App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Mercado Imobiliário alimentado por estrangeiros

2 DEZEMBRO 2022
Tópicos
Casas em Lisboa Investidores Estrangeiros Lisboa Porto
Foi possível apurar, segundo os Censos 2021, um aumento de novos habitantes não-residentes nas duas grandes cidades do país.
Mercado Imobiliário alimentado por estrangeiros
Fonte: Pexels
Autor: Redação

Lisboa terá sofrido uma diminuição da população, uma vez que, nos últimos três anos, 56 mil pessoas saíram do concelho. Destes 56 mil habitantes mais de metade tinha uma idade inferior a 40 anos, e 78% optou por sair da capital para ir residir nos subúrbios. No entanto, estes números foram compensados com a entrada de novos residentes, sendo que um quarto é oriundo do estrangeiro. Estas estatísticas revelam que os não-residentes terão evitado em 10% o decréscimo da população. 

O mesmo aconteceu na cidade do Porto, onde se verificou a saída de cerca de 20 mil pessoas (9% da população), mas ao contrário do que se terá registado em Lisboa, a maior parte dos que saíram foram jovens que escolheram como nova residência os concelhos vizinhos. A percentagem dos novos moradores que vieram do estrangeiro, no caso da cidade do Porto, foi de 22%. 

Esta tendência acompanha os últimos números verificados pelo Banco de Portugal no mercado imobiliário, que tem vindo a ser alimentado pelos estrangeiros que escolhem Portugal para investir. Houve um aumento significativo, sendo que as transações de habitação em Portugal são representadas em 11,7% por compradores não-residentes. Este crescimento fez com que os valores do mercado que envolvam compradores não-residentes tivessem alcançado quase 30 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2022, um valor que ficou abaixo dos 25 mil milhões em período homólogo.



Tópicos
Casas em Lisboa Investidores Estrangeiros Lisboa Porto
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel