um valor mais baixo do que imóveis em categoria semelhante, e com fotografias bastante apelativas que levam ao engano os interessados. A burla decorre da seguinte forma: os interessados respondem ao anúncio e são contactados pelos responsáveis, de forma geral, através do Whatsapp, e sempre por mensagens escritas. A PGR explica: O agente criminoso (suposto senhorio) manifesta sempre que o imóvel está disponível de imediato, mas nunca se mostra disponível para que o mesmo seja visitado - alega sempre estar no estrangeiro e, muitas vezes, ser cidadão estrangeiro, não lhe sendo possível vir a Portugal. É frequente a narrativa fraudulenta de o senhorio ter deixado Portugal por motivos relacionados com o seu trabalho. Isto acontece, sobretudo, para proporcionarem uma reserva antecipada ao imóvel, exigindo às vítimas um pagamento. Tudo isto pretende criar a expectativa, na vítima, de que encontrou uma casa para tomar de arrendamento e, por essa razão, proceder ao pagamento antecipado de quantias que lhe são pedidas. , visto que após o pagamento da suposta reserva de visita ao imóvel, torna-se praticamente impossível identificar o titular, tratando-se de um ato criminoso de burla. A PGR conclui e avisa: Este fenómeno criminoso é desenvolvido por grupos profissionais e organizados, que têm o propósito exclusivo de burlar. Em muitos casos, são até emitidas faturas e mensagens falsas, como se fossem de plataformas de referência, e a utilização de números de telefone pré-pagos, perfis falsos nas redes sociais e endereços de email forjados são algumas das técnicas utilizadas para atrair vítimas . Assim, a PGR pede que se avaliem cautelosamente os anúncios de imóveis online, bem como os eventuais perfis dos seus autores, sobretudo quando todos os contactos são efetuados por meios digitais . Acompanhe também: Rendas em Portugal continuam a subir , Casa segura: Saiba como se proteger contra o cibercrime
Fonte: Freepik Autor: Redação Deixar os aparelhos em standby tem um impacto significativo na sua fatura de eletricidade , de acordo com a nota informativa enviada pela Selectra, especialista na comparação de tarifas de energia, à redação do SUPERCASA Notícias . Segundo um estudo da União Europeia, o consumo médio de energia dos equipamentos elétricos em standby representa cerca de 11% do consumo total de energia numa habitação. Ou seja, para além de contribuir para a sua pegada ecológica , também está a aumentar o valor da sua fatura mensal. De forma entender o impacto financeiro, a Selectra fez uma estimativa considerando alguns aparelhos com base numa potência contratada de 6,9 kVA, o aconselhado para uma família de dois adultos e duas crianças. Foram selecionados aparelhos de uso comum numa habitação deste estilo, como o computador fixo e o portátil, a consola, a televisão, o carregador de telemóvel, a box da sua operadora e o microondas, levando em consideração o tempo médio de funcionamento em standby de 16 horas por dia. Considerando uma habitação com múltiplos aparelhos em standby , o aumento mensal na fatura de eletricidade é bastante significativo. Se considerarmos uma tarifa de eletricidade simples, o aumento médio pode ser de aproximadamente 11,68€ por mês, resultando num aumento anual de cerca de 140,21€ na sua fatura de eletricidade, sem qualquer necessidade. Noutra perspetiva, imaginemos que tem mais do que um computador fixo, três carregadores e uma televisão com box. Neste caso, o valor mensal seria cerca de 19.34€, enquanto que o anual de 232,03€. Sendo assim, é essencial estar ciente do custo da energia consumida pelos aparelhos em standby e adotar medidas para reduzir o seu consumo desnecessário, desligando completamente os aparelhos quando não estão em uso. Isto contribuirá não apenas para baixar o valor da sua fatura, como também para uma pegada ambiental mais sustentável. Se gostou deste artigo acompanhe outros temas trazidos até si pelo SUPERCASA Notícias : Descubra como planear o seu orçamento para as férias , Procura por transportes públicos aumentou desde o início do ano ou Energias renováveis garantem produção de 63% da energia elétrica
Fonte: Freepik Autor: Redação Da próxima vez que fizer um pagamento e receber como troco uma moeda de dois euros cuja face nacional não consiga decifrar, tal pode significar tem na palma da sua mão uma moeda comemorativa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) foi autorizada a cunhar e comercializar duas emissões comemorativas da moeda corrente de dois euros. A primeira, designada “JMJ Lisboa 2023”, vai já entrar em circulação a 19 de julho , antecipando, assim, a realização do evento, que decorrerá entre os dias 1 e 6 de agosto. Por seu lado, a segunda moeda, denominada “Uma moeda pela Paz”, tem emissão prevista para 15 de novembro. A ação de pôr em circulação ambas as moedas já estava prevista na Portaria nº 151/2023, de 6 de junho. Nas duas moedas comemorativas permanecerá na sua face comum, o desenho europeu utilizado nas moedas de euro destinadas à circulação. É, no entanto, no lado nacional que existe diferenciação das atuais moedas em circulação e mesmo entre em si, tal como se encontra esquematizado no plano de moedas Banco de Portugal (BdP): Moeda “JMJ Lisboa 2023” No campo central, a cruz peregrina, e um conjunto de figuras simbolizando a multietnicidade dos jovens na Jornada; Na parte inferior, duas mãos envolvendo todo o conjunto, representando o acolhimento do Papa e o sentido de inclusão e universalidade deste encontro; Na orla superior, a legenda “Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”; Na orla inferior, o escudo de Portugal, as legendas “Portugal” e “Casa da Moeda”, e a indicação do autor; Envolvendo todo o desenho, as 12 estrelas da União Europeia dispostas em forma circular. “Moeda pela Paz” Na parte superior da esquerda para a direita, encontram-se as legendas “Casa da Moeda”, a indicação do autor, de “Portugal” e “2023”; No campo central, encontra-se a esfera armilar e à sua volta uma estrela com 16 pontas formada pela palavra “PAZ” inscrita nas 16 línguas oficiais dos 20 países que integram a Zona Euro. As palavras inscritas em diversas fontes assinalam diferenças de identidade, estabelecem um diálogo e encontram um ponto de concórdia, com um significado comummente partilhado – a Paz. Além das datas da entrada em circulação e da cunhagem serem distintas, as novas moedas de 2 euros possuem, também, limites de emissão diferentes. De acordo com a portaria, publicada em Diário da República, o valor total da moeda “JMJ Lisboa 2023” não pode ultrapassar os 2,03 milhões de euros, enquanto que o montante da “Moeda pela Paz” não deverá exceder os 1,03 milhões de euros. Em termos de números, o BdP informa que a primeira moeda terá um teto máximo de 1 milhão de unidades; já a segunda, o número reduz-se para metade, isto é, 500 mil moedas. Para cada uma das moedas comemorativas, foi, ainda, dada a autorização à INCM, para cunhar até 7500 moedas com o acabamento especial do tipo “Brilhantes não circuladas” (BNC) e mais 7500 com acabamento especial do tipo “Provas numismáticas” (proof). O diploma, assinado pelo secretário de Estado do Tesouro, Pedro Sousa Rodrigues , estabelece que “nas moedas de acabamento normal que ultrapassem o limite habitual das 500 mil unidades”, 30% do “diferencial entre os custos de produção e o valor facial das moedas” será afeto à Fundação JMJ Lisboa 2023.
Fonte: Freepik Autor: Redação No dia 2 de novembro entrou em vigor a nova medida do Governo que permite a fixação da prestação da casa durante dois anos, para famílias com dificuldades em pagar o crédito habitação. No entanto, alguns bancos preparam-se para apresentar uma moratória privada , semelhante à moratória do Estado, com a diferença de que esta medida não deverá ter critérios de exclusão. Para aderir ao apoio do Governo é necessário cumprir determinados critérios, nomeadamente: Ter contrato anterior a 15 de março de 2023 e não estar em situação de incumprimento; Ter contratado um crédito habitação com taxa de juro variável ou taxe de juro mista, caso esta se encontre em período de aplicação da taxa variável; Não ter acesso ao Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) ou Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI). Os critérios de exclusão vão levar a que muitas famílias não sejam incluídas na medida , daí a proposta dos bancos para uma moratória privada. Ou seja, estes requisitos não serão considerados para efeitos de exclusão da moratória privada, sendo que a decisão de permitir acesso ou não a esta medida ficará exclusivamente nas mãos da instituição financeira. Todos os restantes aspetos da moratória são semelhantes. Prevê-se que a moratória privada vá permitir também a fixação do valor da prestação do crédito habitação durante dois anos, num montante equivalente a 70% da Euribor a 6 meses. Por sua vez, o pagamento do capital diferido, acumulado durante este período de tempo, também deverá ser diluído pelos anos restantes do contrato. Sugerimos a leitura: O que é uma moratória do banco? Fique a saber e Crédito habitação: já pode pedir a fixação da prestação
Fonte: Freepik Autor: Redação O leasing imobiliário , também conhecido como Locação Financeira Imobiliária , é uma alternativa à compra, arrendamento ou permuta de imóveis , que pode servir como forma de combater a subida das taxas de juro . Esta é uma solução de financiamento simples e rápida que atrai o interesse não só de particulares, como de empresas e negócios , uma vez que pode ser aplicada para fins residenciais e estabelecimentos comerciais, como lojas, escritórios, garagens ou consultórios. Com esta alternativa, o locatário pode usufruir de um imóvel por um determinado período de tempo, mediante o pagamento ao proprietário de uma renda . No final do contrato, o cliente tem a opção de compra do imóvel pelo valor residual , definido entre ambas as partes e assente no contrário. Este valor varia entre 10% e 20% do valor do imóvel. O contrato de leasing pode ter uma duração entre os 7 e os 30 anos, no entanto, o locatário não pode ter uma idade superior a 75 anos. Vantagens • Isenção do pagamento do Imposto de Selo, cobrado habitualmente quando se recorre ao crédito habitação; • Possibilidade de adquirir o imóvel no final do contrato; • Possibilidade de incluir o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e outras despesas associadas ao contrato no financiamento do leasing; • Possibilidade de arrendar o imóvel a terceiros; • Acessível a quem possui um capital inicial limitado; • Compatibilidade com incentivos do estado e comunitários. Desvantagens • Pouca opção de escolha, sendo que a maioria dos imóveis disponíveis para esta modalidade são detidos pelo banco; • Avarias e obras de manutenção são inteiramente da responsabilidade do locatário; • Contratação de seguros são suportadas pelo locatário; • Em caso de incumprimento, o banco pode mais facilmente tomar posse do imóvel; Nem todas as entidades financeiras praticam esta modalidade de crédito para particulares e o seu financiamento, pelo que o valor das garantias vai diferir consoante se trate de um cliente particular ou de uma sociedade. O contrato de leasing imobiliário pode ser aplicado para financiar a aquisição de imóveis já construídos ou obras de beneficiação ou adaptação, compra de terrenos e construção de imóveis. Quando se trata de uma empresa, para aceder a esta modalidade é solicitada uma livrança subscrita pela empresa com aval dos sócios e cônjuges . As garantias exigidas dependem da análise de risco de crédito. Ficou esclarecido? Consulte também: Fundos Imobiliários: o que são e como investir , Mapa de Responsabilidades de Crédito: o que é? ou O que é uma moratória do banco? Fique a saber
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Viver num palacete ou quinta pode não estar ao alcance de todos, no entanto , é impossível ficar indiferente aos seus atributos arquitetónicos , cujos detalhes são certamente mais proeminentes do que num imóvel tradicional. As áreas são maiores, os jardins são vastos e a magia associada a este tipo de casa, que vive no imaginário dos grandes romances históricos e histórias de época, é transversal a quem os visite . Assim, o SUPERCASA leva-o numa viagem pelos mais carismáticos palacetes e quintas à venda em Portugal . Disponíveis para venda, estes imóveis vão certamente inspirá-lo caso planeie efetivamente investir numa destas opções . Trata-se de um investimento com potencial , pois poderá não só comprar um palacete ou quinta para transformá-lo na sua habitação própria, como também para rentabilizar as suas potencialidades ao torná-lo num espaço de alojamento local, por exemplo, ou noutro tipo de negócio que lhe traga retorno. Consulte os palacetes e quintas mais cobiçados e agarre o seu investimento! Palacete T6 em Lisboa - 7.500.000€ Quinta T17 em Viana do Castelo - 800.000€ Quinta T10 em Santarém - 1.950.000€ Quinta T16 em Portalegre - 2.690.000€ Se anda à procura dos melhores investimentos, leia: Quer reabilitar um imóvel? Consulte os achados do SUPERCASA
Fonte: Freepik Autor: Redação A sustentabilidade é um objetivo comum a todos os setores, e são várias as medidas criadas para transformar a sociedade em prol de um mundo mais sustentável e em sintonia com o meio ambiente. No mercado imobiliário, a sustentabilidade é imensamente valorizada, nomeadamente no que diz respeito a certificações ambientais. Em Portugal, existem alguns processos de certificação de caráter obrigatório, como o desempenho energético dos edifícios (SCE) , aprovado no Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, que engloba o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. O conjunto de Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT) é também obrigatório no momento da construção de um novo empreendimento , consistindo num conjunto de normas de instalação e de segurança nas instalações elétricas de utilização em baixa tensão. No entanto, existe uma série de certificações ambientais voluntárias para imóveis, especialmente projetadas para promover a sustentabilidade no mercado imobiliário e no setor da construção. Certificações ambientais para imóveis Para além dos processos obrigatórios, são várias as certificações energéticas de caráter voluntário , reconhecidos internacionalmente como símbolos de sustentabilidade. 1. LEED A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), ou, em português, Liderança em Energia e Design Ambiental, avalia a eficiência energética e hídrica das construções, e o seu impacto no meio ambiente com a emissão de gases e gestão de recursos naturais. Este certificado foi criado pelo U.S. Green Building Council para promover o desenvolvimento de projetos de construção com critérios sustentáveis e eficientes, aplicáveis a qualquer tipo de construção, e que passa por influenciar 5 áreas principais: • Localização sustentável; • Proteção e eficiência da água; • Eficiência energética e energias renováveis; • Conservação de materiais e recursos naturais; • Qualidade do ambiente interior. 2. BREAAM Esta é a mais antiga certificação de edifícios sustentáveis, intitulada Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) ou Método de Avaliação Ambiental do Estabelecimento de Pesquisa do Edifício. O certificado BREEAM é mundialmente conhecido e tem como objetivo avaliar, classificar e certificar a sustentabilidade dos edifícios através de métricas e indicadores que abrangem uma série de questões ambientais, como: • Uso de energia; • Gestão de resíduos; • Materiais de construção; • Poluição; • Transporte; • Saúde. 3. ISO 50001 O ISO 50001 é um sistema de gestão de energia destinado a apoiar organizações para conservar recursos e melhorar a utilização de energia . O seu objetivo passa por: • Desenvolver uma política para uma utilização mais eficiente da energia; • Fixar metas e objetivos para cumprir a política; • Utilizar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre a utilização de energia; • Medir os resultados; • Analisar o bom funcionamento da política; • Melhorar continuamente a gestão da energia. 4. WELL A certificação WELL rege-se pelo princípio de que os imóveis devem melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores , com foco nas pessoas e no seu contexto social. É aplicável a edifício residenciais e do setor comercial , nomeadamente para guiar as empresas na criação de espaços de trabalho e nas suas políticas de bem-estar e fomentar um ambiente mais feliz e produtivo. Os critérios deste certificado assentam em 10 conceitos essenciais: • Ar; • Água; • Nutrição; • Iluminação; • Fitness; • Conforto térmico; • Acústica; • Materiais; • Mente; • Comunidade. Os sistemas de certificação ambiental têm como objetivo fomentar práticas sustentáveis em todas as áreas que envolvem o setor imobiliário e da construção. Para obter estas certificações, devem ser implementadas práticas sustentáveis , que classificam o edifício de acordo com o seu grau de adoção e que serve como ferramenta de benchmarking , para conseguir destacar-se da sua concorrência . Esta informação foi-lhe útil? Sugerimos também: Arquitetura sustentável e amiga do ambiente e Construção sustentável ganha destaque no mercado imobiliário