Hoje em dia é importante estar online, para ser mais facilmente encontrado pelo seu cliente. Saiba qual a importância e como ter sucesso nas cinco principais redes sociais.
Importância das redes sociais no Mercado Imobiliário
As redes sociais são fundamentais na estratégia por um único motivo: o cliente está lá. No entanto, o cliente não só está la como também passa grande parte do seu tempo nelas.
Atualmente, estima-se que existam mais de 250 redes sociais, mas isso não quer dizer que seja necessário estar em todas.
A regra de ouro das redes sociais é estar presente apenas naquelas em que os seus potenciais clientes marcam presença.
Além disso, é essencial desenvolver um conteúdo rico e de qualidade que ajude o potencial consumidor a encontrar a sua casa de sonho.
Quais são e como usar as principais redes sociais no Mercado Imobiliário?
Apesar de existir mais de 250 redes sociais, as mais usadas pelos próprios utilizadores e, consequentemente, por profissionais e empresas imobiliárias são: Instagram, Facebook, WhatsApp, LinkedIn e YouTube.
Instagram
O Instagram é uma rede social online e gratuita e que partilha imagens e vídeos. Já conta com mais de 1,22 bilhões de utilizadores ativos no mundo.
Apesar de perder em número de utilizadores para o Facebook, Youtube e WhatsApp, o Instagram é a rede social com maior interação.
Para ter bons resultados é necessário seguir certas práticas:
- Ter um perfil comercial;
- Produzir conteúdos de qualidade;
- Fazer anúncios imobiliários;
- Analisar os concorrentes;
- Usar o Stories;
- Utilizar o IGTV;
- Fazer Lives;
- Usar Hashtags;
- Interagir com os seguidores;
- Analisar as métricas.
Facebook
O Facebook é a maior rede social do mundo. Conta mais de 2,85 bilhões de utilizadores ativos por mês no mundo.
Através da plataforma, é possível criar uma página para o seu negócio, compartilhar conteúdos relevantes, conversar com os seus potenciais clientes, fazer anúncios segmentados, participar de grupos e muito mais.
Dicas e boas práticas para ter sucesso no Facebook:
- Produza conteúdos relevantes;
- Faça anúncios imobiliários;
- Analise os concorrentes;
- Use chatbots;
- Faça Lives;
- Usar Stories;
- Participe e crie grupos;
- Analise os resultados.
WhatsApp
No caso do WhatsApp, este é o maior aplicativo de mensagens instantâneas do mundo. Já são mais de 2 bilhões de utilizador ativos por mês no mundo.
Todos esses dados mostram, de forma clara, a inovação que o aplicativo trouxe na forma de nos comunicarmos.
No mercado imobiliário, é cada vez mais comum haver sites imobiliários com opções de conversas pelo WhatsApp, conversas do chat online sendo finalizadas lá e até potenciais clientes que exigem o contacto pela plataforma.
Ações para conseguir ter sucesso no WhatsApp:
- Utilize o WhatsApp Business;
- Faça um atendimento rápido, humanizado e qualificado;
- Use boas maneiras;
- Utilize todos os recursos;
- Compartilhe conteúdos de qualidade;
- Utilize listas de transmissão;
- Use o Status/Stories;
- Não utilize robôs de automação.
LinkedIn
No que se refere ao LinkedIn, trata-se da rede social com maior rede profissional do mundo. Atualmente, conta com mais de 756 milhões de utilizadores no mundo.
Através da plataforma, é possível criar leads imobiliários, aumentar o conhecimento da marca, mostrar-se como autoridade, relacionar-se com profissionais do mercado e potenciais compradores, além de, consequentemente, aumentar as vendas.
Boas práticas para ter resultados no LinkedIn:
- Crie um Perfil de empresa;
- Otimize o seu perfil pessoal;
- Faça procuras avançadas;
- Anuncie no LinkedIn;
- Use o LinkedIn Pulse;
- Crie e participe de grupos;
- Analise as métricas.
YouTube
Por fim, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, contabilizando mais de 2,29 bilhões de utilizadores ativos.
Além disso, esta rede social é a 2º maior plataforma de pesquisa do mundo, a seguir ao Google. Ou seja, assim como as pessoas pesquisam no Google sobre imóveis, também pesquisam no YouTube.
Para ter sucesso no YouTube, siga as dicas:
- Crie um canal;
- Personalize o canal;
- Faça um bom planeamento;
- Produza conteúdos de qualidade;
- Utilize estratégias de SEO;
- Faça anúncios;
- Analise os resultados.