Esta forma categórica pode ajudá-lo a dar impulso à forma como gere a sua marca e negócio. Descubra como e porquê.
Fonte: Freepik
Autor: Redação
Em termos linguísticos, e para melhor entender numa fase inicial o que são
ativos tangíveis e intangíveis, começamos por explicar-lhe que estes são termos que se referem a
elementos de alcance físico. Ativos tangíveis são, por exemplo, uma cadeira, uma casa ou uma chave, enquanto ativos intangíveis são coisas com existência incorpórea, como planos de negócios ou estratégias de marca que, embora possam ser documentados, não existem no plano tangível.
Entender estes conceitos pode ajudá-lo a
compreender as várias componentes do seu negócio, com um conjunto de processos que se materializam e desmaterializam em diferentes dinâmicas da sua estratégia de comunicação e marca.
Assim que é criada,
uma marca pode ser tangível ou intangível, dependendo do percurso que é feito para fazer aumentar a sua notoriedade e reconhecimento no mercado, e que passa por uma
boa gestão e plano estratégico. Uma marca intangível é o objetivo a que se pretende chegar caso deseje que a sua marca seja facilmente reconhecida pelo público, de forma simples e eficaz, e pode ser uma meta vantajosa para as empresas com
franchisings que queiram crescer no mercado.
Tangível vs. Intangível: as principais características
Se tem dúvidas sobre o que significam estes conceitos, passamos então a explicar-lhe, de uma forma esquemática, para o ajudar a compreender como os pode tornar em
objetivos para a sua própria marca e negócio, e de que forma se materializam.
Uma marca tangível será
• Uma marca com
elementos físicos que representam a empresa, como o logótipo, o nome e os serviços prestados.
• Tem a si intrínsecos aspetos visíveis e palpáveis da marca, que criam uma primeira impressão nos clientes e influenciam diretamente as suas decisões de compra.
Uma marca intangível é
• Uma marca representada por valores, com reputação, experiência e notoriedade sobre aquilo que oferece aos seus clientes.
• É composta de elementos intangíveis (não palpáveis) que diferenciam a empresa da concorrência e criam laços emocionais com o seu público.
No mercado imobiliário, a reputação da empresa e a qualidade do atendimento são dois dos fatores mais cruciais para um cliente escolher os seus serviços, e representam marcas intangíveis a sua essência, pois terão a si associados sentimentos de confiança, fidelidade, reconhecimento e força.
Por outro lado, as marcas tangíveis dizem respeito àquilo que apresentam ao cliente, como a carteira de imóveis, a qualidade da imagem, a localização das suas lojas e a perceção que as pessoas têm acerca da empresa.
Como construir uma marca forte no imobiliário?
Para verdadeiramente conseguir alcançar sucesso no mercado imobiliário,
deve combinar a estratégia de marca tangível e intangível na sua empresa, concebendo uma
imagem forte, reputação impecável e uma carteira de imóveis de alta qualidade.
Um dos maiores
erros cometidos na construção de uma marca intangível passa pela
deficiência do acompanhamento que é dado aos clientes, criando dificuldade em fidelizá-los e em
alcançar um crescimento sustentável e forte que lhe permita ser reconhecido no mercado.
Mas também,
uma marca intangível forte, com imóveis de baixa qualidade na sua carteira, e mau atendimento aos clientes, certamente também terá bastante dificuldade em afirmar-se como uma marca forte e conquistadora de grande notoriedade, pois a verdadeira estratégia para conseguir intangibilidade reside na junção dos dois tipos de marcas. Ou seja,
investir em qualidade em todos os níveis e vertentes do seu negócio.
E por onde começar?Logotipo e imagem visual da sua marca
Invista numa imagem visual forte para a sua marca, com um logótipo facilmente
reconhecido e que qualquer pessoa possa
associar aos seus serviços. Para obter este tipo de reconhecimento, tem de
investir fortemente nos canais onde divulgará a sua marca, espalhando-a no subconsciente do seu público.
O CRM Imobiliário eGO Real Estate pode ajudá-lo com esta parte da estratégia, tendo à disposição
serviços que criam logótipos para a sua empresa e folhetos personalizados, por
designers especializados, que poderá
utilizar nas suas comunicações e difundir por vários canais. Saiba mais sobre este serviço
aqui.
Acompanhamento personalizado
Faça questão de proporcionar aos seus clientes o
melhor acompanhamento possível, fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para os satisfazer e atender às suas necessidades.
Este cuidado e detalhe vai mantê-los felizes com os seus serviços, levar a que recomendem a sua empresa e ajudar à sua fidelização. Para tudo isto,
deve manter um registo organizado do acompanhamento e das interações que vai tendo com eles, podendo ter, no CRM eGO Real Estate, fichas com os contactos onde regista o acompanhamento que é feito, pedidos de visita, oportunidades, leads que recebe, e ainda, para os proprietários com quem mantém negócios,
um portal exclusivo que pode partilhar com eles para lhes dar acesso a informações sobre o imóvel que têm à venda. Clique aqui para descobrir como.
Comunique de forma clara e assertiva
Nesta vertente,
deve estabelecer os valores da marca, o seu tom de voz, a forma como são comunicados produtos ou serviços, e o tipo de discurso que vai utilizar para cada um dos canais que tem à sua disposição. Para tudo isto, deverá criar um
plano de marketing que envolva não só a estratégia da marca mas também a estratégia de comunicação.
Uma comunicação bem sucedida vai ser aquela que,
além de divulgar produtos e serviços e os apresente de forma clara e assertiva, espelhe também a personalidade da marca e os seus valores, com uma imagem coerente e que se distinga facilmente aos olhos dos recetores.
Mais uma vez, através do eGO,
vai conseguir criar este tipo de campanhas de comunicação, podendo criar newsletters onde defende e acimenta o seu tom de comunicação, focando-se em temas de interesse relacionados com a sua área de atuação, ou
landing pages exclusivas para um serviço
premium ou
apresentação de produtos exclusivos, com formulários que pode criar para obter informações sobre dúvidas ou pedido do seu público. Através de todas estas estratégicas
, ficará mais próximo do seu público e conseguirá chegar ao objetivo intangível, podendo consolidar a sua marca como uma referência do mercado.Invista numa construção sólida da sua marca tangível e intangível, dando-se a conhecer ao mercado e pavimentando o caminho para um crescimento contínuo e sustentável.