App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Máscaras que detetam a Covid 19: Nova descoberta de cientistas japoneses

12 JANEIRO 2022
Tópicos
Destaque Notícia Homepage Covid-19 Pandemia Curiosidades
Um grupo de investigadores japoneses desenvolveu uma máscara que, se tiver vestígios do vírus SARS-CoV-2, brilha diante a exposição à luz ultravioleta (UV).
Máscaras que detetam a Covid 19: Nova descoberta de cientistas japoneses
Uma máscara que brilha quando deteta vestígios do vírus responsável pela Covid-19 é uma realidade muito em breve.

Um grupo de cientistas investigadores japoneses desenvolveu uma máscara que, se tiver vestígios do vírus SARS-CoV-2, brilha diante a exposição à luz ultravioleta (UV). Tudo graças à extração de anticorpos de ovos de avestruz.

Yasuhiro Tsukamoto, responsável da equipa, esclareceu à Reuters que “a vantagem destas máscaras é que as pessoas assintomáticas podem detetar facilmente o coronavírus”.

Segundo a Kyodo News, os investigadores da Kyoto Prefectural University, no Japão, injetaram, em fevereiro do ano passado, uma forma não-ameaçadora de Covid-19 nas avestruzes-fêmeas, o que possibilitou que removessem, com sucesso, anticorpos dos seus ovos.

Posteriormente, criaram um filtro que é colocado na máscara e que pode ser retirado e pulverizado com um corante fluorescente que contém os anticorpos dos ovos de avestruz. 

Ultrapassada a fase de laboratório, este novo mecanismo foi posto à prova: em dez dias, 32 pessoas infetadas usaram as máscaras durante oito horas. Após pulverizados e sob luz ultravioleta, os filtros brilharam e confirmaram a infeção.

Yasuhiro Tsukamoto, presidente da Kyoto Prefectural University, foi uma das "cobaias" e descobriu que estava com Covid-19 quando usou uma destas máscaras experimentais.

A equipa de investigadores pretende agora ampliar os ensaios para 150 participantes, enquanto aguarda pela aprovação do governo japonês para comercializar as respetivas máscaras já no próximo ano.

No entanto, o trabalho destes cientistas não deverá ficar por aqui. Em declarações à Kyodo News, Yasuhiro Tsukamoto revela que, no futuro, o propósito é continuar a produzir anticorpos através de ovos de avestruz para poderem ser transformados em kits de teste de deteção do vírus acessíveis a todas as pessoas.
Tópicos
Destaque Notícia Homepage Covid-19 Pandemia Curiosidades
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel