App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Madeira: Governo Regional pretende construir para jovens no Norte da Ilha

3 NOVEMBRO 2021
Tópicos
Ilha da Madeira Habitação Acessível
O Governo Regional da Madeira vai iniciar no próximo ano a reabilitação dos imóveis anexos ao Farol de S. Jorge para fixar casais jovens que queiram viver no concelho de Santana, no norte da ilha,
Madeira: Governo Regional pretende construir para jovens no Norte da Ilha
O Governo Regional da Madeira vai iniciar no próximo ano a reabilitação dos imóveis anexos ao Farol de S. Jorge para fixar casais jovens que queiram viver no concelho de Santana, no norte da ilha, foi hoje anunciado.
“O destino que pretendemos dar é para habitação. Iremos considerar no próximo ano, no orçamento de 2022, uma verba destinada à reabilitação daqueles imóveis”, revelou o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, referindo que é “prematuro” falar de valores.

O Conselho de Ministros aprovou, em 30 de setembro, a transferência do Governo da República para a Madeira da titularidade dos espaços habitacionais e dos imóveis anexos ao farol de São Jorge, no concelho nortenho de Santana, satisfazendo uma reivindicação sistemática da região desde 2003.

Neste momento, conforme explicou hoje o governante, decorre a regularização patrimonial, sendo depois necessário fazer projetos e elaborar os cadernos de encargos.

“Nós pretendemos iniciar [as obras] no final do próximo ano”, disse, acrescentando que, após concluída essa reabilitação, o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, irá “atribuir aquelas habitações a casais jovens que se queiram fixar em Santana, mais especificamente na freguesia de São Jorge, até de modo a contrariar o decréscimo populacional que se tem registado em Santana nos últimos anos”.

São quatro habitações de tipologia T3, indicou o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas.

Desde 2003, foram apresentadas e aprovadas várias iniciativas no parlamento da Madeira e na Assembleia da República exigindo a transferência destas infraestruturas, que se encontravam abandonadas.

O farol de São Jorge foi construído em 1948 e começou a funcionar em 1959, sendo uma torre cilíndrica com 14 metros de altura e um edifício anexo, constituído por um conjunto de habitações edificadas na década de 80 para apoiar os trabalhadores e famílias deslocadas para aquele local.
Tópicos
Ilha da Madeira Habitação Acessível
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel